Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa noite a todos
    estou interessado em investir em painéis fotovoltaicos ,em principio 6 painéis ou 8 , um inversor e um controlador,
    posso ligar a uma tomada de casa? e o quadro principal tem que estar ligado ou desligado.?
  2.  # 2

A instalação tem de ser feita por pessoa qualificada.
    8 painéis num total de quantos kW?
  3.  # 3

450 cada painel
  4.  # 4

.
      Screenshot_2023-11-22-21-06-03-223_org.mozilla.firefox.jpg
  5.  # 5

total 3600
  6.  # 6

Colocado por: mnsmoucoposso ligar a uma tomada de casa?
    não

Colocado por: mnsmoucoo quadro principal tem que estar ligado ou desligado.?
    sendo autoconsumo ongrid sempre que desligar o quadro ou faltar a energia elétrica, o sistema não produz qualquer energia ou seja "para".
  7.  # 7

Então é correto ligar numa tomada ?
  8.  # 8

Mas sem desligar o quadro principal?
  9.  # 9

Colocado por: mnsmoucoEntão é correto ligar numa tomada ?

Não. ligue isso a um circuito dedicado, nem que tenha de fazer um pequeno quadro parcial. Na pior das hipoteses teria de ligar a um circuito existente de tomadas, com cabo 2.5mm2 minimo... Tome lá atenção a isso que são >3500w.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro Barradasnem que tenha de fazer um pequeno quadro parcial.

Esse kit já vem com o quadro parcial...
  11.  # 11

Podem me enviar esquema de como ligar?
  12.  # 12

Colocado por: mnsmoucoPodem me enviar esquema de como ligar?

Se não sabe minimamente como funciona, deve contratar um eletricista credenciado para fazer a instalação.
    Para registrar o MCP vai necessitar que assim seja.
    Pode pedir a solarshop recomendação de instaladores na sua zona.
    Concordam com este comentário: dom123, Pedro Barradas, SS1128, marize
  13.  # 13

Obrigado pela vossa colaboração.
  14.  # 14

boa noite ,
    alguém sabe qual a potencia contratada mais usada para ter painéis fotovoltaicos .
    tenho 6.9 , acho muito , posso reduzir ?
    qual a potência indicada
  15.  # 15

Colocado por: mnsmoucoboa noite ,
    alguém sabe qual a potencia contratada mais usada para ter painéis fotovoltaicos .
    qual a potência indicada

Depende.
  16.  # 16

Colocado por: mnsmoucoboa noite ,
    qual a potência indicada

A potencia contratada nada tem a ver com o ter ou não ter painéis fotovoltaicos, mas sim com as cargas no consumo.
    Os painéis não vão produzir sempre a mesma potencia, enquanto os aparelhos consomem sempre igual.
    Se acha muito 6.9kwh simplesmente baixe para o que achar necessário
    • argo
    • 15 dezembro 2023

# 17

Se for ao balcão digital da eredes.pt pode consultar a potência máxima mensal. Essa será a potência adequada para ter.
    • argo
    • 15 dezembro 2023

# 18

Eu ao colocar os painéis 1.5Kw baixei de 6.9 para 5.75kVA da potência contratada. Tenho tudo electrico cá por casa, excepto a lareira.
  17.  # 19

Colocado por: argoEu ao colocar os painéis 1.5Kw baixei de 6.9 para 5.75kVA da potência contratada. Tenho tudo electrico cá por casa, excepto a lareira.

Tal como eu também tenho tudo eléctrico menos a lareira, somando 3 AC,mas tenho 4.9KVA e 2.2kwh de painéis fotovoltaicos
    A somar a isso tenho carro eléctrico que carrega só à noite a 16A
  18.  # 20

Nos novos quadros elétricos é possível ver o consumo máximo da nossa casa nos últimos 30 dias, bem como data e hora em que ocorreu

Penso que seja no código 1.6.10

0.0237 seg. NEW