Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jorgealvesano novo:
    a 1ª do ano, Daikin Altherma 3 R ECH2O 4Kw ligada num piso radiante
      122.jpeg
      222.jpeg

Jorge você vende ou instala também?
    Pode vender bomba de calor e instalar claro num piso radiante montado por outra pessoa?

Fazia só a parte da bomba. Costuma fazer?
  2.  # 2

Quando nos manuais das bombas de calor falam de condutas de ar em PVC, são aqueles tubos de esgoto em PVC?
  3.  # 3

Colocado por: AlkimiaFazia só a parte da bomba. Costuma fazer?
    por vezes sim
  4.  # 4

Colocado por: jo.sanQuando nos manuais das bombas de calor falam de condutas de ar em PVC, são aqueles tubos de esgoto em PVC?
    os manuais não se referem a esses mas nalguns casos específicos podem ser utizados
  5.  # 5

Colocado por: jorgealvesos manuais não se referem a esses mas nalguns casos específicos podem ser utizados

Então são mesmo tubos próprios para condutas ar? São uns brancos? As ligações são de encaixe ou de colar?
    • jo.san
    • 4 janeiro 2022 editado

# 6

O que eu pretendia era ter a bomba de calor a puxar o ar do exterior através de um difusor/grelha ar sem registo e depois ter 2 difusores de ar com registo para expulsar o ar. No Inverno ficaria a mandar o ar frio para o exterior e no Verão ficaria a fazer de ar condicionado a arrefecer o interior.

O manual diz que posso usar tubo de 160mm ou 200m, por isso preferia usar os de 200m.
    Difusores ar de 200m de qualidade com registo sabem de alguma coisa?

Estes da S&P serviriam para o que pretendo?
    https://pt.rehabilitaweb.com/boca-do-extrator-impulsor-de-plastico-ajustavel-bor-200-sp-b25bd/

6.  # 7

Em meu entender, quanto mais quente for o ar aspirado pela BC, mais eficiente esta será.
    Por outro lado, o ar «expirado» pela BC para além de não ser muito frio, sai da bomba a uma velocidade e com um ruído, que pode causar algum incómodo se injectado numa sala com a presença de pessoas...
  7.  # 8

Colocado por: Sansoni7Em meu entender, quanto mais quente for o ar aspirado pela BC, mais eficiente esta será.
    Por outro lado, o ar «expirado» pela BC para além de não ser muito frio, sai da bomba a uma velocidade e com um ruído, que pode causar algum incómodo se injectado numa sala com a presença de pessoas...

Sim, quanto mais quente for o ar expirado melhor o COP da máquina, mas se está a retirar o calor do ar do interior da casa quer dizer que estaria a arrefecê-la.

Tem a certeza que o ar que sai da bomba de calor não é muito frio? Já me disseram que é bem frio.
  8.  # 9

Colocado por: jorgealvesvê mais alguma coisa além daquela bomba de calor??

outro facto deveras curioso: os donos da casa são dos trópicos e a casa esta entre 23ºC a 25ºC.......

então porque razão quando me deram orçamento para 250m2 de area climatizada com PRH e para AQS me deram uma bomba de calor de 16kw???? uma de 8kw não servia?
  9.  # 10

Colocado por: jo.san

Sim, quanto mais quente for o ar expirado melhor o COP da máquina, mas se está a retirar o calor do ar do interior da casa quer dizer que estaria a arrefecê-la.

Tem a certeza que o ar que sai da bomba de calor não é muito frio? Já me disseram que é bem frio.

Ar aspirado....
    Não me parece que seja demasiado frio...pelo menos a sua temperatura em nada se compara á de um Ar condicionado.
    A velocidade do caudal de ar expirado é tal que acho que causará desconforto ambiente se injectado no interior da habitação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
  10.  # 11

Colocado por: luixmodentão porque razão quando me deram orçamento para 250m2 de area climatizada com PRH e para AQS me deram uma bomba de calor de 16kw????
    terá que questionar o proponente sobre esse facto,

ainda não encontrei em Portugal nenhum caso com PRH que precisasse dessa potencia para essa área.

Colocado por: luixmoduma de 8kw não servia?
    depende somente do imovél e das suas carateristicas termicas mas sim uma de 8Kw para uma passivehouse é suficiente, aliás estou neste preciso momento a instalar uma monobloco num imovél com 290m2.
  11.  # 12

Colocado por: Sansoni7

Ar aspirado....
    Não me parece que seja demasiado frio...pelo menos a sua temperatura em nada se compara á de um Ar condicionado.
    A velocidade do caudal de ar expirado é tal que acho que causará desconforto ambiente se injectado no interior da habitação.

Ok, isso já faz sentido, estive a ver o caudal da máquina e realmente é um caudal elevado. Sendo assim vou desistir de ter a opçao de ter o ar expirado para o interior no Verão.

Agora estou é na dúvida se o ar aspirado deva vir do exterior ou do interior.
    Alguém daqui que tenha uma bomba calor monobloco a faz a aspiração do interior que possa dar feedback?
  12.  # 13

Ok, isso já faz sentido, estive a ver o caudal da máquina e realmente é um caudal elevado. Sendo assim vou desistir de ter a opçao de ter o ar expirado para o interior no Verão.

Alguém daqui que tenha uma bomba calor monobloco a faz a aspiração do interior que possa dar feedback?

A minha aspira do interior ( garagem) por conselho do técnico
    No verão ajuda a arrefecer a casa removendo o ar quente.
    No inverno, ajuda a desumidificar o ambiente e como o ar é mais quente do que no exterior, a BC torna-se mais eficiente.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpacardoso, jo.san, ricardo.rodrigues
  13.  # 14

A experiência do Sansoni7 resume bem a minha experiência. Ar retirado de casa (no meu caso da cave) por ser mais quente, o que ajuda a manter a humidade relativa interior em níveis confortáveis além de melhorar a eficiência da BC. Como é uma cave "habitável" onde vamos passando algum tempo, ajuda na secagem da roupa e melhora o conforto.

Colocado por: Sansoni7

A minha aspira do interior ( garagem) por conselho do técnico
    No verão ajuda a arrefecer a casa removendo o ar quente.
    No inverno, ajuda a desumidificar o ambiente e como o ar é mais quente do que no exterior, a BC torna-se mais eficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ricardo.rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
    • SrR
    • 5 janeiro 2022

# 15

.
  14.  # 16

Colocado por: SrR.
      raum-keller.png

Muito giro esse 3D
    • SrR
    • 5 janeiro 2022

# 17

Foi so para mostrar um sistema de aqs com recuperação através da vmc
  15.  # 18

Colocado por: taunus

A experiência do Sansoni7 resume bem a minha experiência. Ar retirado de casa (no meu caso da cave) por ser mais quente, o que ajuda a manter a humidade relativa interior em níveis confortáveis além de melhorar a eficiência da BC. Como é uma cave "habitável" onde vamos passando algum tempo, ajuda na secagem da roupa e melhora o conforto.

No meu caso, a bomba calor irá ficar numa despensa/casa máquinas que está ligada à cozinha.
    Essa despensa tem a MLR, a MLL e um frigorifico ( possivelmente irá ter também uma MSR).

Faz sentido nesse local ter a máquina a puxar o ar do interior?
  16.  # 19

Colocado por: SrRFoi so para mostrar um sistema de aqs com recuperação através da vmc

Pois, no verão dava jeito um esquema de permutador ar-ar, entre o ar de exaustão da BC e o tubo do ar insuflado pela VMC (nem é preciso ligar mesmo à VMC).
    • SrR
    • 5 janeiro 2022

# 20

Colocado por: ricardo.rodrigues

Pois, no verão dava jeito um esquema de permutador ar-ar, entre o ar de exaustão da BC e o tubo do ar insuflado pela VMC (nem é preciso ligar mesmo à VMC).
    veja o site deles

0.1646 seg. NEW