Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    é muito dificil eu sei em Portugal poer exemplo quando se tem um plafond de 100 recorrer de bons técnicos para planear corretamente um projeto e gastar 20 com isso mas ter mais garantias que há um processo controlado tanto em termos de qualidade como em custos.
    por norma acaba-se por gastar os 120 e a coisa fica uma sapateirada.
  2.  # 2

    Colocado por: marco1é muito dificil eu sei em Portugal poer exemplo quando se tem um plafond de 100 recorrer de bons técnicos para planear corretamente um projeto e gastar 20 com isso mas ter mais garantias que há um processo controlado tanto em termos de qualidade como em custos.
    por norma acaba-se por gastar os 120 e a coisa fica uma sapateirada.


    Mais ao lado 😉
    Podia ser o acaso que não foi !
    Por não estar em Portugal e por não ter muita possibilidade de andar de escritório em escritório , simplesmente fiz uma pesquisa para encontrar um Arquiteto que para além de trabalhar no município ( câmara municipal ) em questão também trabalhasse como independente . E encontrei e aceitou o trabalho ... depois claro "apareceu" alguém ( outro arquiteto ) que trabalha para o inicial !
    O valor pago não foi nada baixo , tendo em conta valores que já vi aqui pelo forum e principalmente tendo em conta que tirando as peças desenhadas , percebi facilmente que tudo o resto era copy past !
    Mas pronto , foi o que foi 😊
  3.  # 3

    Colocado por: Mary26simplesmente fiz uma pesquisa para encontrar um Arquiteto que para além de trabalhar no município ( câmara municipal ) em questão também trabalhasse como independente . E encontrei e aceitou o trabalho ... depois claro "apareceu" alguém ( outro arquiteto ) que trabalha para o inicial !


    Olá.
    Claro... tentou saltar etapas... então achava que o Arquitecto ia assinar o Projecto em casa... e aprová-lo no dia seguinte na Câmara? Pagou a dois Arquitectos, o que fez, e o que recebeu a comissão... nada mais normal. Serviu para aprender.

    Quanto ao Orçamento, o que lhe estão a querer dizer, é que não adianta queixar-se que foi o empreiteiro que escolheu materiais, se o projecto que usou para sondar o mercado mais não tinha que a informação dum licenciamento.

    Contratou algo além do obrigatório por lei? Tipo Mapa de Quantidades ou Projecto de Execução?
    Como quer que se opine um orçamento se não fazemos ideia a que se refere?

    Isto do caro e do barato é muito relativo.
    Se acha 2000€ para demolir um WC é muito, tem que procurar outras empresas...
    Se ninguém lhe responde... das duas uma, ou o serviço não tem nenhum interesse, ou não há de facto pessoas disponiveis para o fazer.
    Até porque há demolições (de WC por exemplo), onde podem existir indicios de amianto... Mas aqui ninguém faz ideia de como é a obra.
  4.  # 4

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Olá.
    Claro... tentou saltar etapas... então achava que o Arquitecto ia assinar o Projecto em casa... e aprová-lo no dia seguinte na Câmara? Pagou a dois Arquitectos, o que fez, e o que recebeu a comissão... nada mais normal. Serviu para aprender.

    Quanto ao Orçamento, o que lhe estão a querer dizer, é que não adianta queixar-se que foi o empreiteiro que escolheu materiais, se o projecto que usou para sondar o mercado mais não tinha que a informação dum licenciamento.

    Contratou algo além do obrigatório por lei? Tipo Mapa de Quantidades ou Projecto de Execução?
    Como quer que se opine um orçamento se não fazemos ideia a que se refere?

    Isto do caro e do barato é muito relativo.
    Se acha 2000€ para demolir um WC é muito, tem que procurar outras empresas...
    Se ninguém lhe responde... das duas uma, ou o serviço não tem nenhum interesse, ou não há de facto pessoas disponiveis para o fazer.
    Até porque há demolições (de WC por exemplo), onde podem existir indicios de amianto... Mas aqui ninguém faz ideia de como é a obra.


    Bom dia
    Mas que mania que existe de se julgar sem conhecimento de csusa ! Um é porque " não existe projeto " , outro é porque " para poupar dinheiro" , e agora é porque quisemos saltar etapas " , enfim .
    Nao contratámos ninguém para projeto de execução na altura o arquiteto disse que para a obra em questão não justificava .
    Também não me queixei que foi o empreiteiro que escolheu os materiais , disse que pedimos um orçamento sem alguns materiais e que o empreiteiro deu preço com esses materiais sem tão pouco fazer referência quais sao . Se por exemplo dizemos que as janelas não são para incluir , e ele as orçamenta , acho que deve dar as caracteristicas das mesmas .

    E tirando os materias que fornecemos , sobra cola , cimento , parafusos , cabo, tubo , etc ... ou seja os materias consumiveis .

    E sim acho caro , como dei a titulo de exemplo €50 de mão de obra para assentamento de 20m2 de pavimento cerâmico e 60m2 de flutuante . , mas deve ser porque nao sei o numero de tubos de cola ou massa que é necessária e porque não indiquei essa quantidade a quem fez orçamento .
  5.  # 5

    Vivemos numa cultura em Portugal, em que achamos o trabalho do outro, aquele que não sabemos fazer "CARO".

    Depois tenta-se sempre ver, se existe alguém que (saiba fazer aquilo que não sabemos fazer), que tenha uma postura de caridade e faça um preço em que provavelmente nem paga os custos da mão de obra.

    Lá se acha alguém que ate faz caridade (custo da mão de obra ao preço da uva mijona), melhor profissional, bestial mesmo.

    Trabalho entregue, problemas (patologias) a surgirem enfim, o bestial transforma-se em besta porque não responde a mensagens nem a telefonemas.

    Acha caro?!...experimente estar um dia inteiro dobrada ou de joelhos, a fazer movimentos repetitivos....

    Enfim...
    Concordam com este comentário: Eng_JulioCabral
  6.  # 6

    Bom dia Mary como esta? Realmente estou de acordo com o que diz o utilizador Marco1. É mesmo um filme de terror os prazos e os abandonos. Infelizmente ouvimos isso da parte dos nossos novos clientes, alguns clientes quando chegam até nos têm a obra a metade porque o empreiteiro não acabou. Por isso estou de acordo com o que lhe dizem: ter calma e pedir orçamentos a outras empresas. Se estiver no distrito de Lisboa a nossa empresa pode enviar um técnico para uma visita/orçamento.

    Também pode usar as plataformas digitais (site Fixando e Yourhero) para procurar outras empresas e assim ter vários orçamentos e pontos de vista da sua situação.

    Espero que possa encontrar uma solução.

    Cátia Rodrigues
    Plantel Radical
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mary26
  7.  # 7

    pode colocar aqui imagens das plantas aprovadas para percebermos do que se trata?
  8.  # 8

    Colocado por: André CordeiroVivemos numa cultura em Portugal, em que achamos o trabalho do outro, aquele que não sabemos fazer "CARO".
    Uma coisa é ser caro, outra é oportunismo. Se calhar algumas das pessoas que estão a dar opinião até sabem fazer, outras viram centenas de vezes a fazer. Isto é nitidamente atirar barro a ver se cola, e às vezes cola e por causa disso os preços hoje são o que são.
    Concordam com este comentário: André Cordeiro
  9.  # 9

    Colocado por: rguerreiro79Uma coisa é ser caro, outra é oportunismo. Se calhar algumas das pessoas que estão a dar opinião até sabem fazer, outras viram centenas de vezes a fazer. Isto é nitidamente atirar barro a ver se cola, e às vezes cola e por causa disso os preços hoje são o que são.


    Se o serviço ficasse bem feito... O pior é que na maioria das vezes dura 1/2 anos... Tijoleira a descolar, pavimento sem juntas de dilatação começa a arrebitar, infiltrações no WC porque silicone não foi bem colocado... E nunca há garantias de nada eheheheh
  10.  # 10

    Colocado por: rguerreiro79de facto 2000 euros para demolir uma casa de banho numa manhã é uma pechincha
    Concordam com este comentário:JoseMBOliveira


    epa, desde que vejo cobrarem quase 400 paus por contentor de entulho, já acredito em tudo... lá está, não podemos ver só a parte da marreta a trabalhar... há que considerar todas as variantes e perceber no final se está caro ou não.
    • Mary26
    • 21 novembro 2023 editado

     # 11

    Colocado por: André CordeiroVivemos numa cultura em Portugal, em que achamos o trabalho do outro, aquele que não sabemos fazer "CARO".

    Depois tenta-se sempre ver, se existe alguém que (saiba fazer aquilo que não sabemos fazer), que tenha uma postura de caridade e faça um preço em que provavelmente nem paga os custos da mão de obra.

    Lá se acha alguém que ate faz caridade (custo da mão de obra ao preço da uva mijona), melhor profissional, bestial mesmo.

    Trabalho entregue, problemas (patologias) a surgirem enfim, o bestial transforma-se em besta porque não responde a mensagens nem a telefonemas.

    Acha caro?!...experimente estar um dia inteiro dobrada ou de joelhos, a fazer movimentos repetitivos....

    Enfim...

    Eu até lhe respondia , mas o seu comentário só representa a si e nao a mim !
  11.  # 12

    Colocado por: Mary26Bom dia
    Mas que mania que existe de se julgar sem conhecimento de csusa !


    Entre disparar para todo o lado e dar mais dados e contexto sobre a obra... você prefere o primeiro.

    Se não reparou ainda, o problema deste seu tópico é precisamente esse. É não termos conhecimento de causa, nem de coisa alguma, nem de como é a obra, nem do projecto, nem sequer do que incluiu no projecto para pedir orçamentos. Não sei ainda o que quer que se opine. Acha caro peça preço a outro. Não é rocket science.

    Você tem que preparar uma lista do que quer, e pedir ao empreiteiro que lhe orçamente cada uma daquelas coisas. Acha complicado?

    Agora se prefere discutir o que o empreiteiro incluiu sem você pedir mas não deu mais dados. Tem bom remédio: ou pergunta ou ignora. Afinal você nem precisava disso e não... Não percebo porque entravou aí.

    Tem que repensar o modo como aborda as coisas. Não perceber de obras não tem mal nenhum. Mas a actitude ao negociar conta e muito. Não admira nada que a obra não tenha interesse para um empreiteiro, e que isso esteja também ligado ao modo como pede as coisas.

    Há profissionais, que para não dizer que não, atiram um valor lá para cima. Se for para fazer que valha a p€na. Sobretudo quanto a postura do cliente é a do "anda, que te vou matar a fome, metes-me uns azulejos em casa e faço-te umas sandes"...

    2000€ para demolir um WC até podem ser justificáveis. Basta que haja amianto nos silicones ou juntas por exemplo. Em que paga e bem para poder deitar aquilo ao lixo. Como podem ser um roubo e provavelmente é o caso. Mas se acha caro, faça você ora então. De que lhe adianta estar a mastigar mais nisso. Siga em frente.
  12.  # 13

    Contratar um Arquitecto municipal não é saltar etapas? Deve ser semântica só pode. Em que momento isso lhe pareceu boa ideia?

    E ainda se surpreende por ter pago a dois...

    Então achava que ele ia aprovar os projectos que ele próprio fez?
  13.  # 14

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Entre disparar para todo o lado e dar mais dados e contexto sobre a obra... você prefere o primeiro.

    Se não reparou ainda, o problema deste seu tópico é precisamente esse. É não termos conhecimento de causa, nem de coisa alguma, nem de como é a obra, nem do projecto, nem sequer do que incluiu no projecto para pedir orçamentos. Não sei ainda o que quer que se opine. Acha caro peça preço a outro. Não é rocket science.

    Você tem que preparar uma lista do que quer, e pedir ao empreiteiro que lhe orçamente cada uma daquelas coisas. Acha complicado?

    Agora se prefere discutir o que o empreiteiro incluiu sem você pedir mas não deu mais dados. Tem bom remédio: ou pergunta ou ignora. Afinal você nem precisava disso e não... Não percebo porque entravou aí.

    Tem que repensar o modo como aborda as coisas. Não perceber de obras não tem mal nenhum. Mas a actitude ao negociar conta e muito. Não admira nada que a obra não tenha interesse para um empreiteiro, e que isso esteja também ligado ao modo como pede as coisas.

    Há profissionais, que para não dizer que não, atiram um valor lá para cima. Se for para fazer que valha a p€na. Sobretudo quanto a postura do cliente é a do "anda, que te vou matar a fome, metes-me uns azulejos em casa e faço-te umas sandes"...

    2000€ para demolir um WC até podem ser justificáveis. Basta que haja amianto nos silicones ou juntas por exemplo. Em que paga e bem para poder deitar aquilo ao lixo. Como podem ser um roubo e provavelmente é o caso. Mas se acha caro, faça você ora então. De que lhe adianta estar a mastigar mais nisso. Siga em frente.


    Obrigada, refere-se a algo deste género , a lista ?
    Existe e foi enviada e também ignorada 😉 Mas está tudo certo , também temos tempo e nem é uma casa de habitação permanente . Para além de aparentemente alguns itens estarem desajustados á média , também não corresponde ao que pedimos ! Sabemos cada um dá o preço ao seu trabalho e paga quem quer e eu nso quero pagar , principalmente porque me " cheira " a desonestidade! Até poderia ser que fosse e aí compreendo que inflacionem o preço " tipo tenho muito mais que fazer , onde posso ganhar mais por isso , por isso se quer , paga " , mas tendo em conta que a pessoa em questão disse que a partir de Janeiro não tinha trabalhos marcados , também não me parece trabalho a mais ! Mas pronto está ultrapassado ! Obrigada
  14.  # 15

    O arquiteto em questão nem tao pouco alguma vez soube que tínhamos conhecimento que trabalha no Municipio em questão ! Para além que no Municipio também nao aprova projetos de obras particulares!

    Neste Município todos os projetos sao deferidos ou indeferidos dentro dos 30 dias!!

    A única etapa que queríamos saltar era a de nao termos que lidar com o Arquiteto a quem tivéssemos que estar a explicar o regulamento e o PDM , que nao tivéssemos que explicar que é possível execução por fases e como funciona , como é feita a calendarização quando se solicita execução por fases ... como se procede em relação á entrega das especialidades e que para pedir contadores separados para cada piso não é necessário constituir Propriedade Horizontal, e ter que lhe explicar um que existe algo chamado " Prédio em propriedade total com andares ou Divisões suscetíveis de Utilização Independente" , porque tudo isto aconteceu!!

    Queríamos sim que fosse um arquiteto que dominasse o assunto , que o Projeto não andasse para trás e para a frente porque , como referi a execução é por fases e uma das fases é um nova contruçao de T1 em terreno rústico urbanizável e ouvíamos falar que o PDM iria sofrer alterações no final do ano e achámos que um projeto bem feito de inicio evitaria perdas de tempo !!!

    Também achávamos que seria outro arquiteto que iria fazer o levantamento, mas sim sempre achámos que o Arquiteto contactado inicialmente é que faria o projeto .

    De qualquer das formas temos muita simpatia e empatia pelo Arquiteto que fez o projeto, mas pronto é muito " verde " .

    E também nao paguei a dois arquitetos . Acharia o preço muito justo se o Arquiteto estivesse mais bem preparado .

    Fique bem !
  15.  # 16

    Mary26, no PDF na nota 4 está a exigir uma visita de uma obra a decorrer e outra já acabada??? Não sei se e muito comun e se alguém (dono da obra) aceitaria uma visita de pessoas estranhas na casa deles... Você aceitaria??? Do resto, e como já lhe disseram, pede mais orçamentos ....
  16.  # 17

    Tem razao, nao tinha pensado nessa perspectiva . Realmente nao faz muito sentido. Eu aceitar ou não, acho que aceitava , mas isso despenderia do grau de confiança que tivesse com o construtor . No entanto terei que compreender e aceitar se tal não for possível.
    Obrigada pelo reparo bastante pertinente.

    Sim vamos " seguir " , até porque esta empresa nao está registada no IMPIC e pelo que me informaram , para levantar a licença tem que se indicar o número. É aquelas coisas que quem não é da área não sabe .
  17.  # 18

    so tenho uma analise , o homem fartou-se de trabalhar de borla ou então ta com dividas!!

    Eu faço-lhe as contas, temos portafolio e autorização do IMPIC, sou facilmente pesquisavel

    mas olhe são 50% 50% - se for perto o orçamento com as continhas todas é oferta, o cafezinho chega....
  18.  # 19

    Colocado por: Mary26refere-se a algo deste género , a lista ?


    Olá. Sim.
    É melhor que nada. Mas já alguma vez viu um mapa de quantidades? Essa sua lista serve de muito pouco. Falta o que interessa, referência dos materiais, quantidades, áreas, dimensões, etc...
    E tudo a referenciar a algum desenho.
    O que aí tem é tudo genérico. É o mesmo que levar o homem à obra e dizer "é pa remodelar isto".

    Não é de admirar que receba orçamentos amadores. Está ao nivel dessa lista.

    Mas se nem isso foi respeitado, tem bom remédio. Procure outro.
  19.  # 20

    Colocado por: Mary26O arquiteto em questão nem tao pouco alguma vez soube que tínhamos conhecimento que trabalha no Municipio em questão ! Para além que no Municipio também nao aprova projetos de obras particulares!

    Peço desculpa. Interpretei mal esta sua frase inicial. Fiquei com a ideia que procurou um Arquitecto que trabalhasse na Câmara... porque literalmente foi o que escreveu.

    Colocado por: Mary26simplesmente fiz uma pesquisa para encontrar um Arquiteto que para além de trabalhar no município ( câmara municipal ) em questão também trabalhasse como independente . E encontrei e aceitou o trabalho ... depois claro "apareceu" alguém ( outro arquiteto ) que trabalha para o inicial !


    Quanto ao outro que nada percebia do PDM ou dos trâmites legais, acho muito estranho... só se estivesse no seu primeiro ano depois da universidade... Mas mesmo assim, ser o cliente a explicar-lhe como funcionam as coisas é de facto vergonhoso. Quando for assim, procure pelo nº de associado da Ordem dos Arquitectos no respectivo site. Se calhar não era um Arquitecto na realidade, mas antes um "artista" disfarçado...

    Sobre o que cobrou mas nada fez, nada mais normal... pagou-lhe a comissão... e os honorários daquele que fez mesmo.

    No final, acaba por ser triste ver que três colegas de profissão não a trataram bem como cliente, o ignorante, o comissões e o verde. :)
    E a estes ainda lhe junta os empreiteiros...
    Mas você também não facilita. A construção parece não ser a sua praia pelo modo como omite informação que pode fazer toda a diferença. Mesmo aqui, a falta de contexto da sua situação torna infrutifera esta discussão. É díficil ajudar assim. Resta-lhe ir procurando mais empresas para pedir cotação e preparar-se com informação sobre a obra.
 
0.0255 seg. NEW