Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: pcspinheiroO ano passado estafei-me a fazer da maneira que sempre vi, a plantar em regos. Este ano foi só arranhar a terra um pouco fundo, em jeito de lavrar, e espetar o torrão directo do tabuleiro num buraquito.

Para a cebola de inverno (valenciana temporã) tenho usado sempre os pés em torrão, tal como fez o Pinheiro. Só na tardia compro o cebolo em "centos" (molhos) e aí sim, demora muito mais tempo. São preferências, gostos. Manias, vá. E para mim basta um ano de sucesso (ou um de insucesso, tanto faz) para adotar ou desistir de um sistema para sempre! Um bocado exagerado, eu sei.
  2. A ciência ensinou-me que sem um mínimo de n=3 não se pode nem falar em tendência ;-) Claro que há experiências desastrosas de onde é fácil tirar conclusões. A compra de cebola ao cento, contas feitas, fica ao mesmo preço ou mais cara que em tabuleiro (na cooperativa; na feira sai mais caro), e como vai com a raiz direitinha e aconchegada no torrão, sempre pensei que fosse melhor. Por outro lado, o seu crescimento está limitado pela minúscula quantidade de terra, pelo que mais vale serem plantas bem jovens do que já estarem a sofrer a limitação do espaço.

3. Quase 100 anos depois, continua a circular...
  4. Colocado por: pcspinheiroPois, nada de tubos. Aqui geralmente não se rega nada até abril/maio ;-) A terra está muito saturada e, como não está calor, mesmo uma chuvita ocasional chega. Mas se for mesmo preciso levam uma mangueirada pelo pé.

O ano passado estafei-me a fazer da maneira que sempre vi, a plantar em regos. Este ano foi só arranhar a terra um pouco fundo, em jeito de lavrar, e espetar o torrão directo do tabuleiro num buraquito. Super rápido! Mas vá, já estava meio preparada de se arrancar a batata doce ;-)

Fiquei chateado foi ao ir devolver o tabuleiro vazio, porque as cebolas que lá tinham estavam mais bonitas que as que comprei a semana passada e que nem sequer pude plantar até ontem...
    Concordam com este comentário:SCCorreia

pcspinheiro
    Engraçado tb plantei uns pés onde tinha a batata doce.
    Ao preparar a terra não colocou nenhum adubo? eu ainda coloquei um "corretor de solo" da nutrimais e um pouco de estrume de galinha...
    Fiz o mesmo ao plantar umas couves galegas num outro canteiro das batatas doces...

Obrigado
  5. Olhe, desta vez foi tudo tão a correr que não apliquei nada... A terra tinha sido bem estrumada aquando das batatas doces. Ainda este fim de semana, se o tempo permitir, vou aplicar cinza e um adubo equilibrado para promover raízes. Depois vou ver se aplico a cada algumas semanas um pouco só de azoto, para promover as folhas até começarem a ganhar cabeça. Preferia crescer tudo orgânico, mas isso o ano passado deu-me mini cebolas, por isso este ano acho que vou inovar um bocado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  6. Colocado por: pcspinheiroOlhe, desta vez foi tudo tão a correr que não apliquei nada... A terra tinha sido bem estrumada aquando das batatas doces. Ainda este fim de semana, se o tempo permitir, vou aplicar cinza e um adubo equilibrado para promover raízes. Depois vou ver se aplico a cada algumas semanas um pouco só de azoto, para promover as folhas até começarem a ganhar cabeça. Preferia crescer tudo orgânico, mas isso o ano passado deu-me mini cebolas, por isso este ano acho que vou inovar um bocado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SCCorreia

Se puder indicar o nome/referencia dos produtos que pensa colocar, fico-lhe agradecido ;-)
  7. Normalmente não olho a marca/nome destes produtos (adubo granulado); olho para proporções de N-P-K, que é o que interessa. Mas sim, depois digo o que vou aplicar. A esperança é que corra melhor que no ano passado, mas não garanto nada a ninguém...
  8. 30 dias e começo a ter grelos. Ainda não têm o sabor apurado pelo frio mas são grelos! Super saudáveis e o cheiro... O cheiro do nabal é inigualável! E não dá trabalho nenhum, ainda menos que a batata doce.

É o 2o ano seguido de boa colheita com a semente Flora Lusitana. Ao Pinheiro das ciências ainda falta um 3o para ser tendência, mas para mim já é oficial e é já a semente para o resto da vida!😉
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, joaomgf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
      IMG20241026151221_copy_1722x3060.jpg
      IMG20241026170817_copy_3060x1722.jpg
  9. Belo nabal, sim senhor! A mim este ano acho que faltou ignorar quem me disse para semear e não regar... Quando veio a chuva pouco ou nada nasceu, mas o que apanhou rega colateral nasceu e está bonito...
  10. 9 dias depois já só peço que não venha mais nenhum furacão , já passou por um e a recuperação foi boa mas já tem tamanho para se ir toda ... Enquanto isso 12 dias depois já tenho a segunda toda de fora , espero ter batata para o natal
    Concordam com este comentário: Marcopom
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, Dias12
      IMG_20241026_162224_wB38OVnW4O.jpeg
      IMG_20241026_150325_s0z41zXu7M.jpeg
      IMG_20241026_150316_UNSd9WxW1f.jpeg
      IMG_20241026_162234_zm5P97ib3J.jpeg
  11. Gostei tanto do raspador de cabo comprido que andei a pesquisar um mais maneirinho. Encontrei este no Brico depot e aqui vos deixo a sugestão. Não vem muito afiado, mas um toque com a rebarbadora e até faz a barba!

E é um aparato moderno. Tanto dá para trabalhar pela frente como por trás 😜

Então se tiverem a sorte de ter as ervilhas mal nascidas como as minhas, tanto melhor. Tem menos manobras, menos cuidados, muito mais rápido!
    https://www.bricodepot.pt/arrancador-de-ervas-daninhas-verve-3663602938323?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwyfe4BhAWEiwAkIL8sP5bblx3slwm_RW8yWoOeuBW0lhi5PRQilWOQBvVej9NUESmKqI6ThoC2jcQAvD_BwE
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
      IMG20241027092201_copy_1148x2040.jpg
  12. Alho francês com 3 semanas, vai bem encaminhado. Assim como os brócolos, as lombardo e a couve flor. É boa esta zona para horta, muito boa. O terreno é grande mas há áreas enormes onde plantar qualquer coisa é uma perda de tempo!
      IMG20241027095812_copy_1148x2040.jpg
      IMG20241027095850_copy_1148x2040.jpg
      IMG20241027092227_copy_1148x2040.jpg
  13. Colocado por: Casa da HortaAlho francês com 3 semanas, vai bem encaminhado. Assim como os brócolos, as lombardo e a couve flor. É boa esta zona para horta, muito boa. O terreno é grande mas há áreas enormes onde plantar qualquer coisa é uma perda de tempo!
      IMG20241027095812_copy_1148x2040.jpg
      IMG20241027095850_copy_1148x2040.jpg
      IMG20241027092227_copy_1148x2040.jpg
    ponha vinha , na perda de tempo ponha vinha e feijão !
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  14. Maltaz dúvida para semear:
    Comprei sementes para oregãos, manjerona e coentros.

Os coentros penso que posso semear o ano todo, mas e os restantes? O pacote é confuso. À frente mostra um período, e atrás outro. É tudo da luso sementes.
  15. Colocado por: Casa da Horta
    Enquanto me lembrar do barrete do ano passado não volto a plantar tanta coisa!

Leroy Merlin, claro.

Onde vai comprar este ano, vizinho? No que mudou de nome ou no da linha do comboio?
    Não foi à feira domingo? Fiquei no "restaurante" da entrada do campo da bola à espera da mulher, que foi dar a volta dos ciganos, e vi uns pés de cebolo com tão boa cara que trouxe 1 euro deles (25). Plantei e pouco mais tenciono meter este ano. Mas o que for vai ser da Ribaplanta ;-)

Fui a linha do comboio, estavam com boa cara, já estão na terra.. este inverno não meti muita coisa a não ser umas couves, batatas e alfaces
  16. Vou ver se arranjo tempo de por na terra uns alhos e umas cebolas.... já la tem umas couves que tem servido de pasto aos caracóis, não entendo de onde vem tanto ranhoso...
  17. Pessoal da terra,

Tenho um limoeiro no quintal, do qual a maria se quer livrar... em bem da verdade suja muito o quintal com folhas e principalmente os desjectos dos pássaros que por lá se refugiam. Mas tenho pena de cortar a árvore, até dá bastantes limões. Como tenho um alegrete em frente à casa, será que é coisa que dá para fazer um transplante de um lado para o outro? Teria de cortar muitas das pernadas, deixando praticamente só o tronco... tb não sei se a raiz é muito funda?
  18. Esta é a altura ideal para isso, a raiz dos citrinos nao é muito funda ... sele os cortes para evitar fungos e se possível pinte tronco com cal para limpar a casca...
  19. Colocado por: Casa da Hortahá áreas enormes onde plantar qualquer coisa é uma perda de tempo!

Faça um pequeno bosque com uns pinheiros mansos, sobreiros, carvalhos, se for possivel, onde não faça futuramente sombra as restantes culturas. 200 ou 300 m² já seria bom.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  20. Colocado por: NostradamusFaça um pequeno bosque com uns pinheiros mansos, sobreiros, carvalhos

Esse tem sido o projeto principal da minha mulher, criar mandalas e um bosque nas zonas inférteis. O bosque tem de tudo o que disse e mais as árvores que vou tirando/substituindo. Aproveita tudo. E as nogueiras que vão nascendo espontaneamente também acabam lá. O problema é a falta de rega no verão, algumas acabam por secar porque a rega de mangueira exige tempo e alguma força. E ela nem uma coisa nem outra. E eu ainda não me decidi a meter lá rega automática porque não vejo grande futuro ou utilidade no bosque. Não sou grande marido nem grande ajuda nessa parte. Temos as nossas divergências agrícolas mas temos espaço para cada um fazer a agricultura como gosta.

1.0133 seg. NEW