Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tanto Danosa como a Flag sao para barreira para vapor em coberturas, o que precisa é tipo Intello da Proclima, nao confundam a beira da estrada com a estrada da beira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
  2.  # 2

Colocado por: pc ferreiraTanto Danosa como a Flag sao para barreira para vapor em coberturas, o que precisa é tipo Intello da Proclima, nao confundam a beira da estrada com a estrada da beira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Masterful

Obrigado pela resposta, PC Ferreira.

Sim, sei que são para coberturas, mas seria completamente contraproducente utilizar uma membrana LDPE na função que relatei? É que por vezes estamos, infelizmente, entre a solução "levar nada e fez em Deus" e pelo menos amenizar o problema. €sta é a questão.

Sem querer abusar, sabe-me dizer por quanto fica o metro quadrado da INTELLO?

Obrigado.
  3.  # 3

Viva Vieira2088!

Posso saber como ficaram as obras efetuadas?

Obrigado
  4.  # 4

Bom dia.

Ainda na senda da barreira de vapor, para um isolamento pelo interior num tecto falso, foi-me proposto colocar uma tela transpirável ODEM XTTRPRO135B (135g).

De dentro para fora: placa de gesso cartonado, tela XTTRPRO135SB, perfis de estrutura, lã mineral em painel, uma pequena caixa-de-ar, laje maciça de betão armado, (betonilha de regularização e pendentes, 2 x telas betuminosas, geotêxtil, betonilha de regularização para receber acabamentos e revestimento cerâmico porcelânico).

Podem me dizer, por favor, se a barreira proposta aprova para este contexto.

Obrigado.
  5.  # 5

Colocado por: MasterfulDe dentro para fora: placa de gesso cartonado, tela XTTRPRO135SB, perfis de estrutura, lã mineral em painel, uma pequena caixa-de-ar, laje maciça de betão armado, (betonilha de regularização e pendentes, 2 x telas betuminosas, geotêxtil, betonilha de regularização para receber acabamentos e revestimento cerâmico porcelânico).

Desse conjunto eliminaria a "pequena caixa de ar". Se já tem uma barreira de vapor, não precisa de outra.
  6.  # 6

Colocado por: SEEING
    Desse conjunto eliminaria a "pequena caixa de ar". Se já tem uma barreira de vapor, não precisa de outra.

Obrigado, SEEING.

A pequena caixa-de-ar não é mais do que alguns centímetros que ficam de folga entre a lã mineral e a parte inferior da laje (onde também passam as infra-estruturas).

Mas a tela que apresentei acima é o material certo para que não haja condensações indesejadas no interior do tecto falso?
  7.  # 7

Colocado por: MasterfulMas a tela que apresentei acima é o material certo para que não haja condensações indesejadas no interior do tecto falso?

Terá que questionar quem lhe vende a "tela".
    Existem muitas "telas" com valores de SD diferentes.
  8.  # 8

Terá que questionar quem lhe vende a "tela".
    Existem muitas "telas" com valores de SD diferentes.

Obrigado mais uma vez.

Não é quem vende, é quem aplica. Claro que me diz que é indicado, mas tenho de aferir.

XTTRPRO135SB

Material: PP não tecido, 3 camadas;

Massa por Área: 135 ± 20 g;

Difusão do vapor, SD: 0,05 m ± 0,0015 m.
  9.  # 9

Colocado por: Masterful
    1. Difusão do vapor, SD: 0,05 m ± 0,0015 m.

Parece-me pouco mas para ser aferir corretamente o valor de SD tem que se fazer cálculos.
    Tem que se considerar vários fatores, espessuras e tipo de isolamento, temperaturas e valores de humidade relativa, etc.
    Depois fazer simulações para as diversas variáveis e aferir um valor médio, para escolha da barreira de vapor adequada.
    Uma barreira de vapor no Algarve nunca será igual a uma barreira de vapor em Trás-dos-Montes.

Colocado por: MasterfulNão é quem vende, é quem aplica. Claro que me diz que é indicado, mas tenho de aferir.

Se o aplicador diz que é a adequada...
  10.  # 10

Parece-me pouco mas para ser aferir corretamente o valor de SD tem que se fazer cálculos.
    Tem que se considerar vários fatores, espessuras e tipo de isolamento, temperaturas e valores de humidade relativa, etc.
    Depois fazer simulações para as diversas variáveis e aferir um valor médio, para escolha da barreira de vapor adequada.
    Uma barreira de vapor no Algarve nunca será igual a uma barreira de vapor em Trás-dos-Montes.

Se o aplicador diz que é a adequada...

Não poderei indicar os valores todos com certeza.

Só para se ter uma ideia. O isolamento é lã de rocha em painel com 100 mm de espessura e 50 kg/m3. O imóvel ocaliza-se no interior do distrito do Porto, onde no Inverno existe muita humidade no exterior e temperaturas que podem chegar aos 0 ºC. É cobertura parcial, metade terraço por cima e outra metade outra habitação.
  11.  # 11

Colocado por: MasterfulNão poderei indicar os valores todos com certeza.

Veja se descobre qual a espessura da tela que fala!
  12.  # 12

Veja se descobre qual a espessura da tela que fala!

Não consigo ver essa informação online, mas pela conversa parece-me que seja 0,5 mm, não menos de 0,4 mm.
    •  
      SEEING
    • 16 dezembro 2024 editado

# 13

Colocado por: Masterful
    1. Não consigo ver essa informação online, mas pela conversa parece-me que seja 0,5 mm, não menos de 0,4 mm.

Teria que criar o seu exemplo de raiz que como deve compreender não é o meu trabalho...sou apenas um "curioso".
    Usando o modelo que criei para isolamento térmico pelo interior, de facto, um SD=0,05 seria mesmo muito arriscado.
    Como pode ver no exemplo de cima as linhas quase tocam para os dados introduzidos.

Mudando para SD=5 o afastamento é mais evidente.

Não podendo ser na prática usado para o seu exemplo mas deixo-lhe um quadro com valores de SD de outros materiais, alguns deles usados como barreira de vapor. O menor que encontra tem um SD=1,5.

Lamento não o conseguir ajudar mais.
      Exemplo.png
      SD.png
  13.  # 14

Teria que criar o seu exemplo de raiz que como deve compreender não é o meu trabalho...sou apenas um "curioso".
    Usando o modelo que criei para isolamento térmico pelo interior, de facto, um SD=0,05 seria mesmo muito arriscado.
    Como pode ver no exemplo de cima as linhas quase tocam para os dados introduzidos.

Mudando para SD=5 o afastamento é mais evidente.

Não podendo ser na prática usado para o seu exemplo mas deixo-lhe um quadro com valores de SD de outros materiais, alguns deles usados como barreira de vapor. O menor que encontra tem um SD=1,5.

Lamento não o conseguir ajudar mais.
      Exemplo.png
      SD.png

Já ajudou muito, só tenho a lhe agradecer pela disponibilidade.

Ou seja, a tela proposta até pode funcionar, mas será sempre muito no limite. A hipótese de uma membrana LDPE, neste caso, seria contraproducente, certo?

Só mais uma pergunta, se me permite. O que aconteceria no caso do mesmo exemplo sem qualquer barreira de vapor?

Obrigado.
  14.  # 15

Colocado por: MasterfulOu seja, a tela proposta até pode funcionar, mas será sempre muito no limite. A hipótese de uma membrana LDPE, neste caso, seria contraproducente, certo?

Estando a referir-se a um polietileno de baixa densidade, e usando ESTE exemplo, com um SD=100, diria (minha opinião) que a probabilidade de existirem condensações seria menor.

Colocado por: MasterfulO isolamento é lã de rocha em painel com 100 mm

Existe lã de rocha com papel kraft ou alumínio, que faz já de barreira de vapor.
  15.  # 16

Boa tarde,

Aproveitando este tópico, deixo também a minha questão.
    Tenho um apartamento dos anos 70, comprado já remodelado, com tecto falso e janelas com vidros duplos.
    No inverno a casa arrefece bastante, sendo que as paredes em contacto com o exterior estão geladas. Além disso, é uma casa com bastante humidade. Tenho de ter o desumificador ligado o dia todo para manter nos 70%. Já no Verão é uma casa quente, como seria de esperar.

Quais são os materias mais aconselhados para colocar no interior nas paredes em contacto com o exterior e qual seria o custo aproximado por m2 bem como a sua instalação (teria de ser feita por um profissional)?
    Não tenciono ficar nesta casa muitos anos, pelo que não quero gastar demasiado dinheiro numa solução, só uma que melhore o conforto minimamente.
  16.  # 17

Questão para uma milhão de euros.

Quanta temperatura a vossa casa perde durante a noite sem aquecimento? Tenho uma casa com 50 anos sem isolamento nas paredes e janelas em madeira, e na última noite a casa perdeu 4 graus. Zona do grande Porto.
  17.  # 18

Estando a referir-se a um polietileno de baixa densidade, e usandoESTEexemplo, com um SD=100, diria (minha opinião) que a probabilidade de existirem condensações seria menor.

Existe lã de rocha com papel kraft ou alumínio, que faz já de barreira de vapor.

Boas. Antes de mais, obrigado mais uma vez.

O material isolante já está instalado, estrutura, etc., só faltam as placas...

Hoje, liguei à ODEM a solicitar informação da referida tela e foi-me dito que a tela não é indicada para o efeito que se pretende. Segundo ele, e tem lógica, o correcto é um tela reguladora de condensação.

Deste tipo, alguém conhece alternativas à INTELLO DA PROCLIMA e o seu preço?

Obrigado.
  18.  # 19

Colocado por: bettencourtVolcalis não
    Lã de rocha 70kg 40mm e pladur nas paredes e tecto, no chão deveria levar alguma coisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize

Qual a diferença? Volcalis não é só a marca?
  19.  # 20

Boa noite.

Andei a brincar um pouco neste site: https://www.ubakus.de/en/u-wert-rechner/index.php?

Vejam se estes cenários são mais ou menos possíveis, apesar das limitações da versão de teste:

Sem nenhuma barreira:

https://ibb.co/fkDPFDj

Com tela transpirante ou parecido (SD = 2,3):

https://ibb.co/KxZZdx4

Com uma tela reguladora (SD = 10):

https://ibb.co/r59JHXt

Com uma barreira de vapor (SD = 100):

https://ibb.co/Bc8N8V2

Interior: humidade = 60%; temperatura = 19 ºC
    Exterior (pior cenário ou perto disso): humidade = 85%; temperatura = 0 ºC

0.0228 seg. NEW