Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: bettencourtO AC faz disparar um diferencial de 30ma e volto a dizer não é preciso estar ligado

Está a dizer que é normal? É que não costumava acontecer... E tenho receio de colocar um de 300 mA porque essas intensidades de corrente já são perigosas
  2.  # 2

jorgealves 21 junho 2018

Diferenciais de alta sensibilidade não podem ser usados em equipamentos com moduladores de frequência.
    Se não tiver banheira de hidromassagem troque por um de 300mA.
    • pkasa
    • 15 junho 2024 editado

# 3

jorgealves 21 Agosto 2021 EDTaDe

Colocado por: Bigmouse
    só acho estranho uma das máquina ter uma corrente de fuga tão elevada

não é uma "corrente fuga tradicional mas sim a descarga intempestiva dos condensadores associados aos comutadores alta velocidade dentro do
    modulo de potencia vulgo inverter.,
    em maquinas com este tipo de comutadores deve ser usada proteção diferencial imunizada contra disparos intempestivos se for tecnicamente obrigatório a
    proteção de alta sensibilidade, num ambiente "normal" basta basta diminuir a sensibilidade do dispositivo diferencial,
  3.  # 4

pkasa, obrigado. O Jorge Alves, tanto quanto me lembro é técnico de AC. Não o tenho visto por cá... Não tenho banheira de hidromassagem, por isso talvez a solução seja mesmo um de 300 mA.
  4.  # 5

Tenho 2 multisplit Mitsubishi MSZ-AY, 2 circuitos 16A, interruptor diferencial 40A 30ma só para os AC's, até hoje nunca tive nenhum disparo.

Já agora essas ideias de "se não tem banheira hidromassagem", mas se tem termoacumulador, bomba de calor, etc., tem de manter os 30ma.
  5.  # 6

Será que um diferencial tipo F resolveria?
  6.  # 7

Cada um sabe da sua instalação e dos seguros que tem.

Muitas destas instalações foram executadas por técnicos que só tem em vista garantir o maior lucro possível.

Depois vemos diferenciais em cascata sem seletividades ou quadro gerais com um único diferencial.
    E quando se começam a introduzir equipamentos, como ACs, Veículos eléctricos, fotovoltaico, começam os problemas.

Existe obrigatoriedade de determinados circuitos possuírem proteção de alta sensibilidade, nomeadamente locais de instalações sanitárias, tomadas no exterior, equipamentos de aquecimento de água, veículos eléctricos,.... Mas todos os outros podem possuir de média sensibilidade.

Mais importante é ainda o valor de resistência de terra da instalação e a correcta distribuição da mesma pelo circuitos.
    A relação entre a sensibilidade diferencial e o valor de terra e que protege as pessoas.

Existem instalações que possuírem reles diferenciais de 1, 3, 10A e as esta garantida a proteção das pessoas.
  7.  # 8

Por isso a minha recomendação passa, primeiro verificar a integridade da alimentação electrica ao equipamento e do equipamento.
    E segundo fazer uma repartição dos circuitos por vários diferenciais, se houver espaço para isso.
  8.  # 9

Agradeço as várias opiniões. Não tenho nada de AQS a electricidade e, até ver, desligar o AC resolveu o problema com o diferencial novo que disparava a cada 2 min. Por isso, acho que vou começar por tentar perceber se há algo de errado com o AC. E vou colocar o diferencial antigo, claramente o novo não ajudou. Honestamente, preferia manter 30 mA.

Não sei quanto á questão do técnico só pensar no lucro, mas nunca vi um quadro elétrico tão bem organizado a nível de fios. Até tenho pena de não ter tirado foto; tudo tão "limpinho".

Não sei dizer quando começou este problema mas, supostamente, colocaram um diferencial no grupo novo de painéis que estará em cascata com o do quadro principal. Mas o dos painéis nunca disparou (a não ser que seja de rearme automático e não dou conta...).

Vou seguir a sugestão e medir entre o neutro e a terra no AC e partir daí.
  9.  # 10

O que espera encontrar na medição entre o neutro e a terra?
  10.  # 11

.
  11.  # 12

Se tiverem a mesma sensibilidade é natural que isso aconteca.

Colocado por: pcspinheiroNão sei dizer quando começou este problema mas, supostamente, colocaram um diferencial no grupo novo de painéis que estará em cascata com o do quadro principal. Mas o dos painéis nunca disparou (a não ser que seja de rearme automático e não dou conta...).
  12.  # 13

Já sabe o que é, mas não aceita - ok, São opções
  13.  # 14

Não percebi bettercourt... Sei que é do AC, qual é a melhor sugestão que devo aceitar? Meter um de 300 mA?
  14.  # 15

Colocado por: pcspinheiroNão percebi bettercourt... Sei que é do AC, qual é a melhor sugestão que devo aceitar? Meter um de 300 mA?

Resolver o defeito do AC...
  15.  # 16

Ah, sim! Tenho que chamar cá um técnico, mas é má altura porque andam todos é a fazer instalações. Aliás, queria que me verificassem a carga de gás e se há alguma pequena fuga porque de há 2-3 anos para cá um Mitsubishi mais antigo refresca mas não sai o ar gelado que saía.
  16.  # 17

Colocado por: pcspinheiroNão percebi bettercourt... Sei que é do AC, qual é a melhor sugestão que devo aceitar? Meter um de 300 mA?

Sim, era o que deveria ter de início
  17.  # 18

É apenas uma característica da TECNOLOGIA INVERTER
  18.  # 19

Colocado por: bettencourtÉ apenas uma característica da TECNOLOGIA INVERTER

Não, não é característica, eu tenho a minha casa com 2 multisplit Mitsubishi MSZ-AY, com 30ma, nunca tive disparos, assim como outros locais de uso profissional.

Não tarda começa a correr aqui o mito que não se pode instalar AC's com diferenciais de 30ma.
  19.  # 20

😔

0.0306 seg. NEW