Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    E obviamente que picava essas juntas do granito e rejuntava com cal 😊
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  2.  # 2

    zedasilva> há qualquer coisa nas palas que eu não consigo gostar... parece que a casa está de boné... embora a possibilidade da pala de ferro não me desagrade seguindo o guarda corpos em ferros também
    Uma coisa estranha é que agora que comparo a sua simulação de escada com e sem pedra por baixo dos degraus, gosto mais da com tijolo 😳


    vitor> Eu cheguei a pensar em um telheiro semelhante ao que anexo (madeira e telha), mas temo que ficasse estreito, a área de degrau não é assim tão grande

    A cobertura actual é (mesmo!) muito feia.. não me consigo acostumar... O empreiteiro sugeriu cerca de 7K para trocar o telhado por vigas galvanizadas (será isso?!) e telha canudo... mas vamos continuar a apostar de baixo para cima e empurrar com a barriga esse dissabor.. a protecção da porta do andar dd cima vai ter mesmo de ser pensada com carinho, mas quanfoder para prever melhor como vai ficar


    Para já os planos são:

    . mudar o quadro de eletricidade para sair o mamarracho
    . comprar andaimes e começar a descascar o cimento pintado
    . aguardar que o empreiteiro venha demolir o wc
    . mover as escadas e fazer a drenagem
      Screenshot_20240304_190104_Gallery.jpg
      Screenshot_20240304_185721_Gallery.jpg
      Screenshot_20240304_185747_Gallery.jpg
  3.  # 3

    marize
    Já pensou em introduzir nesse conjunto de edifícios elementos contemporâneos?
    Por exemplo assumir esse reboco branco e transformar essa cobertura numa cobertura plana
    Quando neste tipo de intervenção começamos a tentar "imitar o antigo" nem sempre as coisas resultam, por vezes mais vale assumir que existem 2 momentos no edifício.
    Por norma resulta bem e muitas vezes até sai mais barato
    Concordam com este comentário: Peper87, barreira
  4.  # 4

    Até já, aliás, o querermos as portas 100% em vidro (e não em madeira como nos aconselharam), segue um pouco essa premossa...

    mas o reboco está mesmo em muito mau estado e é todo em cimento.
    Do que percebo e do que tenho aprendido, não é a melhor opção para revestir casas em pedra
    ...
    • marize
    • 19 março 2024 editado

     # 5

    Do lado de cá o silêncio deve-se a muito trabalho misturado com muito pó e alguns avanços.

    A casa começa finalmente a receber luz natural e a retornar o seu caminho inicial.

    Nestes últimos dias:

    . demolimos um muro e um telheiro que serviam para proteger a zona de animais

    . recuperámos uma janela que estava tapada com bloco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, Vítor Magalhães
      Screenshot_20240319_061542_Gallery.jpg
      Screenshot_20240319_061626_WhatsAppBusiness.jpg
      Screenshot_20240319_061708_Gallery.jpg
    • marize
    • 19 março 2024 editado

     # 6

    . demolimos a casa de banho

    . as escadas quase que se desmancharam sozinhas (o que já estava "planeado" para a parte da drenagem)

    . começámos a afundar o enchimento de cimento que os antigos proprietários tinham feito

    . aprendemos a comer pó em todas as refeições (aquela porta de aspecto tenebroso, é a da nossa cozinha/área de trabalho on-line)

    . refizemos as passagens de água e luz da bomba, já que os tubos estavam muito à superfície e não resistiram à "pressão/passagem" das máquinas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
      Screenshot_20240319_061747_Gallery.jpg
      Screenshot_20240319_062136_Gallery.jpg
      Screenshot_20240319_061938_Gallery.jpg
    • marize
    • 19 março 2024 editado

     # 7

    E nos entretantos, quando já não temos cá a equipa de trabalho e ainda nos sobra energia, estofo, coragem; trabalhamos por "turnos" 😅
    seja a (tentar) limpar e organizar o caos, seja a picar cimento das janelas, rejuntas e paredes, ou a rezar para que pelo menos um dos dois, vá mantendo a sua sanidade mental.

    Para quem segue na aventura de morar e trabalhar em um espaço em obras, muita coragem para esse lado 🥸

    Para quem permite que cresça dentro de si a vontade de contrariar o comum e avançar para onde o vosso coração chama, acreditem que é caótico, mas vale cada segundo 🙌
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      Screenshot_20240319_062421_Gallery.jpg
      Screenshot_20240319_064112_Gallery.jpg
  5.  # 8

    Assim dá mais gosto, meter as mãos na massa e deixar a nossa marca, é obra que fica para o futuro e feita pelas nossas mãos.

    Então quando feito a dois, é a cereja em cima do bolo.

    Continuem, eu vou gostando de ver esses desenvolvimento!
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, Casa da Horta, Zé Meirinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  6.  # 9

    Colocado por: marizePara quem segue na aventura de morar e trabalhar em um espaço em obras, muita coragem para esse lado 🥸


    Acaba por ser a derradeira prova de amor.

    Conheço casamentos que estão no limite da rotura devido a todo o stress associado ao restauro das pedras que compraram. Entre o arrependimento, a falta de capital ou de tempo para rachar cepos e ir buscar os miúdos à escola...é que no final do dia não ha um "sofa confortável" para descansarem.

    No youtube parece tudo fácil, mas é preciso mesmo muita coragem e união, sem margem de duvidas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, HAL_9000, monicaM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  7.  # 10

    Independentemente de todas as adversidades que possam surgir, não há melhor romance do que uma vida a dois na casinha do interior reabilitada com o corpo e a alma.
    Os altos e baixos fazem parte, como o bater do coração e no fim do dia o que interessa é ter o coração bem preenchido.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  8.  # 11

    Antes de partilhar o andamento da obra, não posso deixar de agradecer individualmente as vossas palavras:

    . rpmmsantos > Pela nossa idade (os dois nos 45) e infelizmente ainda sem filhos nascidos (embora estejamos a investir na eventual 4a gravidez), temos a perfeita noção de que não é só para nós que estamos a dar no duro e que queremos estabelecer uma relação honesta com este lugar e com as mudanças que vamos proporcionando (e que também vamos nós mesmos no bom sentido, sentindo). Na verdade e por as construções serem em pedra, se não tivéssemos aqui 3 profissionais connosco (por muito que só venham pontualmente e por 2, no máximo 3 dias), sinto que ja teríamos desesperado. Este trabalho era impossível sem máquinas e nós estávamos cegos em relação a isso. Mas estamos sem dúvida a sentir que mesmo sendo menos visível, as nossas mãos vão ficando marcadas em alguns dos cantos e sabe muito muito bem 🩷


    . Nostradamus > Entendo e concordo totalmente com o que diz e essa metáfora do não haver um sofá confortável para descansar, só é clara e perfeitamente adequada, a quem efectivamente sabe o que está a dizer e não tem já há vários meses, um sofá para se refastelar 😂!
    Ainda por cima nós não estando a seguir nenhum projecto oficial e tendo de segurar o barco em relação a cada "pedra" nova que surge, a comunicação e transmissão do desconforto e expectativa individual, tem sido mesmo muito importante! Felizmente eu e o João somos sensitivos em relação um ao outro e seguimos atentos à nossa intuição; o que respeito que para muita gente seja conversa da treta, mas a nós nos tem ajudado a manter a compostura de núcleo familiar. Estamos ambos confortáveis a se por falta de dinheiro tivermos de continuar a durante mais meio ano, dormir de colchão no chão ou tomar banho de balde!
    Para a nossa família de origem, isso é desconcertante e continuam a perguntar quando é que vamos começar a fechar a casa e a montar a cozinha.
    Por não termos crédito bancário e irmos avançando de orçamento individual a orçamento individual, apercebemo-nos de que o dinheiro efectivamente "voa" com muita facilidade e poderia ser uma situação de grande stress, o que felizmente temos (umas vezes com menos custo, outras vezes com mais custo) conseguido gerir e usar para nos relembrar ainda mais vezes. de que necessitamos de estar os dois alinhados com o projecto.


    . Vítor > O coração tem-se deitado todos os dias quentinho e sorridente! E sentimo-nos neste momento em total enamoramento com os nossos dons, as nossas visões e este belo lugar; já um pelo outro depende dos desafios que passámos nesse dia 😂 (mas antes de adormecer, continuo a dizer honestamente todos os dias ao senhor meu marido, de que ele é a minha melhor companhia e a sentir que valeram a pena todas as aprendizagens por 39 anos de vida, antes de o conhecer).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
    • marize
    • 21 março 2024 editado

     # 12

    Entretanto ontem ficou concluída a execução do orçamento para a drenagem das águas que descem a Encosta com a tela pitonada, manta geotextil e tubo não sei o quê, em que honestamente sinto que cumpriram o que pedimos (antes de começarem a fazer o "sanduíche" garantimos que estávamos na mesma linha de pensamento).
    Mas foi efectivamente muito rápido e só no fim me apercebi que não tinha questionado aqui a orientação de como "fechar" o sanduiche nas pontas 😂 parece-me que o foram estreitando e fizeram estilo "rebuçado".
    Como não sabemos quando vamos avançar com o piso em redor da casa, pedimos para aplicarem a "brita" que sobrou por cima.


    🌿 O que não gostei | na foto que se vê o recorte da janela de baixo (em que por curiosidade em cima, já se vê a janela com pingadeira), o sr furou a pedra para fixar o "parafuso" e eu ainda tentei ir a correr a pedir para não fazer na segunda lateral, mas ele insistiu que isso depois se disfarça com massa (????? 😤), que não tinha outra maneira de o fazer, e para não me preocupar que estava a furar muito acima de onde vem a água (na verdade a minha preocupação até era mais estética do que outra coisa).

    🌿 Dúvidas desta fase | a nossa ideia é eventualmente um dia aplicar piso de paralelos para evitar o lamaçal (o que poderá ser mais cedo do que pensamos, caso consigamos adjudicar alguém que para já, faça poucos m2, só em redor da casa).

    1) Como funciona com a tela pitonada? Fica recortada à altura do paralelo? Leva alguma "cola"?

    2) o inevitável cimento que vão usar com a aplicação dos paralelos (gostamos muito dos que são só em terra, mas já nos chega a erva que temos para cortar nos arretos) , tem alguma reacção adversa com as rejuntas da casa que serão em argamassa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, Vítor Magalhães
      Imagem WhatsApp 2024-03-21 às 09.47.53_0e44eccf.jpg
      Imagem WhatsApp 2024-03-21 às 09.47.53_3a1e2342.jpg
      Imagem WhatsApp 2024-03-21 às 09.47.53_d8e50c36.jpg
    • marize
    • 21 março 2024 editado

     # 13

    🌿 Andamentos mais ligeiros | Aproveitámos a ajuda das máquinas e terminámos de demolir totalmente um pequeno canto de anexo e parcialmente outro, ficando agora com esse "telheiro" que depois de estabilizado, será usado para guardar a lenha que por enquanto temos espalhada pela propriedade e continuamos fiéis à Makita que o Luis Casa da Horta nos recomendou, que é um verdadeiro maquinão, muito leve e que me permitiu passar mais de 5h a trabalhar tranquilamente com ela (fui rodando entre as nossas 4baterias e as do empreiteiro que também me emprestou as dele 😅). Grande diferença? Zero dor de costas no dia a seguir (se bem que isto de carregar pedra e subir e descer "arretos", também prepara o corpo de maneira diferente 😬.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, Vítor Magalhães, Zé Meirinho
      Imagem WhatsApp 2024-03-21 às 09.48.47_de0e73a0.jpg
      Imagem WhatsApp 2024-03-21 às 09.48.47_2a4acdfc.jpg
      Imagem WhatsApp 2024-03-21 às 10.00.34_774c455a.jpg
    • marize
    • 21 março 2024 editado

     # 14

    🌿 O que me estou a tentar acostumar e a manter a fé | tínhamos a previsão de ao demolir o muro que acompanhava o lagar, manter duas pedras que ficariam viradas para a serra (futuro sofá exterior); romance à parte não foi possível (a estrutura em baixo estava cheia de entulho e não era suficientemente estável) e neste momento temos na prática e visualmente; um belo e aprazível pátio, mas com um grande desnível entre a casa principal e o anexo/cozinha; mesmo sabendo que o piso superior vai ser um dia ligeiramente afundado, e que temos muita pedra para fazer umas escadas giras; venha a fé a acompanhar o foco; porque ainda vão ser umas semanas de lamaçal.
    A boa notícia é que propositadamente ou ao acaso (acho que nunca saberemos), já existiam no local umas pedras que estamos neste momento a usar como escada (tortinhas, mas funcionais para não termos de ir à volta).

    Aproveito para deixar fotos das pedras com que temos estado a lidar, para trazer a consciência (que nós não tínhamos!!!) que reconstruções com casas de pedra em que se vá demolir alguma coisa, tem pedras em que não se consegue humanamente mexer, no nosso caso, nem que tivéssemos alugado uma giratória pequena (que foi algo que ponderámos por estupidamente pensar que reduziríamos custos)

    Neste caso essa quantidade assustadora de pedras que se vêem, foram somente de remoção da tal parede de telheiro que protegia os animais (e que agora proporciona esse pátio); e de afundar o piso e demolir uma divisão interna da futura cozinha (anteriores dois currais) que na mesma foto tem a porta (já com pingadeira) à esquerda.

    Deixei o garrafão de plástico como referência de tamanho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, Vítor Magalhães
      Imagem WhatsApp 2024-03-21 às 09.48.41_90b9f559.jpg
      Imagem WhatsApp 2024-03-21 às 09.48.46_70e0f02e.jpg
      Sem título3.jpg
  9.  # 15

    Não sei ajudar nestas dúvidas. Limito-me a deliciar-me com as paisagens e agradecer as fotos que publica. E a gente gosta muito de fotos ☺️

    Quando for altura de plantar batatas cá estarei para ajudar.
    Concordam com este comentário: marize, Zé Meirinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  10.  # 16

    Espaço para batatas e outras coisitas mais, não falta, haja corpinho e disponibilidade de tempo (que eu que adoro um bom puré e uma batatinha assada, sei bem que é a si a quem perguntar as melhores linhagens) 😉

    Colocado por: Casa da HortaQuando for altura de plantar batatas cá estarei para ajudar.
    Concordam com este comentário:marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
      Screenshot_20240322_003605_YouTube.jpg
      Screenshot_20240322_003032_YouTube.jpg
  11.  # 17

    Não queria ser eu a trazer mais uma "despesa", mas se tiverem mesmo gosto e dedicação a cultivar as vossas coisas (e têm terra e espaço com fartura para não mais precisarem comprar uma batata, cebola, alho, tomate, tudo...), vão acabar por precisar de uma motoenxada. Se for só para plantar meia dúzia de coisas e continuar a ir ao supermercado, só a enxada serve. Para cultivar em quantidade suficiente será melhor começar a pensar em maquinaria.

    Lembro-me de ter visto, há 2 ou 3 anos, uma da Vito com os acessórios importantes em promoção ali pelos 500 euros. Também poderei dar a minha sugestão se chegarem a ponderar a compra de uma motoenxada.

    edit: este comentário é referente a Março de 2025, não deve ser lido antes;-)
    Concordam com este comentário: marize, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  12.  # 18

    Não li o seu comentário 😅🫂
    Daqui a um aninho voltamos a falar! Até lá, ainda estamos a tentar render-nos às evidências.

    Colocado por: Casa da HortaNão queria ser eu a trazer mais uma "despesa", mas se tiverem mesmo gosto e dedicação a cultivar as vossas coisas (e têm terra e espaço com fartura para não mais precisarem comprar uma batata, cebola, alho, tomate, tudo...), vão acabar por precisar de uma motoenxada. Se for só para plantar meia dúzia de coisas e continuar a ir ao supermercado, só a enxada serve. Para cultivar em quantidade suficiente será melhor começar a pensar em maquinaria.

    Lembro-me de ter visto, há 2 ou 3 anos, uma da Vito com os acessórios importantes em promoção ali pelos 500 euros. Também poderei dar a minha sugestão se chegarem a ponderar a compra de uma motoenxada.
  13.  # 19

    Colocado por: marizeNão li o seu comentário

    Já editei;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  14.  # 20

    😂😂😂😂😂😂 ahahahahahh muito bom!!!!
 
0.0551 seg. NEW