Iniciar sessão ou registar-se
    • Célia
    • 17 fevereiro 2010 editado

     # 1

    Boa noite!

    Comprei um terreno recentemente, no distrito de Coimbra, e o meu objectivo é construir uma vivenda com arquitectura contemporânea. Fui já a três gabinetes de arquitectura pedir orçamentos para o projecto e aqui começaram as minhas dúvidas... As opiniões dos arquitectos são muito divergentes no que toca ao preço de construção por m2. Um deles aponta para 500€ e outro para 650€. A verdade é que não pretendo ultrapassar os 180.000€ e sinto-me um bocadinho baralhada...É claro que tudo depende da qualidade dos materiais utilizados, mas segundo uns arquitectos posso construir uma vivenda com cerca de 300m2, segundo outro, uma com cerca de 240m4...

    Já agora... segundo um dos arquitectos fazer uma vivenda com muito vidro não encarece muito o custo final da obra, no entanto, outro julga que aumenta sempre o custo final significativamente!
  1.  # 2

    Cara Célia,

    Peça a TODOS esses arquitectos (o dos 500HahahahEuros E O dos 650€/m2) que assinem um documento comprometendo-se a pagar o valor excedente a esses preços/m2 se a obra custar mais.

    Depois, depende de como se medem os m2.
    Normalmente, falamos m2 de área interior acima do solo (excluindo estacionamentos, cave, etc.).

    180.000€/240m2=750€/m2. Na minha opinião, este é o mínimo.
  2.  # 3

    Colocado por: CéliaJá agora... segundo um dos arquitectos fazer uma vivenda com muito vidro não encarece muito o custo final da obra

    esse arquitecto descartava-o logo pela ignorância ou pela falta de sinceridade...
    claro que mexe bastante no orçamento.

    o que pode fazer com 180mil? cerca de 250m2 isto simplificando muito rapidamente.
    cumps
  3.  # 4

    Colocado por: Luis K. W.Cara Célia,

    Peça a TODOS esses arquitectos (o dos 500HahahahEuros E O dos 650€/m2) que assinem um documento comprometendo-se a pagar o valor excedente a esses preços/m2 se a obra custar mais.


    Célia

    Eu sou arquitecta e digo-lhe que quando afirmo que o preço por m² vai com muita facilidade aos 750euros (com contenções)...e mesmo assim obviamente que não assino nada.

    Os arquitectos dão uma estimativa inicial para a obra, consoante o programa da casa VS área, para assim poderem ajustar o projecto de arquitectura ao "bolso" do cliente.
    Neste sentido, só após projecto de execução feito (desenhos, medições/caderno de encargos e estimativa orçamental), é que consegue ter um valor aproximado à realidade... e esta realidade de valores ainda assim pode oscilar para menos ou para mais 5 a 10 %...

    Se um dos arquitectos lhe dizem 500 euros m²... já estou como o Luis, "é de rir"...
    Agora os 650... é melhor colocar mais 100euros em cima... Pense sempre nos 750euros. Assim está num patamar mais realista no que toca ao preço por m²de construção com qualidade.

    Cumts
    BHP | arq
  4.  # 5

    Compreendo que inicialmente os arquitectos só dão uma estimativa... E obviamente sei que esse preço por metro quadrado vai depender dos acabamentos que escolher e da qualidade dos materiais que quiser aplicar. O meu receio é precisamente de ultrapassar o valor estipulado! Não pretendo gastar mais do que aquilo que estipulei e tenho medo de projectar uma casa que depois me fique muito acima desses valores!

    Já agora...o preço por m2 depende também da zona onde irá ser implementada a construção, certo? Nos arredores de Coimbra os preços são muito elevados?

    Cumprimentos e obrigada pela ajuda!
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2010

     # 6

    Colocado por: CéliaO meu receio é precisamente de ultrapassar o valor estipulado! Não pretendo gastar mais do que aquilo que estipulei e tenho medo de projectar uma casa que depois me fique muito acima desses valores!

    Então, contrata e paga um projecto de execução e um mapa de quantidades.

    Sem aqueles elementos, o desvio orçamental pode ser significativo - especulando um valor, diria só a título de exemplo, 20%.
    Com aqueles elementos, e sem mudanças de opinião à última da hora, na mesma base acima exposta, talvez uns 5%.
    Numa obra de 200.000€ é a diferença entre pagar 210.000€ ou 240.000€.
    Se gastar 5.000€ na contratação desses elementos ainda conseguiu poupar 25.000€. Dá para estrear a garagem com um carro novo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bhp | arq
  5.  # 7

    Este comentário pode ser que ajude a perceber um pouco mais.

    https://forumdacasa.com/discussion/1532/inicio-de-procura-de-arquitecto/#Comment_10521
  6.  # 8

    Pois...
    Na realidade vai encontrar de tudo!
    Eu também sou de Coimbra, e à algumas semanas ajudei a reunir alguns orçamentos para um primo, e surpresa das surpresas se para uma habitação de cerca de 225m2 um amigo meu com uma especial atenção deu um orçamento de 162.000€, houve um construtor que deu um orçamento de 110.000€.
    Ora, as diferenças em algum lado hão-de estar! Qualidade geral, isolamento e ventilação na estrutura e piso térreo... entre outras coisas que compete ao dono da obra estar atento!
    E se a obra será concluida ou não....

    Há de tudo!
  7.  # 9

    Sou realmente leiga na matéria... não existe qualquer tipo de legislação que "proteja" o cliente??? Vamos supor que mando fazer o projecto ao arquitecto que me diz 500€/m2 e que ele nos documentos que me apresentar faz uma estimativa que não excede o valor que referi. No entanto, e pelo que percebi, isso será uma utopia... e nunca o conseguirei... O arquitecto não tem qualquer responsabilidade nem tem de responder pelas projecções enganosas que fez????
  8.  # 10

    Colocado por: CéliaSou realmente leiga na matéria... não existe qualquer tipo de legislação que "proteja" o cliente??? Vamos supor que mando fazer o projecto ao arquitecto que me diz 500€/m2 e que ele nos documentos que me apresentar faz uma estimativa que não excede o valor que referi. No entanto, e pelo que percebi, isso será uma utopia... e nunca o conseguirei... O arquitecto não tem qualquer responsabilidade nem tem de responder pelas projecções enganosas que fez????

    o arquitecto não tem obrigação de lhe dizer quanto custará a casa, em todo o caso 500€m2 é possivel até menos :) pode não ser uma declaração enganosa, agora que tipo de casa será?
  9.  # 11

    Colocado por: Fernando Gabriel
    o arquitecto não tem obrigação de lhe dizer quanto custará a casa, em todo o caso 500€m2 é possivel até menos :) pode não ser uma declaração enganosa, agora que tipo de casa será?


    Não tem obrigação... tem o dever de fazer uma estimativa de preço m² para ir de encontro ao "bolso" do cliente.
    Agora os 500 euros... e uma casinha muito pobrezinha na minha opinião. Tem de verificar isso... só para betão, o m3 pode custar 250euros... consegue por mais metade fazer acabamentos com alguma qualidade?!
  10.  # 12

    Colocado por: bhpNão tem obrigação... tem o dever de fazer uma estimativa de preço m² para ir de encontro ao "bolso" do cliente.

    uma coisa é dizer quanto custará a casa do cliente, isso nem um orçamentista acerta, outra é saber o budget"" do cliente esse tem de se saber sem dúvida para a elaboração do projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bhp | arq
 
0.0201 seg. NEW