Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Como diz no título uma CM perdeu os ficheiros digitais após um ciberataque qualquer e agora mandou um ofício ao meu cliente a EXIGIR que submeta todos os projectos de novo num prazo curto. O projecto em questão já foi aprovado há mais de um ano, todas as taxas pagas e não falta nada nem da minha parte nem por parte do cliente, nem por parte da CM.

    Que legitimidade tem a CM em intimar a minha cliente com um prazo?

    obrigado
    • MDM
    • 15 janeiro 2024

     # 2

    Chega tarde a esperança que eu tinha da escola secundária perder as minhas notas.
  2.  # 3

    Parece-me mal exigir.
    Deveria pedir a colaboração de todos para tentar reorganizar os serviços.
    Mais importante que os projectos serão as informações e ofícios que tenham enviado para comprovar a fase de tramitação do processo.
    Acho que deveria facultar todos os elementos.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Pedro Barradas
  3.  # 4

    Colocado por: Dr Alter EgoAcho que deveria facultar todos os elementos.
    concordo.. mas intimar com um prazo considero um abuso
  4.  # 5

    Colocado por: antonylemosQue legitimidade tem a CM em intimar a minha cliente com um prazo?


    tem que haver algum bom senso de ambas as partes e da parte da camara parece-me estar a haver pouco. Ora a decisão de digitalizar o procedimento foi da camara, estando tudo em formato digital, tem de haver cópias de segurança e isso é da responsabilidade da camara. Imprimir todo o projecto tem custos para o cidadão, quem paga esses custos, não me parece justo o cidadão arcar com esse prejuizo.

    por outro lado, a camara não pode dar continuidade aos proximos passos, especialides, emissão da licença de construção, da licença de utilização sem ter o projeto de arquitectura.

    gosto tb da justicação da camara "perdeu os ficheiros digitais após um ciberataque qualquer", cá para mim alguem abriu um anexo manhoso de um email que correu um ransomware que encriptou tudo o que eram ficheiros na camara. qual cyberataque qual quê.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bneto
  5.  # 6

    Colocado por: pauloagsantosanexo manhoso de um email que correu um ransomware que encriptou tudo o que eram ficheiros na camara. qual cyberataque qual quê

    É um tipo de ciberataque.
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo
  6.  # 7

    Antony, pode por uma imagem da notificação com o extracto do texto? (sem identificar o requerente obvio)
  7.  # 8

    Eu respondia , que sim senhor , colabora se com a edilidade, mas que será disponibilizado cópia digital dos projectos entregues à data do procedimento original. Pelo que se pede qual o suporte que preferem receber os ditos.

    Presumo que disponham de cópia da pasta dos projetos entregues . Eu tenho sempre uma pasta com os ficheiros submetidos. Por estas e por outras ...
  8.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas
    Presumo que disponham de cópia da pasta dos projetos entregues . Eu tenho sempre uma pasta com os ficheiros submetidos. Por estas e por outras ...
    é obvio que sim.. mas tal como a CM os perdeu.. podia-me ter ocorrido o mesmo ..

    imaginemos que tenha acontecido...

    O digital é muito bom.. mas as entidades públicas deviam ter um sistema mais fiável do que parecem ter...
  9.  # 10

    Colocado por: antonylemosO digital é muito bom.. mas as entidades públicas deviam ter um sistema mais fiável do que parecem ter...


    Setor público e IT é algo que não casa bem...não há governance nem awareness constante para temas de cibersegurança, esta é a verdade.
    Concordam com este comentário: NLuz, hangas, RUIOLI
  10.  # 11

    Colocado por: antonylemosBom dia a todos,

    Como diz no título uma CM perdeu os ficheiros digitais após um ciberataque qualquer e agora mandou um ofício ao meu cliente a EXIGIR que submeta todos os projectos de novo num prazo curto. O projecto em questão já foi aprovado há mais de um ano, todas as taxas pagas e não falta nada nem da minha parte nem por parte do cliente, nem por parte da CM.

    Que legitimidade tem a CM em intimar a minha cliente com um prazo?

    obrigado


    O prazo curto será para repor as coisas em tempo útil. Não podendo, não deixe a câmara sem resposta, referindo que o prazo apresentado se manifesta insuficiente, pelo que solicita mais prazo.
    Não sei o tamanho da câmara, mas não estou a ver a mesma a lidar num par de dias com 800 a 1000 projectos
  11.  # 12

    Colocado por: antonylemosa CM perdeu os ficheiros digitais após um ciberataque


    Em Barcelos aconteceu-nos o mesmo com todos os projectos mais recentes que lá tinhamos...
    Haja saúde.
  12.  # 13

    Colocado por: callinasNão podendo, não deixe a câmara sem resposta, referindo que o prazo apresentado se manifesta insuficiente, pelo que solicita mais prazo.
    como referi antes.. nao tenho problemas em fornecer da minha parte tudo que tenho. tenho problemas é com ultimatos sem legitimidade. até porque nada garante que mesmo nós os técnicos ainda temos tudo porque também podemos sofrer de qq ataque cibernético ou mesmo da morte
  13.  # 14

    eheheh
    inadmissivel em 2024 uma camara perder ficheiros, nem cópias de segurança tinham ??
    antony aproveite para fazer umas alterações aos projetos e assim tacitamente ficam aprovadas :))
    • TFGM
    • 16 janeiro 2024

     # 15

    Bom dia,
    Recentemente forneci cópias digitais aos requerentes para entrega de processos terminados e em curso, na Câmara de Gondomar. Foi necessário juntar uma declaração a garantir sob compromisso de honra que os documentos agora entregues correspondiam aos originais. Por aqui, foi tudo entregue "voluntariamente" para os processos mais recentes, mas se for a mesma câmara, já estou a adivinhar a "chuva" de chamadas que vou receber. Se acontecer, faço como sugeriu o Callinas e respondo com um pedido de prorrogação de prazo a todos os pedidos, porque é necessário elaborar índices, requerimentos e as tais declarações para cada um.

    O custo da impressão em papel dos que foram novamente entregues, ficou a cargo dos clientes, assim como não fui eu imprimir nem entregar. Se fosse necessário até iria por se tratar de uma situação pontual, mas hoje em dia qualquer casa de cópias imprime, dobra e organiza as folhas.

    Costumo guardar uma pasta zipada com cada processo completo no computador para prevenir e para guardar no portfolio, uma cópia num disco externo que ironicamente "queimou" no mês anterior ao ciberataque e uma cópia no Google Drive. Costumo entregar uma cópia ao cliente em suporte digital (pen), é menos dispendioso, mais prático e mais ecológico.

    O que mais me choca - a ser confirmada a veracidade - é vários colegas já me terem dito que só tinham um único servidor na câmara e que toda a informação estava lá.
  14.  # 16

    Colocado por: marco1eheheh
    inadmissivel em 2024 uma camara perder ficheiros, nem cópias de segurança tinham ??
    antony aproveite para fazer umas alterações aos projetos e assim tacitamente ficam aprovadas :))

    Também só entrou o 2024 agora à uns dias.🤔

    Normalmente as cópias ou backups estão no mesmo servidor, lol
  15.  # 17

    ??
    • hangas
    • 16 janeiro 2024 editado

     # 18

    Colocado por: TFGMO que mais me choca - a ser confirmada a veracidade - é vários colegas já me terem dito que só tinham um único servidor na câmara e que toda a informação estava lá.


    Não me choca que só tenham um servidor.. choca-me é que um serviço com essa responsabilidade não tenha uma plano de disaster recovery, backups regulares e frequentes off-site em vários tipos de suporte, etc. Para qualquer gestor de IT é normalmente a primeira preocupação/responsabilidate em qualquer empresa.

    O ataque aparetemente resultou em perda de dados.. mas e se fosse adulteração dos mesmos? Ou exposição publica? Imaginam o que é ter os projectos todos de uma camara nos torrents?

    O pior é que não acredito que à camara ou aos directores de informática da mesma, lhes seja atribuida qualquer responsabilidade.. oopps aconteceu.. temos pena.
    Concordam com este comentário: zed, desofiapedro
    • zed
    • 16 janeiro 2024

     # 19

    Incrível.
  16.  # 20

    Colocado por: TFGMmas se for a mesma
    bingo

    eu sou da ideia que as CM deviam pedir (ou gravar ele próprios) cópias em CD. para terem em arquivo. todos sabemos que um servidor ou mesmo na nuvem podem desaparecer ou corromper. em CD pode acontecer mas só em caso de incêncidio ou roubo.
 
0.0223 seg. NEW