Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Como dito no título, não percebo que se passava cá em casa com a electricidade... Muito frequentemente o disjuntor diferencial geral desliga, precisamente por volta das 00:15! Não há nada ligado que explique este comportamento, nem temporizadores que liguem ou desliguem a essa hora. Tenho 6.9 kVA e tenho muitas vezes o VE a carregar, máquinas a lavar/secar etc, ou vários ACs ligados; raramente é um problema. Mas durante a noite, quando os gastos são residuais, pimba.

    Alguém tem explicação racional, ou será fantasma?😅
  2.  # 2

    aliens
    Concordam com este comentário: marize
  3.  # 3

    Ou esses, sim... Mas que é muito estranho, é!
    Tenho que perguntar aos vizinhos se também tem esse problema e ser algo na rede. Mas porque raio haveria o diferencial de desligar mais ou menos sempre á mesma hora???
    • size
    • 10 janeiro 2024

     # 4

    Colocado por: pcspinheiroOu esses, sim... Mas que é muito estranho, é!
    Tenho que perguntar aos vizinhos se também tem esse problema e ser algo na rede. Mas porque raio haveria o diferencial de desligar mais ou menos sempre á mesma hora???


    E compare a sensibilidade de cada disjuntor diferencial.
    Há quem diga que tal problema pode estar relacionado com o exterior da habitação, por equipamentos industriais próximos, que induzem oscilações na rede, provocando o disparo dos disjuntores sensíveis de 30 mA
    Concordam com este comentário: açor
  4.  # 5

    O diferencial é de 30 mA, sim. Dentro da habitação não estou a ver o que possa ser, já que é um período "morto" em termos de uso de energia. Esta noite e na anterior aconteceu às ~00:15, o que é muito estranho. E não estava nada ligado para além de uma ou outra lâmpada, frigoríficos e o standby habitual (TVs, NAS, boxes). São coisas que estão ligadas o dia todo e não faz sentido causarem problemas à noite, ainda por cima a uma hora mais ou menos precisa.
  5.  # 6

    Já tive umas situações idênticas.
    Num apartamento com estores elétricos, um dos estores estava a roçar no cabo do motor até que descarnou um bocado, de longe a longe disparava durante a noite com a humidade.
    Noutra casa aconteceu-me também durante a noite pimba, era o tubo no exterior dentro do muro que estava cheio de água, entrava pelo olho de boi e enchia o tubo.
  6.  # 7

    Eu tenho um estore que está a funcionar mal, mas é só mau contacto no botão (tenho que trocar, falta tempo...). E a essa hora não está a ser usado. Aqui o estranho é ser sempre pouco depois da meia noite e nada relacionada com o uso de algo eléctrico em particular! Ontem estava eu a deitar-me e a esposa no sofá a ler e desligou-se tudo...

    Já escrevi aos vizinhos a perguntar se mais alguém sofre do mesmo. A situação é algo recente (umas semanas ou até meses), mas tem sido muito recorrente.
  7.  # 8

    Colocado por: pcspinheiroComo dito no título, não percebo que se passava cá em casa com a electricidade... Muito frequentemente o disjuntor diferencial geral desliga, precisamente por volta das 00:15! Não há nada ligado que explique este comportamento, nem temporizadores que liguem ou desliguem a essa hora. Tenho 6.9 kVA e tenho muitas vezes o VE a carregar, máquinas a lavar/secar etc, ou vários ACs ligados; raramente é um problema. Mas durante a noite, quando os gastos são residuais, pimba.

    Alguém tem explicação racional, ou será fantasma?😅
    Qual o tipo de diferencial? AC, A ou B? Não que seja relevante para inequivocamente dizer a origem do problema, mas pode ajudar a reduzir opções possíveis. Não tem nenhuma progração do VE para carregar por volta dessa hora ou a aumentar a potência de carregamento a essa hora?

    Eu tinha um problema semelhante mas era de manhã em dias ou de chuva ou muito húmidos. Mas que coincidia com o arranque dos paineis solares, que faziam disparar o diferencial. A solução (se bem que bem descrita no manual do inversor), foi trocar os diferenciais para uns do tipo A (em vez dos do tipo AC que tinha), menos susceptiveis às currentes de fuga DC.
    Concordam com este comentário: barreira
  8.  # 9

  9.  # 10

    Colocado por: pcspinheiroEu tenho um estore que está a funcionar mal, mas é só mau contacto no botão (tenho que trocar, falta tempo...). E a essa hora não está a ser usado. Aqui o estranho é ser sempre pouco depois da meia noite e nada relacionada com o uso de algo eléctrico em particular! Ontem estava eu a deitar-me e a esposa no sofá a ler e desligou-se tudo...

    Já escrevi aos vizinhos a perguntar se mais alguém sofre do mesmo. A situação é algo recente (umas semanas ou até meses), mas tem sido muito recorrente.

    Não precisa de estar a ser usado/ligado, quando disparava por causa do estore também não estava a usar o mesmo.
    Basta os fios fazerem contacto, pimba!
  10.  # 11

    Colocado por: Vítor Magalhãeshttps://www.instagram.com/reel/Cy3UcaOSeoj/?igsh=aGVoZ2psbjl1N3V4
    Estas pessoas agradeceram este comentário:argo,pcspinheiro,Nostradamus


    Vou tentar essa solução :-))
  11.  # 12

    Colocado por: pcspinheiro

    Vou tentar essa solução :-))


    Já vi fazerem isso num DCP da EDP, disseram que já tinham resolvido o problema.
    Quando lá fui ver, tinha um pau...
  12.  # 13

    Colocado por: pcspinheiro

    Vou tentar essa solução :-))
    Ele (felizmente) deslartra na mesma, mesmo que o botão não mexa (a menos que seja material do tempo da outra senhora) :)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  13.  # 14

    Colocado por: tigoncalEle (felizmente) deslartra na mesma, mesmo que o botão não mexa (a menos que seja material do tempo da outra senhora) :)
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Na casa onde habitei na infância, tínhamos um disjuntor deste tipo para ligar/desligar a bomba do poço, ora acontece que frequentemente o quadro disparava por toda e qualquer razão e tínhamos o habito de ficar com o dedo a pressionar o botão sendo que este desarmava mesmo estando pressionado (sentia-se a perda de pressão do botão sob o dedo), acredito que no vídeo (meme) que coloquei acima acontecesse a mesma coisa.
  14.  # 15

    Colocado por: tigoncalEle (felizmente) deslartra na mesma, mesmo que o botão não mexa (a menos que seja material do tempo da outra senhora) :)
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Estava, obviamente, a brincar 😁
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MOC
  15.  # 16

    O Pinheiro recentemente adquiriu algum electrodoméstico ou outra bugiganga ligada que esteja ligada à rede?

    Frigorífico...arca...?
  16.  # 17

    Hint: veja se por acaso isso não coincide com nenhum evento exterior como, por exemplo, a iluminação pública. Claro que às 00h15 a iluminação pública está (e permanece) ligada, mas se forem umas luminárias inteligentes com dimming automático a determinada hora para poupança, pode causar fenómenos estranhos caso as ligações de terra não estejam perfeitas. Nestes casos, por vezes o retorno é feito pela terra dos edifícios e provoca fenómenos esquisitos.
  17.  # 18

    Colocado por: NostradamusO Pinheiro recentemente adquiriu algum electrodoméstico ou outra bugiganga ligada que esteja ligada à rede?

    Frigorífico...arca...?


    Nada novo, só se algum está disfuncional. Mas é sempre +- à mesma hora... Tenho uma tomada inteligente na máquina da loiça, mas até estava ligada, e quando a uso como programador do início funciona ok. Não tem nenhuma hora fixa de ligar, uso um timer variável, dependendo da hora a que me lembro.
  18.  # 19

    Perguntei se era arca ou frigorífico em concreto porque estes aparelhos com defrost tem um relógio interno, um rélé, que X em X horas inicia o ciclo de ligar a resistência para derreter o gelo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  19.  # 20

    Colocado por: NostradamusPerguntei se era arca ou frigorífico em concreto porque estes aparelhos com defrost tem um relógio interno, um rélé, que X em X horas inicia o ciclo de ligar a resistência para derreter o gelo.


    Ah, não. Nenhum no-frost
 
0.0237 seg. NEW