Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Mesmo após trocar as pilhas o problema mantêm-se. A chama-piloto tenta arrancar, mas não se mantêm por muito tempo. Deixo um video do problema. O termopar foi trocado há menos de dois anos.

    https://youtu.be/y5InCAieBr4
  2.  # 2

    Gas natural ou de bilha?
  3.  # 3

    Colocado por: nielskyGas natural ou de bilha?


    Gás Natural. No fogão, os bicos estão a funcionar bem. Também já abri a janela para arejar bem.
  4.  # 4

    Pode ser sujidade (menor probabilidade)
    Pode ser a membrana deteriorada (maior probabilidade).

    Ha quanto tempo não é feito uma manutenção ao esquentador?
  5.  # 5

    Colocado por: nielskyPode ser sujidade (menor probabilidade)
    Pode ser a membrana deteriorada (maior probabilidade).

    Ha quanto tempo não é feito uma manutenção ao esquentador?


    A última manutenção foi quando o técnico veio cá trocar o termopar. Há cerca de dois anos.

    Onde posso limpar a sujidade?
  6.  # 6

    Pelo sintoma parece mais ser a membrana porque a chama piloto não se mantém acesa.
  7.  # 7

    Pelo que me lembro isso pode ser pelo menos três coisas termopar, membrana danificada ou sujidade nesse tubo que leva o gás junto ao termopar. Se souber como o tirar de uma limpeza ao mesmo para ver se resolve.
  8.  # 8

    Colocado por: bluthunder82Se souber como o tirar de uma limpeza ao mesmo para ver se resolve

    É só fazer uma sopragem. Se tiver um spray de ar, é só dar um toque.

    Parece-me mais ser da membrana porque não se mantem tempo suficiente para abrir a valvula principal do gás .
  9.  # 9

    Colocado por: nielsky
    É só fazer uma sopragem. Se tiver um spray de ar, é só dar um toque.

    Parece-me mais ser da membrana porque não se mantem tempo suficiente para abrir a valvula principal do gás .


    Consegui tirar e soprar, mas o problema mantém-se.

    A membrana tem de ser trocada por um técnico ou posso ser eu?
  10.  # 10

    Se o tubo tinha alguma gordura algo habitual se tiver o equipamento numa cozinha o ideal e limpar mesmo o tubo com o produto. Viu/limpou também o injetor?

    Poderá ser da membrana tal como.jabreferiran aqui mas já vi casos em que o problema era idêntico e a causa era esse tudo ou injetor sujo, tal como casais em que o termopar, o que em princípio não deve ser o caso já que foi mudado há pouco tempo.
  11.  # 11

    Poderá ser da membrana tal como já referiram aqui, mas já vi casos em que o problema era idêntico e a causa era esse tubo ou injetor sujo, tal como causas derivado a avaria do termopar, o que em princípio não deve ser o caso já que foi mudado há pouco tempo.
  12.  # 12

    Posso desligar o gás e desenroscar o injetor ou é demasiado arriscado?
  13.  # 13

    Pode.
    Desliga o gás.
    Liga o esquentador para purgar o pouco gas que fica no sistema.
  14.  # 14

    Colocado por: nielskyPode.
    Desliga o gás.
    Liga o esquentador para purgar o pouco gas que fica no sistema.


    Obrigado, fiz isso e continua igual.

    Fiz outro teste. Desliguei o gás e puxei a água quente. Neste caso a faísca ficou sempre a tentar arrancar. Mas a partir do momento que ligo o gás a faísca quase não trabalha e o piloto não acende por completo.
  15.  # 15

    Colocado por: peetman

    Ok vou fazer isso. Obrigado.

    Mas tenho outra dúvida, a faísca não deveria estar a arrancar mesmo não acendendo por completo? é que eu nem ouço a faísca.


    Para aparecer chama no esquentador é porque tem de haver faísca.
    Não havendo faisca as causas seria, pilhas fracas, termopar sujo, ou então danificado.
  16.  # 16

    Colocado por: peetman

    Obrigado, fiz isso e continua igual.

    Fiz outro teste. Desliguei o gás e puxei a água quente. Neste caso a faísca ficou sempre a tentar arrancar. Mas a partir do momento que ligo o gás a faísca quase não trabalha e o piloto não acende por completo.


    Então em princípio será mesmo a membrana danificada, assumindo que o injetor e o tubo estão limpos
  17.  # 17

    Colocado por: bluthunder82

    Então em princípio será mesmo a membrana danificada, assumindo que o injetor e o tubo estão limpos


    obrigado, nesse caso seria necessário chamar técnico para a troca. vou optar pela troca por um termoacumulador então, e assim fecho a janela da cozinha que me arrefece o apartamento todo.

    tem alguma sugestão até 200€? abri outro tópico aqui
    https://forumdacasa.com/discussion/94636/termoacumulador-50l-ate-200/#Item_2
  18.  # 18

    Colocado por: peetman

    obrigado, nesse caso seria necessário chamar técnico para a troca. vou optar pela troca por um termoacumulador então, e assim fecho a janela da cozinha que me arrefece o apartamento todo.

    tem alguma sugestão até 200€? abri outro tópico aqui
    https://forumdacasa.com/discussion/94636/termoacumulador-50l-ate-200/#Item_2


    Foi coisa que nunca fiz, por isso não o consigo ajudar.
    A nível de termoacumulador não sou a pessoa indicada para o ajudar já que nunca tive nenhum, mas estou certo que alguém o consegue ajudar.
    Tome atenção à capacidade do mesmo face ao número de pessoas habituais em casa.
  19.  # 19

    Colocado por: bluthunder82

    Foi coisa que nunca fiz, por isso não o consigo ajudar.
    A nível de termoacumulador não sou a pessoa indicada para o ajudar já que nunca tive nenhum, mas estou certo que alguém o consegue ajudar.
    Tome atenção à capacidade do mesmo face ao número de pessoas habituais em casa.


    Obrigado pelas respostas
 
0.0197 seg. NEW