Colocado por: lpetingaImaginemos que no CPCV tenha um prazo de 30 dias para a escritura, o imóvel ainda não tem LU, o banco só faz o empréstimo com a LU, como fica o comprador, pode perder o sinal por não ter realizado a escritura a tempo?
Colocado por: amcsilvaEu fui contactado para agendar dia para escriturar um apartamento sem a licença de utilização. Liguei para o urbanismo da câmara para saber o porquê da licença ainda não ter sido emitida e o que a técnica me disse foi que aquilo estava muito complicado : tinha reprovado na proteção contra incêndios e as escadas não tinham as medidas regulamentares.
Avisou-me para não assinar escritura nestas condições porque se o fizer a responsabilidade de corrigir estas situações passa do empreiteiro para mim. Disse-me logo que esta nova legislação vai gerar muitos casos em tribunal.
Colocado por: zedasilvaTransmitiu isso ao empreiteiro/imobiliária?
O que lhe responderam?
Colocado por: lpetingaImaginemos que no CPCV tenha um prazo de 30 dias para a escritura, o imóvel ainda não tem LU, o banco só faz o empréstimo com a LU, como fica o comprador, pode perder o sinal por não ter realizado a escritura a tempo?
Colocado por: amcsilvaPara já vou aguardar.
Colocado por:
E bem vistas as coisas e fazendo de advogado do diabo, se existe legislação que diz que para se fazer uma escritura não é necessária LU quem é o banco para o exigir ? Estão a ir contra a lei.
Colocado por: frpinO construtor aceitou sem problema.
Colocado por: Pickaxe
Como é que ele vai conseguir obter a autorização de utilização, se vão deixar de ser emitidas?
Colocado por: frpinE onde é que é dito que vão deixar de ser emitidas?
Colocado por: Pickaxe
Decreto Lei 10/2024
Colocado por: PickaxeLogo no artº1 do DL 10/2024
Artº 1º
Objeto
...
...
e)Eliminação da autorização de utilizaçãoquando tenha existido obra sujeita a um controlo
prévio, substituindo -se essa autorização por uma mera entrega de documentos relativos ao projeto,
os quais não podem ser aprovados ou apreciados;
Colocado por: callinas
Hoje estivemos a ver essa situação,no caso de habitações nova o terreno só passará de rústico para urbano, com a conclusão da obra e respectiva emissão de licença de utilização. Portanto estado a casa sem licença, está em rústico , logo não ocorre a escritura de uma casa.
Vale o que vale
Colocado por: mr.n0t
É aqui que entra a sugestão do Pickaxe, já questionei noutro tópico, mas seguimos aqui…
e)Eliminação da autorização de utilizaçãoquando tenha existido obra sujeita a um controlo prévio, substituindo -se essa autorização por uma mera entrega dedocumentos relativos ao projeto,
os quais não podem ser aprovados ou apreciados;
Que motivo há para não ocorrer a escritura? Se a casa tiver num terreno rústico, mas foi projeto aprovado pela câmara e alvo de vestoria com um documento de conformidade?
A questão pode passar por o banco emprestar ou não o dinheiro…