Iniciar sessão ou registar-se
    • civ
    • 16 fevereiro 2010 editado

# 1

Boa noite a todos,
    Parabéns pelo excelente forum, pois do pouco tempo que tenha andado por aqui já esclareci muitas dúvidas.
    No entanto surge-me uma que ainda ninguém a colocou (acho eu): Tou a comprar casa e a escritura deve estar para breve, até aqui tudo bem. A minha dúvida é a seguinte: no acto do pagamento (que será no dia da escritura) vou pagar com cheque, esse cheque tem que ser emitido no nome do vendedor ou é indiferente?
    Obrigado desde já pela atenção dispensada! Abraço
  1.  # 2

Pergunte ao vendedor como quer que lhe pague ou informe-se junto do Notário aonde vai assinar a escritura.
    Tanto quanto sei, o cheque deve ser sempre emitido em nome do vendedor (da pessoa que vende a casa).
    Eu aconselhava-o a útilizar um cheque bancário.
    Se utilizar um cheque certificado, o Banco cobra-lhe muito mais do que se utilizar um cheque bancário, que não é um cheque que você usa normalmene, mas sim um que se pede pedir ao balcão.
    • civ
    • 17 fevereiro 2010

# 3

Obrigada Jacinta, vou fazer isso, vou passar pelo notário para me informar, vai ser feito na casa pronta.
    Já agora outra questão: para a escritura é preciso o original da licença de habitabilidade, já falei com vendedor e ele diz que a tem mas ainda não a vi, no entanto a casa já foi avaliada pelas finanças e já paga o IMI à cerca de 2 anos, isso pressupõe que a mesma já tenha licença de habitabilidade, certo? Obrigado
  2.  # 4

Pois, mas se o vendedor tiver um crédito hipotecário em aberto, tem de ter 2 cheques: um para o banco pelo montante da dívida (que se presume inferior ao valor de venda) e outro para o vendedor pelo remanescente entre a dívida e o valor da venda.
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2010

# 5

Colocado por: civno entanto a casa já foi avaliada pelas finanças e já paga o IMI à cerca de 2 anos, isso pressupõe que a mesma já tenha licença de habitabilidade, certo?

Não. O facto da casa não estar legal não impede as finanças de cobrarem imposto.
    As finanças cobram impostos sobre o que estiver legal ou ilegal, para eles é igual, eles só querem é cobrar. Se é legal/ilegal as finanças não querem ter nada a ver com isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civ
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2010

# 6

Colocado por: JacintaSe utilizar um cheque certificado

Também conhecido como cheque visado?
  3.  # 7

Colocado por: FD
    Colocado por: JacintaSe utilizar um cheque certificado

Também conhecido como cheque visado?

Oups, tem razão. É isso mesmo.
    • civ
    • 19 fevereiro 2010

# 8

Obrigados, vou me certificar de tudo, porque mesmo o certificado energético ainda não foi emitido, embora o vendedor diga que já o requereu em Junho...
    Estou mesmo a ver que vai chegar o dia da escritura e não tenho os papeis todos.
    Abraços
    • civ
    • 23 fevereiro 2010

# 9

Boas, alguém pode-me dizer se a ficha técnica da habitação é o mesmo que certificado energético?
    •  
      FD
    • 23 fevereiro 2010

# 10

Colocado por: civBoas, alguém pode-me dizer se a ficha técnica da habitação é o mesmo que certificado energético?

Não, são coisas completamente diferentes.

Ficha Técnica da Habitação: descrição de toda a habitação, materiais e técnicas utilizadas, uma espécie de bilhete de identidade
    Certificado Energético: classificação de eficácia energética da habitação
    • civ
    • 23 fevereiro 2010

# 11

Colocado por: FD
    Colocado por: civBoas, alguém pode-me dizer se a ficha técnica da habitação é o mesmo que certificado energético?

Não, são coisas completamente diferentes.

Ficha Técnica da Habitação: descrição de toda a habitação, materiais e técnicas utilizadas, uma espécie de bilhete de identidade
    Certificado Energético: classificação de eficácia energética da habitação

Obrigado FD, já agora o certificado energético é emitido por quem? Onde me posso dirigir para me certificar se a casa tem esse mesmo certificado? É que eu "falo em alhos ao vendedor e ele responde-me em bogalhos" pedi-lhe o certificado energético, para que no dia da escritura não falte nada, e ele apresenta-me esta tal ficha (para que me serve essa ficha?).
    •  
      FD
    • 23 fevereiro 2010

# 12

Colocado por: civOnde me posso dirigir para me certificar se a casa tem esse mesmo certificado?

O certificado deve ser apresentado, fisicamente.
    De qualquer forma para pesquisar edifícios certificados acho que esta pesquisa funciona: http://www.adene.pt/ADENE/Canais/SubPortais/SCE/EdificiosCertificados/Edif%C3%ADcios+Certificados.htm
    • civ
    • 23 fevereiro 2010

# 13

O certificado deve ser apresentado, fisicamente.
    De qualquer forma para pesquisar edifícios certificados acho que esta pesquisa funciona:http://www.adene.pt/ADENE/Canais/SubPortais/SCE/EdificiosCertificados/Edif%C3%ADcios+Certificados.htm

Já fui ao site, mas para pesquisar é preciso o n.º do certificado... e como não o tenho...

0.0106 seg. NEW