Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde

    Queria saber a vossa opinião. Tenho um sistema de radiadores de água em casa, de momento estão a ser alimentados por uma caldeira a gasóleo. Tenho uma bomba de calor de baixa temperatura a alimentar a AQS.
    Será que seria possível ligar outra Bomba de calor de baixa temperatura aos radiadores? Eu sei que a temperatura máxima que a BC atinge são 60º e que a temperatura da água que deveria correr nos radiadores é de 80º, mas se estivesse ligada nos 50/60º com o tempo não acabaria por aquecer a casa? O problema não seria o tempo que demoraria a subir cada grau de temperatura? Ou correria o risco de nunca conseguir chegar a determinada temperatura nas diferentes divisões? Sei que o dimensionamento feito para os radiadores foi feito a X espaço a Y temperatura, mas se deixar mais tempo os radiadores aos tais 50/60º não acabaria por ter temperaturas ambientes interessantes? A minha ideia era de andar nos 18/20º, já era uma temperatura confortável e implicaria um investimento muito mais baixo do que uma bomba de calor de Alta temperatura, e mesmo que consuma um bocado mais que a BT do AQS, tudo o que fosse gastos de menos de 100 euros só para o aquecimento já ganhava largamente em relação ao gasóleo.
    Desde já agradeço a quem me der a opinião.
  2.  # 2

    Se não quer substituir os radiadores, meta uma caldeira a pellets. Candidate-se ás ajudas do estado (Vale eficiência).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: stanpanan
  3.  # 3

    Eu fiz isso (mas era um radiador a lenha)
    https://forumdacasa.com/discussion/75595/2/bomba-de-calor-para-substituir-recuperador-a-lenha/
    E estou muitíssimo satisfeito. Os 100€ de eletricidade é que naqueles 2 meses "críticos" é que é capaz de ser um bocadinho curto.
    Acabei por limitar a temperatura de saída da minha BC a 55 graus (o máximo é 65), mas não encontrei vantagem palpável nessa temperatura adicional e o consumo disparava bestialmente sem a limitação.
    Eu estou satisfeitíssimo com a opção que tomei. O conforto da solução (para mim que vinha de anos e anos a lenha) é bestial.

    É importante também acautelar as perdas térmicas da casa. Eu além da BC troquei as janelas e isolei as caixas de estore.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: stanpanan
  4.  # 4

    Colocado por: BelhinhoSe não quer substituir os radiadores, meta uma caldeira a pellets. Candidate-se ás ajudas do estado (Vale eficiência).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:stanpanan


    Obrigado pela resposta. É uma alternativa que tenho em mente, mas, pelas minhas contas, devo gastar um saco de 15KG por dia, ao preço que está hoje (+- 5,00 euros) dá me 150 euros por mês, tenho um ganho de cerca de 100,00 € face ao gasoleo, mas demorava ainda algum tempo para compensar, fora que terei sempre muito mais trabalho com a cadeira a pellets face ao gasoleo/eletrico. Mas é uma hipotese.
  5.  # 5

    Colocado por: Bruno.AlvesEu fiz isso (mas era um radiador a lenha)
    https://forumdacasa.com/discussion/75595/2/bomba-de-calor-para-substituir-recuperador-a-lenha/
    E estou muitíssimo satisfeito. Os 100€ de eletricidade é que naqueles 2 meses "críticos" é que é capaz de ser um bocadinho curto.
    Acabei por limitar a temperatura de saída da minha BC a 55 graus (o máximo é 65), mas não encontrei vantagem palpável nessa temperatura adicional e o consumo disparava bestialmente sem a limitação.
    Eu estou satisfeitíssimo com a opção que tomei. O conforto da solução (para mim que vinha de anos e anos a lenha) é bestial.

    É importante também acautelar as perdas térmicas da casa. Eu além da BC troquei as janelas e isolei as caixas de estore.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:stanpanan


    Era mesmo isso que queria ler :)
    Acredito que possa gastar um bocado mais de eletrecidade, mas posso, mais a frente, compensar com painéis fotovoltaicos, de qualquer forma o investimento numa BC de baixa temperatura é bastante mais baixo que uma caldeira a pellets, lenha ou BC AT, para nem falar que é muito mais comodo não ter de andar a meter pellets, nem lenha, nem sequer gasóleo.
    Os seus radiadores são daqueles mais "antigos" que a deveria correr a 80º? Nota que ele demora alguma tempo a aquecer? Teve de aumentar o numero de elementos nas divisões ou manteve os que tinha?
  6.  # 6

    Colocado por: stanpanande qualquer forma o investimento numa BC de baixa temperatura é bastante mais baixo que uma caldeira a pellets

    Será? A minha ficou à volta dos 7500€. Agora a comodidade é inegável, se fosse hoje fazia o mesmo (mesmo esquecendo que os pellets estão muito caros, mas o preço da eletricidade também varia muito e para o ano deve ficar bem mais alto).

    Colocado por: stanpananOs seus radiadores são daqueles mais "antigos" que a deveria correr a 80º?

    São radiadores de alumínio normais. Antes passava lá água do recuperador às vezes a ferver, agora passa água da BC a não mais de 55 graus.
    Mantive tudo o que tinha, ainda que no meu quarto (que é o mais longe do coletor) continue a pensar em adicionar uns elementos. No inverno passado balanceei corretamente (acho eu 😅) o circuito todo e no quarto ficou melhor, por isso mais uma melhoria que ficou "de molho".
    Andei também à procura de radiadores de baixa temperatura, mas na realidade acabo por não sentir necessidade disso. Os meus aquecem razoavelmente bem e mantêm a casa bem agradável entre os 20-21 graus.

    Em relação ao que demora a aquecer, não me preocupo com isso honestamente. Tenho a BC ligada 24/7 e ela vai aquecendo mais, aquecendo menos, desligando quando entende :-)

    Tenha em atenção o tamanho da casa e o número de elementos que tem, isso sim irá ditar a necessidade da fonte de calor. A minha BC é de apenas 8kW térmicos, mas é um apartamento de ~~120m2.
  7.  # 7

    Colocado por: Bruno.Alves
    Será? A minha ficou à volta dos 7500€. Agora a comodidade é inegável, se fosse hoje fazia o mesmo (mesmo esquecendo que os pellets estão muito caros, mas o preço da eletricidade também varia muito e para o ano deve ficar bem mais alto).


    São radiadores de alumínio normais. Antes passava lá água do recuperador às vezes a ferver, agora passa água da BC a não mais de 55 graus.
    Mantive tudo o que tinha, ainda que no meu quarto (que é o mais longe do coletor) continue a pensar em adicionar uns elementos. No inverno passado balanceei corretamente (acho eu 😅) o circuito todo e no quarto ficou melhor, por isso mais uma melhoria que ficou "de molho".
    Andei também à procura de radiadores de baixa temperatura, mas na realidade acabo por não sentir necessidade disso. Os meus aquecem razoavelmente bem e mantêm a casa bem agradável entre os 20-21 graus.

    Em relação ao que demora a aquecer, não me preocupo com isso honestamente. Tenho a BC ligada 24/7 e ela vai aquecendo mais, aquecendo menos, desligando quando entende :-)

    Tenha em atenção o tamanho da casa e o número de elementos que tem, isso sim irá ditar a necessidade da fonte de calor. A minha BC é de apenas 8kW térmicos, mas é um apartamento de ~~120m2.


    Não sei se poderia usar a mesma, mas a minha Bomba de Calor que está a aquecer as Aguas custou 2500 euros.
  8.  # 8

    Colocado por: Bruno.Alves
    Será? A minha ficou à volta dos 7500€. Agora a comodidade é inegável, se fosse hoje fazia o mesmo (mesmo esquecendo que os pellets estão muito caros, mas o preço da eletricidade também varia muito e para o ano deve ficar bem mais alto).


    São radiadores de alumínio normais. Antes passava lá água do recuperador às vezes a ferver, agora passa água da BC a não mais de 55 graus.
    Mantive tudo o que tinha, ainda que no meu quarto (que é o mais longe do coletor) continue a pensar em adicionar uns elementos. No inverno passado balanceei corretamente (acho eu 😅) o circuito todo e no quarto ficou melhor, por isso mais uma melhoria que ficou "de molho".
    Andei também à procura de radiadores de baixa temperatura, mas na realidade acabo por não sentir necessidade disso. Os meus aquecem razoavelmente bem e mantêm a casa bem agradável entre os 20-21 graus.

    Em relação ao que demora a aquecer, não me preocupo com isso honestamente. Tenho a BC ligada 24/7 e ela vai aquecendo mais, aquecendo menos, desligando quando entende :-)

    Tenha em atenção o tamanho da casa e o número de elementos que tem, isso sim irá ditar a necessidade da fonte de calor. A minha BC é de apenas 8kW térmicos, mas é um apartamento de ~~120m2.


    Era mesmo isso que tenho em mente, mas tentado usar Bomba de Calor de baixa temperatura, face, como falei, ao investimento baixo, o problema é que não posso estar propriamente a arriscar e se correr mal fico com uma bomba de calor sem utilidade.. Tenho mesmo de me aconselhar com profissionais da área. Se conseguisse fazer o teste com a bomba de Calor que lá tenho, mas não me parece fácil, não é só desligar um tubo e ligar em outro... :)

    Obrigado pelo feedback
  9.  # 9

    Não, acho que isso não é possível. As BC para AQS são pensadas para aquecer a água devagar, com pouca potência absorvida (pouca potência térmica também) e ao longo do tempo. A grande maioria até é "em bloco" com o depósito, ainda que existam algumas externas.
    Para AQC tem de ter maior potência térmica, porque a água arrefece rapidamente no circuito dos radiadores. Mesmo para PRH, que funciona a temperaturas muito mais baixas que os radiadores, exige uma BC dedicada muito mais potente que as de AQC.
  10.  # 10

    E consumos da bc para aquecer os radiadores ?
  11.  # 11

    Entre os 15 e os 40kWh por dia, dependendo da temperatura exterior claro.
    Se pensarmos em 30kWh/dia em média (só nos meses mesmo frios) dará 900kWh/mês, a 18cts/kWh seriam 162€ só para o aquecimento.
    Neste momento há quem tenha eletricidade muito mais barata, o que ajuda. Mas a partir de Janeiro deve ir doer no bolso outra vez 😕
  12.  # 12

    Ainda é um valor bastante elevado, para aquecer 120 m2.
  13.  # 13

    É e não é. Claro que se tivesse PRH e trabalhasse a 30 graus gastava menos, mas o que cá está são radiadores...
    Na situação anterior gastava cerca de 1,5m3 de lenha (apenas no pico do frio e dependendo se estava em casa aos fds ou não, aí era todo o dia a queimar), o que já estaria nos 75€ ao preço da última que comprei.
    Chegava a casa do trabalho tinha a casa gelada, acendia o recuperador e entretanto fazia o jantar e jantava cheio de frio, lá começava a ficar a casa confortável até ir para a cama. Depois deixava de queimar e acordava de manhã cheio de frio. A casa nunca ganhava inércia térmica.

    Já há alguns anos um vizinho do mesmo prédio me dizia que gastava 150-200€ de gás no aquecimento dele.

    O conforto também se paga :-) Eu não me queixo.
  14.  # 14

    Colocado por: Bruno.AlvesEm relação ao que demora a aquecer, não me preocupo com isso honestamente. Tenho a BC ligada 24/7 e ela vai aquecendo mais, aquecendo menos, desligando quando entende :-)


    Ainda não me tinha cruzado com o seu tópico. Excelente relato, obrigado pela partilha.
    Uma pergunta, refere que tem a BC ligada 24/7. Tem programação diária de temperatura dentro de casa? Por exemplo, nas horas que não está ninguém programa uma temperatura diferente das horas em que chegam a casa?
  15.  # 15

    Só tenho programa horário para temperatura à noite mais baixa do que durante o dia, para reduzir o esforço/consumo da BC quando está mais frio. De resto sempre ligada para manter a temperatura da casa, esteja ou não alguém em casa. A ideia é evitar que a inércia térmica se perca.
    Como relatei noutro tópico, a minha BC tem um funcionamento meio bosta, desta forma reduzo a temperatura de impulsão durante a noite (que acaba por ser maior que durante o dia apesar de ter um setpoint de temperatura interior superior 😒)
    https://forumdacasa.com/discussion/84292/vaillant-arotherm-plus-configuracao-e-funcionamento/#Item_2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa
  16.  # 16

    Colocado por: Bruno.AlvesNão, acho que isso não é possível. As BC para AQS são pensadas para aquecer a água devagar, com pouca potência absorvida (pouca potência térmica também) e ao longo do tempo. A grande maioria até é "em bloco" com o depósito, ainda que existam algumas externas.
    Para AQC tem de ter maior potência térmica, porque a água arrefece rapidamente no circuito dos radiadores. Mesmo para PRH, que funciona a temperaturas muito mais baixas que os radiadores, exige uma BC dedicada muito mais potente que as de AQC.


    Pois... é a conclusão que estou a chegar, era bom demais, porque as BC para aquecimento de aguas são relativamente baratas.

    Mas no fundo, para trocar, teria que ser algo que conseguisse recuperar em, no máximo, 7/8 anos, senão não acho que compense. Porque, neste momento, o meu sistema é bastante prático e funciona bem, caldeira a gasóleo, ponho o termostato externo a coordenar o trabalho da caldeira, das 7:00 ás 9:00 eleva a temperatura mínima é 19,5º; o mesmo das 18:00 ás 22:00, o resto do dia temperatura mínima 18º, isto permite me que a casa não fique muito fria quando não está ninguém, e tenha uma temperatura q.b quando estamos em casa, não sendo uma temperatura muito elevada para não aumentar muito o consumo de gasoleo. Com isto, o ano passado, que o gasoleo esteve muito caro no inverno, gastei uma média de 250,00 € mensais, e o gasoleo é relativamente confortável, é so chamar o homem e ele em 5 minutos mete o gasóleo que pretendo.
  17.  # 17

    Colocado por: Bruno.AlvesSó tenho programa horário para temperatura à noite mais baixa do que durante o dia, para reduzir o esforço/consumo da BC quando está mais frio. De resto sempre ligada para manter a temperatura da casa, esteja ou não alguém em casa. A ideia é evitar que a inércia térmica se perca.
    Como relatei noutro tópico, a minha BC tem um funcionamento meio bosta, desta forma reduzo a temperatura de impulsão durante a noite (que acaba por ser maior que durante o dia apesar de ter um setpoint de temperatura interior superior 😒)
    https://forumdacasa.com/discussion/84292/vaillant-arotherm-plus-configuracao-e-funcionamento/#Item_2
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LrLisboa


    No meu caso é caldeira de condensação, também tenho programada temperatura máxima. Quando estão temperaturas muito baixas lá fora às vezes tenho que subi-las um pouco até aos 65º. O que não tira vantagem da condensação.
    Havia de experimentar fazer como você e manter a temp da casa sempre, mas com max de 55º de água para favorecer ao máximo o aproveitamento do calor da condensação.
    Tenho dados de anos anteriores e dará para comparar e tirar a velha teima se mais vale deixar sempre ligado ou programar diferentes temperaturas.
    Até aqui, segundo coisas que vou lendo, todos acreditam que se gasta menos com a programação consoante o horário que se está em casa, mas se nos meses mais frios uma boa parte da utilização não aproveita a condensação talvez não compense assim tanto. Tenho que testar agora que tenho dados para comparação
  18.  # 18

    Colocado por: stanpanan

    Não sei se poderia usar a mesma, mas a minha Bomba de Calor que está a aquecer as Aguas custou 2500 euros.

    Não pode comparar, são situações completamente diferentes.

    Aliás, digo-lhe já que não pode usar uma bomba de calor de AQS (parece-me que é a essas que se refere quando diz "baixa temperatura") para aquecer os radiadores. Pela simples razão de não ter (em princípio) potência suficiente.

    As bombas de calor de AQS têm normalmente uma potência a rondar os 1.5 Kw, e isso é muuuiiiito baixo para aquecimento central. Para ter uma ideia, cada elemento de um banal radiador de alumínio têm potencial para dissipar 200W de potência (em determinadas condições). Basta um radiador com 8 elementos para esgoar a capacidade de uma BC de AQS...

    Pode usar uma bomba de calor de "média temperatura" (as que fazem 65ºC sem resistência), mas com potência suficiente para suprir as necessidades do circuito (pelo menos 50-100 W por cada elemento que tiver instalado).

    Força nisso.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
 
0.0253 seg. NEW