Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Bruno.Alves
    Não pode. Primeiro porque o diferencial tem de disparar (se não disparar, alguém provavelmente morre). Na eventualidade de não disparar, a resistência do circuito à terra é tão baixa que alguma coisa tem de disparar por sobrecarga térmica (nem que seja o disjuntor de entrada - seja dos antigos ou o contador inteligente). Se não disparar, alguma coisa arde.

Ele diz claramente que não.
    De qualquer forma também apostava no termoacumulador a consumir mais do que se pensa. Sugeria colocar um medidor (nem que seja uma tomada inteligente) a aferir correctamente o consumo mensal, no mesmo período de uma fatura.

poder pode mas é muito improvável. foi o que falei de inicio.
  2.  # 22

Colocado por: Vítor Magalhães
    Mas fez o cálculo utilizando a amostra de 4h? Se tiver o TE sempre ligado, e a uma temperatura elevada (70-80º) a maquina vai andar sempre a ligar devido ao diferencial de temperatura (delta T), isto significa que o consumo durante a noite será superior ao diúrno em vazio (sem gastar água). Normalmente aconselho a utilizar um temporizador na tomada do TE e estabelecer rotinas de banhos/uso de água quente, por exemplo ligar 2 horas antes de cada evento e desligar meia hora após.

Eu deixei um medidor de consumo durante uma semana ligado à tomada onde o termoacumulador está ligado e multipliquei por 4 (semanas). O uso nessa semana até tive pelo menos mais uma pessoa a tomar banho no fim de semana o que é algo invulgar. Por isso saber que o consumo dado tem um desvio padrão pequeno.
  3.  # 23

Colocado por: Bruno.Alves
    Isto. Em primeiro lugar deve colocar um medidor de energia que permita comprovar o consumo reportado pela e-redes. Um Shelly ou outro tipo de dispositivo do género. Claro que um Shelly EM custa 70€ e isso já paga bastante energia, mas se quiser comprovar algo tem de ter uma segunda fonte de dados.

Como já disseram acima, não há "fugas de eletricidade" como há fugas de água. Pode ter perdas em calor em algum dispositivo, mas dificilmente será relevante em termos de energia acumulada.

Assumindo que o medidor "geral" vai dar razão à e-redes, terá de ter forçosamente um consumidor que consome mais do que está a considerar.
    O passo seguinte será monitorizar os consumidores ou os vários circuitos. Como é óbvio não é viável ter um medidor em cada consumidor, por isso acaba por ser uma tarefa inglória :-(
    Concordam com este comentário:JEstevao

Sim já andei a explorar... existe uma maneira de fazer mas lá está, há um investimento considerável. Obviamente a longo prazo, caso se detectasse algo errado, iria sempre compensar.
  4.  # 24

Colocado por: itchyJá tentou ver com o fornecedor a questão do contador estar a dar um erro?
    Há alguns anos tive uma situação semelhante, mudei de casa mas trouxe os electrodomésticos e os consumos do nada disparam 50%. Fartei-me de fazer troubleshooting com uma tomada inteligente, alguns consumos pareciam altos mas nada que justificasse um aumento de 50%. Depois de alguma luta com a EDP para verem o contador, desisti e pedi para trocar para bi-horário, nao que quisesse mudar o tarifário, mas foi a forma mais económica de os obrigar a trocarem o contador (ainda tinha dos analógicos da Janz).
    Assim que trocaram, pumbas, o consumo voltou ao normal imediatamente.

Pois acho que esse será o primeiro passo e confrontar tanto com o erro como o consumo extra que sinto que é desproporcional.
  5.  # 25

Colocado por: bmccruzParece-me demasiado pouco para o termoacumulador, penso que não esteja a fazer bem as contas do consumo que espera dos dispositivos.

Por exemplo esse consumo que refere, ainda para mais dividido pela placa e forno tenho imensas dúvidas, a minha placa
    tem a funcionalidade de no final referir quando gastou naquele uso e no princípio até analisei bastante aquilo e acho mesmo difícil que consiga cozinhar um mês inteiro e só gastar 27kwh. Repare a placa facilmente está a tirar 3000w, se a usar por 20 minutos já vai 1kwh, dois usos rápidos de apenas uma boca da placa por dia e nem meio mês e já gastou 27kwh.

Depois já tem AC, aquecimento eléctrico, máquina de lavar loiça, de lavar roupa, microondas,... tudo isso gasta energia é normal.

Esses consumos que lhe disseram de casais com tudo eléctrico parece muito pouco, só se fizerem a vida toda fora de casa e também ao fds vão passear.

Você parece que trabalha em casa, logo será diferente.

No meu caso eu e a minha esposa trabalhamos em casa. Somos uma família de 4, tudo eléctrico consumo entre 500 a 600 kwh por mês.

Aquecimento é a biomassa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JEstevao

Sim eu entendo o que diz, a situação é que além de que muitas vezes não como em casa, faço cerca de 2 ou 3 utilizações por semana e não é do forno e da placa. Sim a Placa de vitrocerâmica é de 6700W, obviamente isto é o máximo que ela consome com todos os bicos ligados e no máximo, mas sim, entendo que diz, mas já foram variáveis que tive em conta. Claro a maneira mais fácil de provar isto era ter identificadores de consumo em todas as tomadas ou pelo menos nos disjuntores - aí a margem de erro era a tender para zero.
  6.  # 26

Tem contador inteligente ou não?

Há uns anos desesperei, e relatei aqui a minha história.
    Veja se o ajuda
    https://forumdacasa.com/discussion/53323/1/consumo-anormal-de-energia-para-uma-pessoa/

Resumindo:
    Quem estava na casa antes de mim alterou o contador. A roda (o contador era antigo) girava quem uma louca.
  7.  # 27

Colocado por: casinhaDaAvoTem contador inteligente ou não?

Há uns anos desesperei, e relatei aqui a minha história.
    Veja se o ajuda
    https://forumdacasa.com/discussion/53323/1/consumo-anormal-de-energia-para-uma-pessoa/

Resumindo:
    Quem estava na casa antes de mim alterou o contador. A roda (o contador era antigo) girava quem uma louca.

Sim é um PRIME ZIV 5CTME2C47730. Vou ler o post.
    O que sei, é que tive um amigo a trabalhar em contadores inteligentes na EDP há tipo uns 9/10 anos e sei que chegaram a ser reportados problemas vários quando começaram a implementar. O meu foi trocado para estes inteligentes algures em Agosto de 2016.
  8.  # 28

Eu tenho um excel com todas as faturas, antes de ter o termoacumulador, o AC e o aquecedor, máquina da loiça para identificar diferenças do antes e depois.

Média mensal antes da pandemia: 91kWh
    Média mensal após lockdown: 153kWh
    Média mensal durante a pandemia (Dez/2020 - Set/2021) quando comprei o aquecedor: 245kWh
    Média mensal durante após pandemia, até Jan 2023 (não tirei mais info de faturas, mas vou tirar) - compra do termoacumulador e máquina da loiça: 270

Mas penso que já me deram imensas pistas, nem que seja: "tu andas é a consumir e não tens a noção" - pode ser. É bem viável. Vou tomar medidas para avaliar e irei publicar aqui neste post as conclusões (cheira-me que considerando o tempo que as coisas demoram a fazer só lá para o final do ano).

Se tiver que assumir, para minha vergonha, que sou eu que ando a consumir mais do que pensava e dei-me ao trabalho de publicar um post quando a culpa era, em parte, minha, alocando o vosso tempo para isto. Preciso depois de saber quanto levam à hora para vos pagar :D #queriam

Em tom de seriedade, assim que souber alguma coisa publico para benefício de todos e eventualmente para a minha humilhação. Obrigado.
  9.  # 29

Não sei Oh Estevão,
    mas tenho cá uma ideia que a malta que apenas tem electricidade esquece-se que, deixa de pagar gás, esse valor da botija deveria ser adicionado á electricidade, digo eu, mas também eu percebo é nada disto.
    Uso gás e electricidade e nem penso meter forno e placa a electricidade.
    Até me explicarem que o gás é mais caro que a electricidade, continuo assim.
  10.  # 30

Eu com esquentador a gás natural gastava em média 30€ mês, placa, forno elétrico.
  11.  # 31

Colocado por: master_chiefNão sei Oh Estevão,
    mas tenho cá uma ideia que a malta que apenas tem electricidade esquece-se que, deixa de pagar gás, esse valor da botija deveria ser adicionado á electricidade, digo eu, mas também eu percebo é nada disto.
    Uso gás e electricidade e nem penso meter forno e placa a electricidade.
    Até me explicarem que o gás é mais caro que a electricidade, continuo assim.

Sim, mas o forno e placa já tenho desde o dia 1. E sobre essas contas, os meus pais mudaram tudo em casa para elétrico e após um ano, pelas contas do meu pai fica ela por ela porque não paga o contrato nem os impostos de mais um contador (o do gás). Os meus pais como já tiveram problema com gás em que aconteceu um fogão/forno ter explodido e deslocar-se até ao outro lado da cozinha com vidros partidos e tal - felizmente não estava ninguém na cozinha. Isto foi há muito muitos anos atrás, mas pronto, há experiências que não conseguimos passar à frente.
    No final, parece-me que é uma opção - hoje em dia com o preço da eletricidade poder-se-á ponderar isso sim.
  12.  # 32

Se o seu contador é inteligente, vá ao site da e-redes e faça login, consegue ter o consumo de 15 em 15 minutos acho eu.

Já consegue ter noção a que horas são os picos de consumo e assim ter ideia se estava ou não a consumir (cozinhar, aquecedor etc)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JEstevao
  13.  # 33

Contador inteligente, não significa estar em rede inteligente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JEstevao
    • Iko
    • 17 novembro 2023

# 34

Eu nem sei o que a maioria das pessoas fazem, mas eu em minha casa, três pessoas, casal e um miúdo de 3 anos.
    Trabalhamos em casa, tudo eléctrico menos a caldeira a gaz usada apenas para AQS.

Tarifário da Endesa, e gastamos em média 40€ electricidade e gás. Tudo junto.
  14.  # 35

Colocado por: IkoEu nem sei o que a maioria das pessoas fazem, mas eu em minha casa, três pessoas, casal e um miúdo de 3 anos.
    Trabalhamos em casa, tudo eléctrico menos a caldeira a gaz usada apenas para AQS.

Média anual ou média dos últimos 6 meses? Casa ou apartamento?
    • size
    • 17 novembro 2023

# 36

Colocado por: IkoEu nem sei o que a maioria das pessoas fazem, mas eu em minha casa, três pessoas, casal e um miúdo de 3 anos.

Fácil.

Tudo depende dos hábitos de consumo dos utilizadores, e não dos poucos ou muitos electrodomésticos instalados.
    Os contadores desempenham a sua função e, em caso de duvida dos mesmos, há que aferir com rigor.
    • hangas
    • 17 novembro 2023 editado

# 37

Nos também temos tudo electrico.
    A média global é pouco relevante, porque os maiores consumidores são sanzonais.
    Nesta altura é o ACs por exemplo.

A nivel de AQS com um termo acumulador hibrido 100L, o balanço de 1 ano, foram exactamente 600kWh para 2 adultos e uma criança. Talvez uns 100kWh deste total foram na altura de preços negativos em que forcei a resistencia a funcionar até 75ºC so porque sim.

Mas em média gastamos 350-400kWh/mes, com uma subida aos 600-700, uns 3 meses por ano.

Gás, tenho CPE, mas não tenho contador sequer. Não de pode ver so o custo do kWh do gas no papel.
    Porque se eu gastar pouco gas, o custo do kW real vai ter que incluir todas as taxas e custos só para ter o gas instalado. Senão é uma falacia.

Porque aquecer um 1L de agua a gás ou electricidade, gasta exactamente a mesma energia. Um termo é mais eficiente que uma caldeira (pelo proprio principio de joule).
      Screenshot 2023-11-17 at 17.14.31.png
  15.  # 38

se quer realmente resolver a situação faça como lhe disse:

Instale o dispositivo referido que custa uns 20 eur.

Instale a app no telemóvel e vai logo descobrir qual o vilão.
    • justme
    • 19 novembro 2023 editado

# 39

Colocado por: hangasGás, tenho CPE, mas não tenho contador sequer. Não de pode ver so o custo do kWh do gas no papel.
    Porque se eu gastar pouco gas, o custo do kW real vai ter que incluir todas as taxas e custos só para ter o gas instalado. Senão é uma falacia.

Não é bem assim...
    Os 7€ total/mês que pago de impostos/taxas do contador do gás, são os mesmos 7€ que iria pagar só do aumento de potência do contador da eletricidade, se não tivesse gás.
    O kWh do gás é na realidade mais barato que o da eletricidade e tenho o conforto de tomar banho à hora que quiser do dia (sem rotinas) com água quente pronta e disponível na hora, sem ter de gastar mais por isso.

Acho muito 400 kWh/mês para dois adultos e uma criança, sendo que eu fico pelos 180 kWh para dois adultos.
    Os 10€ extra que pago de gás é bem menos que os 220 kWh restantes de eletricidade, sem contar com o que ia gastar com o aumento de potência.
  16.  # 40

No apartamento conseguíamos fazer 250kWh mês.
    Mas na moradia e mais complicado.
    - iluminação de jardim
    - furo e rega
    - ar condicionado
    - usamos muito o forno
    - 2 frigoríficos
    - portões (aquilo gasta uma alarvidade em standby)

A AQS ainda é o que gasta menos de tudo isto. São 60kWh/mes - 8a 10Eur

0.0270 seg. NEW