Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: RicardoPorto

Então se o puserem dentro do quarto e fecharem. Porta é que nem sentem mesmo nada..
    Concordam com este comentário:casinhaDaAvo

Isso é um comentário estúpido e que não acrescenta nada.
  2.  # 2

Colocado por: zasuktenho uma coisa destas para este tipo de emergencias num local que não pode ficar sem energia.
    https://www.bluettipower.eu/pt/products/ac300-b300k-backup-de-bateria-domestica

ontem safou-me em casa. Desliguei o que não queria no quadro, liguei numa tomada e fiquei com electricidade em casa.
    Para um apartamento é a melhor solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas,larkhe
    era precisamente isto que eu sugeria la atras. Tem tambem a aferiy p210 com melhor relação preco qualidade e 7anos de garantia.
  3.  # 3

Colocado por: zasuktenho uma coisa destas para este tipo de emergencias num local que não pode ficar sem energia.
    https://www.bluettipower.eu/pt/products/ac300-b300k-backup-de-bateria-domestica

ontem safou-me em casa. Desliguei o que não queria no quadro, liguei numa tomada e fiquei com electricidade em casa.
    Para um apartamento é a melhor solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas,larkhe

Não percebi completamente este comentário...ligou a uma tomada!? Não teve que fazer alterações no QE e colocar um switch?
  4.  # 4

Colocado por: Drachen

Não percebi completamente este comentário...ligou a uma tomada!? Não teve que fazer alterações no QE e colocar um switch?

Desliga o geral e injeta numa tomada.

Quando sabe que voltou a energia, desliga da tomada e liga o geral.
    Concordam com este comentário: mafgod, fernandoFerreira
  5.  # 5

Colocado por: VarejoteDesliga o geral e injeta numa tomada.

Quando sabe que voltou a energia, desliga da tomada e liga o geral.

Acho muito estranho um produto destinado ao consumidor final poder fazer isto deste forma.
    E se o utilizador não seguir criteriosamente esses passos, tem proteções, senão de quem é a responsabilidade?

Eles no diagrama têm aquilo ligado a um AC switch.
      Screenshot 2025-04-30 at 18.53.28.png
  6.  # 6

Colocado por: hangasE se o utilizador não seguir criteriosamente esses passos, tem proteções, senão de quem é a responsabilidade?

Do utilizador.

Os que têm geradores portáteis, como acha que fizeram para alimentar a instalação elétrica?
  7.  # 7

Colocado por: VarejoteDo utilizador.

Os que têm geradores portáteis, como acha que fizeram para alimentar a instalação elétrica?

Certo. Mas uma quem compra e sabe operar um gerador não é o mesmo tipo de pessoa que compra isso online e que se opera (mesmo de forma errada) da mesma forma que um eletrodoméstico.

Os geradores também de origem não dão para ligar na rede de casa sem mais nem menos. Trazem tomadas shucko.
    E também não se vendem cabos suicida (macho-macho), é o utilizador que tem que o fazer.

E diferente de tirar um aparelho da caixa, e ligar a uma rede activa por ignorância.
    Até porque o aparelho tem um modo de carregar a bateria pela rede.

E atenção, isto diz o mesmo gajo que para a proxima já sabe como forçar o inversor em modo-off grid sem a switch box :)
    Mas tenho noção que nao deve ser feito, que sei os riscos, como mitiga-los, e se me correr mal não vou culpar a huawei ou instalador.
      EornCqYVQAElO_B.jpg
      EornCqYVEAAASCp.jpg
  8.  # 8

Colocado por: hangas

Certo. Mas uma quem compra e sabe operar um gerador não é o mesmo tipo de pessoa que compra isso online e que se opera (mesmo de forma errada) da mesma forma que um eletrodoméstico.

Os geradores também de origem não dão para ligar na rede de casa sem mais nem menos. Trazem tomadas shucko.
    E também não se vendem cabos suicida (macho-macho), é o utilizador que tem que o fazer.

E diferente de tirar um aparelho da caixa, e ligar a uma rede activa por ignorância.
    Até porque o aparelho tem um modo de carregar a bateria pela rede.
      EornCqYVQAElO_B.jpg

O tuga é um tipo desenrascado...

Até já vi cabos coaxiais a fazerem de condutores elétricos 230v.
    Concordam com este comentário: hangas
    • Iko
    • há 2 dias

# 9

Ups!!! Eu com 19 anos a usar o que havia para dar energia a uma casa que aluguei mais uns amigos. 🙄

Colocado por: Varejote

O tuga é um tipo desenrascado...

Até já vi cabos coaxiais a fazerem de condutores elétricos 230v.
    Concordam com este comentário:hangas
  9.  # 10

Estava aqui a pensar se não seria possível carregar um VE durante o dia com excedente solar e durante a noite ligar o VE ao inversor para alimentar a casa. Isto num VE com V2L.
  10.  # 11

Colocado por: rjmsilvaEstava aqui a pensar se não seria possível carregar um VE durante o dia com excedente solar e durante a noite ligar o VE ao inversor para alimentar a casa. Isto num VE com V2L.
    a ser possivel esta a adicionar ciclos à bateria do VE, será que compensa?
    • zed
    • há 2 dias editado

# 12

Este senhor usou um Toyota Prius como gerador após uma tempestade tropical, alimentando o frigorífico e esquentador durante 10 dias após uma tempestade tropical.

https://youtu.be/elzkayZS81U
  11.  # 13

12.  # 14

O pessoal na maioria com geradores pequenos quer é desenrascar para o essencial que é manter um frigorífico e pouco mais, aí creio que liga directamente
    O frigorífico ao gerador e não se preocupa com o quadro eléctrico.
  13.  # 15

E aqueles "power banks" falados acima deve ser a mesma coisa. Não acredito que em momento algum aquilo tenha a capacidade de enviar corrente de volta pela ficha shucko usada para o carregar.

E ai tudo bem. Porque até pode passar pela cabeça de alguem mais leigo "era fixe era ligar isto à casa", mas depois como não é algo trivial, a ideia esbarra ai.

Por isso não acredito que aquilo tenha para lá um modo, à distancia de um botão, de começar a gerar de volta pela ficha shucko.
  14.  # 16

Colocado por: zedEste senhor usou um Toyota Prius como gerador após uma tempestade tropical, alimentando o frigorífico e esquentador durante 10 dias após uma tempestade tropical.

https://youtu.be/elzkayZS81U

O BYD Seal do meu sogro estava a alimentar a arca e o frigorífico.
  15.  # 17

Colocado por: hangasE aqueles "power banks" falados acima deve ser a mesma coisa. Não acredito que em momento algum aquilo tenha a capacidade de enviar corrente de volta pela ficha shucko usada para o carregar.

E ai tudo bem. Porque até pode passar pela cabeça de alguem mais leigo "era fixe era ligar isto à casa", mas depois como não é algo trivial, a ideia esbarra ai.

Por isso não acredito que aquilo tenha para lá um modo, à distancia de um botão, de começar a gerar de volta pela ficha shucko.
    entao e se colocar um cabo com dois machos na tomada de saida da estação de energia e ligada à tomada?
  16.  # 18

Colocado por: DR1982entao e se colocar um cabo com dois machos na tomada de saida da estação de energia e ligada à tomada?

Mas ai já e uma "invenção" do utilizador, tal como com o caso do gerador.
    A minha questão é se o equipamento permite ou não fazer a injeção direta sem qualquer proteção pela "entrada". Pois não acredito que o faça, justamente pelo enorme risco nas maos de um leigo.

Quem sabe fazer o cabo macho-macho, à partida já terá alguma noção do que se esta a meter e dos riscos envolvidos.
  17.  # 19

A questão principal é estar desligado da rede, coisa que não acontece automaticamente.
  18.  # 20

Colocado por: hangasQuem sabe fazer o cabo macho-macho, à partida já terá alguma noção do que se esta a meter e dos riscos envolvidos.
    eu aprendi a fazer uma extensão com uns 6 anos prai, ainda me lembro de uma altura querer ligar um motor de tirar agua de um poço notro ponto sem desligar o mesmo, a ideia foi ligar um cabo com dois machos na tripla onde o posso estava ligado, conclusao disparou tudo. Tinha uns 10 anos

0.0285 seg. NEW