Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: N Miguel OliveiraNo Porto, já me tocou implicarem com a cor... literalmente era o RAL seguinte. Obrigaram a corrigir o projecto.

Não tenho nada contra isto, desde que as regras sejam iguais para todos. E todos sabemos que infelizmente não são.
    Se eu me recusar a assinar o termo porque a cor está diferente tenho o empreiteiro e o DO a chamar-me aldrabão porque o técnico X e o técnico Y assinam coisas muito piores e nunca tiveram problemas.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  2.  # 2

Não percebo.. dantes os fiscais da câmara não saiam há rua, agora os termos são os que valem e os fiscais municipais vão ver as obras
    • Goose
    • há 4 dias editado

# 3

Colocado por: antonylemoslá está, não posso considerar isto como 'duas formas de pedir' porque na prática se o pedido nao levar os elementos do artº 2 o pedido é tratado como um 'direito à informação' pela Cm.. e depois como diz o miguel, cada CM dá-lhe o nome que entender o que aumenta a confusão quanto ao que se está a pedir
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

Antony
    Se for de acordo com o Artº1, não é o mesmo que o "Direito à Informação", nem as câmaras (pelo menos com as que trabalho) vão encarar como tal.
    O PIP independentemente do artigo que for considerado têm caracter vinculativo.

Como sabe, o PIP é usado como instrumento de ajuda à venda de terrenos... Um PIP, mesmo ao abrigo do 1º dá garantias a quem compra, que enquanto este estiver válido (neste momento penso ser 2 anos, renovável) que pode construir aquela volumetria, altura da edificação, numero de pisos, implantação, etc.. Tudo isto sem definir vãos, materiais, interiores, pavimentos, impermeabilização, etc (isso já entraria no âmbito do Art 2)

O direito à informação vai só dizer de forma generalista o que pode ser edificado e sem garantia nenhuma.

E não, a câmara não pode dar o nome que quiser. Se é submetido um Pedido de Informação Prévia, a câmara vai emitir uma informação e despacho para dar resposta a um PIP...
    Concordam com este comentário: Sasapo
  3.  # 4

Colocado por: antonylemosentão não faça. 1000€ por um PIP é uma borla face ao trabalho que dá fazer um PIP
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Marco nunes

fazer uma planta de implatação dá assim tanto trabalho?
  4.  # 5

Colocado por: N Miguel OliveiraEm muitos municipios, os elementos a entregar são exactamente os mesmos dum Projecto de Licenciamento... (Arquitectura)
    Concordam com este comentário:Marco nunes

há 2 tipos de PIP completamente diferentes em termos de informação necessária

Colocado por: GooseAntony
    Se for de acordo com o Artº1, não é o mesmo que o "Direito à Informação", nem as câmaras (pelo menos com as que trabalho) vão encarar como tal.
    O PIP independentemente do artigo que for considerado têm caracter vinculativo.

isto
  5.  # 6

.
  6.  # 7

Como disse atrás, em certos municipios, acham erradamente que "Direito à Informação" é aquilo a que eles chamam "PIP simples". Enfim.
  7.  # 8

Colocado por: Sasapofazer uma planta de implatação dá assim tanto trabalho?

Depende do PIP, do municipio, do funcionário, etc.
    Por vezes é 99% igual a um projecto de Arquitectura para Licenciamento, só muda o nome.
    Depende.

Infelizmente, é o estado das coisas actualmente. A personalização dos Departamentos de Urbanismo deu nisto. Deveriam organizar-se como uma Repartição de Finanças ou Conservatória. Todos funcionam +/- igual...
  8.  # 9

e depois acabavam as "engenharias"/facilidades locais?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, dmanteigas
  9.  # 10

Colocado por: N Miguel Oliveira

Depende do PIP, do municipio, do funcionário, etc.
    Por vezes é 99% igual a um projecto de Arquitectura para Licenciamento, só muda o nome.
    Depende.

Infelizmente, é o estado das coisas actualmente. A personalização dos Departamentos de Urbanismo deu nisto. Deveriam organizar-se como uma Repartição de Finanças ou Conservatória. Todos funcionam +/- igual...

O que é um PIP está bem definido no rgeu, o funcionário da CM não tem de achar nada, no máximo cabe ao técnico mostrar-lhe a legislação
  10.  # 11

Colocado por: SasapoO que é um PIP está bem definido no rgeu,

No RJUE.
  11.  # 12

Colocado por: SasapoO que é um PIP está bem definido no rgeu, o funcionário da CM não tem de achar nada, no máximo cabe ao técnico mostrar-lhe a legislação

Parece que aterrou agora...

Todos sabemos isso. De pouco adianta quando a Câmara funciona doutra maneira.
    É uma luta que não é do técnico. Era o que mais me faltava agora.

0.0347 seg. NEW