Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: jorgealveseh pá desculpem lá qualquer coisa mas esta **** é demais,

em todos os tópicos em se fala de piso radiante e que leva madeira o caro João Dias aparece a lançar postas de pescada,

fdx já sabemos que voce tem o melhor aplicador do mundo e coisa e que só ele é que sabe trabalhar com madeiras maçicas e piso radiante, e que os outros são todos burros e parvos.

mas porra já é demais, não há pachorra.

Eu não digo que você se passou de vez!!??
    Mas agora também fica ofendido com este post??
    Limitei-me a dar uma opinião concertada e só falei no PR como exemplo de evolução!!
    Mas pronto, eu Ontem já tinha saído e acabei por voltar a entrar só porque removeram o post que pedi. Mas já está mais que visto que vocês querem o monopólio desta merd@ só para vocês. Por mim podem ficar com tudo. Querem que embrulhe para presente??
    Vou de vez, isto anda-me a fazer mal ao juízo e como estou com uma vontade inacreditável de o mandar para um certo sítio vou-me conter e por é simplesmente sair de vez!!
    Pronto, já podem ser os Masters do Universo do FDC...
    PS: pensava que tínhamos ficado entendidos ontem de que era cada um para seu lado!!?? Pelos vistos a raiva é tanta que não consegue manter o combinado.
    •  
      GMCQ
    • 26 setembro 2015

# 142

Poxa o que vai para aqui.....!

Apagaram os posts de ontem...
  2.  # 143

Pronto vamos la acabar com isso.
    Quem quer PRH, é recomendado usar para acabamento pedra ou cerâmica. Pois eu queria mesmo laminado ou similar. Sem ser soalho, recomenda-se algum material? Ha mesmo muitas diferenças de eficiência entre cerâmica e madeira ?
    Concordam com este comentário: GMCQ
    •  
      GMCQ
    • 26 setembro 2015 editado

# 144

Concordo, mas sem antes meter a colher eu acho que se ha alguns que percebem de uns assuntos e outros doutros, qual o problema de os mesmos andarem a por 'o bedelho' nos mesmos??? Afinal de contas n foi assim que ganharam a vossa 'reputação' ? Não? E não continua a ser assim que vçs continuam a ajudar o pessoal novo/velho do forum? Afinal n é assim e só assim que este forum tem andado prá frente?

Então n vejo qual o probelma de fulano x ou y andarem 'encabeçados' em determinados topicos se afinal é daquilo que eles percebem!!? :)
    Concordam com este comentário: Cris.pereira
  3.  # 145

Poderia/deveria ser no outro tópico.

Pode aplicar o que quiser.

Há particularidade e espececidades de acordo com o acabamento e com o sistema.

A eficiência depende da resistência térmica do acabamento.
  4.  # 146

Colocado por: callinasPronto vamos la acabar com isso.
    Quem quer PRH, é recomendado usar para acabamento pedra ou cerâmica. Pois eu queria mesmo laminado ou similar. Sem ser soalho, recomenda-se algum material? Ha mesmo muitas diferenças de eficiência entre cerâmica e madeira ?

O sistemas de piso radiante actuais estão bastante mais desenvolvidos do que à alguns anos, pelo que já se conseguem bons rendimentos dos sistemas com acabamentos em madeira ou flutuantes (laminados por exemplo). A grande diferença entre cerâmica e madeira prende-se com as diferenças de condutibilidade térmica (ou resistência térmica) dos dois materiais.
    Também não podemos esquecer a diferença entre a aplicação destes dois materiais, na cerâmica trata-se de um material "aderido" à betonilha, enquanto que o laminado não passa de acabamento flutuante (não aderido). Quando sujeito a aquecimento, a betonilha vai comportar-se de uma forma (com a dilatação térmica), enquanto que o acabamento (cerâmica, laminado ou outro) irá comportar-se de outra forma. No caso de acabamentos aderidos ao suporte, a probabilidade da ocorrência de problemas é maior no caso da cerâmica. Mas para isso também já existem materiais que evitam este tipo de patologias.

Atenção que eu não técnico nenhum nesta área, apenas estou a tentar transmitir o que aprendi aqui no forum :)
    Concordam com este comentário: Schlüter-Portugal
  5.  # 147

E no caso de madeira colada, deverá ter os mesmos pressuposto da ceramica ou pedra natural, pois tem um comportamento dinâmico distinto da betonilha de distribuição de carga.
  6.  # 148

Colocado por: callinasPronto vamos la acabar com isso.
    Concordam com este comentário:GMCQ
    a grande maioria das que executo levam flutuante ou laminado e não teem qualquer problema de eficiência, e só preciso enviar a água um pouco mais quente para ficar bem, a madeira e complicada se andarem a inventar, basta a betonilha estar bem seca e a madeira igual, o adesivo tem de ser o adequado para betonilha aquecidas/arrefecidas no entanto ainda existe quem use cola para tacos em soalho corrido ou colagem por cordão e outras tretas do género para ficar mais barato.
  7.  # 149

Colocado por: Schlüter-PortugalE no caso de madeira colada, deverá ter os mesmos pressuposto da ceramica ou pedra natural, pois tem um comportamento dinâmico distinto da betonilha de distribuição de carga.

Schlüter-Portugal,
    Já agora uma questão que sempre me intrigou. Qualquer instalador de piso radiante que não seja o Schlüter-Bekotec não recomenda lâmina de desacoplamento (para acabamento cerâmico), enquanto que a Schlüter-System recomenda. Por exemplo um piso radiante da Rotex ou Giacomini, apenas aconselham aplicar uma betonilha de distribuição de carga com uma espessura de 4.5/5 cm e depois aplicar directamente o acabamento cerâmico (colado). Qual a razão? Qual a diferença nos sistemas que faz com que apenas a Schlüter-Bekotec necessite de lamina de desacoplamento?
  8.  # 150

Vamos ver...dizer que não aconselham é ir além...

Um sistema convencional requer na construção da betonilha como disse e bem, mínimo de 45mm de espessura e criação de juntas de fraccionamento nas secções de quadrado perfeito. Numa betonilha de anidrite as áreas podem ser maiores.

Pelas razões que o santosvieira apontou em cima (dilatação térmica linear) mas também devido à retracção e à humidade.

Claro está, que estás juntas têm que ser respeitadas na aplicação de todos os acabamentos, sejam aderidos ou não.

Por outro lado, os 45mm são para garantir que a temperatura superficial é o mais homogénea possivel.

Final da I Parte.
    Depois do Bacalhau escrevo a 2 parte.
  9.  # 151

II - Parte
    Aviso: Avisam-se os demais foristas que o seguinte texto, terá na mensagem conteúdo considerado publicidade. Recomenda-se que os mais sensíveis não continuem a leitura.

1966 - Senhor Werner Schluter cria uma empresa especializada na aplicação de cerâmica - Schluter Fliesen.

1975 - Desenvolvido e patenteado o primeiro perfil associado à aplicação da cerâmica- Schluter-Schiene e mudança de nome para Schluter-Systems.

1987- Desenvolvido e patenteado ( com patente ainda valida) da primeira lâmina de desacoplamento cerâmico - Schluter - Ditra.

Mas porque foi desenvolvida a Ditra??
  10.  # 152

Colocado por: Schlüter-PortugalVamos ver...dizer que não aconselham é ir além...

Um sistema convencional requer na construção da betonilha como disse e bem, mínimo de 45mm de espessura e criação de juntas de fraccionamento nas secções de quadrado perfeito. Numa betonilha de anidrite as áreas podem ser maiores.

Pelas razões que o santosvieira apontou em cima (dilatação térmica linear) mas também devido à retracção e à humidade.

Claro está, que estás juntas têm que ser respeitadas na aplicação de todos os acabamentos, sejam aderidos ou não.

Por outro lado, os 45mm são para garantir que a temperatura superficial é o mais homogénea possivel.

Final da I Parte.
    Depois do Bacalhau escrevo a 2 parte.

Colocado por: Schlüter-PortugalII - Parte
    Aviso: Avisam-se os demais foristas que o seguinte texto, terá na mensagem conteúdo considerado publicidade. Recomenda-se que os mais sensíveis não continuem a leitura.

1966 - Senhor Werner Schluter cria uma empresa especializada na aplicação de cerâmica - Schluter Fliesen.

1975 - Desenvolvido e patenteado o primeiro perfil associado à aplicação da cerâmica- Schluter-Schiene e mudança de nome para Schluter-Systems.

1987- Desenvolvido e patenteado ( com patente ainda valida) da primeira lâmina de desacoplamento cerâmico - Schluter - Ditra.

Mas porque foi desenvolvida a Ditra??

Peço desculpa, mas acho que não respondeu à minha questão...

Colocado por: santosvieirapiso radiante que não seja o Schlüter-Bekotec não recomenda lâmina de desacoplamento (para acabamento cerâmico), enquanto que a Schlüter-System recomenda
  11.  # 153

Continuação...

Com a primeira crise petrolífera nos anos 70, uma das medidas adoptadas para a redução dos custos com o aquecimento foi a aplicação de placas de isolamento térmico nos pavimentos, ou seja, como consequência betonilha não aderidas ou betonilha flutuantes.

Como esta betonilha não está aderida ao suporte (betão) tem um comportamento diferente de uma betonilha monolitica, porque:

- sofre de um processo de retracção, ou seja:
    A betonilha leva no seu processo de formulação água. Mas a água incorporada na amassadura é mais do que a necessária para a reação química, sendo a demais para efeitos de trabalhabilidade.
    Está água ao evaporar demora 28 dias, em que a betonilha atinge a humidade residual de 2%, e perde em volume 0,5%, ou seja em cada 10 metros a betonilha perde 5mm.

Por outro lado está evaporação não é simultânea, primeira seja a zona de cima e depois vai evaporando a zona de baixo, humedecendo a zona de cima da betonilha.

Depois de acordo com o ambiente, a betonilha demorará aproximadamente de 2 a 5 anos até ficar com humidade relativa de 0%, voltando a perder mais 0,5%.

Nestes dois processos a betonilha perderá 1% do seu volume original, através do processo de retracção.

Continua
  12.  # 154

Continuacao:

Sendo uma betonilha não aderida, tem outra particularidade: Dilatação Térmica Linear

Com o aumento e diminuição da temperatura a betonilha dilata ou diminui de volume.
    O cueficiente de dilatação térmico linear da betonilha é de 0,012.

Por sua vez, quando se aplica ceramica ou pedra natural, estes materiais também dilatam mas este processo nem é em simultâneo nem homogeneo. Por exemplo "pedras salgadas" tem um cdt de 0,003 e um porcelanico de 0,004.

Continua...
  13.  # 155

Estive uns dias fora daqui e chego e já houve escândalo? Ainda por cima não vi nada do que apagaram :)))

A todos agradeço os vossos comentários, serão todos tidos em conta. Tenho andado com tanto por fazer que nem tenho parado para pensar neste assunto com atenção, mas desta semana a ver se não passa. Logo que tenha novidades digo.

Entretanto a obra vai indo devagar. No próximo mês creio que já irá acontecer muita coisa.
  14.  # 156

Está semana o fórum quase desaparecia com tanto fogo posto.
    •  
      GMCQ
    • 26 setembro 2015

# 157

Colocado por: valtoresEstive uns dias fora daqui e chego e já houve escândalo? Ainda por cima não vi nada do que apagaram :)))

A todos agradeço os vossos comentários, serão todos tidos em conta. Tenho andado com tanto por fazer que nem tenho parado para pensar neste assunto com atenção, mas desta semana a ver se não passa. Logo que tenha novidades digo.

Entretanto a obra vai indo devagar. No próximo mês creio que já irá acontecer muita coisa.

Os exemplos de madeira q o joao dias pos ate eram engraçados.
  15.  # 158

Colocado por: valtoresEstive uns dias fora daqui e chego e já houve escândalo? Ainda por cima não vi nada do que apagaram :)))

E novidades?!? ;)
    •  
      GMCQ
    • 13 outubro 2015

# 159

A obra parece que vai devagar...
  16.  # 160

Para ver se se aguenta de pe mais tempo que a "outra" :D

Colocado por: GMCQA obra parece que vai devagar...

0.0517 seg. NEW