Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: pcspinheiro

    Se fosse isso imagino que afectaria os vizinhos também, que não é o caso... A iluminação pública liga muito antes da hora problemática e desliga muito depois. Agora são LEDs, que consomem menos ainda que as lâmpadas de sódio que lá havia.
    Não concordo, sobretudo porque a os equipamentos modernos (por exemplo iluminação LED) ao ter que recorrer a rectificação AC->DC, na maior parte dos casos por meio de rectificadores comutados (ao invés de isolados) - desculpem o jargão técnico - introduzem currentes de fuga DC, que interferem na seletividade dos diferenciais mais corriqueiros (vulgo do tipo AC, nao confundir com corrente alternada, é mesmo a numenclatura do diferencial). Claro que isto não é relevante num candeiro ou numa lâmpada LED, mas quando se somam muitos destes equipamentos de baixa potência (que pode ser o seu caso) ou quando este tipo de equipamentos são de potência elevada (ACs inverter, EVSEs, etc) as correntes de fuga DC já excedem a seletividade do diferencial do tipo AC. Por isso é que, por exemplo no regulamento elétrico do Reino Unido, já existe a obrigatoriedade de mudar os diferencias para tipo A (ou até B) sempre que se instala um EVSE - elevada potência ~7kW- para evitar disparos por fuga DC.
  2.  # 2

    Bem, o EVSE está sempre ligado à tomada, mas o problema é aleatório. E só carrega a ~3KW, tenho 6.9 kVA instalados. Mais estranho ainda é, quando estamos acordados, darmos conta de ser a uma hora específica e em que nada é ligado ou desligado (por nós ou por programação existente em dispositivos smart). Provavelmente vou ter que chamar um electricista, mas não sei se vai conseguir identificar um problema que provavelmente não se apresenta o dia todo...

    Posso começar também por verificar o aperto dos disjuntores, como sugerido. E posso trocar o diferencial, porque não... Mas não acredito que seja por aí, senão falhava aleatoriamente.
  3.  # 3

    Colocado por: pcspinheirodispositivos smart


    Defina "dispositivos smart".
    Sei de 2 casos em que foi colocado um daqueles equipamentos no QE para saber os consumos remotamente (tlm por exemplo) e fazia disparar o diferencial (mas continuo a achar sempre à mesma hora muito estranho).
  4.  # 4

    Colocado por: pcspinheiroBem, o EVSE está sempre ligado à tomada, mas o problema é aleatório. E só carrega a ~3KW, tenho 6.9 kVA instalados. Mais estranho ainda é, quando estamos acordados, darmos conta de ser a uma hora específica e em que nada é ligado ou desligado (por nós ou por programação existente em dispositivos smart). Provavelmente vou ter que chamar um electricista, mas não sei se vai conseguir identificar um problema que provavelmente não se apresenta o dia todo...

    Posso começar também por verificar o aperto dos disjuntores, como sugerido. E posso trocar o diferencial, porque não... Mas não acredito que seja por aí, senão falhava aleatoriamente.
    O EVSE não faz recitificação, portanto estar apenas ligado à tomada não tem influência (é o rectificador do carro que carrega a bateria). Nao comece por trocar o diferencial (um do tipo A ainda é carote) sen ter pelo menos suspeita de onde vem a falha. A chamar eletricista, chame um que tenha equipamento de verificação/teste de diferenciais, se não acredito que também vá andar aos papeis.
  5.  # 5

    A mim também era a uma hora certa. Alguma alteração na rede. O meu caso era apenas um disjuntor que ia abaixo, mas com o aperto resultou.

    Colocado por: pcspinheiro

    E como é que isso explicava o desligar a uma hora certa?
  6.  # 6

    Colocado por: barreira

    Defina "dispositivos smart".
    Sei de 2 casos em que foi colocado um daqueles equipamentos no QE para saber os consumos remotamente (tlm por exemplo) e fazia disparar o diferencial (mas continuo a achar sempre à mesma hora muito estranho).


    Botões de estores WIFI, havia uma tomada inteligente a contar a produção dos painéis FV (que removi), outra para programar a máquina da loiça antiga (que removi também).

    Tenho dois conjuntos de painéis FV e agora a contagem é só feita no mais recente pelo próprio inversor. Este conjunto tem o seu próprio diferencial que nunca desligou. Os primeiros estão só ligados a uma tomada. Mas às 00:15 não é hora em que inversores liguem ou desliguem...

    Agora que penso nisso, por altura do Natal, a sra da limpeza chegou lá e não havia electricidade. O diferencial estava desligado e disparava passados minutos. Como não havia mais nada ligado, pedi-lhe que desligasse os FVs para despistar, resolveu o problema (mas isto foi de dia a produzir electricidade). Entretanto votei do norte, liguei-os de novo sem a tomada de contagem e não houve nunca problema durante o dia. Serão os painéis??!! Mas porquê à noite e a uma +- hora certa???
  7.  # 7

    Colocado por: pcspinheiro

    Se fosse isso imagino que afectaria os vizinhos também, que não é o caso... A iluminação pública liga muito antes da hora problemática e desliga muito depois. Agora são LEDs, que consomem menos ainda que as lâmpadas de sódio que lá havia.


    Olha que não é bem assim, na minha terra as luzes desligam por volta da meia noite / uma da manhã e voltam a ligar de madrugada.
  8.  # 8

    Não presto atenção mas vou ver. Como é uma urbanização, duvido que o façam... Mas nesse caso daria problemas ao desligar de manhã tb, e não acontece.
  9.  # 9

    Bem, desde que desliguei a tomada dos painéis mais antigos, coincidência ou não, não voltou a acontecer... Custa-me a perceber o que é que poderiam causar para chatearem o diferencial depois da meia noite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • argo
    • 21 janeiro 2024

     # 10

    Humidade no exterior e diferencial sensivel de 30mA?
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo
  10.  # 11

    Colocado por: argoHumidade no exterior e diferencial sensivel de 30mA?
    Concordam com este comentário:casinhaDaAvo

    De um momento para o outro em minha casa foi exatamente este o problema.
    A instalação de um diferencial menos sensível resolveu o problema.
  11.  # 12

    Quão menos sensível? O que tenho é de 30 mA. O problema também estava ligado a painéis fotovoltaicos? Aqui não voltou a acontecer desde que os desliguei...
    • size
    • 22 janeiro 2024

     # 13

    Colocado por: pcspinheiro
    Quão menos sensível? O que tenho é de 30 mA. O problema também estava ligado a painéis fotovoltaicos? Aqui não voltou a acontecer desde que os desliguei...


    Fica por descobrir o mistério dos painéis provocarem a ocorrência no disjuntor, sempre à mesma hora !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasmaria
  12.  # 14

    Exacto! Isso é que ainda me causa comichão... O certo é que não voltou a acontecer, por isso deve estar relacionado.
    • hangas
    • 22 janeiro 2024 editado

     # 15

    Colocado por: pcspinheiroQuão menos sensível? O que tenho é de 30 mA. O problema também estava ligado a painéis fotovoltaicos? Aqui não voltou a acontecer desde que os desliguei...


    Pode ser alguma rotina que o inversor corra a essa hora.
    O meu disparou durante 2 dias sempre que o sol nascia e ele fazia o arranque, porque esteve temporariamente pendurado num dif de 30mA também.
  13.  # 16

    Nunca descobri. Se fosse ao arrancar ou desligar ainda percebia. Mas era sempre por volta das 00:15, mais coisa menos coisa.
  14.  # 17

    não é recomendado estar a diminuir a sensibilidade diferencial assim sem mais nem menos. é necessário avaliar se a instalação permite essa alteração, se não poderão estar a colocar em risco os pessoas e bens.

    Os painéis solares fotovoltaicos, tal e qual como, circuitos de carregamento automóveis e/ou circuitos de alimentação a equipamentos de AC, deverão ser protegidos com diferenciais do tipo A/HI.

    a maior parte dos problemas que ocorrem nas instalações residenciais, deve-se ao facto de terem instada uma proteção diferencial geral. Se o quadro tivesse devidamente repartido, a maior parte dos problemas eram resolvidos. então quando numa instalação possui 3 ou mais quadros em cascata, e cada um com a sua proteção diferencial com a mesma sensibilidade na entrada ainda pior.
    Concordam com este comentário: hangas, tigoncal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, jorgemlflorencio
  15.  # 18

    Colocado por: pcspinheiroSe fosse ao arrancar ou desligar ainda percebia. Mas era sempre por volta das 00:15, mais coisa menos coisa.


    Pode ser alguma rotina que o software do inversor corra a essa hora (actualizações ou algo assim e que faça um reset por exemplo)
  16.  # 19

    Bom dia a todos,

    Eu tenho um problema semelhante em que várias vezes tenho diferencial na entrada a disparar no período da manhã exatamente à mesma hora. Eu creio que o problema pode vir da rede. Contudo queria tentar mitigar eu o problema em vez de estar constantemente a chatear a e-redes. Eu tenho 3 quadros em cascata em que cada 1 tem uma proteção diferencial de 40A 30mA e do tipo AC (Creio eu).
    Seria sensato trocar o diferencial do quadro principal por um de 40A 300mA mas do tipo A seletivo? Ou seria melhor um do tipo A mas superimunizado?

    Cumprimentos,
  17.  # 20

    Alterar a instalação para que não tenha diferenciais em cascata

    Colocado por: rrocha2022Bom dia a todos,

    Eu tenho um problema semelhante em que várias vezes tenho diferencial na entrada a disparar no período da manhã exatamente à mesma hora. Eu creio que o problema pode vir da rede. Contudo queria tentar mitigar eu o problema em vez de estar constantemente a chatear a e-redes. Eu tenho 3 quadros em cascata em que cada 1 tem uma proteção diferencial de 40A 30mA e do tipo AC (Creio eu).
    Seria sensato trocar o diferencial do quadro principal por um de 40A 300mA mas do tipo A seletivo? Ou seria melhor um do tipo A mas superimunizado?

    Cumprimentos,
 
0.0230 seg. NEW