Colocado por: N Miguel Oliveira
Tretas?
Diga isso aos milhões de portugueses emigrados... e de passo pergunte-lhes se por acaso vivem na Noruega ou no Canadá com -20ºC por amor à profissão... ou se o facto de se ganhar mais por lá foi mero acaso.
Porque não emigraram para Marrocos, para o Senegal, para o Sri Lanka? Para o Nepal? Para a Somália? Para a Bolívia?
Porque ao emigrar na Europa, não vão para a Bulgária, Grécia, Croácia? Com climas e culturas mais próximas da nossa?
Fonix, "a motivação não está dependente dos salários"... esta foi boa.
Parece que nunca ouviu um português queixar-se que se ganha mal neste país!
Se no 12º ano, me dissessem que iria estudar 8-10 anos a correr bem, queimar a cabeça, viver em constante formação, turnos da noite nas Urgências... para ganhar 2000 paus... eu certamente não ia, por muito amor à profissão que tivesse.
Colocado por: jg231continua com as tretas
são 6 anos de curso, começa nos 2000€, faz os anos de internato e pumba salta logo para os 3280 paus se quiser fazer privado, se não quiser pede regime exclusivo e do nada está nos 4k, daqui é sempre a andar, evolução de carreira como nenhuma outra, perigo desemprego = 0, queimar a cabeça? estudos constantes? lolol, há profissões que queimam bem mais
Colocado por: N Miguel Oliveiramaior ordenado, maior remuneração
Colocado por: jg231carreira como nenhuma outra, perigo desemprego = 0, queimar a cabeça? estudos constantes? lolol, há profissões que queimam bem mais
Colocado por: jg231
continua com as tretas
são 6 anos de curso, começa nos 2000€, faz os anos de internato e pumba salta logo para os 3280 paus se quiser fazer privado, se não quiser pede regime exclusivo e do nada está nos 4k, daqui é sempre a andar, evolução de carreira como nenhuma outra, perigo desemprego = 0, queimar a cabeça? estudos constantes? lolol, há profissões que queimam bem mais
Colocado por: SarrapilheiroMas então em que é que ficamos? Uma pessoa que pensa construir uma casita de 200m2 sem garagem nem piscina, quanto é que tem de, ter no minimo, para dar ao empreiteiro apenas para a casa em si? Para ter uma coisinha feiota mas bem construída?
Eu comprei agora um terreno na Maia para construir uma casa isolada e avancei pq a arquiteta diz que se consegue projetar para construir por 1200 - 1300 €/m2 + iva. Ainda estamos na fase da escritura, mas espero mais para o meio do ano n ter surpresas :)
Acompanho estes tópicos sempre com o coração na mão
Colocado por: N Miguel Oliveira
Está ali no limite para a Maia.
Não acho nada de impossivel.
O que tem que fazer é, deixar a Arquitecta fazer o seu trabalho. Eventualmente trazer a casa para os 150-170m², mais do que suficiente para um T3.
E perder muito tempo na Fase de Estudo Prévio. Tendo uma ideia da planta e do calculo estrutural, perder algum tempo a orçamentar.
Deixa-a levar as coisas sem pressa.
Para que possa optimizar as coisas.
Se o seu foco é manter o preço. Defina um tecto máximo. Não condicione demasiado o que quer na casa.
Deixe que seja o terreno a modelar o projecto também. Não force casas térrreas em terrenos inclinados e coisas assim.
Acredite no seu técnico.
No fundo, faça as coisas de modo diferente, para não terminar nestes fórum com um tópico triste daqui a um ou dois anos.
Se reparar, a sua pergunta começa logo mal e é um mau sintoma. Não deveria perguntar quanto custa uma casa com 200m². Deveria era perguntar que casa dá para fazer com um orçamento de X€. Comece assim e não o contrário e esqueça os valores ao m².
Colocado por: diouf_matosjg231, certamente fala em brutos, pois a minha mulher está a terminar o 1.º ano da especialidade e o que la cai, são cerca de 1400€.
Colocado por: N Miguel Oliveira* maior ordenado, maiormotivação
Colocado por: SarrapilheiroÉ que até pode ter razao nesses valores, mas não esquecer que o estado leva metade do que está a dizer.
Colocado por: SarrapilheiroQuando na mesma posição em espanha levariam o triplo
Colocado por: xaninhow221k Iva incluido.
Colocado por: dmanteigasVou-lhe colocar uma questao: o N Miguel amanha torna-se melhor arquiteto se eu lhe meter 20 mil euros no bolso? Provavelmente torna-se uma pessoa mais feliz e motivada... nao se torna e melhor arquiteto :)
Colocado por: allwerExemplo pratico, o meu.
6000CHF brutos traduziam em 5200CHF líquidos menos 300CHF seguro de saúde. 4900CHF disponíveis.
Mudei-me para Portugal por causa da família e felizmente com o salário convertido para €.
Salário disponível 3600€, rico aos olhos do estado… ultimo escalão de IRS.
Acho absolutamente ridículo o volume de impostos para o que recebo em troca! Nada… :/
Colocado por: xaninhowEm construção estamos a falar de 150m2.
Orçamento ficou na casa dos 221k Iva incluido.
Colocado por: mafs4960Foi você que me pagou a Licenciatura + Mestrado e Especialidade???
Colocado por: CarvaiA questão da construção parece estar pior que aquilo que imaginava. Um amigo meu comprou há um ano um terreno urbano legalizado para construir uma moradia de férias junto á terra da mulher. Após um ano com os projetos, licenças, etc foi procurar um Construtor para a moradia térrea com cerca de 150m2. Apenas conseguiu um orçamento de mais de 400K e obras a iniciar depois de Outubro. Isto numa pequena cidade perto da Serra da Estrela. Desistiu da ideia e vai tentar algo pré-fabricado.