Colocado por: pc ferreiraTanto Danosa como a Flag sao para barreira para vapor em coberturas, o que precisa é tipo Intello da Proclima, nao confundam a beira da estrada com a estrada da beira.
Colocado por: MasterfulDe dentro para fora: placa de gesso cartonado, tela XTTRPRO135SB, perfis de estrutura, lã mineral em painel, uma pequena caixa-de-ar, laje maciça de betão armado, (betonilha de regularização e pendentes, 2 x telas betuminosas, geotêxtil, betonilha de regularização para receber acabamentos e revestimento cerâmico porcelânico).
Colocado por: SEEING
Desse conjunto eliminaria a "pequena caixa de ar". Se já tem uma barreira de vapor, não precisa de outra.
Colocado por: MasterfulMas a tela que apresentei acima é o material certo para que não haja condensações indesejadas no interior do tecto falso?
Terá que questionar quem lhe vende a "tela".
Existem muitas "telas" com valores de SD diferentes.
Colocado por: Masterful
Difusão do vapor, SD: 0,05 m ± 0,0015 m.41 a 48 de 48
Colocado por: MasterfulNão é quem vende, é quem aplica. Claro que me diz que é indicado, mas tenho de aferir.
Parece-me pouco mas para ser aferir corretamente o valor de SD tem que se fazer cálculos.
Tem que se considerar vários fatores, espessuras e tipo de isolamento, temperaturas e valores de humidade relativa, etc.
Depois fazer simulações para as diversas variáveis e aferir um valor médio, para escolha da barreira de vapor adequada.
Uma barreira de vapor no Algarve nunca será igual a uma barreira de vapor em Trás-dos-Montes.
Se o aplicador diz que é a adequada...
Colocado por: MasterfulNão poderei indicar os valores todos com certeza.
Veja se descobre qual a espessura da tela que fala!
Colocado por: Masterful
Não consigo ver essa informação online, mas pela conversa parece-me que seja 0,5 mm, não menos de 0,4 mm.41 a 52 de 52
Teria que criar o seu exemplo de raiz que como deve compreender não é o meu trabalho...sou apenas um "curioso".
Usando o modelo que criei para isolamento térmico pelo interior, de facto, um SD=0,05 seria mesmo muito arriscado.
Como pode ver no exemplo de cima as linhas quase tocam para os dados introduzidos.
Mudando para SD=5 o afastamento é mais evidente.
Não podendo ser na prática usado para o seu exemplo mas deixo-lhe um quadro com valores de SD de outros materiais, alguns deles usados como barreira de vapor. O menor que encontra tem um SD=1,5.
Lamento não o conseguir ajudar mais.
Colocado por: MasterfulOu seja, a tela proposta até pode funcionar, mas será sempre muito no limite. A hipótese de uma membrana LDPE, neste caso, seria contraproducente, certo?
Colocado por: MasterfulO isolamento é lã de rocha em painel com 100 mm
Estando a referir-se a um polietileno de baixa densidade, e usandoESTEexemplo, com um SD=100, diria (minha opinião) que a probabilidade de existirem condensações seria menor.
Existe lã de rocha com papel kraft ou alumínio, que faz já de barreira de vapor.
Colocado por: bettencourtVolcalis não
Lã de rocha 70kg 40mm e pladur nas paredes e tecto, no chão deveria levar alguma coisa