Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde. Sou completamente ignorante no que toca a eletricidade, pelo que me dirigo a possíveis entendidos.
    Pretendo criar no quadro eletrico do apartamento uma entrada para poder ligar diretamente um gerador de energia e assim, numa eventual falha de eletricidade, continuar a ter energia para fogão, frigorífico, levantar estores... enfim, pouca coisa.
    Isto é possível de se fazer? Com segurança? A quem me devo dirigir, edp, um eletricista...?
    Agradeço as contribuições.
    •  
      Tio
    • 16 janeiro 2024 editado

# 2

Também já tive essa ideia mas acho que não compensa o gasto.
    A fiabilidade da rede elétrica tem vindo a melhorar bastante e já não me lembro da última vez que falhou a eletricidade.
  2.  # 3

Colocado por: LeigoBoa tarde. Sou completamente ignorante no que toca a eletricidade, pelo que me dirigo a possíveis entendidos.
    Pretendo criar no quadro eletrico do apartamento uma entrada para poder ligar diretamente um gerador de energia e assim, numa eventual falha de eletricidade, continuar a ter energia para fogão, frigorífico, levantar estores... enfim, pouca coisa.
    Isto é possível de se fazer? Com segurança? A quem me devo dirigir, edp, um eletricista...?
    Agradeço as contribuições.

Dar dá, mas é demasiado arriscado. Se estiverem ligados em simultâneo poderá queimar todos os aparelhos eletricos da casa.

No limite poderá criar uma tensão de entre 0 e 460v
    • SJC
    • 17 janeiro 2024

# 4

E como pensava fazer o processo para ligar o gerador? Se nao for para ligar automaticamente (o que ja envolve um circuito de controlo complexo e para comutar as fontes), teria sempre o trabalho de ir ligar o "bicho" que para alimentar um fogao eletrico ja nao 'e qualquer gerador... para isso mais vale ter o trabalho de ir ligar a extensao ao frigorifico que possivelmente 'e o eletrodomestico mais critico.

Este 'e o meu fallback de 20 euros para caso um dia fique sem eletricidade muito tempo e nao queira estar a comer apenas latas de atum 😜

Mas j'a agora, com a evolucao das baterias agora j'a existem aqueles power stations muito interessantes para substituir os antigos geradores em situacoes de emergencia ou em trabalho em zonas remotas. Sao uns "brinquedos" interessantes!
    •  
      Tio
    • 17 janeiro 2024

# 5

Já estou a imaginar... um dia de semana de inverno, 10h da noite, e a luz vai abaixo! De repente ouvir do apartamento do vizinho o motor do gerador a acelerar!
    Concordam com este comentário: Masterful, SJC, Dias12
  3.  # 6

Qualquer gajo que vende os geradores, também vende a ligação.

Isso é um sistema básico. Se vale o investimento já é outra história.
    • size
    • 17 janeiro 2024 editado

# 7

Gerador em apartamento ?
    Que espécie de gerador está a imaginar poder instalar no prédio/apartamento ?
  4.  # 8

Colocado por: LeigoAgradeço as contribuições.

esqueça isso!. É simplesmente uma palérmice ;)
    Além dos custos associados, alterações ao QE e as exigencias técnicas que o inversor associado ao gerador terá de ter para não danificar os componentes electrónicos dos equipamentos da sua casa, não acredito que tenha falhas de energia suficientes para justificar tal empreitada! Isto em Portugal, mesmo com serviço de qualidade C, os corte de energia são muito esporádicos.
  5.  # 9

Ter energia é conforto e se há coisa que aprendemos neste fórum é que conforto não tem preço nem pode ser visto uma óptica de rentabilidade. 😁
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 10

Colocado por: rjmsilvaTer energia é conforto e se há coisa que aprendemos neste fórum é que conforto não tem preço nem pode ser visto uma óptica de rentabilidade. 😁

Mas existem cortes? Eu tenho tudo electrico em varias casas desde há mais de 20 anos, e conto pelos dedos de UMA MÃO as vezes que tiver stresses desses ( impactantes na vida diária), inclusive em zonas de qualidade serviço C.

https://www.e-redes.pt/pt-pt/zonas-de-qualidade-de-servico
    https://www.erse.pt/media/pnvjqgux/qualidade-de-servi%C3%A7o-t%C3%A9cnica.pdf
  7.  # 11

Eu nos últimos 2 meses já tive 6 ou 7 cortes de energia, mesmo que o restabelecimento da mesma tenha sido rápido...
  8.  # 12

Colocado por: XtrilhoEu nos últimos 2 meses já tive 6 ou 7 cortes de energia,

E implicou com a vida normal, por forma a justificar uma intervenção como esta que o op descreve ?
  9.  # 13

Não.

Apenas 1 delas foi mais prolongada +/-3horas, as restantes foram entre 1 a 10 mins, apenas pensei em comprar uma UPS ou sistema de baterias barato para não me dar cabo do material eletronico...
  10.  # 14

Ressuscitado
    Que gerador comprar ?
    Concordam com este comentário: Apfm, Cláudia11
  11.  # 15

Colocado por: carlota74Ressuscitado
    Que gerador comprar ?
    Concordam com este comentário:Apfm,Cláudia11

Estava a pensar na mesma coisa.

Um destes e decente para situações de emergência? Da para manter frigorífico e mais qualquer coisita ligado? Ou é preferível outra marca/modelo/especificaçoes qualquer?
    https://www.leroymerlin.pt/produtos/gerador-a-gasolina-com-regulador-de-tensao-7000-w-7-5-kw-230v-itcpower-gg9000fe-88779898.html
  12.  # 16

Ainda não foi desta que me convenceram a investir em gerador ou em baterias.
  13.  # 17

Nao é mais fácil uma bateria ? É que um gerador só pra isso imagino que quando precisar dele ta encravado a menos que onponha a trabalhar as vezes, sem falar no barulho para os vizinhos.
  14.  # 18

Colocado por: DR1982sem falar no barulho para os vizinhos.

Tinha aqui dois vizinhos com geradores a funcionar, o nível de ruído é muito baixo, dentro de casa nem se percebe.
  15.  # 19

Colocado por: rjmsilva

Tinha aqui dois vizinhos com geradores a funcionar, o nível de ruído é muito baixo, dentro de casa nem se percebe.
    o do link nao me parece ser muito silencioso. Ou melhor os que conheço daquele genero sao bem barulhentos.
  16.  # 20

Este tem boas reviews. O preço e um bocadito mais salgado.
    Os entendidos que digam se presta sff.

https://www.leroymerlin.pt/produtos/gerador-a-gasolina-arranque-eletrico-7000-w-avr-genergy-limited-7000-81955250.html

0.0152 seg. NEW