Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Casa da HortaGostei tanto do raspador de cabo comprido que andei a pesquisar um mais maneirinho. Encontrei este no Brico depot e aqui vos deixo a sugestão. Não vem muito afiado, mas um toque com a rebarbadora e até faz a barba!

E é um aparato moderno. Tanto dá para trabalhar pela frente como por trás 😜

Então se tiverem a sorte de ter as ervilhas mal nascidas como as minhas, tanto melhor. Tem menos manobras, menos cuidados, muito mais rápido!
    https://www.bricodepot.pt/arrancador-de-ervas-daninhas-verve-3663602938323?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwyfe4BhAWEiwAkIL8sP5bblx3slwm_RW8yWoOeuBW0lhi5PRQilWOQBvVej9NUESmKqI6ThoC2jcQAvD_BwE
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires
      IMG20241027092201_copy_1148x2040.jpg

Esse parece de cabo curto é isso?

Não gosto do meu de cabo comprido mas este fim de semana lá andei æ volta de umas couves para não ser de enxada. Tinha pouco tempo.
    Mas ainda não me convence o raio da ferramenta ...
  2. Colocado por: DacepaMas ainda não me convence o raio da ferramenta ...

Eu gosto. Até vou plantar os alhos mais afastados entre si para poder andar à vontade com o raspador. Se não deixar a erva crescer muito, mesmo que fiquem lá algumas raízes, dá para manter as culturas livres da praga demorando uma fração do tempo se arrancada toda à mão.
  3. Colocado por: rafaelisidoroponha vinha , na perda de tempo ponha vinha e feijão !
    Concordam com este comentário:Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Todo terreno já foi vinha, em tempos. Para mim agora não dá, requer muito tempo e há tão bom vinho à venda que não justifica. Feijão sim mas na altura dele. Aqui não é Açores. Nem desenvolvia em condições e não resistia às geadas e ventos gelados.

Colocado por: casinhaDaAvoOs coentros penso que posso semear o ano todo, mas e os restantes?

Se estiverem protegidos pode plantar qualquer coisa em qualquer altura. Vale a pena experimentar e ficar com o conhecimento. Penso que já antes lhe sugeri plantar em pés em vez das sementes. E orégãos, se for para ter em seco, compra um molho numa feira e fica servido para o resto da vida.

Colocado por: xiripitiFui a linha do comboio, estavam com boa cara, já estão na terra.. este inverno não meti muita coisa a não ser umas couves, batatas e alfaces

Apanhou, no da linha, aquela caixa de cartão cheia de batata de semente? Já partida e envolta em enxofre? Estava do lado direito do expositor onde tem as plantas para venda em pés. Vi e fiquei intrigado. Trouxe uns 2 ou 3 kg e plantei. Estão maravilhosas agora com pouco mais de mês e meio. E a florir. Não faço ideia da variedade! Pela folha viro-me para red lady, mas é esperar. E mesmo depois não tenho certeza se as consigo identificar! São as da foto. Consegue? :-)

Colocado por: R3volutionComo tenho um alegrete em frente à casa, será que é coisa que dá para fazer um transplante de um lado para o outro?

Depende da idade. Se está a dar limões à séria pode já ter uns 5 ou 6 anos e aí já me parece difícil. Não perde nada em tentar. Eu plantava um novo no sítio para onde quer transplantar e deixava o velho até o novo começar a dar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
      IMG20241027095831_copy_1377x2448.jpg
  4. Lá fui ver a horta um bocadinho para descontrair um pouco ...
      IMG_20241030_151240_vwVQlMXk5c.jpeg
      IMG_20241030_151235_YjUuZsfU5C.jpeg
      IMG_20241030_151143_fNNxCga82D.jpeg
      IMG_20241030_151025_oaHjRFtz0j.jpeg
      IMG_20241030_151124_zwisEEg08s.jpeg
      IMG_20241030_151058_tBU7Au0N8q.jpeg
      IMG_20241030_150958_L1a1nYMF0J.jpeg
  5. Lá deu para ver uma ervita ou outra nas suas fotos! Caramba, afinal a horta do Rafael sempre é neste planeta 😜
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  6. Colocado por: Casa da Horta
    Todo terreno já foi vinha, em tempos. Para mim agora não dá, requer muito tempo e há tão bom vinho à venda que não justifica. Feijão sim mas na altura dele. Aqui não é Açores. Nem desenvolvia em condições e não resistia às geadas e ventos gelados.

Se estiverem protegidos pode plantar qualquer coisa em qualquer altura. Vale a pena experimentar e ficar com o conhecimento. Penso que já antes lhe sugeri plantar em pés em vez das sementes. E orégãos, se for para ter em seco, compra um molho numa feira e fica servido para o resto da vida.

Apanhou, no da linha, aquela caixa de cartão cheia de batata de semente? Já partida e envolta em enxofre? Estava do lado direito do expositor onde tem as plantas para venda em pés. Vi e fiquei intrigado. Trouxe uns 2 ou 3 kg e plantei. Estão maravilhosas agora com pouco mais de mês e meio. E a florir. Não faço ideia da variedade! Pela folha viro-me para red lady, mas é esperar. E mesmo depois não tenho certeza se as consigo identificar! São as da foto. Consegue? :-)

Depende da idade. Se está a dar limões à séria pode já ter uns 5 ou 6 anos e aí já me parece difícil. Não perde nada em tentar. Eu plantava um novo no sítio para onde quer transplantar e deixava o velho até o novo começar a dar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:casinhaDaAvo
      IMG20241027095831_copy_1377x2448.jpg

Plantar em pés é por exemplo ir ao Leroy e comprar os pés lá e trazer para casa correto?
    Para os oregãos, gastamos alguma quantidade aqui em casa, daí ter pensado em semear também.
    Eu pensei que houvesse uma altura mais indicada para semeio... E talvez haja, porque numa horta as coisas não estão protegidas. Agora em vasos, como eu tenho tenho tudo protegido.
    Obrigado CdH!
  7. O Leroy não vende pés de tabuleiro. Isso é em feiras e lojas agrícolas.
    Orégãos procure um molho destes nas feiras. Custa 3 ou 4 euros e dura anos e anos!
      horticola-600x600.jpg
      oregaos_63658346-005e-4212-a38d-ebecc93c5860.jpg
  8. Colocado por: Casa da HortaO Leroy não vende pés de tabuleiro. Isso é em feiras e lojas agrícolas.
    Orégãos procure um molho destes nas feiras. Custa 3 ou 4 euros e dura anos e anos!
      horticola-600x600.jpg
    dura anos e anos as sementes, certo?
  9. Colocado por: Marcopomdura anos e anos as sementes, certo?

Sim, depois de secar. As semanas e até os paus se usam para temperar.
  10. Colocado por: Casa da HortaO Leroy não vende pés de tabuleiro. Isso é em feiras e lojas agrícolas.
      horticola-600x600.jpg

Ahhhh pés assim, ok!
    Mas por curiosidade, porque recomenda comprar assim? Porque dá-me menos trabalho?
  11. Colocado por: casinhaDaAvo
    Ahhhh pés assim, ok!
    Mas por curiosidade, porque recomenda comprar assim? Porque dá-me menos trabalho?

Tem resultados mais rápido e garantidos. Se a terra for boa, em 3 semanas dá para começar a tirar de coentros e salsa, se plantados em pés. Semear é incerto (a salsa nunca consegui e coentros só 1 vez) e 3 semanas demoram quase a nascer.

Outra vantagem. Compra os pés à medida do seu espaço. As carteiras de sementes (mesmo as mais pequenas) têm imensas e para os seus vasos imagino que demore a vida toda a gastá-las.

Outra e a mais importante de todas. Não é preciso desbastar! Quando o tempo importa e o espaço é grande, este pormenor faz toda a diferença.

Agora imagine que decide ter alface. Com base no que escrevi, qual lhe parece o melhor método? 😜
  12. Colocado por: Casa da Horta
    Tem resultados mais rápido e garantidos. Se a terra for boa, em 3 semanas dá para começar a tirar de coentros e salsa, se plantados em pés. Semear é incerto (a salsa nunca consegui e coentros só 1 vez) e 3 semanas demoram quase a nascer.

Outra vantagem. Compra os pés à medida do seu espaço. As carteiras de sementes (mesmo as mais pequenas) têm imensas e para os seus vasos imagino que demore a vida toda a gastá-las.

Outra e a mais importante de todas. Não é preciso desbastar! Quando o tempo importa e o espaço é grande, este pormenor faz toda a diferença.

Agora imagine que decide ter alface. Com base no que escrevi, qual lhe parece o melhor método? 😜

Pois faz sentido! Especialmente para alfaces, que no caso da minha avó nem sei como é que ela fazia...
    Eu tudo o que fiz neste ano, foi tudo semeado à exceção do manjericão (que comprámos no leroy). Achei interessante porque gosto de acompanhar e ver a natureza a desenvolver-se, depois vou tirando fotos e documentando 🙂
    É verdade que nem tudo pegou: o alecrim não quis nada. Essa pode ser a vantagem dos pés, tal como disse: a garantia que pelo menos já pegou...
    Do que estou a ver semear pode ser interessante para nós porque não temos urgência e as quantidades como somos 2 dá para ir vendo e controlando ervas e etc.

Agora sim: eu tenho sementes que nunca mais acabam! 😁😁😁

Vou passar numa agriloja e ver o que ppr lá há que me possa ajudar.

Obrigado CdH! 😊😊

Vou ver aqui na zona de Lisboa onde há dessas feiras, porque não sei honestamente.
  13. Galinheiras e relógio não terão um ou dois agricultores pelo menos?
    Além disso e mais longe para Mafra dev haver. Ia com meus Pais lá e havia de tudo .
    Certo que há faz uns bons anos 😂😂
  14. Tava tão bom ontem e hoje parece a revolução dos mortos !!! O vento já acendeu , chuva está prometida , estes tempos de 24horas deixam rastos fortes , espero que as minhas culturas resistem ...
      Screenshot_2024-11-01-09-07-56-918_com.android.chrome.jpg
      Screenshot_2024-11-01-09-07-32-253_com.android.chrome.jpg
  15. Colocado por: casinhaDaAvoVou ver aqui na zona de Lisboa onde há dessas feiras

Todas as que disse o Dacepa e mais a do Monte Abraão (Massamá) aos sábados. E a famosa FIC (feira internacional de Carcavelos, a gozar com a Fil) todas as 5as. Para Sintra tenho ideia que já há agrilojas e na margem sul tenho a certeza que sim
  16. Colocado por: casinhaDaAvoVou ver aqui na zona de Lisboa onde há dessas feiras, porque não sei honestamente.

Na Malveira vendem os orégãos secos, um bom molho custa 2€. A sra até me disse que não planta, apanha selvagens num lado QQ.
    Guardado num saco de pano ou papel dura muito tempo mesmo.
  17. Colocado por: NTORION
    Na Malveira vendem os orégãos secos, um bom molho custa 2€. A sra até me disse que não planta, apanha selvagens num lado QQ.
    Guardado num saco de pano ou papel dura muito tempo mesmo.

Inha como me esqueci da Malveira! Ia tantas vezes com o meu velhote.
  18. Por norma ainda lá passo a cada 15 dias, principalmente agora nesta altura que deixamos de ter fruta/legumes caseiros. O preço é muito mais em conta que QQ super (é preciso saber quais os vendedores que têm bom produto e bom preço) e serve de passeio matinal.
  19. Hoje foi dia.
    Limpar as giestas ao pé das oliveiras para daqui a umas semanas se apanhar. Tudo com serrotes e pedoa. Para os mais grossos uma mini motosserra ( e bateria que durou até ao almoço 😡).
    Foi durito.
    Tanto que já estou à procura de roçadora a gasolina para o ano que vem 😁. Só vou precisar para aquilo e um fds ao ano por isso penso que uma por 100/150€ chega.
    Tomem lá umas fotos.
    Há elas estão carregadas, se não caírem com vento vai ser bom ano.
    • Dacepa
    • 2 novembro 2024 editado
    OPA sempre tive dificuldade em colocar imagens pelo telemóvel e desta é que não deixa mesmo. Ver se ponho durante a semana.

1.1624 seg. NEW