Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O nosso instalador do aquecimento aconselhou a colocar paineis solares fotovoltaicos a aquecer a água dos banhos em vez dos paineis normais a água. Segundo ele por menos de 1000€ conseguimos ter painéis fotovoltaicos a aquecer a água, face aos 3500€ dos normais a água.
    O que é preciso para poder ligar o depósito da água quente aos paineis solares?
    • eu
    • 5 maio 2026 editado

# 2

Colocado por: joanarocaSegundo ele por menos de 1000€ conseguimos ter painéis fotovoltaicos a aquecer a água

A ideia é boa, mas não fica por esses valores, que são demasiado otimistas.

Os paineis são baratos, mas o inversor e a instalação fazem subir bastante os custos.
  2.  # 3

Opinião sincera ???
    Entre FOX ESS H3 vs Solis S6 vs Deye, qual é aquele que me assegura uma maior fiabilidade?
  3.  # 4

Colocado por: pcspinheiroNa NKON e cuenca solar foi onde encontrei os melhores preços

Não conhecia a Cuenca Solar... tem lá uns kits fantásticos... vi um a 6500€ que cá com instalação e com preço de amigo pedem-me 10600€... que diferença brutal só para instalar :)
    Concordam com este comentário: Beira Interior Power
  4.  # 5

Colocado por: euA ideia é boa, mas não fica por esses valores, que são demasiado otimistas.

Olhe que talvez se consiga. Se com Huawei temos este preço... com daqueles mais baratinhos talvez se consiga.

EDIT: falta a instalação :)
      inversor.jpg
  5.  # 6

Qualquer eletricista/picheleiro está habilitado para ligar isso? Ou é preciso alguma certificação especial?
    Quanto tempo demora mais ou menos a instalação desse kit?
    • eu
    • 5 maio 2026

# 7

Colocado por: jfsmoreiraEDIT: falta a instalação :)

Pois, o problema é esse.

A instalação é cara e o registo e termo de responsabilidade também.
  6.  # 8

Colocado por: eu
    Pois, o problema é esse.

A instalação é cara e o registo e termo de responsabilidade também.

Carambas...mas custa dar mais 4000€ só para instalar e fazer um simples registo... como é possível levarem 10600€ por um produto que encontro à venda por 6500€ ??? e eu não sou profissional, porque de certeza que estes compram mais barato!!!
    Alguem um dia me disse que normalmente é 50% de material e 50% de lucro, mas na realidade eu até acho que deve ser mais.
  7.  # 9

já agora...
    Numa cobertura plana pode-se colocar os paineis em estruturas coplanares diretamente sobre os lancis de betão? Vi algures numa moradia onde colocaram assim: lancis deitados na parte da frente e lancis ao alto na parte de trás. É suficiente esta inclinação? É que só aqui pouparia uma pipa de massa em estrutura.
    • eu
    • 5 maio 2026

# 10

Colocado por: jfsmoreira
    Carambas...mas custa dar mais 4000€ só para instalar e fazer um simples registo..

Não é um simples registo, é gerir todo o processo, elaborar os esquemas e assumir a responsabilidade pela instalação.

Quanto ao custo da instalação, cada caso é um caso, mas algumas instalações são realmente muito chatas e trabalhosas, e necessitam de acessórios/material adicionais.

De qualquer das formas 4000€ é um exagero, talvez consiga orçamentos melhores.
    • eu
    • 5 maio 2026

# 11

Colocado por: jfsmoreiraÉ suficiente esta inclinação?

Não produz tanto no inverno, mas ao preço a que estão os paineis, é colocar mais um ou dois para compensar.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  8.  # 12

Colocado por: joanarocaSegundo ele por menos de 1000€ conseguimos ter painéis fotovoltaicos a aquecer a água, face aos 3500€ dos normais a água.

Tem isto:
    https://www.geti.eu/en/products/geti-gwh02d-4000w-mppt-solar-inverter-pv-water-heating

Eu ainda estou na dúvida se coloco um sistema só a alimentar a resistencia elétrica do AQS (penso que seja essa a solução do seu instalador) ou se faço já uma instalação com inversor trifásico + bateria (mas aqui a solução é muito, muito, muito mais cara...)

Se colocar:
    4 paineis - 350€
    1 MPPT AQS - 300€
    1 estrutura - 100€
    Lancis - 25€
    Cabos e proteções - 100€
    Devo fazer a festa por menos de 900€ (sem instalação)
  9.  # 13

Boas

Preciso de uma ajuda/opinião
    Tenho 6 Canadian-HiKu6-540W total de 3240W
    mas a produção máxima ronda os 2690W (ver foto abaixo)
    É normal só produzir isso?
    Alguma dica? verificar algo? etc?
      Captura de ecrã 2026-05-05 152335.jpg
    • eu
    • 5 maio 2026 editado

# 14

Colocado por: trivialTenho 6 Canadian-HiKu6-540W total de 3240W
    mas a produção máxima ronda os 2690W (ver foto abaixo)
    É normal só produzir isso?

Sim, é normal.

A produção máxima só se atinge com o sol a incidir quase na perpendicular e com temperaturas baixas.

Se quiser aumentar a produção, adicione mais paineis solares.
  10.  # 15

Sim, é normal.

A produção máxima só se atinge com o sol a incidir quase na perpendiculare com temperaturas baixas.

Se quiser aumentar a produção, adicione mais paineis solares.

Ok, como via uma produção tão baixa... mas ... a ver se vem alguma candidatura para colcoar mais alguns :)
  11.  # 16

Colocado por: jfsmoreiraCarambas...mas custa dar mais 4000€ só para instalar e fazer um simples registo

Segundo o consenso geral daqui, sim. Eu acho um abuso.
  12.  # 17

Colocado por: triviala ver se vem alguma candidatura para colcoar mais alguns :)

Também eu estou à espera...desde janeiro...mas parece que nem para o ano!! :(
  13.  # 18

Não produz tanto no inverno, mas ao preço a que estão os paineis, é colocar mais um ou dois para compensar.
    Concordam com este comentário:jfsmoreira

Que inversor básico e barato me recomendaria para receber 5 paineis de 600w.. só para ver se justifica em vez do tal MPPT especifico para AQS.
  14.  # 19

Colocado por: joanarocaue é preciso para poder ligar o depósito da água quente aos paineis solares?

Na minha modesta opinião nunca colocaria os painéis a alimentar somente o depósito de água. Põe-se ligado à casa e se depósito precisa está a gastar dos painéis na mesma. Se não está a precisar daquela energia, a mesma está a ser distribuída por outros equipamentos (frigorífico, arca, wi-fi CCTV etc.).
  15.  # 20

Colocado por: jfsmoreira

Não conhecia a Cuenca Solar... tem lá uns kits fantásticos... vi um a 6500€ que cácom instalaçãoe com preço de amigo pedem-me 10600€... que diferença brutal só para instalar :)

Ver também a Iluminashop para estruturas e miudezas. Comprei lá estruturas para 8 painéis por pouco mais de 180€. Portes grátis desde 30€, se não me engano. E neste momento têm 5% de desconto ao subscrever a newsletter (não sei as condições).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfsmoreira, jorgemlflorencio

1.8246 seg. NEW