Colocado por: jorgealvesano novo:
a 1ª do ano, Daikin Altherma 3 R ECH2O 4Kw ligada num piso radiante
Colocado por: AlkimiaFazia só a parte da bomba. Costuma fazer?por vezes sim
Colocado por: jo.sanQuando nos manuais das bombas de calor falam de condutas de ar em PVC, são aqueles tubos de esgoto em PVC?os manuais não se referem a esses mas nalguns casos específicos podem ser utizados
Colocado por: jorgealvesos manuais não se referem a esses mas nalguns casos específicos podem ser utizados
Colocado por: Sansoni7Em meu entender, quanto mais quente for o ar aspirado pela BC, mais eficiente esta será.
Por outro lado, o ar «expirado» pela BC para além de não ser muito frio, sai da bomba a uma velocidade e com um ruído, que pode causar algum incómodo se injectado numa sala com a presença de pessoas...
Colocado por: jorgealvesvê mais alguma coisa além daquela bomba de calor??
outro facto deveras curioso: os donos da casa são dos trópicos e a casa esta entre 23ºC a 25ºC.......
Colocado por: jo.san
Sim, quanto mais quente for oar expiradomelhor o COP da máquina, mas se está a retirar o calor do ar do interior da casa quer dizer que estaria a arrefecê-la.
Tem a certeza que o ar que sai da bomba de calor não é muito frio? Já me disseram que é bem frio.
Colocado por: luixmodentão porque razão quando me deram orçamento para 250m2 de area climatizada com PRH e para AQS me deram uma bomba de calor de 16kw????terá que questionar o proponente sobre esse facto,
Colocado por: luixmoduma de 8kw não servia?depende somente do imovél e das suas carateristicas termicas mas sim uma de 8Kw para uma passivehouse é suficiente, aliás estou neste preciso momento a instalar uma monobloco num imovél com 290m2.
Colocado por: Sansoni7
Ar aspirado....
Não me parece que seja demasiado frio...pelo menos a sua temperatura em nada se compara á de um Ar condicionado.
A velocidade do caudal de ar expirado é tal que acho que causará desconforto ambiente se injectado no interior da habitação.
Ok, isso já faz sentido, estive a ver o caudal da máquina e realmente é um caudal elevado. Sendo assim vou desistir de ter a opçao de ter o ar expirado para o interior no Verão.
Agora estou é na dúvida se o ar aspirado deva vir do exterior ou do interior.
Alguém daqui que tenha uma bomba calor monobloco a faz a aspiração do interior que possa dar feedback?
Ok, isso já faz sentido, estive a ver o caudal da máquina e realmente é um caudal elevado. Sendo assim vou desistir de ter a opçao de ter o ar expirado para o interior no Verão.
Agora estou é na dúvida se o ar aspirado deva vir do exterior ou do interior.
Alguém daqui que tenha uma bomba calor monobloco a faz a aspiração do interior que possa dar feedback?
Colocado por: Sansoni7
A minha aspira do interior ( garagem) por conselho do técnico
No verão ajuda a arrefecer a casa removendo o ar quente.
No inverno, ajuda a desumidificar o ambiente e como o ar é mais quente do que no exterior, a BC torna-se mais eficiente.
Colocado por: SrR.
Colocado por: taunus
A experiência do Sansoni7 resume bem a minha experiência. Ar retirado de casa (no meu caso da cave) por ser mais quente, o que ajuda a manter a humidade relativa interior em níveis confortáveis além de melhorar a eficiência da BC. Como é uma cave "habitável" onde vamos passando algum tempo, ajuda na secagem da roupa e melhora o conforto.
Colocado por: SrRFoi so para mostrar um sistema de aqs com recuperação através da vmc
Colocado por: ricardo.rodriguesveja o site deles
Pois, no verão dava jeito um esquema de permutador ar-ar, entre o ar de exaustão da BC e o tubo do ar insuflado pela VMC (nem é preciso ligar mesmo à VMC).