Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

Como o título do tópico indica: como fixar facilmente e sem problemas futuros isolamento em manta com justaposições seladas c/ fita pára-vapor num tecto (laje de betão armado)?

Sei que normalmente utiliza-se a manta para pousar sobre o tecto falso, mas pretendo que seja fixada à laje.

Será que com buchas c/ prego plásticas (para ETICS, por exemplo) o serviço fica feito, ou será preciso colagem?

Alguém conhece buchas deste tipo mas com cabeça maior que os habituais 50 mm?

Obrigado.
  2.  # 2

Pode fixar com as buchas e prego plástico, considerando que a laje seja aligeirada e a fixação feita nas abobadilhas e não nas vigotas. Existem umas anilhas plásticas mais abrangentes que se prendem junto com as buchas normais, tipo isto.

Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Masterful
  3.  # 3

Se for para colocar gesso cartonado, pode usar o M-Systems da Eurobuild que faz logo as duas funções.
  4.  # 4

Colocado por: Vítor MagalhãesPode fixar com as buchas e prego plástico, considerando que a laje seja aligeirada e a fixação feita nas abobadilhas e não nas vigotas. Existem umas anilhas plásticas mais abrangentes que se prendem junto com as buchas normais, tipo isto.

Estas pessoas agradeceram este comentário:marize

Obrigado.

É uma laje de betão maciço, não aligeirada. Está a dizer-me que esse tipo de fixação (bucha com prego de plástico) não é adequado para materiais maciços?
  5.  # 5

Colocado por: pc ferreiraSe for para colocar gesso cartonado, pode usar o M-Systems da Eurobuild que faz logo as duas funções.

Obrigado.

Está a referir-se a esta solução?

Se sim, é interessante, não conhecia. No entanto, o que pretendo, também, é que fique uma "verdadeira" caixa-de-ar entre o isolamento e a placagem, coisa que com este sistema não me parece permitir.
  6.  # 6

Colocado por: Masterful

Obrigado.

É uma laje de betão maciço, não aligeirada. Está a dizer-me que esse tipo de fixação (bucha com prego de plástico) não é adequado para materiais maciços?

Não é adequado para fixar nas vigotas pois enfraquece as mesmas. Numa lage maciça já não terá problema.
    Concordam com este comentário: Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
  7.  # 7

Boa tarde.

Tenho uma dúvida, não sei se me poderão ajudar.

Como é complicado arranjar fitas adesivas pára-vapor específicas para esse efeito e a um bom preço, estou a pensar em utilizar fita adesiva de alumínio, com uns 75 mm de largura, em vez da mais habitual de 50 mm, que não será assim tão mais barata mas encontra-se mais facilmente.

Será que a colagem desta fita sobre papel kraft será exequível e eficaz?

Passará o teste do tempo, tendo em conta que será em tectos?

Obrigado desde já.
  8.  # 8

PQ não compra fita de papel kraft?
  9.  # 9

Colocado por: MasterfulBoa tarde.

Tenho uma dúvida, não sei se me poderão ajudar.

Como é complicado arranjar fitas adesivas pára-vapor específicas para esse efeito e a um bom preço, estou a pensar em utilizar fita adesiva de alumínio, com uns 75 mm de largura, em vez da mais habitual de 50 mm, que não será assim tão mais barata mas encontra-se mais facilmente.

Será que a colagem desta fita sobre papel kraft será exequível e eficaz?

Passará o teste do tempo, tendo em conta que será em tectos?

Obrigado desde já.

Pode colar à vontade com a fita de alumínio, até com uma vulgar fita masking de pintura ou fita cola plástica, assegure-se que faz uma sobreposição do papel nas juntas e depois segura com a fita cola.
  10.  # 10

Colocado por: paulosPQ não compra fita de papel kraft?

Posso estar enganado, pois nunca utilizei fita adesiva kraft, mas dá-me a impressão que é um material para embalamento, não terá a aderência, resistência e durabilidade doutros materiais.
  11.  # 11

Colocado por: Vítor Magalhães

Pode colar à vontade com a fita de alumínio, até com uma vulgar fita masking de pintura ou fita cola plástica, assegure-se que faz uma sobreposição do papel nas juntas e depois segura com a fita cola.

Obrigado, Vítor.

Até compreendo o que diz, qual seja a fita seguraria o papel, mas em termos de duração, que terá de ser muitos anos, quem sabe décadas? É que as fitas adesivas de embalagem e de mascaramento com o tempo ressequem (mesmo estando escondidas dos raios UV) e soltam-se com facilidade.
  12.  # 12

A fita de papel kraft será o mesmo material que o papel kraft que vem na lã mineral, ou estou enganado?
  13.  # 13

Normalmente não utilizam fitas de união, o que acontecem é que colocam o isolamento sobreposto nas uniões. A BPV não é uma impermeabilização em que tem que se garantira a estanquidade. Na maioria das aplicações de isolamento com papel kraft esta é pousada diretamente em cima da laje.
  14.  # 14

A ideia é também reduzir a possibilidade de desprendimento de partículas da lã mineral com o decorrer dos anos.
  15.  # 15

Esqueça a fita cola, é pousar em cima do tecto apenas
  16.  # 16

Colocado por: bettencourtEsqueça a fita cola, é pousar em cima do tecto apenas

A lã pousada em cima do teto não dificulta muito a instalação da iluminação? Principalmente andar a passar fios de um lado para o outro...
  17.  # 17

Colocado por: bettencourtEsqueça a fita cola, é pousar em cima do tecto apenas

Não quero pousado na estrutura, quero encostado à laje. As razões para esta escolha (mais cara e mais trabalhosa) são várias; uma delas, não a mais importante, é evitar estar em cima dos "downlights", réguas e painéis de iluminação.
  18.  # 18

Então tem de ser em painel. E boa sorte para soluções atípicas
  19.  # 19

Colocado por: Masterful

Não quero pousado na estrutura, quero encostado à laje. As razões para esta escolha (mais cara e mais trabalhosa) são várias; uma delas, não a mais importante, é evitar estar em cima dos "downlights", réguas e painéis de iluminação.

Masterfull, ao isolar encostado à laje vai estar a isolar um espaço não utilizado, idealmente o isolamento deve ficar o mais próximo do teto falso, neste caso, pousado sobre a estrutura e sem grandes "invenções". Na zona dos focos pode optar por colocar uns "copos" para evitar que o isolamento fique pousado diretamente sobre os mesmos. Veja aqui: https://forumdacasa.com/discussion/54057/tecto-falso-e-focos/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Masterful
  20.  # 20

Essa dos focos Vs lã mineral, desisti e deixei o eletricista fazer como faz sempre, rasga um pouco a lã passa o cabo e o down light.

Fica ali um buraco na lã, mas não tive para me chatear mais com isso, tudo o que seja para fazer fora o que habitualmente fazem é uma dor de cabeça que já não há paciencia.

A malta das obras parece-me que têm palas nos olhos, vêm sempre com aquela treta do já faço assim há "70" anos e nunca houve problemas...

Houve coisas que não cedi e fizeram como quiz mas foi um 31, somos vencidos pelo cansaço.
    Concordam com este comentário: Dias12

0.0221 seg. NEW