Iniciar sessão ou registar-se
    • thfc11
    • 18 dezembro 2023 editado

# 1

Bom dia,

Primeira vez a escrever aqui no forum apos largos meses de ler discussoes.

Gostava de pedir a vossa opinião sobre um orçamento que recebi. O meu conhecimento da area e bastante curto e a minha sensibilidade para os preços e do que vou vendo aqui nos foruns e do que esta disponivel online. A primeira vista, parece me ser um orçamento puxado para cima.

Descrição da obra:

- Remodelação completa de 3 casas de banho (uma delas social, so com sanita e lavatorio) - - partir tudo e fazer novo
    - Remodelação completa de cozinha e marquise - partir tudo e fazer novo
    - Renovação do aspecto geral da casa (envernizar o chao, pintar paredes e tetos, pintar e afinar portas, afinar janelas, etc)

Partilho em baixo o orçamento recebido para analise

O orcamento recebido e de 55k (mais IVA) sem incluir loiças sanitarias, espelho wc, vidro wc, torneiras e acessorios casas de banho e cozinha e tambem sem incluir as ceramicas a aplicar chao e paredes.

Dados sobre a casa. T3+1 na cidade do Porto

Sala: 32m2
    Hall de Entrada: 9,6m2
    Casa banho social: 2,5m2
    Hall acesso corredores: 5m2
    Quarto 1: 15m2
    Quarto 2: 14.1 m2
    Casa banho quartos: 6,5m2
    Suite: 16m2
    Casa banho suite: 7m2
    Cozinha: 10m2
    Lavandaria; 3,75m2
    Quarto apoio cozinha: 7m2
      Screenshot 2023-12-18 at 12.02.47.png
      Screenshot 2023-12-18 at 12.02.43.png
      Screenshot 2023-12-18 at 12.02.37.png
  1.  # 2

Imagens do resto do orçamento em falta
      Screenshot 2023-12-18 at 12.03.24.png
      Screenshot 2023-12-18 at 12.03.19.png
      Screenshot 2023-12-18 at 12.03.12.png
  2.  # 3

Se a execução for primorosa e se cumprirem com os prazos dentro do possivel, não acho que seja descabido. é que é uma intervenção bem profunda. Veja lá se a caixilharia vale a pena mudar tambem, há coisas que vale a pena investir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thfc11
  3.  # 4

Colocado por: marco1Se a execução for primorosa e se cumprirem com os prazos dentro do possivel, não acho que seja descabido. é que é uma intervenção bem profunda. Veja lá se a caixilharia vale a pena mudar tambem, há coisas que vale a pena investir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:thfc11

Os preços parecem me acima do normal do mercado mas talvez seja a minha carteira a falar por mim.

Mas fazendo aqui algumas contas de merceeiro (sem iva).

- DEMOLIÇÕES, DESMONTES E TRABALHOS PREPARATÓRIOS - 4761 eur - para trabalhos de duraçao de 3 semanas (que me parece excessivo para o descritivo) - estamos a falar de 40 eur a hora
    - APLICAÇÃO DO REVESTIMENTO CERAMICO (SEM MATERIAIS) - 5555 eur - numa area a revestir com menos de 50m2 estamos a falar de mais de 100 eur por m2
    - PICHELARIA - 4232 eur - para um trabalho de 2 semanas o valor esta nos 50 horas a hora

Isto sao alguns dos valores que mais me "chocaram"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  4.  # 5

Se acha caro, pede outros orçamentos e logo decide.
  5.  # 6

Colocado por: VarejoteSe acha caro, pede outros orçamentos e logo decide.

Sim claro. Ja estou a fazer isso.

Aqui o objectivo e perceber como pessoas mais experientes que eu interpretam este orçamento
    Concordam com este comentário: marize
  6.  # 7

thfc11

tudo depende da qualidade, isso na mão de certos artistas pode ficar uma sapateirada a despachar e efetivamente ser caro.
    por vezes esses chave na mão a qualidade nos pormenores e brio profissional fica muito a desejar, tenha atenção com quem se mete. Defina bem um caderno de encargos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thfc11
  7.  # 8

Colocado por: thfc1140 eur a hora

O homem trabalha sozinho?
  8.  # 9

Colocado por: Pickaxe
    O homem trabalha sozinho?

Creio que sim. Mas isso teria interferencia? Porque estou a assumir que aqueles trabalho seriam executados no maximo durante 3 semanas (sendo ja generoso). Caso nao trabalhe sozinho deveria ser mais rapido ainda pelo que variavel tempo diminuiria.
  9.  # 10

Colocado por: thfc11O orcamento recebido e de 55k (mais IVA) sem incluir loiças sanitarias, espelho wc, vidro wc, torneiras e acessorios casas de banho e cozinha e tambem sem incluir as ceramicas a aplicar chao e paredes.

ou seja, os 55k + iva + materiais pode chegar aos 100k

eu mais do que olhar se o trabalho X está caro e o trabalho Y está em conta, olhava para o orçamento como um todo.

é uma remodelação profunda (não valia a pena olhar tb para a instalação electrica) pelo que o preços nunca seria barato.

eu não coloco preços aos trabalhos dos outros, se o homem diz que o preço à hora do trabalho dele é 40€, eu ou aceito ou vou à procura de outro mais barato. Se ele diz que cobra 40€ à hora e não lhe falta trabalho, então é porque pode pedir esse valor.

mas mesmo indo à procura de outro mais barato, tente pedir referencias do trabalho dele. fazer uma intervenção destas e depois ficar com coisas mal feitas é um grande galo.
    •  
      marco1
    • 18 dezembro 2023 editado

# 11

thfc11

3 semanas?? com todos essas especialidades?
    está-se a meter a jeito, 3 semanas tinha que ser um trabalho com uma equipa maior e multidisciplinar tudo muito bem planeado ( recursos e encomendas) e programado e ainda assim duvido.
    já fiz o meu papel de velho do restelo, vamos ver o que virá.
    Concordam com este comentário: thfc11
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  10.  # 12

Uma nota, pelos descritivos a intervençao parece ser profunda (e se calhar ate é mas eu sou ignorante).

Mas o apartamento esta em otimo estado, eu podia viver la hoje. Trata se de actualizar as casas de banho e a cozinha, sendo que essas sim, vai ser partir e fazer novo, mantendo o layout existente deles.

O resto da casa trata se de pintar a casa, incluindo madeiras e envernizar o chao.

Acho que o empreiteiro tambem esta a fazer um descritivo pomposo para puxar preços
  11.  # 13

Sendo que o apartamento tem 20 anos. Nao ira haver mudanca de canalizacao, ja foi la um tecnico ver e disse que nao era preciso que estava em bom estado
  12.  # 14

55K sem aquilo que custa mais que são os revestimentos, loiças e afins. Mas também você tem aí uma cozinha de praticamente 11k, moveis de wc acima dos 600 euros... mas o que me choca é o valor das montagens de trabalho de pichelaria... quatro mil euros lol quatro mil notas pra instalar torneiras, valvulas, bases de duche e afins. Mas pronto, cada um poe o seu valor no seu trabalho. Peça mais orçamentos, o meu veredicto é: está puxado, mas tbm tem que rever algumas escolhas se quer baixar.
  13.  # 15

Colocado por: desofiapedro55K sem aquilo que custa mais que são os revestimentos, loiças e afins. Mas também você tem aí uma cozinha de praticamente 11k, moveis de wc acima dos 600 euros... mas o que me choca é o valor das montagens de trabalho de pichelaria... quatro mil euros lol quatro mil notas pra instalar torneiras, valvulas, bases de duche e afins. Mas pronto, cada um poe o seu valor no seu trabalho. Peça mais orçamentos, o meu veredicto é: está puxado, mas tbm tem que rever algumas escolhas se quer baixar.

A cozinha e um detalhe engraçado. Na altura quando falei com o empreiteiro disse lhe que andava a ver cozinhas feitas por empresas da area (gneisse, casa peixoto, etc). E ele puxou me para fazer com o carpinteiro dele que disse que era muito bom e que conseguia fazer melhor preço.

Na altura perguntou me quando a gneisse me pedia pela cozinha (moveis + tampo) ao que lhe disse 10k. Ora acontece que ele usou este valor para depois me apresentar um orçamento de carpintaria so ligeiramente mais barato e que ficava melhor servido com o carpinteiro dele.

Na verdade as propostas das cozinhas que tenho da gneisse sao de 8.5k e casa peixoto 7.5k. So queria perceber o quanto o empreiteiro se ia agarrar ao valor que eu lhe dava para simplesmente apresentar ligeiramente mais baixo ao ponto de "ganhar" a empreitada.
  14.  # 16

108 €/m2 para afagar e envernizar soalho? Chamem a polícia
  15.  # 17

"Tratar soalho com bicho"? Isso foi escrito na tasca?
    Concordam com este comentário: marize
  16.  # 18

Colocado por: thfc11

A cozinha e um detalhe engraçado. Na altura quando falei com o empreiteiro disse lhe que andava a ver cozinhas feitas por empresas da area (gneisse, casa peixoto, etc). E ele puxou me para fazer com o carpinteiro dele que disse que era muito bom e que conseguia fazer melhor preço.

Na altura perguntou me quando a gneisse me pedia pela cozinha (moveis + tampo) ao que lhe disse 10k. Ora acontece que ele usou este valor para depois me apresentar um orçamento de carpintaria so ligeiramente mais barato e que ficava melhor servido com o carpinteiro dele.

Na verdade as propostas das cozinhas que tenho da gneisse sao de 8.5k e casa peixoto 7.5k. So queria perceber o quanto o empreiteiro se ia agarrar ao valor que eu lhe dava para simplesmente apresentar ligeiramente mais baixo ao ponto de "ganhar" a empreitada.

Então ja ai tem a resposta, tá a atirar a ver se pega... procure outros. É verdade que tudo está mais caro e inclusivé também o está a mão de obra, mas esse orçamento parece-me exagerado.
  17.  # 19

Considere encontrar alguém que o represente no pedido de orçamentos.
    Usou exactamente a metodologia reversa do que deveria ter feito.

Colocado por: thfc11
    Na verdade as propostas das cozinhas que tenho da gneisse sao de 8.5k e casa peixoto 7.5k. So queria perceber o quanto o empreiteiro se ia agarrar ao valor que eu lhe dava
    Concordam com este comentário: thfc11
  18.  # 20

Colocado por: marizeConsidere encontrar alguém que o represente no pedido de orçamentos.
    Usou exactamente a metodologia reversa do que deveria ter feito.

Concordam com este comentário:thfc11

Nao percebi, que deveria ter feito na sua opiniao?

0.0226 seg. NEW