Colocado por: pedroferrasehsx16p50bbtem resistência eléctrica instalada? Qual o modelo e potência? Como está ligada a máquina?
Colocado por: pedroferrasEssa resistência elétrica é o chamado backup-heater?não sou nada entendido no assunto mas está a falar em duas coisas diferentes. Digo isto porque a minha bomba tem os backup heater, e depósito tem uma resistência própria para ter redundância em caso de alguma avaria
Faz ideia do custo disso?
Já agora, numa situação de avaria das sondas (tdhw2, por exemplo) é possível essa resistência eletrica aquecer a água mesmo que a sonda indique temperatura alta no reservatório?
O que já me aconteceu foi a sonda tdhw2 ter avariado e dava temperatura de 81º, enquanto a tdhw dava 37º.
Eu alterei o storage sensor primeiro para thermistor, e houve aquecimento das AQS durante 1 ou 2 dias mas depois deixou de ser.
Alterei o storage sensor para inativo, e o valor de tdhw passa a ser o mesmo do de tdhw2.
De qualquer das formas, e como a sonda demorou quase 15 dias a chegar, deixei de ter água quente.
Quando enviei email para a daikin, já que por telefone nao prestam esclarecimento rigoramente nenhum, disseram que "dá para fazer aquecimento das AQS mesmo estando a sonda avariada, assim como dá para aquecer sem ter a máquina exterior."
Colocado por: pedroferrasEssa resistência elétrica é o chamado backup-heater?sim
Colocado por: pedroferrasFaz ideia do custo disso?para as maquinas das anteriores gerações tem disponivél 2 opções: 2Kw ou 6 Kw ambas autônomas custando 560€ e 765€ respectivamente (na pratica oficialmente já não existem resistências para essas maquinas mas pode-se usar as dos depósitos ECH2O que são compatíveis)
Colocado por: pedroferrasJá agora, numa situação de avaria das sondas (tdhw2, por exemplo) é possível essa resistência eletrica aquecer a água mesmo que a sonda indique temperatura alta no reservatório?sendo autônomas funcionam independentemente da bomba de calor quer interior quer exterior, precisando somente de garantir o nível de liquido no acumulador.
Colocado por: pedroferrasEu alterei
Colocado por: pedroferrasnao prestam esclarecimento rigoramente nenhum, disseram que "dá para fazer aquecimento das AQS mesmo estando a sonda avariada, assim como dá para aquecer sem ter a máquina exterior."a entidade que efectuou a montagem não lhe deu suporte tecnico??o fabricante assim como qualquer outro tecnico não advinha o que foi aplicado em cada caso pelo que apesar de teoricamente viavél pode não ser possível como foi o seu caso e nesta maquina além de crucial ter as formações em dia convém muito saber o que fazer.
Colocado por: pedroferrasÉ um dispositivo muito volumoso?fica dentro da envolvente da unidade interior.
Colocado por: pedroferrase depois é fácil caso seja preciso alterar o modo de aquecimento das AQS para esse backup heater?tão simples como ter uma ficha que em caso de necessidade liga manualmente numa tomada.
Colocado por: pedroferrasBoa noite
Tenho uma bomba de calor monobloco, Daikin Altherma ehsxb16p50b, para aquecimento de piso radiante e AQS, com um depósito de 500L.
Quando construí a casa, na qual habito desde 2018, aconselharam-me esta bomba de calor por ser eficiente e permitir fazer o aquecimento de piso radiante e AQS com o mesmo depósito, atraves da ativação de uma válvula 3 vias. (vi recentemente aqui no forum uma discussão sobre essa mesma válvula:https://forumdacasa.com/discussion/94809/duas-valvulas-de-3-vias-na-bomba-de-calor-deixaram-de-abrir/
Na altura achei uma ideia excelente este tipo de bomba, contudo, com o decorrer dos anos, chego à conclusão que não é assim tão bom ou então eu não estou a saber programar bem a bomba. Passo a explicar:
No inverno, tenho a bomba em modo de aquecimento. A temperatura de avanço da água para o piso radiante é 37º. A temperatura das AQS é 50º, com uma histerese de 3º (ou seja, quando a temperatura das AQS baixa para 47º, a bomba começa a aquecer a água até aos 50º). Ora, a bomba da preferência sempre às AQS.
Durante as 24h do dia, em que raramente está alguem a tomar banho, passa-se o seguinte:
- A bomba aquece a água das AQS até 50º. Quando atinge a temperatura, deixa de aquece.
- A valvula de tres vias vira então para o aquecimento de piso radiante (em que a temperatura de avanço é 37º).
- A agua começa a circular pela casa e em menos de 10-15 minutos, a temperatura no depósito desde de 50º para 47º. Automaticamente, a valvular de tres vias vira para as AQS, deixando de ir água para o piso radiante.
- A bomba começa a aquecer a água das AQS até atingir os 50º.
E recomeça o ciclo: A valvula de tres vias vira então para o aquecimento de piso radiante; após 10-15min a temperatura do deposito baixa para 47º e a valvula de tres vias vira para as AQS.
Ou seja, o aquecimento de piso so funciona em curtos periodos.
O que eu fiz para tentar melhorar a situação, programei a bomba para não fazer AQS da meia noite as 06:00. Esse é o unico periodo em que o piso radiante aquece de forma continua.
Alguém mais experiente em equipamentos semelhantes tem algum conselho que me possa dar?
Sem dúvida que se fosse hoje teria optado por duas bombas de calor, uma para aquecimento de piso radiante e outra especificamente para as AQS.
O deposito de inercia mantem a temperatura durante muito tempo, desde que esteja parada.
Curiosidade:
a bomba de calor para fazer o aquecimento de piso radiante, com a temperatura de avanço de 37º, consome uma média de 1000w.
Quando vira para o aquecimento das AQS, facilmente consome 2500-3000w.
Obrigado a todos os que possam ajudar.
Colocado por: pedroferras3sondas de temperatura;não é nada normal este número de incidencias
2 vasos de expansão;
Colocado por: pedroferras
2 vasos de expansão;
.
Colocado por: pedroferrasS
3 sondas de temperatura;
Colocado por: pedroferras
1 válvula anti retorno;
1 válvula termostato
Colocado por: jorgealvesnão é nada normal este número de incidencias
Colocado por: SrRIsso é a valvula de segunda, tem que primeiro descobrir o porquê de pingar.
Colocado por: pedroferraspode ser um dos defeitos crónicos desta maquina: vedantes em borracha, é substituir por uns mais adequados.
A minha esperança era que alguém soubesse.