Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

2.  # 2

Tenho o manual em muitas línguas e nenhum em português o que acho um absurdo. Se vendem num determinado país deveriam tê-lo nessa língua. Quem não domina outras línguas fica meio enrrascado.

Mas o Jorge Alves já disponibilizou o link para a versão inglesa.

Colocado por: Sansoni7

Tem manual de utilizador?
    Pode ajudar-me na questão que coloquei?
    Obrigado
  3.  # 3

Obrigado
    Eu consegui um em espanhol e solicitei um em Português, quer ao Instalador quer á firma que comercializa a Marca.
    Aguardo

Li agora o Manual em Inglês....e o procedimento podia ser mais simples, mas....
    Vou meter mãos á obra.
    Mais uma vez, obrigado!
  4.  # 4

Já testei está opção duas vezes e hoje é a segunda, e em ambas os consumos são significativamente superiores...estamos a falar de 18kW para 25kW dia estando uma temperatura exterior de 12° durante o dia todo. A está hora já vai em 20kw.

Antes de pedir para parametrizarem a curva DC os consumos andavam entre 15kw a 21kw sendo que a média andava nos 18kw.
    É normal estes consumos?

Colocado por: jorgealvesTirar o misturador e colocar na curva DC costuma ser mais poupadinha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:costa.anselmo
  5.  # 5

É possível utilizar as condutas de uma caldeira a gasóleo e trocar apenas este equipamento por uma bomba de calor? A bomba de calor pode ficar na garagem/cave onde estava previamente a tal caldeira a gasóleo?
  6.  # 6

Colocado por: Bruno.Alveshttps://www.vaillant.co.uk/downloads/aproducts/renewables-1/arostor-1/0020285064-00-ops-manual-1456699.pdf

Em princípio é só mudar o modo para ECO em vez de CONF (pág 12)

Trabalho feito, mas...

Apesar da BC arrancar e aparecer o símbolo de modo Eco ( a lua aparece no display) também aparece o símbolo de apoio eletrico e a informação «Apoio eléctrico» escrita no painel.
    Alguma dica para conseguir regularizar esta situação, ou seja, fazer com que a BC, em modo Eco não «peça» o apoio elétrico?
    Obrigado
  7.  # 7

Colocado por: TicMicÉ possível utilizar as condutas de uma caldeira a gasóleo e trocar apenas este equipamento por uma bomba de calor? A bomba de calor pode ficar na garagem/cave onde estava previamente a tal caldeira a gasóleo?

Condutas?
    Quanto á substituição, foi isso mesmo que fiz, por isso, sim, é possível, mesmo que seja necessária alguma adaptação na tubagem existente.
  8.  # 8

Colocado por: costa.anselmoBom dia,

Eu tenho uma e estou mais do que satisfeito! É muito económica!

Tem noção de quanto gasta por mês ou dia?
    Também estou de olho numa, Falaram-me em 50€/ano para aquecer a água, anda de encontro ao que tem gasto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Caravelle
  9.  # 9

Não tenho valores exatos porque não tenho qualquer mecanismo para controlar especificamente o consumo da bomba isoladamente.

O que posso dizer é que uma média de 4/5 banhos diários (2 adultos e 2 crianças) em termos médios nunca tive um aumento da conta da luz superior a 12€. Diria que com este perfil e morando em Leiria o consumo deve andar entre os 10€ e os 12€.

Tem uma proposta que indica 50€ ano, a minha pergunta é se vive em África? Tenho muitas dúvidas desse valor. Em todas as pesquisa que fiz antes de comprar está BC, falaram em valores tão baixos.

Vou colocar um medidor na minha só por curiosidade.

Cumprimentos
    Concordam com este comentário: Filipe_ice
  10.  # 10

50eur ano nunca na vida.. 10 a 15eur por mês seguramente
  11.  # 11

Acho que já li algures pelo fórum um relato de que a bomba de calor AQS lhe consumia em média 0,20€/dia
  12.  # 12

Também achei demasiado baixo esse consumo, só se não usar água quente.
    Mesmo em África, não acredito que seja os 50€.
    Se for 15€/mes já se equipara ao gasto anual de um termosifão (200€/ano) de energia e manutenção.
  13.  # 13

A resistência elétrica do termossifao nos meses de inverno deve gastar mais que a bomba de calor o ano todo
    Concordam com este comentário: SMBS, pvieira91
  14.  # 14

Colocado por: Sansoni7

Trabalho feito, mas...

Apesar da BC arrancar e aparecer o símbolo de modo Eco ( a lua aparece no display) também aparece o símbolo de apoio eletrico e a informação «Apoio eléctrico» escrita no painel.
    Alguma dica para conseguir regularizar esta situação, ou seja, fazer com que a BC, em modo Eco não «peça» o apoio elétrico?
    Obrigado

No menu colocar o modo turbo e modo elétrico desativados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  15.  # 15

Estive a pesquisar e no site da EDP indicam um consumo anual estimado de 696 KW. Se multiplicarmos por 0,18€ temos 125,98€.

https://www.edp.pt/edp-store/produtos/aquecimento-de-agua/bomba-de-calor/vaillant-301?varId=265

Eu no seu lugar considerava a possibilidade de consultar outros instaladores. Já agora qual foi o valor final pedido? Já com a BC a funcionar?

Colocado por: fpacardosoTambém achei demasiado baixo esse consumo, só se não usar água quente.
    Mesmo em África, não acredito que seja os 50€.
    Se for 15€/mes já se equipara ao gasto anual de um termosifão (200€/ano) de energia e manutenção.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  16.  # 16

Contas por excesso: resistência de 2000W ligada 3 horas (tem dias que é preciso menos tempo) em vazio durante os meses de inverno (9 meses num caso extremo) dá um total de 150€, os 200€ são com manutenção anual ao termosifao.
    Aqui as minhas dúvidas se a bomba de calor gastará menos em relação ao painel solar térmico para AQS.
    Se a BC gastar 700kW/ano e só ligar em vazio dá uns 70€.
    Fiz as contas assim porque é o nosso padrão de consumo, na casa onde estamos que tem um termosifão de 200L. Como vamos mudar de casa estamos a equacionar instalar o painel com termosifao ou bomba de calor. Por norma precisamos de água quente apenas de manhã para os banhos matinais, tenho programado para ligar a resistência 3 horas antes de acabar o vazio (7h semana ou 9h fds), se bem que quando começo a necessitar da resistência, Setembro, uma hora é suficiente e vou ajustando conforme a necessidade.
  17.  # 17

Um familiar tem dois painéis solares com um termossifão de 300 litros , são 3 adultos e duas crianças em casa e, em função dos consumos de eletricidade, vai colocar uma bomba de calor para apoio do termossifão, em substituição da resistência.
  18.  # 18

Colocado por: Sansoni7Um familiar tem dois painéis solares com um termossifão de 300 litros , são 3 adultos e duas crianças em casa e, em função dos consumos de eletricidade, vai colocar uma bomba de calor para apoio do termossifão, em substituição da resistência.

Já agora uns painéis fotovoltaicos para apoiar a bomba de calor que apoia o termossifão. lol.
  19.  # 19

Colocado por: rjmpiresAcho que já li algures pelo fórum um relato de que a bomba de calor AQS lhe consumia em média 0,20€/dia

a minha bomba gasta 0,26€/dia
  20.  # 20

Colocado por: taunus

a minha bomba gasta 0,26€/dia

Quantas pessoas são em casa, qual a capacidade da bomba e qual a temperatura máxima e mínima da mesma?

0.1063 seg. NEW