Iniciar sessão ou registar-se
    • jg231
    • 10 janeiro 2024 editado

     # 1

    Colocado por: Pedrosilva76Esqueci de referir que li o contrato e diz que foi entregue cópia nas finanças.
    No portal das finanças ao pesquisar por consultar recibos de arrendamento não aparece nada.
    Significa que o contrato não entrou nas finança, certo?


    depende de onde procura as facturas

    se estiver a ver no e-factura também não me aparece nada

    tem de ser Arrendamentos -> Contratos -> Locatário para ver o contrato, os recibos podem não ter sido electronicos
  1.  # 2

    Fui com ele às finanças e indiquei o NIF do senhorio, fizeram pesquisa e não aparece nenhum contrato registado.
    Disseram que se quiser fazer queixa o senhorio têm de pagar 10% do valor das rendas e fazer declaração dos valores recebidos.


    Colocado por: jg231

    depende de onde procura as facturas

    se estiver a ver no e-factura também não me aparece nada

    tem de ser Arrendamentos -> Contratos -> Locatário para ver o contrato, os recibos podem não ter sido electronicos
  2.  # 3

    Já tem um bom motivo para negociar com o senhorio a devolução de uma parte da caução.
    Agora é chegar a acordo e pagar ao senhorio um valor justo e não o exagero como ele quer.
  3.  # 4

    Colocado por: Pedrosilva76Fui com ele às finanças e indiquei o NIF do senhorio, fizeram pesquisa e não aparece nenhum contrato registado.
    Disseram que se quiser fazer queixa o senhorio têm de pagar 10% do valor das rendas e fazer declaração dos valores recebidos.




    Não me parece que seja assim,
    leva um processo fiscal por negligência, paga o acerto do IRS, juros de mora, pode pagar algum tipo de coima, ou não.

    Independentemente disso, o arrendatário não recebe nada nem fica com mais razão.
  4.  # 5

    Colocado por: Pedrosilva76Fui com ele às finanças e indiquei o NIF do senhorio, fizeram pesquisa e não aparece nenhum contrato registado.
    Disseram que se quiser fazer queixa o senhorio têm de pagar 10% do valor das rendas e fazer declaração dos valores recebidos.




    Parece-me a mim, que as Finanças já tem informação suficiente para abrir um inquerito, eles nao precisam da queixa, embora a mesma facilite em muito o trabalho.
  5.  # 6

    A pedido do meu amigo que não fala português entrei em contato com o senhorio e informei que ele tinha ido às finanças e que caso não lhe devolva parte da caução vai fazer denúncia nas Finanças.

    O senhorio disse que pode fazer queixa a vontade pois é reformado e pela lei não precisa de emitir os recibos, eu disse que o senhor das finanças pesquisou e disse que ele tinha outros contratos, mas nenhum em nome do meu amigo, perguntei se não precisa emitir recibos porque faz contratos para algumas pessoas e não para outras.

    Disse que não fazia porque ele era estrangeiro e aparentemente devia ter dinheiro e não precisava dos recibos e para ele era dinheiro limpo.

    Disse lhe que estava a proceder de forma ilegal e que possivelmente iria receber uma multa das finanças, disse que isso acontecer apresenta um contrato com um anexo onde está discriminado alguns eletrodomésticos, TV, mobiliário, etc... Vai furar e riscar as paredes e vai dizer que o inquilino estragou tudo e pede a um advogado para exigir 10.000€ ao inquilino pelos danos causados..

    A questão é que a casa nem sequer tinha TV, eletrodomésticos era só máquina de lavar
    fogão e frigorífico...

    Inclusive o meu amigo teve de comprar um desumidificador pois a casa tinha bastante humidade, assim que ele saiu a casa ficou fechada e devido a humidade e sem o desumidificador ficou muito pior.
    Estava até a pensar em dizer que o senhorio teria de lhe pagar os 300€ que gastou no desumidificador, acho que não teria direito.

    O meu amigo, diz que paga a limpeza, não paga as pinturas nem a máquina de lavar..



    Acho que é uma pessoa maluca e quer causar problemas.
  6.  # 7

    Mas que delírios que já vão por aqui.

    Esqueça lá isso do anexo que é só ridículo.

    Riscar as paredes, mas então ele até já não tinha apresentado a despesa da pintura das mesmas?!

    Deviam ter tido o cuidado de entregar a casa como lhe foi entregue e estava descrito no contrato. O senhorio apresentou a fatura destes trabalhos? Vocês têm fotos de como entregaram a casa?


    O facto de achar caro os trabalhos não lhe dá direito de não pagar, pois podia por si ter tratado dos mesmos, ou então falado com o senhorio. E este tem a fatura que comprova o que pagou e foi feito. Pode é referir que a casa não necessitava da pintura ou limpeza referida, se tiver algo que prove isto.

    A sua questão do desumidificador também não tem qualquer base. Veja lá senão acha que a casa também era fria e quer que o senhorio lhe compre os cobertores.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  7.  # 8

    As paredes não necessitavam de pintura apenas limpeza, o inquilino não se importa que seja descontado o valor da limpeza.
    Não aceita pagar a pintura e 250€ por mudar uma borracha da máquina de lavar, pois a máquina não tinha nenhuma avaria e nova custa 350€, como pagar 250€ por uma borracha?

    O problema foi o senhorio ter ignorado quando lhe foi enviada carta a avisar que a casa tinha muita humidade e condensação, criando bolores nas paredes.

    Não fez nada, apenas ignorou, para um inquilino que esteve um ano a pagar renda de quase 2000€ por mês, merecia ao menos uma resposta.

    O problema é do apartamento e o inquilino não é responsável pelo apartamento ter humidade.
    Se soubesse deste problema não o tinha alugado, mas só saíu depois de cumprir o contrato que tinha assinado.


    Artigo 1074.
    Obras
    1—Cabe ao senhorio executar todas as obras de conservação, ordinárias ou extraordinárias, requeridas pelas leis vigentes ou pelo fim do contrato, salvo estipulação em contrário.

    Código Civil
    Artigo 1065.ºImóveis mobilados e acessórios

    É da responsabilidade do senhorio se no contrário não constar no contrato. O arrendamento de habitação mobilada e equipada é considerada como um todo, pelo que as reparações de paredes, móveis e equipamentos são de conta do proprietário.

    Os trabalhos efetuados pelo senhorio foram apenas do seu interesse para ficar com a caução para resolver os problemas, depois do inquilino sair, quando devia ter resolvido os problemas em tempo útil.


    Caso o senhorio não devolva uma parte da caução vai seguir queixa para as finanças.


    Colocado por: bmccruzMas que delírios que já vão por aqui.

    Esqueça lá isso do anexo que é só ridículo.

    Riscar as paredes, mas então ele até já não tinha apresentado a despesa da pintura das mesmas?!

    Deviam ter tido o cuidado de entregar a casa como lhe foi entregue e estava descrito no contrato. O senhorio apresentou a fatura destes trabalhos? Vocês têm fotos de como entregaram a casa?


    O facto de achar caro os trabalhos não lhe dá direito de não pagar, pois podia por si ter tratado dos mesmos, ou então falado com o senhorio. E este tem a fatura que comprova o que pagou e foi feito. Pode é referir que a casa não necessitava da pintura ou limpeza referida, se tiver algo que prove isto.

    A sua questão do desumidificador também não tem qualquer base. Veja lá senão acha que a casa também era fria e quer que o senhorio lhe compre os cobertores.
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio
    • size
    • 13 janeiro 2024

     # 9

    Colocado por: Pedrosilva76
    O problema foi o senhorio ter ignorado quando lhe foi enviada carta a avisar que a casa tinha muita humidade e condensação, criando bolores nas paredes.


    A humidade por condensação de vapores provocados e não controlada pelo inquilino, não pode ser responsabilidade do sehorio
  8.  # 10

    O inquilino têm as paredes do quarto a escorrer água e o teto cheio de bolor, envia carta ao senhorio que o ignora e depois de sair o senhorio não é responsável?
    É o inquilino que está na casa sem condições é que paga?

    Colocado por: size

    A humidade por condensação de vapores provocados e não controlada pelo inquilino, não pode ser responsabilidade do sehorio
    • size
    • 13 janeiro 2024

     # 11

    Colocado por: Pedrosilva76
    O inquilino têm as paredes do quarto a escorrer água e o teto cheio de bolor, envia carta ao senhorio que o ignora e depois de sair o senhorio não é responsável?
    É o inquilino que está na casa sem condições é que paga?


    Obviamente.
    Essa patologia de bolores no quarto resultante da condensação de vapores produzidos pelo inquilino é da responsabilidade do próprio.
    Não é por ocorrerem num quarto que pode afastar essa responsabilidade.
    Normalmente, os quartos estão próximos da casa de banho, recolhendo vapores dos banhos quentes, com a agravante de durante o sono, uma pessoa produz vapor de água através da sua respiração.
    Por isso, o inquilino deveria ter o expediente de limpar/lavar as paredes frequentemente, para além de arejar as casa.
  9.  # 12

    Colocado por: size

    Obviamente.
    Essa patologia de bolores no quarto resultante da condensação de vapores produzidos pelo inquilino é da responsabilidade do próprio.
    Não é por ocorrerem num quarto que pode afastar essa responsabilidade.
    Normalmente, os quartos estão próximos da casa de banho, recolhendo vapores dos banhos quentes, com a agravante de durante o sono, uma pessoa produz vapor de água através da sua respiração.
    Por isso, o inquilino deveria ter o expediente de limpar/lavar as paredes frequentemente, para além de arejar as casa.


    Se lhe cair um piano em cima na rua, a culpa tambem deve ser sua, que tem a responsabilidade de olhar para cima.

    Tendo em conta os valores, já deu para perceber que o senhorio se está a aproveitar da situação, mas você insiste.

    Para ficar com o dinheiro tem de apresentar as faturas dos serviços que dá como motivo para não devolver a caução.

    Afinal as casas com problemas de condensação nao sao problemas de construção, sao problemas das pessoas que lá residem, sempre a aprender. Obrigado por nos ajudar com a sua sabedoria.

    Na proxima vez, tambem convem entregar a casa na presença de testemunhas, para que não possa existir chica espertice de ninguem.
    • argo
    • 13 janeiro 2024

     # 13

    Foi comido, para a próxima o inquilino já sabe como proceder. Avisa da patologia, limpa o que for viável, volta a avisar e deixa de pagar a renda enquanto procura nova habitação.
    Mas bitaites à posteriori todos sabemos mandar.
    Uma renda de 2k não é para imóveis com essas patologias, não é todos os dias que se arranja inquilinos dessas rendas.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  10.  # 14

    O senhorio só tem responsabilidade, caso seja infiltração e mesmo assim caso seja um prédio, cabe ao condomínio resolver.

    Os imóveis foram construídos de acordo com a legislação em vigor na altura da construção.

    Portanto quem habita o imóvel é que tem de controlar essa humidade, seja por ventilação, desumidificador, limpeza, etc.
  11.  # 15

    Colocado por: VarejoteO senhorio só tem responsabilidade, caso seja infiltração e mesmo assim caso seja um prédio, cabe ao condomínio resolver.

    Os imóveis foram construídos de acordo com a legislação em vigor na altura da construção.

    Portanto quem habita o imóvel é que tem de controlar essa humidade, seja por ventilação, desumidificador, limpeza, etc.


    Certo, mas parece que o proprietario foi informado e ignorou (provavelmente ja sabia).

    Parece que o proprietario arranjou faturas dos serviços que "cobrou", mas recibos da renda zero.

    Será que vai avisar o proximo inquilino do Estado em que a casa fica com utilização normal?

    Se pintasse e vendesse estariam aqui a dizer que enganou o novo proprietario, como aluga... o problema está no inquilino, não consigo perceber a dualidade de critérios.
  12.  # 16

    Colocado por: diouf_matos

    Certo, mas parece que o proprietario foi informado e ignorou (provavelmente ja sabia).

    Parece que o proprietario arranjou faturas dos serviços que "cobrou", mas recibos da renda zero.

    Será que vai avisar o proximo inquilino do Estado em que a casa fica com utilização normal?

    Se pintasse e vendesse estariam aqui a dizer que enganou o novo proprietario, como aluga... o problema está no inquilino, não consigo perceber a dualidade de critérios.


    Eu sou estou a falar na responsabilidade de cada interveniente.

    Não se faturou caro e não fez, se não passou recibos etc., isso é outro assunto.

    Na parte dos recibos será meramente fiscal.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  13.  # 17

    Eu tenho a situação exactamente ao contrário. Sou proprietária, avisei que a casa tinha humidade e eles nunca limparam nada. No outro dia fui fazer uma vistoria e o fungo é tanto que só tirando o pladur e pondo-se novo. É muito giro fazer queixa dos senhorios mas aluguei a casa acabada de fazer obras e quando finalmente os conseguir tirar de lá vou ter de gastar um dinheirão a contratar uma equipa de limpeza profissional, mudar o pladur, ver os móveis danificados e afagar e envernizar o soalho! Isto há de tudo!
  14.  # 18

    Colocado por: joanamsequeiraEu tenho a situação exactamente ao contrário. Sou proprietária, avisei que a casa tinha humidade e eles nunca limparam nada. No outro dia fui fazer uma vistoria e o fungo é tanto que só tirando o pladur e pondo-se novo. É muito giro fazer queixa dos senhorios mas aluguei a casa acabada de fazer obras e quando finalmente os conseguir tirar de lá vou ter de gastar um dinheirão a contratar uma equipa de limpeza profissional, mudar o pladur, ver os móveis danificados e afagar e envernizar o soalho! Isto há de tudo!


    Se a casa tinha humidade deveria ter resolvido o problema antes de a alugar. O que queria que o inquilino tivesse feito se o problema é assim tão grave?
  15.  # 19

    Colocado por: AlexMontenegro

    Se a casa tinha humidade deveria ter resolvido o problema antes de a alugar. O que queria que o inquilino tivesse feito se o problema é assim tão grave?


    Humidade e infiltração, são situações distintas.
  16.  # 20

    A casa, tal como é típico em zonas históricas de lisboa está encostada uma colina portanto o que pude fazer foi depois de picar tudo, proteger as paredes contra infiltrações. Inclusive deixei uma parede com tijolo à vista envernizada para poder respirar um pouco. Moro no mesmo prédio, fiz exactamente o mesmk na minha casa e nunca tive problemas. Acho que um inquilino que veja bolor e nem pense em limpar a parede ou colocar um desumificador até deixar crescer fungo é um PORCO e isto é uma questão de utilização da casa, mas obviamente a minha opinião é suspeita.
 
0.0224 seg. NEW