Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Por cá desligar o segundo conjunto de painel parce ter resolvido, mas não é solução porque estou a desperdiçar a produção deles.

    Como o problema, estranhamente, acontecia fora de horas de produção, vou tentar meter uma tomada inteligente programada para estar ligada apenas das 8-20h, a ver no que dá.
  2.  # 62

    Colocado por: Bigmousenão é recomendado estar a diminuir a sensibilidade diferencial


    Colocado por: BigmouseAlterar a instalação para que não tenha diferenciais em cascata


    A casa tem 1 quadro principal remodelado, casa de 1980, e 2 quadros parciais.
    No principal existe diferencial de 300 mA que alimenta os outros dois, no primeiro um diferencial de 30 mA, alimenta a resistência raramente usada deposito 300 litros e as tomadas wc, caldeira de pellets e o restante sector. O segundo quadro parcial começou por ter um de 30 mA, e por várias vezes a diversas horas disparava. Depois de várias verificado ( quadro feito de novo, 6 meses ) por electricista credenciado, os equipamentos ligados ao mesmo, secador de roupa, arca frigorífica e máquina de lavar roupa entre iluminação e outras tomadas com e sem uso, a opção foi substituir o diferencial por um de 300 mA.
    Não voltou a acontecer
    O diferencial em questão é de uma marca que segundo vossos relatos dá alguns problemas
  3.  # 63

    Um diferencial sensível não deve ter muitos disjuntores, nesse caso o ideal seria dividir e colocar mais diferenciais
  4.  # 64

    Bem, a minha experiência falhou o teste de colocar um temporizador das 8-20h. Esta manhã por volta das 9:30 a electricidade foi-se (já não falhava desde que puxei a tomada do conjunto de painéis mais antigo). Desta vez deve ter coincidido com a hora de arranque do microinversor. Grande chatice...
    • hangas
    • 5 fevereiro 2024 editado

     # 65

    Colocado por: pcspinheiroDesta vez deve ter coincidido com a hora de arranque do microinversor. Grande chatice...


    Sendo assim, se calhar resolve isso trocando o diferencial por um de classe A, Não?
  5.  # 66

    Colocado por: hangas

    Sendo assim, se calhar resolve isso trocando o diferencial por um de classe A, Não?


    Boa pergunta, nem desconfio. O certo é que os painéis já lá estão desde 2018 ou 19 e nunca causaram problemas, até recentemente. Tenho que ver se não há de facto algum problema de ligações ou humidade em contactos. Ontem quando so liguei a meio do dia começaram logo a produzir e zero problemas. Estiveram ligados o dia todo. Hoje já houve problema, e pela hora desconfio que foi quando o microinversor arrancou.

    Por isso vou tentar despistar primeiro algo no telhado, mas com a falta de tempo e vontade de lá ir apetece-me é desligá-los...
  6.  # 67

    Os sistemas fotovoltaicos devem estar protegidos por diferencial dedicado, de 30mA do tipo A
  7.  # 68

    Os sistemas fotovoltaicos devem estar protegidos por diferencial dedicado, de 30mA do tipo A
  8.  # 69

    Pois, este grupo não está nem nunca esteve... Funcionou anos a fio sem dar problemas. Por isso deve ser algo que apareceu recentemente, em alguma ligação ou no próprio microinversor.
  9.  # 70

    Colocado por: tigoncalQual o tipo de diferencial? AC, A ou B? Não que seja relevante para inequivocamente dizer a origem do problema, mas pode ajudar a reduzir opções possíveis. Não tem nenhuma progração do VE para carregar por volta dessa hora ou a aumentar a potência de carregamento a essa hora?

    Eu tinha um problema semelhante mas era de manhã em dias ou de chuva ou muito húmidos. Mas que coincidia com o arranque dos paineis solares, que faziam disparar o diferencial. A solução (se bem que bem descrita no manual do inversor), foi trocar os diferenciais para uns do tipo A (em vez dos do tipo AC que tinha), menos susceptiveis às currentes de fuga DC.
    Concordam com este comentário:barreira
    Se calhar o que lhe sugeri aqui pode ser mesmo a origem do problema....
  10.  # 71

    Colocado por: pcspinheiroPois, este grupo não está nem nunca esteve... Funcionou anos a fio sem dar problemas. Por isso deve ser algo que apareceu recentemente, em alguma ligação ou no próprio microinversor.
    Pode é entretanto ter mais equipamentos que contribuem com pequenas fugas DC e, todas somadas, já excedem a seletividade do Diferencial. Praticamente todos os equipamentos modernos que têm retificadores comutados (vulgo, transformadores eletrónicos) contribuiem para este tipo de fugas.
  11.  # 72

    Confesso que me chateia não poder aproveitar este conjunto de painéis... Claramente o problema está relacionado com eles, direta ou indiretamente. Quando estiver bom tempo vou lá cima desligar tudo para eventuais humidades nas fichas secarem e para inspecionar os cabos. Se não vir nada que chame atenção posso tentar trocar o diferente, como sugerido. 👍
  12.  # 73

    Pois, mas já teve a resposta, pode é procurar outras respostas
    • argo
    • 9 fevereiro 2024

     # 74

    Colocado por: pcspinheiroNunca descobri. Se fosse ao arrancar ou desligar ainda percebia. Mas era sempre por volta das 00:15, mais coisa menos coisa.

    Se calhar o ponto de orvalho é pontual na sua terra.
  13.  # 75

    Colocado por: BigmouseAlterar a instalação para que não tenha diferenciais em cascata



    Erro meu. Os diferenciais não estão em cascata. Todos os quadros derivam de um corte geral no quadro principal. Mas cada um tem o seu próprio diferencial. Ou seja se um for abaixo os restantes continuam a trabalhar.

    O problema pode estar no diferencial em questão? Estar mais sensível que o normal?
  14.  # 76

    Boa questão, não sei... Tenho desde Agosto diferenciais em castata: um no conjunto novo de painéis e o do quadro eléctrico. Mas o dos painéis novos nunca disparou.
  15.  # 77

    Eu tive um problema semelhante no inversor que ao arrancar disparava o dijuntor. Acontecia com semanas de diferença e só com mau tempo. Até que reparei que havia umas pingas de água no quadro vindos duma tampa de fios na parede exterior mal selada.
  16.  # 78

    Colocado por: pcspinheiroBoa questão, não sei... Tenho desde Agosto diferenciais em castata: um no conjunto novo de painéis e o do quadro eléctrico. Mas o dos painéis novos nunca disparou.
    O que dispara pode ser mais rápido do que o outro. Mesmo sendo da mesma marca, eles têm tolerâncias de fabrico e têm tempos de deslastre diferentes. Tambem pode ser porque a fuga do diferencial dos paineis estar a baixo do limite, mas as fugas totais da instalação, somadas, ja fazerem deslastrar o diferencial do quadro principal (isto mais uma vez assumindo que a origem são as correntes de fuga DC).
  17.  # 79

    Bem, update a isto: hoje, com os painéis desligados fisicamente, a esposa chega a casa e está o diferencial desligado. Ligou-o e pouco depois volta a desligar. Disse que deixasse só o da cozinha ligado para aquecer a comida e fosse ligando 1 a 1 a cada x minutos, mas parece que era muito complicado. Entretanto ligou tudo e já não desligou. Que raio!!!
    Também me lembrei de um botão mecânico dos estores eléctricos que por vezes faz mau contacto mas não percebo bem o problema porque ouve-se algo a acontecer no estore mas não mexe (tipo um zumbido de motor), sendo preciso dar-lhe mais uma pancadinha. A ver se o troco que tenho lá alguns, mas isso é fácil de ver que não abre ou fecha, não fica naquela posição esquecido.
 
0.0237 seg. NEW