Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Casa da HortaFui lá atrás buscar este seu comentário porque quando o li não tive oportunidade de responder.
    O Passos Coelho criou um clima onde a cada dia tínhamos uma notícia que nos entristecia. A noticia era "a descida" de tudo, o corte de tudo, o congelamento de tudo, o empobrecimento de todos. Passamos aqueles anos amargurados. Ou pelo menos eu passei.

    O que aconteceu depois de 2018 todos sabemos. Não ignoro as trapalhadas do último governo, a inacreditável insistência em manter ministros queimados, mas o clima, o sentimento gerado foi muito melhor. Há muito fator a ter em conta, muita coisa favorável aconteceu ao António Costa, mas visto de forma superficial, o sentimento vivido foi positivo. E é este contraste que, na minha opinião, impede as pessoas de votar PSD. E foi isso que aconteceu na maioria absoluta do Costa: o medo do regresso do PSD.

    Um última nota: apesar do "brutal aumento de imposto" do Vitor Gaspar, andou-se sempre em déficit orçamental. Pelo contrário, a politica de dar dinheiro às pessoas levou-nos a vários anos de excedente. É curioso, não é?



    Agradeço a resposta... mas parece-me muito injusta esta última frase.

    Que me lembre, o PSD encontrou um país com deficit de 11% se não me engano. E trouxe-o para os 3%.
    Mas quem fica para a história foi o Centeno e o Medina por chegar dos 3 aos 0. E o mau da fita era o Gaspar... (o tipo que levou com o tsunami da crise global daqueles anos).

    A actual falta de alternativa PSD de que tanto se fala prende-se com o facto de que o PS no fundo terminou por seguir um pouco a "austeridade" também. Mas fê-lo maquilhando tudo pelo caminho, desde cativações e parecendo que ia haver investimento em tudo... aos aumentos de tostões nas pensões e subsidios ou SMN... mas depois tira com a outra mão. Nisso, o PSD, e sobretudo com o Rui Rio parecia-me muito mais honesto.

    A grande diferença que vi no PPC era que tentou reduzir certas gorduras do Estado, como o exemplo da união de freguesias. Notou algo de pior na sua?

    Sinceramente, eu não sei o que sentiu de melhor com o PS... que não tenha nada que ver com factores exteriores. PRRs, turismo, banca, etc...

    No fundo, o que nos safou foram os ataques terroristas em Paris, Londres e Berlim... e o clima péssimo com os refugiados onde os capitalistas passavam férias, Grécia, Turquia, sul de Itália, França e Espanha...
    Que os levou a visitar um país desconhecido, na pontinha da peninsula, que alavancou o turismo como nunca antes visto...

    A este PS, que agora fecha um ciclo... reconheço o valor de ter sido sensato aquando do Covid, e moderação quanto à divida. Acho que é das poucas coisas que o distingue do PS do Sócrates. Acho que o governo até teve gente com certa capacidade como a Marta Temido, o Pedro Siza Vieira, entre outros...

    Apartir daí, não sei o que vê de tanto melhor... o desemprego está mais baixo de facto, mas para a qualidade do emprego que existe tampouco sei se é uma grande coisa.

    A grande diferença que vejo entre PS e PSD, é que o PS há-de sempre dizer que "isso vai passar, vais estar bem" mesmo não sendo verdade... e a estado-dependencia. Ao passo que PSD volta-se mais para ajudar quem cria riqueza, que são as empresas. O Estado não precisa de se meter em tudo.
  2.  # 2

    Colocado por: AMG1
    O que está em causa não é que o MP considere haver indicios de crime, porque isso ja sabemos todos, a questão é se esses indicios configuram de facto um crime.
    Já por aqui escrevi que aquilo que sabemos ate agora, salvo os tais 75k sobre os quais não sabemos nada, para alem da sua existência. Tudo o resto de não passa de uma enorme prosmiscuidade entre gente que devia ter melhores regras de comportamento e isso não deixa de ser grave, politicamente bastante censurável, mas está longe de ser crime.



    Aquelas pessoas estão indiciadas pelo crime de tráfico de influências, pelo crime de prevaricação (os quais não precisam de ter sequer contrapartida), e de corrupção ativa e passiva. Acha genuinamente que o MP indiciava 4 ou 5 pessoas sem ter provas concretas? Está a fazer uma análise com base em informação que o MP quer passar cá para fora, a qual não é a totalidade, nem pode ser. É o MP que decide o que é ou não segredo de justiça.

    Se aquelas pessoas estão indiciadas por aqueles crimes (e são crimes!) é porque existem provas concretas, ainda que não tenham sido dadas a conhecer.
    Não me leve a mal, mas se acha que MP indicia alguém com base em almoços de 500 euros está a ser ingénuo.

    Mais, as contrapartidas apenas servem para provar o crime de corrupção. Aquelas pessoas dificilmente se livrarão dos crimes prevaricação e de tráfico de influências, que, sendo menos gravosos, não deixam de ser crimes.
    • AMG1
    • 12 novembro 2023

     # 3

    Colocado por: Squire


    Aquelas pessoas estão indiciadas pelo crime de tráfico de influências, pelo crime de prevaricação (os quais não precisam de ter sequer contrapartida), e de corrupção ativa e passiva. Acha genuinamente que o MP indiciava 4 ou 5 pessoas sem ter provas concretas? Está a fazer uma análise com base em informação que o MP quer passar cá para fora, a qual não é a totalidade, nem pode ser. É o MP que decide o que é ou não segredo de justiça.

    Se aquelas pessoas estão indiciadas por aqueles crimes (e são crimes!) é porque existem provas concretas, ainda que não tenham sido dadas a conhecer.
    Não me leve a mal, mas se acha que MP indicia alguém com base em almoços de 500 euros está a ser ingénuo.

    Mais, as contrapartidas apenas servem para provar o crime de corrupção. Aquelas pessoas dificilmente se livrarão dos crimes prevaricação e de tráfico de influências, que, sendo menos gravosos, não deixam de ser crimes.


    Dei-lhe ontem os numeros dos indiciados do MP que nao chegam a ser acusados e dos acusados que não sao consenados, se com base nisso continua a dizer que o MP so indicia se tiver provas, estão estamos mesmo perante um problemas grave. Os juizes dos tribunais de primeira instância devem ser todos mentecaptos.
    Quanto ao segredo de justiça e ao valor dele, muito sinceramente você parece nao viver em Portugal, senão saberia que esse segredo só serve para as partes usarem a seu belo prazer e conveniência. Na verdade, a ser um segredo deve ser o de "polichinelo".
    É obvio que eu não sei se algum daqueles tipos sao curruptos ou se cometeram qualquer outro crime. Eu, só pela soberba e burrisse que demonstraram acho que merecem o que estão a passar.
    So que se reparar, o meu tema tem sido sempre os Costa e o que se sabe sobre o seu envolvimento, ou seja nada!
    Mas ainda bem que já tem essas certezas todas, até porque depois, caso o resultado final nao seja aquele que você ja antecipa, pode continuar a dizer que foi manobra do PS ou do Costa, ou outra coisa qualquer.
    • AMVP
    • 12 novembro 2023

     # 4

    O défice atingido, ou ausência deste, poyco me diz, não por não ser importante mas pela forma como foi conseguido. Quantos à dívida, o valor em divida é cada vez superior, o que ocorreu é que em percentagem do pib tal não se observa. Ora isto leva-nos à questão do que é o nosso pib e ao comportamento do defice em cenário de taxas de juro elevadas para o estado.
  3.  # 5

    Colocado por: NTORIONJá eu tenho de exercer em exclusivo para o estado.
    Ao menos de lhe pagarem a exclusividade, já não é mau. Até ao ano passado tb era obrigado a exclusividade com o estado, sem qualquer majoração.
    • Squire
    • 13 novembro 2023 editado

     # 6

    Colocado por: AMG1

    Dei-lhe ontem os numeros dos indiciados do MP que nao chegam a ser acusados e dos acusados que não sao consenados, se com base nisso continua a dizer que o MP so indicia se tiver provas, estão estamos mesmo perante um problemas grave. Os juizes dos tribunais de primeira instância devem ser todos mentecaptos.
    Quanto ao segredo de justiça e ao valor dele, muito sinceramente você parece nao viver em Portugal, senão saberia que esse segredo só serve para as partes usarem a seu belo prazer e conveniência. Na verdade, a ser um segredo deve ser o de "polichinelo".
    É obvio que eu não sei se algum daqueles tipos sao curruptos ou se cometeram qualquer outro crime. Eu, só pela soberba e burrisse que demonstraram acho que merecem o que estão a passar.
    So que se reparar, o meu tema tem sido sempre os Costa e o que se sabe sobre o seu envolvimento, ou seja nada!
    Mas ainda bem que já tem essas certezas todas, até porque depois, caso o resultado final nao seja aquele que você ja antecipa, pode continuar a dizer que foi manobra do PS ou do Costa, ou outra coisa qualquer.


    Você fala chinês e eu falo hebraico. Só pode ser.

    O que eu lhe disse e volto a dizer, porque aparentemente não percebeu: O MP indicia com base em indícios que no julgamento deles são provas, caso contrário não avançavam com o processo. Se o juiz acha que as provas não são suficientes é outra história, por isso essa questão das estatísticas é irrelevante para o que estamos discutir, porque simplesmente o que estamos a discutir é se o MP, pelo menos na sua perspetiva, tem na posse provas que sustentem a indiciação. Você acha que o que vem cá para fora não é prova suficiente para indiciar alguém e o que eu lhe estou a dizer é que o MP tem de ter provas, pelo menos na visão do MP, caso contrário ou são todos uma cambada de incompetentes e você é melhor que eles (coisa que duvido muito), ou então estão a agir com má-fé somente para arruinar a carreira e a vida daqueles pobres sujeitos. Percebe?

    Eu não estou a dizer que aqueles sujeitos são culpados. Eu não sei, nem você. O juiz decidirá.
    O que eu disse e volto a frisar é que você não pode dizer que não há razões para indiciar alguém, porque você não sabe se o que saiu cá para fora é todo o processo ou parte do processo que foi cuidadosamente selecionado para ser divulgado.
    Se acha genuinamente que o que saiu cá para fora é tudo, muito bem. É o que acredita. Sendo assim, tem que admitir, por consequência, que para si os procuradores do MP são incompetentes ou estão de má-fé, porque manifestamente o que saiu cá para fora é pouco e não é suficiente para indiciar por corrupção.

    Como eu acho que não são incompetentes, nem estão de má-fé, tem que haver mais informação que aquela que foi divulgada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: WarrenG
  4.  # 7

    Colocado por: AMG1se com base nisso continua a dizer que o MP so indicia se tiver provas,


    Se tiver indícios suficientes.

    Os crimes de colarinho branco são muitíssimo difíceis de provar em tribunal, pois os envolvidos são muito batidos, inteligentes, manipuladores e nada emotivos. Não deixam muitas pontas soltas.
    • AMG1
    • 13 novembro 2023

     # 8

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Se tiver indícios suficientes.

    Os crimes de colarinho branco são muitíssimo difíceis de provar em tribunal, pois os envolvidos são muito batidos, inteligentes, manipuladores e nada emotivos. Não deixam muitas pontas soltas.


    Perfeitamente de acordo, por isso mesmo é que estes processos devem ser construidos con segurança acrescida, caso contrário são pura perda de tempo. Um MP que leva anos para fazer uma acusação, por vezes com réus detidos, e quando essa acusação chega ao juiz de instrução e cai por completo e nem chega a julgamento, de que serve?
    Claro que isto não significa que o MP nao possa ter razão nas alegações que faz, mas se não as consegue sustentar com prova, o que fez não serve para nada, salvo para vender jornais ou consumir horas de televisão, isto se os visados forem figuras publicas, se nao forem, nem para isso serviu.
    Agora imagine alguém que até pode nem ser culpado e que vê a sua vida completamente destruida. Depois não esqueça que isto não acontece apenas com os politicos ou com figuras publicas pode acontecer com qualquer um.
    • AMG1
    • 13 novembro 2023

     # 9

    Colocado por: Squire

    Você fala chinês e eu falo hebraico. Só pode ser.

    O que eu lhe disse e volto a dizer, porque aparentemente não percebeu: O MP indicia com base em indícios que no julgamento deles são provas, caso contrário não avançavam com o processo. Se o juiz acha que as provas não são suficientes é outra história, por isso essa questão das estatísticas é irrelevante para o que estamos discutir, porque simplesmente o que estamos a discutir é se o MP, pelo menos na sua perspetiva, tem na posse provas que sustentem a indiciação. Você acha que o que vem cá para fora não é prova suficiente para indiciar alguém e o que eu lhe estou a dizer é que o MP tem de ter provas, pelo menos na visão do MP, caso contrário ou são todos uma cambada de incompetentes e você é melhor que eles (coisa que duvido muito), ou então estão a agir com má-fé somente para arruinar a carreira e a vida daqueles pobres sujeitos. Percebe?

    Eu não estou a dizer que aqueles sujeitos são culpados. Eu não sei, nem você. O juiz decidirá.
    O que eu disse e volto a frisar é que você não pode dizer que não há razões para indiciar alguém, porque você não sabe se o que saiu cá para fora é todo o processo ou parte do processo que foi cuidadosamente selecionado para ser divulgado.
    Se acha genuinamente que o que saiu cá para fora é tudo, muito bem. É o que acredita. Sendo assim, tem que admitir, por consequência, que para si os procuradores do MP são incompetentes ou estão de má-fé, porque manifestamente o que saiu cá para fora é pouco e não é suficiente para indiciar por corrupção.

    Como eu acho que não são incompetentes, nem estão de má-fé, tem que haver mais informação que aquela que foi divulgada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:WarrenG


    Acho que devo mesmo estar a falar chinês.
    Eu não faço a minima ideia se o MP tem de facto indicios forte de que esta gente cometeu crimes. O que eu disse é que com base naquilo que se conhece tenho serias dúvidas de que seja o caso, por isso sempre mencionei que esta era a minha convicção, se entretanto não aparecerem novos factos indiciarios. O que me parece e obviamente que posso estar errado, é que o MP está a fazer uma leitura daqueles factos (dos que vieram a publico, porque não conheço outros) que pode nao ser a mais acertada.
    Mas claro que da mesma forma que eu (e muitos outros) temos esta opinião sobre o que se conhece, isso não nos garante que estejamos certos, nem a opinião contraria, apesar de largamente maioritaria tem qualquer garantia de que também esteja certa.
    • AMG1
    • 13 novembro 2023

     # 10

    Colocado por: HAL_9000Pelo que se vai dizendo a empresa pagava a advogados para escrever legislação para depois o Galamba levar a aprovar. Não se provou nada, mas eu diria que isto será algo mais que censurável, mas tb n sei se é crime.


    Era a esta portaria que se referia?

    https://expresso.pt/sociedade/justica/2023-11-12-MP-atribui-a-Galamba-favorecimento-da-Start-Campus-com-portaria-que-afinal-nada-tinha-que-ver-com-o-centro-de-dados-09e09f01
  5.  # 11

    • AMG1
    • 13 novembro 2023

     # 12

    Colocado por: HAL_9000Referia-me a esta notícia:

    https://rr.sapo.pt/especial/pais/2023/11/10/start-campus-colaborou-em-quatro-diplomas-de-galamba-se-fizeres-o-que-estou-a-dizer-a-portaria-esta-aqui/354722/


    Pelo que percebo, na noticia que indica faz-se referência a dec lei e a uma portaria, que é a mesma que de acordo com
    o expresso nada tem que ver com o centro de dados. Tudo muito estranho, uma empresa ia pagar para um escritorio de advogados redigiss4 uma portaria que não tinha impacto na sua actividade?
    Entretanto só agora vi esta, provavelmente nem é nova:
    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/justica/detalhe/ha-um-erro-na-transcricao-de-uma-escuta-costa-era-afinal-costa-silva
    • AMVP
    • 13 novembro 2023

     # 13

    Colocado por: AMG1Perfeitamente de acordo, por isso mesmo é que estes processos devem ser construidos con segurança acrescida, caso contrário são pura perda de tempo. Um MP que leva anos para fazer uma acusação, por vezes

    E como tal é você que sabe e os investigadores nada sabem.
    Pois o que deveria existir era a inversão do onus da prova, os acusados que provem que não é verdade. Mais, deveria existir presunção de rendimentos. É esra a diferença com pais que conseguem resolver assuntos destes, já que se gosta tanto de comparar com outros países bem sucedidos.
  6.  # 14

    Colocado por: N Miguel OliveiraAcho que o governo até teve gente com certa capacidade como a Marta Temido


    Gostei de ler e concordo, excepto este ponto.


    A Marta temida foi uma nódoa no SNS. Tanto ela e o marido (que se divertia durante o covid a insultar tudo o que era médico/instituição privada nas redes sociais) abominam os cuidados de saúde privados. Tem claramente um pulmão BE/PCP.
  7.  # 15

    Colocado por: AMG1Pelo que percebo, na noticia que indica faz-se referência a dec lei e a uma portaria, que é a mesma que de acordo com
    o expresso nada tem que ver com o centro de dados. Tudo muito estranho, uma empresa ia pagar para um escritorio de advogados redigiss4 uma portaria que não tinha impacto na sua actividade?
    Sim tb vi isso na notícia que referenciou. É estranho de facto, provavelmente um erro. Então ninguém ia ler a portaria, ou não a entenderam?

    Temos de aguardar e ver o que surge, até porque até ver ainda nem apareceu propriamente nada em concreto ligado ao lítio e ao hidrogênio, e se bem me lembro do sexta às 9 de 2019, aquilo de facto pareceria tudo muito estranho.
  8.  # 16

    Colocado por: AMG1

    Acho que devo mesmo estar a falar chinês.
    Eu não faço a minima ideia se o MP tem de facto indicios forte de que esta gente cometeu crimes. O que eu disse é que com base naquilo que se conhece tenho serias dúvidas de que seja o caso, por isso sempre mencionei que esta era a minha convicção, se entretanto não aparecerem novos factos indiciarios. O que me parece e obviamente que posso estar errado, é que o MP está a fazer uma leitura daqueles factos (dos que vieram a publico, porque não conheço outros) que pode nao ser a mais acertada.
    Mas claro que da mesma forma que eu (e muitos outros) temos esta opinião sobre o que se conhece, isso não nos garante que estejamos certos, nem a opinião contraria, apesar de largamente maioritaria tem qualquer garantia de que também esteja certa.


    Concordo com quase tudo o que disse. Já concluímos que ambos achamos que o que veio cá para fora não é suficiente, pelo menos para acusar alguém de corrupção.

    Agora, o que nos separa aqui é apenas esta frase: "Eu não faço a minima ideia se o MP tem de facto indicios forte de que esta gente cometeu crimes".

    Como é que pode ter essa opinião quando existem 4 ou 5 pessoas indiciadas por crimes? Como é que pode sequer considerar plausível que o MP indiciaria alguém sem indícios fortes, ainda mais quando se trata das pessoas que são?

    1) Estamos a falar de procuradores do MP.
    2) Estamos a falar de pessoas especializadas na área com experiência.
    3) Todos dizem que o que veio cá para fora não é suficiente para indiciar por corrupção.
    4) Aquelas pessoas foram indiciadas por corrupção.

    Logo, tem que se admitir inevitavelmente que existe mais informação que aquela que veio cá para fora. Caso contrário, tem que admitir que na sua opinião eles são incompetentes ou estão a agir de má-fé. Porque ninguém no seu perfeito juízo, competente e agindo de boa-fé, iria indiciar alguém sem achar que o caso teria probabilidade de sucesso.
  9.  # 17

    Colocado por: AMVP
    Mas isso já todos sabiamos, não? Então, 2 guerras, juros a subir, economias a travar não há milagres, nem o costa conseguiria tal milagre.
    Quanto ao que diz, é uma pena a conversa ser sempre a mesma, temho como sugestão que comecer por baixar o ordenado dela para ajudar a conter a despesa.


    Nem o Costa, lol? O Costa só foi bom a gastar o dinheiro dos outros, alias como qualquer bom socialista.
  10.  # 18

    Acusar é fácil havendo indícios fortes; fazer com que as acusações valham em tribunal é mais complicado e pode demorar demasiado tempo. Ver o caso Sócrates: tantos indícios, tantas provas, tantas escutas e onde estamos? Já ninguém fala sequer disso há quanto tempo. Este caso jé é um não assunto até que o MP falhe completamente em provar os crimes e depois volta a ser assunto quando o sr. se lembrar de processar o MP por difamação e ainda ir buscar uns bons trocos extra.
  11.  # 19

    Tudo bons amigos... Faz lembrar um filme americano que tinha um titulo parecido "grandes amigos com grandes negocios no far-oeste".

    O Sócrates tinha o grande amigo Santos Silva, o Costa -mas só quando despe o fato de primeiro ministro -( náo confundir com o Costa Silva) é o Lacerda Machado.

    Se não estivessemos integrados (à força e á forca) na UEuropeia e dependentes da massa europeia para pagar salarios e pensões num dia destes acordávamos com outro regime politico..Aliás foi essa e não outra ( contrariamente á opinião na altura te TODOS os principais economistas de Portugal) a razão de Mário Soares ter avançado com a entrada de Portugal na CEE,supostammente tão democrata mas que não ouviu nem o povo em referendo nem sequer prestou atenção aos avisos dos economistas!
  12.  # 20

    Esse Mário Bochechas é o culpado desta corja de vigaristas que grassa por aí
 
0.0835 seg. NEW