Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Estou a recuperar uma casa centenária com paredes de 50 cm em pedra. Já está toda picada e agora gostaria de uma opinião sobre o acabamento : pladur ou reboco? O construtor diz que as paredes são muito tortas e terá de levar bastante reboco... Se calhar em pladur seria melhor. Gostaria de uma. Opinião de quem sabe do assunto, e qual poderá ser o mais económico. Interessa me mais que fique bom mas se for económico... Obrigado e desculpem a maçada
  2.  # 2

    Qual é o tipo de alvenaria? Há alvenarias, no qual é muito importante manter os rebocos (sempre à base de cal, de preferencia natural) por forma a manter a coesão estrutural.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Rendocas
    • Sujo
    • 13 dezembro 2023

     # 3

    Recuperei uma casa centenária mas as paredes exteriores tinha menos de metade da grossura da sua (perpianho). Nas paredes exteriores foi colocada lã de rocha e gesso cartonado por dentro. Nas interiores de tabique que tinham o gesso a cair, foi picado o gesso e retiradas as ripas horizontais e aparafusado gesso cartonado directamente na parede de madeira. Mantivemos os rodapés e as molduras das janelas.

    Se foi a solução mais correcta já fico na dúvida.
  3.  # 4

    Colocado por: RendocasBoa tarde. Estou a recuperar uma casa centenária com paredes de 50 cm em pedra. Já está toda picada e agora gostaria de uma opinião sobre o acabamento : pladur ou reboco? O construtor diz que as paredes são muito tortas e terá de levar bastante reboco... Se calhar em pladur seria melhor. Gostaria de uma. Opinião de quem sabe do assunto, e qual poderá ser o mais económico. Interessa me mais que fique bom mas se for económico... Obrigado e desculpem a maçada


    Se o espaço que vai perder não for problema eu optaria igualmente por forrar a gesso cartonado, fazendo uma divisória autoportante o mais próximo da parede. Pode complementar com isolamento quer entre perfis quer no espaço entre os perfis e a parede original.
    Isto obviamente considerando que não pretende manter o aspeto da alvenaria de pedra à vista.
    Concordam com este comentário: nvale
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rendocas
    • eu
    • 13 dezembro 2023

     # 5

    Pladur sem qualquer dúvida, para melhorar o isolamento térmico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rendocas
  4.  # 6

    Se a casa que está a recuperar é semelhante às do minho (parede dupla de granito com barro no meio) então tem alguma humidade por capilaridade que necessita de "secar". Não vede em demasia essas paredes.

    Com o pladur garante paredes perfeitas muito mais facilmente. Antigamente faziam "pladur" desviado da parede original, mas esta estrutura de "pladur" era feito de madeira e gesso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rendocas
  5.  # 7

    Colocado por: Na_mouchSe a casa que está a recuperar é semelhante às do minho (parede dupla de granito com barro no meio) então tem alguma humidade por capilaridade que necessita de "secar". Não vede em demasia essas paredes.

    Com o pladur garante paredes perfeitas muito mais facilmente. Antigamente faziam "pladur" desviado da parede original, mas esta estrutura de "pladur" era feito de madeira e gesso.

    Acho que praticamente todas as casas centenárias tem um ou outro problema com humidades por capilaridade, não é defeito é mesmo feitio.
    Agora dependendo do tipo de alvenaria e revestimento da mesma essas patologias podem ser mais ou menos visíveis.
    As estruturas de estuque e ripas de madeira (tabique) são elas próprias um regulador de humidade, no entanto 100 anos serão sempre 100 anos e tirando algumas madeiras e alvenarias de pedra tudo o resto sofre uma degradação mais acentuada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rendocas
    • Sujo
    • 13 dezembro 2023

     # 8

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Acho que praticamente todas as casas centenárias tem um ou outro problema com humidades por capilaridade, não é defeito é mesmo feitio.
    Agora dependendo do tipo de alvenaria e revestimento da mesma essas patologias podem ser mais ou menos visíveis.
    As estruturas de estuque e ripas de madeira (tabique) são elas próprias um regulador de humidade, no entanto 100 anos serão sempre 100 anos e tirando algumas madeiras e alvenarias de pedra tudo o resto sofre uma degradação mais acentuada.


    No meu caso a casa tem uma cave/lagar que não está isolado, pelo que o problema da humidade por capilaridade não se coloca :). Não sei como é no caso do/da Rendocas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rendocas
  6.  # 9

    A minha tem paredes em pedra... Aliás não é pedra são calhaus enormes 😀e terra. Foi tudo bem picado e é no Alentejo. O pladur deve tirar me aí uns 5 a 10 cm penso eu que seja isso mas se fica melhor, mais isolada termicamente e sse o custo não é muito diferente... Mais caro ou não... Se a opinião é a de pladur... Agradeço desde já a todos que deram opinião e ajudaram de certa forma a tentar esclarecer me. Todos os esclarecimentos serão importantes
  7.  # 10

    Colocado por: RendocasAliás não é pedra são calhaus enormes 😀e terra.

    Deve manter essas paredes rebocadas. ás vezes remove-se coisas sem necessidade.
    Depois de robocar novamente, com argamassa de cal! Pode efectuar um aforra com gesso cartonado e la mineral, para reforço de isolamento termico.
    Em alternativa, efectuar reboco com uma argamassa térmica, tipo boramit, com cerca de 40mm de espessura e barramento de acabamento. Este tipo de reboco permite melhorar o comportamento térmico e ao mesmo tempo atrasar o aparecimento de patologias derivado a eflorescencias por humidade capilar.

    Mais importante ainda em termos térmicos do que as paredes, é isolar termicamente a cobertura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui_Mendes
  8.  # 11

    Aplique o pladur hidrofubo para jogar pelo seguro. Não ficará muito mais caro e terá mais segurança
  9.  # 12

    Obrigado. Relas chá foram berm chapadas com massa... Uma boa camada. Agora para acabamento e pelo que vejo, será melhor o pladur. Não é muito caro ou é? São cerca de 50 metros quadrados...
  10.  # 13

    Colocado por: RendocasNão é muito caro ou é?

    Tem de pedir cotação. 50m2 de superficie, é quase nada, vai sempre sair caro a deslocação de uma equipa para fazer esse pequeno trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rendocas
  11.  # 14

    O hidrofugo custa mais uns cerca de 1,5€/m^2 em relação ao normal.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  12.  # 15

    Obrigado pela ajuda e opiniões de todos e votos de boas festas.
 
0.0159 seg. NEW