Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Vou vender a minha casa, tendo escritura marcada para dia 8 de janeiro. Submeti os direitos de preferência, tendo recebido resposta positiva agora.
    Alguém sabe como se processa? Eles respeitam os prazos? Teoricamente sei que sim, mas já li histórias em que atrasou tudo e tenho casa para comprar dia 10. Além disso como funciona o sinal? Se tenho de o devolver ao comprador potencial da minha casa como asseguro a casa que quero comprar? A câmara é obrigada a fazer cpcv e dar entrada também?
    Obrigada!
  2.  # 2

Comigo (CM Lisboa) foram certinhos .
    No CPCV que assinou, o direito de preferência municipal deveria ter sido colocado como excepção para cessar contrato sem penalização de sinal.

De resto se estes exercerem direito de preferência, as regras gerais aplicam-se a eles também. E terá que entrar em novo acordo com o vendedor da casa que quer comprar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: analuisaavila95
  3.  # 3

Colocado por: QuilleuteComigo (CM Lisboa) foram certinhos .
    No CPCV que assinou, o direito de preferência municipal deveria ter sido colocado como excepção para cessar contrato sem penalização de sinal.

De resto se estes exercerem direito de preferência, as regras gerais aplicam-se a eles também. E terá que entrar em novo acordo com o vendedor da casa que quer comprar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:analuisaavila95

Sim, o cpcv acautela isso e eu vou devolver o dinheiro, tenho capitais próprios para dar de entrada para a casa que vou comprar, mas o meu medo são os prazos. No seu caso a câmara avançou logo para escritura na data que necessitava ou fizeram contrato promessa? Obrigada.
  4.  # 4

Entraram em contacto e avançaram logo com data de escritura.

Não aceitei a data proposta por eles por já estar a segunda escritura marcada ( mas foi de embirração, porque podia remarcar na boa) …aí eles remarcaram para uma data que fosse aceitável para ambos.
  5.  # 5

É comum exercerem o direito de preferência? Ou vendeu por valores bastante abaixo da média das casas na zona?
  6.  # 6

Colocado por: JPJDLVÉ comum exercerem o direito de preferência? Ou vendeu por valores bastante abaixo da média das casas na zona?

Depende da Câmara … a de Sintra pelo que sei, está sempre a exercer sempre que o preço é um pouco abaixo do valor de mercado.
    Ainda mais agora que as autarquias estão a ser pressionadas a aumentar a habitação pública.
    No meu caso (CM Lisboa ) , estava a vender a casa dos meus pais a um preço mais baixo por não me interessar fazer obras de raiz
    Acabei por lhes vender o T2 num R/C em Alfama a 100k e ficaram eles com o menino nas mãos .
    Concordam com este comentário: JPJDLV
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bit0
  7.  # 7

Colocado por: analuisaavila95Boa tarde,

Vou vender a minha casa, tendo escritura marcada para dia 8 de janeiro. Submeti os direitos de preferência, tendo recebido resposta positiva agora.
    Alguém sabe como se processa? Eles respeitam os prazos? Teoricamente sei que sim, mas já li histórias em que atrasou tudo e tenho casa para comprar dia 10. Além disso como funciona o sinal? Se tenho de o devolver ao comprador potencial da minha casa como asseguro a casa que quero comprar? A câmara é obrigada a fazer cpcv e dar entrada também?
    Obrigada!

Importa-se que me junte a este tópico para tirar também umas dúvidas?

Pelo que percebi, você só notificou a câmara para exercer o direito de preferência depois de já ter encontrato um comprador interrssado, foi isso? Porqur não o fez antes de procurar outros compradores? Estou numa situação semelhante mas com receio de proceder.

Como soube que a câmara tinha direito de preferência? Será que se importava de contactar em privado comigo para partilhar um esboço da carta que enviou? Se não se importar eu volovo aqui o meu email.

Agradeço desde já qualquer ajuda/esclarecimento.
  8.  # 8

O direito de preferência é publicitado no portal da predial on line e as entidades tem 1o dias úteis para se manifestarem, sem certeza do tempo.
    Na publicação tem de colocar o nome do vendedor, do comprador, bem como o valor da venda.
    Se optar por comunicar só à Camara eles tem um impresso próprio.
    Nada como telefonar para a camara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bit0
  9.  # 9

https://www.casapronta.pt/CasaPronta/preferencias/ServicosOnline.jsp

Faz-se o anúncio, de acordo com a localização do imóvel, não só a Câmara como outras entidades têm que ser informadas.Em ARU ou acrescidas de outras condicionantes.
    Só se faz o anúncio quando se tem um Comprador, e normalmente após a assinatura do CPCV, porque é necessário exibir o Resultado do ANÚNCIO após os 10 dias úteis em que esteve no sistema, no acto da escritura.
    Concordam com este comentário: sognim
    • renato
    • 12 abril 2024 editado

# 10

Boa noite estou numa situação um pouco desconfortável, tenho uma casa alugada á 4 anos , agora vou vender a casa a fiadora que por sua vez. é filha da inclina que já tem 65 anos , estou a fazer um preço abaixo do valor de mercado . O meu receio é que a câmera exerça o seu direito e que eu seja obrigado a vender a casa. O preço é mais baixo do que se fosse vender a outra pessoa, a minha dúvida é se posso desistir da venda se a câmera quiser o imóvel ou sou obrigado a vender.
    Desde já agradeço a vossa ajuda
  10.  # 11

A inquilina tem preferência …presumo que seja uma questão de que se o direito de preferência for invocado é dirigir-se á CM e expor o caso por escrito e solicitar a escusa da CM .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: renato
    • renato
    • 12 abril 2024 editado

# 12

Mas o imóvel vai ser vendido a filha(fiadora) e genro da inclina não a ela(inclina)
  11.  # 13

Colocado por: renatoMas o imóvel vai ser vendido a filha(fiadora) e genro da inclina não a ela(inclina)

Não interessa a quem você vai vender a casa. Está a vender abaixo do preço de mercado porque a casa está ocupada por uma Inquilina com mais de 65 anos. Por isso a casa não interessa a ninguém menos ainda á Camara.
    E qual o seu problema se a Camara pagasse o mesmo valor que o potencial comprador?
    Concordam com este comentário: sognim
  12.  # 14

Receber da filha da inquilina ou da câmara não é a mesma coisa?
  13.  # 15

Sinceramente se estou a fazer um preço mais acessível é porque tenho simpatia pela senhora e não a quero submeter a ter de sair de casa . Em 4 anos nunca me falhou e sinceramente nem tudo se resume a dinheiro. E sinto que se o imóvel é meu não me faz sentido ser obrigado a vender a camera
    Concordam com este comentário: Soliva, Dias12
  14.  # 16

Colocado por: renatoMas o imóvel vai ser vendido a filha(fiadora) e genro da inclina não a ela(inclina)

Sim, isso eu percebi .
    Mas como é a filha da inquilina , uma exposição por escrito á CM a solicitar a escusa será suficiente .
    Isto se eles exercerem o direito de preferência.
    Não vale a pena sofrer por antecipação.
    • renato
    • 12 abril 2024 editado

# 17

Obrigado pelos esclarecimentos,mas fiquei na dúvida se posso ou não recusar a compra pela câmara
    • argo
    • 13 abril 2024

# 18

Concordo com o dito acima, a câmara não vai exercer direito de preferência se a casa já está a fazer "serviço social".
    Dito isto e caso queira saber se há formas de desistir da venda caso a câmara queira exercer o direito e voltar a vender com outras condições. Há.
  15.  # 19

Colocado por: renatoObrigado pelos esclarecimentos,mas fiquei na dúvida se posso ou não recusar a compra pela câmara

Pode sempre recusar … das duas uma :
    Ou recusa e desiste da venda pelo valor estipulado, aumenta o valor e volta a submeter.
    Ou tal como mencionei acima , vai á CM e solicita a escusa da mesma explicando a situação.
  16.  # 20

A câmara exerce o direito de preferência.
    Face isso, só tem que o vendedor declarar o real valor da venda//compra que aí a câmara já não quer a casa.

0.0228 seg. NEW