Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 661

Colocado por: jo.san
    No meu caso, a bomba calor irá ficar numa despensa/casa máquinas que está ligada à cozinha.
    Essa despensa tem a MLR, a MLL e um frigorifico ( possivelmente irá ter também uma MSR).

Faz sentido nesse local ter a máquina a puxar o ar do interior?

A bomba de calor funciona bem "emparelhada" com o frigorífico. Este último aquece o ar com o seu radiador traseiro, este é aspirado pela bomba, que por sua vez expele ar frio para ser "usado" pelo frigorífico. Não tenho dados concretos, mas já li relatos muito positivos dessa "sinergia"...

Uma preocupação que eu teria sempre seria a de não "injectar" ar na casa, nem de a "esvaziar". O ar que se aspira tem que sair por algum lado, e o que se expira para o exterior vai entrar por outro lado também. E normalmente é pelas frestas e pequenas fugas que têm quase todas as casas...

É certo que o caudal é pequeno (ou se calhar nem tanto, pelo que estão a referir acerca das bombas monobloco), mas ao longo de muitas horas nota-se.
  2.  # 662

Colocado por: jorgemlflorencioexpele ar frio para ser "usado" pelo frigorífico.

Como é que é isso?

O frigorífico retira calor de dentro do frigorífico.

Como é que a BC fornece ar fresco ao frigorífico, se o frigorífico está fechado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luissilvestre
  3.  # 663

Colocado por: ricardo.rodrigues
    Como é que é isso?

O frigorífico retira calor de dentro do frigorífico.

Como é que a BC fornece ar fresco ao frigorífico, se o frigorífico está fechado?

Expliquei-me mal.

O frigorífico é uma bomba de calor a funcionar ao contrário (ou vice-versa). Retira calor de dentro do frigorífico, e expele-o (de forma passiva) pela grelha/radiador nas costas do mesmo.

Se tivermos a bomba de calor a aspirar o ar quente que vem da grelha do frigorífico, e a expelir o ar para o fundo do mesmo, o frigorífico acaba por beneficiar do ar frio da bomba, e esta beneficia com o ar quente do frigorífico.

Com isto, ambos aumentam o seu COP.
  4.  # 664

No meu caso, a bomba calor irá ficar numa despensa/casa máquinas que está ligada à cozinha.
    Essa despensa tem a MLR, a MLL e um frigorifico ( possivelmente irá ter também uma MSR).

Parece-me que fará todo o sentido e contribuirá para a eficiência da BC.
    Ao que julgo saber, creio que seria de todo o interesse que o ar que sai da BC fosse projectado para o exterior da casa.
  5.  # 665

Colocado por: jorgemlflorencioCom isto, ambos aumentam o seu COP.
    incorecto pois o regime dos frigorificos em Portugal não esta preparado para estas temperaturas de serviço penalizando o rendimento e a eficiência de ambos.

além de outros pequenos detalhes ligados com os circuitos de ar
  6.  # 666

Colocado por: Sansoni7Parece-me que fará todo o sentido e contribuirá para a eficiência da BC.

Mas só se deixar a porta da despensa sempre aberta, senão vai estrangular a BC.

O problema de ter a BC monobloco assim é significativo: ruído.
  7.  # 667

Colocado por: ricardo.rodrigues

Mas só se deixar a porta da despensa sempre aberta, senão vai estrangular a BC.

O problema de ter a BC monobloco assim é significativo: ruído.

Presumi que a casa das máquinas tem uma janela....que deverá permitir a entrada de ar.
    Quanto ao ruido, não me parece muito superior ao produzido por uma máquina de lavar, no entanto, creio que nas características técnicas da BC escolhida esta informação estará presente.
  8.  # 668

Colocado por: jorgealvesincorecto pois o regime dos frigorificos em Portugal não esta preparado para estas temperaturas de serviço penalizando o rendimento e a eficiência de ambos.

além de outros pequenos detalhes ligados com os circuitos de ar

Quer dizer que um frigorífico, se metido numa divisão não climatizada (uma marquise naquelas casas antigas, por exemplo na cidade da Guarda), gasta o mesmo no inverno que no verão?
  9.  # 669

Faz todo o sentido, desde que o espaço não seja muito limitado visto que as BC aspiram muitos metros cúbicos de ar.
  10.  # 670

Boas,

Uma duvida, numa bomba de calor a "unidade exterior", terá mesmo que trabalhar no exterior??

Tipo uma garagem de cerca 23m2, com portão seleccionado... a unidade exterior não pode lá trabalhar??(nem que faça umas grelhas para circulação de ar?)

ou sotão com cerca de 200m3 de volume, com uma entrada de ar pela chaminé?

Bomba de calor para aquecimento de radiadores, com deposito inercia.

não percebo muito disto

Obrigado
  11.  # 671

boas, alguém sabe onde posso encontrar um deposito (inercia) com várias saídas de 50 litros, barato...:) obrigado
  12.  # 672

boas, perguntaram-me se uma bomba de calor, pode trabalhar sem deposito de inercia?
  13.  # 673

Colocado por: joedualmarboas, perguntaram-me se uma bomba de calor, pode trabalhar sem deposito de inercia?
    claro que sim, mas dependendo da instalação e da bomba de calor pode ser obrigatório.
  14.  # 674

neste caso, o meu amigo diz que o deposito verte água e para remediar enquanto não vem outro se dava para trabalhar sem o deposito, unindo os circuitos claro
  15.  # 675

Colocado por: joedualmarneste caso, o meu amigo diz que o deposito verte água e para remediar enquanto não vem outro se dava para trabalhar sem o deposito, unindo os circuitos claro
    sem elementos detalhados só Deus saberá
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RASILEZ
  16.  # 676

quais os elementos, que acha necessários, só para remediar Jorge
  17.  # 677

a máquina é de 16kw, faz frio e quente e segundo ele o deposito não tem permutador
  18.  # 678

é modulante ou on\off? qual o serviço? quais as temperaturas de serviço? é caudal constante ou caudal modulante, qual o minimo e o maximo?
  19.  # 679

É no mínimo preciso saber o que é que constitui o sistema de aquecimento e qual é a bomba. A minha por exemplo diz nas especificações que o volume mínimo do circuito de aquecimento são 40l, essa terá outras características.
  20.  # 680

Colocado por: jorgealvesé modulante ou on\off? qual o serviço? quais as temperaturas de serviço? o é caudal constante ou caudal modulante, qual o minimo e o maximo?

é on/of, aquece prh, as temperaturas serviço ronda 19 graus, o caudal é constante, o minimo se for temperatura é 25 e o maximo é 45, se forem outros ele não sabe. obrigado

0.1694 seg. NEW