Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Atenção, os equipamentos não precisam de estar a funcionar para o diferencial desligar, basta estarem ligados a tomada
  2.  # 2

    Se calhar vou começar por remover a tomada inteligente chinesa barata. Sempre funcionou à hora programada, mas pode estar a causar problemas, sei lá...
  3.  # 3

    É começar a eliminar hipóteses, não é fácil porque não consegue reproduzir o problema.
  4.  # 4

    Colocado por: pcspinheiroSe calhar vou começar por remover a tomada inteligente chinesa barata. Sempre funcionou à hora programada, mas pode estar a causar problemas, sei lá...

    Desligue os disjuntores nao essenciais (que nao alimentem arcas, frigorificos nem equipamentos que estejam a ser utilizados a essa hora, incluindo iluminaçao e tomadas) para perceber se o diferencial continua a disparar. Se nao disparar à hora do custume, começe a armá-los um a um, pode ajudar a restringir a origem do problema. Se nao disparar, ou é dos outros circuitos ou é a bruxa.
    Concordam com este comentário: argo
  5.  # 5

    Tive um problema idêntico, mas ocorria ao início da manhã. Manteve-se um mistério, tive dois eletricistas em casa sem conseguirem identificar qual a causa.
    Acabou por desaparecer quando andaram a mudar os PT existentes nesta zona, pelo que conclui que o problema era da rede exterior.
  6.  # 6

    Já me responderam 2 vizinhos a dizer que não tem esse problema... Um diz que por vezes falha de dia (vê nos relógios), mas isso é de fora porque os disjuntores não desligam.
  7.  # 7

    Já removi a tomada inteligente, vamos ver os próximos dias...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasmaria
  8.  # 8

    Bem, coincidência ou não, esta noite não houve problema. Vamos ver nos próximos dias...
  9.  # 9

    Não era isso. Hoje deitamos mais cedo e acordamos com o diferencial desligado. Raios!
  10.  # 10

    Isso só la vai com um joker poderoso

    prof
    Concordam com este comentário: Dom, HAL_9000, Vítor Magalhães
  11.  # 11

    Vou tentar isolar o problema, disjuntor a disjuntor. Se bem que há alguns que não dá jeito (combinadoos).
  12.  # 12

    O VE é metido à carga religiosamente todos os dias, não é?
  13.  # 13

    Não, carrega de 3 em 3 dias, mais ou menos... por isso não acredito que seja o VE; tanto falha com ele a carregar como não. Ontem não dei conta porque nos deitamos mais cedo, mas o estranho é ser à mesma hora. Desconfio de coisas "smart" porque fora isso não estou a ver o que poderá ser. Vou desligar o disjuntor dos estores à noite.
  14.  # 14

    Colocado por: ClioIIHint: veja se por acaso isso não coincide com nenhum evento exterior como, por exemplo, a iluminação pública. Claro que às 00h15 a iluminação pública está (e permanece) ligada, mas se forem umas luminárias inteligentes com dimming automático a determinada hora para poupança, pode causar fenómenos estranhos caso as ligações de terra não estejam perfeitas. Nestes casos, por vezes o retorno é feito pela terra dos edifícios e provoca fenómenos esquisitos.


    Já aferiu isto que lhe disse?
  15.  # 15

    Eu já tive um caso semelhante mas era às 07:30 da manhã. Resultado, tinha um dos disjuntores mal apertado. Foi dar um aperto e ficou tudo como novo.
  16.  # 16

    Colocado por: ClioII

    Já aferiu isto que lhe disse?


    Se fosse isso imagino que afectaria os vizinhos também, que não é o caso... A iluminação pública liga muito antes da hora problemática e desliga muito depois. Agora são LEDs, que consomem menos ainda que as lâmpadas de sódio que lá havia.
  17.  # 17

    Colocado por: ricardoantunesEu já tive um caso semelhante mas era às 07:30 da manhã. Resultado, tinha um dos disjuntores mal apertado. Foi dar um aperto e ficou tudo como novo.


    E como é que isso explicava o desligar a uma hora certa?
  18.  # 18

    Colocado por: fpacardosoNão precisa de estar a ser usado/ligado, quando disparava por causa do estore também não estava a usar o mesmo.
    Basta os fios fazerem contacto, pimba!


    Não necessariamente. O Diferencial dispara quando há fugas de corrente para a terra.
    Se forem Fase e Neutro a fazerem contacto um no outro não deverá ser o diferencial a disparar a não ser que seja Disjuntor Diferencial. Deveria ser o disjuntor desse circuito.

    O diferencial serve para proteger pessoas, nada mais. Vê o diferencial da corrente de entrada com corrente de saída, se detectar diferença dispara.

    O estranho é isso acontecer à mesma hora.

    A questão do PT mencionada noutro post também não é descabida.
  19.  # 19

    Colocado por: pcspinheiroVou tentar isolar o problema, disjuntor a disjuntor. Se bem que há alguns que não dá jeito (combinadoos).


    Se os disjuntores não cortarem os dois polos e a passagem for entre neutro e terra não vai conseguir isolar esse caso. Mas é um começo.
  20.  # 20

    Pois, é verdade... Mas não tenho mesmo memória de haver nada novo que posso explicar isso, e os equipamentos existentes aparentemente funcionam correctamente. Senão iam dar problemas a horas aleatórias. Digo eu.

    Ontem não sei a que horas aconteceu, mas lá está, foi tarde já depois das 23:30. O VE estava a acarregar desde as 21 (mas o problema acontece sem estar), não se lavou louça, os ACs estavam desligados. Há os standby "normais", 2 combinados, as coisas "smart" e uma ou outra lâmpada de presença.
 
0.0217 seg. NEW