Iniciar sessão ou registar-se
    • SBSC
    • 19 janeiro 2024

     # 1

    Olá a todos, pretendia ajuda com um tema relacionado com licenciamento.

    Adquiri um imóvel sem licença de utilização por ser anterior a 1951, cuja documentação foi validada pela Instituição de Crédito, logo, avancei à confiança. O imóvel foi remodelado pelos anteriores proprietários com materiais mais atuais, mas não teve quaisquer intervenções a nível de áreas ou estrutura, mantém-se, aparentemente, conforme original. No entanto, verificamos pelo Google Maps que um dos portões de entrada para a casa alterou de localização face ao que estava anteriormente.

    Uma vez que não quero estar a cometer ilegalidades, queria saber qual a melhor forma de obter licença de utilização do imóvel ou averbar a dispensa da mesma. Porque não quero ser apanhada de surpresa, no caso de ter que vender o imóvel de um momento para o outros ou mesmo de ter que fazer comunicação prévia à Câmara para alguma obra, vir a ter problemas, coimas, etc. O que aconselham? Vou diretamente à Câmara, contacto alguma empresa antes, arquiteto? Não sei por onde começar.
  1.  # 2

    Em primeiro lugar, e considerando que tem a documentação completa do imóvel, já verificou se tem a certidão de isenção de licença de utilização?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SBSC
    • SBSC
    • 19 janeiro 2024

     # 3

    A imobiliária disponibilizou-me, para apresentar junto do banco, uma declaração emitida pela Câmara Municipal, a atestar que o imóvel sendo anterior a 1951 não carece de licença de utilização "excepto se tiver havido lugar à realização de quaisquer obras de alteração ou ampliação posteriores à entrada em vigor do RGEU". Mas, consigo verificar pelo Google Maps que pelo menos o portão mudou de sitio e o pátio tem uma pérgula (que não percebo se pode ou não ser determinada como área coberta) pelo que não percebo a legalidade de tais alterações.
  2.  # 4

    Mas já comprou a casa?
    • SBSC
    • 19 janeiro 2024

     # 5

    Sim, há cerca de 2 anos.
  3.  # 6

    A CM nessa certidão de isenção de Licença de utilização atesta que o imóvel é anterior a 1951, mas faz um disclaimer que foi feita uma verificação pelo exterior e como tal não garante que existam alterações que necessitem de licenciamento... A questão é se eles foram sequer ao local, ou se viram pelo Google Maps... Em todo o caso, se confrontassem o existente com o Google Maps, certamente que existiriam questões.
    • SBSC
    • 19 janeiro 2024

     # 7

    Pois, isso não sei, não me disseram em que moldes foi emitida a declaração, mas assumo que a Câmara não enviou ninguém ao imóvel, apenas passou a declaração.
  4.  # 8

    Colocado por: SBSC ... Mas, consigo verificar pelo Google Maps que pelo menos o portão mudou de sitio e o pátio tem uma pérgula (que não percebo se pode ou não ser determinada como área coberta) pelo que não percebo a legalidade de tais alterações.


    Esteja quieto(a).
    Quais alterações?
    Não houve alterações nenhumas!!!
    (Assim de repente lembrei-me de alguém que foi reclamar que o contador da água não contava.)
    As imagens do google maps vão sendo atualizadas de x em x anos, não tarda as imagens estão iguais ao que está no terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SBSC
  5.  # 9

    Depois de levantarem as lebres, têm de as apanhar.
    • argo
    • 19 janeiro 2024

     # 10

    Faça um exercício que um amigo meu tem para resolver problemas:
    Não faz mal, vamos esquecer que pensei isso...1,2,3 pronto já esqueci.
 
0.0094 seg. NEW