Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: pcspinheiroNão me lembrei de
    plantar isso e até gostamos bastante... Vamos ver que tal se saem os bróculos.

Falando em bróculos: eles querem muita/pouca água e muita/pouca luz?
    Já os plantei umas tres vezes e as cabeças não crescem muito e "espigam" bastante/rapidamente. Pergunto-me o que se poderá estar a passar?

Obrigado,
  2. A minha experiência com bróculos é a de crescer os mais pequenos do mundo, dignos do Guiness. Mas imagino que falta de água e/ok calor excessivo possam causar isso. E o bicho da raiz, que impede o desenvolvimento da planta e parece ter sido o meu mal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  3. Bem, há umas semanas pedi aqui ajuda sobre como cuidar dos morangos, acabei por comprar uma floreira para lhes dar mais espaço e tenho regado todos os dias de manhã, e finalmente começo a ver os resultados :) Acho que há ali um ou outro que hoje ou amanhã já os posso apanhar, agora resta saber se são saborosos.

Obrigado a todos pelas dicas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      IMG_1364.jpeg
  4. Colocado por: lpetingaBem, há umas semanas pedi aqui ajuda sobre como cuidar dos morangos, acabei por comprar uma floreira para lhes dar mais espaço e tenho regado todos os dias de manhã, e finalmente começo a ver os resultados :) Acho que há ali um ou outro que hoje ou amanhã já os posso apanhar, agora resta saber se são saborosos.

Obrigado a todos pelas dicas.
      IMG_1364.jpeg

Se tiver casca de carvalho ou palha, meta por cima da terra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
  5. Colocado por: SCCorreia

Falando em bróculos: eles querem muita/pouca água e muita/pouca luz?
    Já os plantei umas tres vezes e as cabeças não crescem muito e "espigam" bastante/rapidamente. Pergunto-me o que se poderá estar a passar?

Obrigado,

Há plantas que só cultivo no inverno e os brócolos são um deles. Não precisam nem de muita água nem de calor para ficarem bons.
    Mude de local onde compra os pés, vá a uma feira e use de 2 ou 3 vendedores. Depois é terra rica em estrume, mas isso aplica-se a tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  6. A chuva veio , só fez bem mas a erva deu um pulo!!!
      IMG_20240509_112823_990vxSk83i.jpeg
      IMG_20240509_113437_nohlyJPe6a.jpeg
  7. Por acaso já me tinha perguntado se nos Açores não crescia erva! :-P
    Acho que é a primeira vez que o Rafael se queixa do flagelo que tanto nos afeta aqui no continente!
  8. Vou ver se tiro fotos hoje; vão ver o que é erva...
  9. Colocado por: Casa da HortaPor acaso já me tinha perguntado se nos Açores não crescia erva! :-P
    Acho que é a primeira vez que o Rafael se queixa do flagelo que tanto nos afeta aqui no continente!
    não falta é erva cá , aliás é quase tudo erva com fartura ... As infestantes da minha terra é que conhecem 3 pares de mãos que as vão acariciando até a exaustão , se tivesse sol já estava tudo limpo mas não está ...
  10. è por essas coisas que eu tenho plastico preto a cobrir a terra e abro furos onde planto os vegetais (rega gota a gota fica por debaixo do plastico tb).
    Agora estou é a pensar em trocar para plástico branco: aquilo no Verão aquece de uma maneira... mas ervas ZERO :-)
  11. Bem, demorou mas aqui ficam algumas fotos. Numa delas podem ver as minhas ervas... Quer dizer, bróculos... 😓 Não tenho foto, mas as minhas courgettes maiores foram atacadas por caracol/lesma e ontem reparei em algumas folhas estranhas, as mais jovens. Suspeito de míldio 😩, mas pode ter sido golpe de calor?. Dei uma calda a ver que tal se portam. Estavam tão bonitas e estes dias de chuva/sol/chuva foram péssimos para elas...

Daqui a nada marcha um arroz de acelgas 😁, já sei que ninguém vai gostar...

Reparem na foto das alfaces (e acelgas) o efeito da proximidade de algumas couves que não se arrancaram! Não é questão de água porque estou sempre a regar para não amargarem, nem de sombra porque as couves são muito altas.

Já os tomateiros -bate na madeira - vão de vento em popa 😍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro, marize, Casa da Horta, NTORION
      Compress_20240510_120335_5789.jpg
      Compress_20240510_120338_8081.jpg
      Compress_20240510_120337_7637.jpg
      Compress_20240510_120334_4048.jpg
      Compress_20240510_120334_4517.jpg
      Compress_20240510_120336_6407.jpg
      Compress_20240510_120333_3429.jpg
      Compress_20240510_120336_6824.jpg
  12. Colocado por: pcspinheiroBem, demorou mas aqui ficam algumas fotos. Numa delas podem ver as minhas ervas... Quer dizer, bróculos... 😓 Não tenho foto, mas as minhas courgettes maiores foram atacadas por caracol/lesma e ontem reparei em algumas folhas estranhas, as mais jovens. Suspeito de míldio 😩, mas pode ter sido golpe de calor?. Dei uma calda a ver que tal se portam. Estavam tão bonitas e estes dias de chuva/sol/chuva foram péssimos para elas...

Daqui a nada marcha um arroz de acelgas 😁, já sei que ninguém vai gostar...

Reparem na foto das alfaces (e acelgas) o efeito da proximidade de algumas couves que não se arrancaram! Não é questão de água porque estou sempre a regar para não amargarem, nem de sombra porque as couves são muito altas.

Já os tomateiros -bate na madeira - vão de vento em popa 😍
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta
      Compress_20240510_120335_5789.jpg
      Compress_20240510_120338_8081.jpg
      Compress_20240510_120337_7637.jpg
      Compress_20240510_120334_4048.jpg
      Compress_20240510_120334_4517.jpg
      Compress_20240510_120336_6407.jpg
      Compress_20240510_120333_3429.jpg
      Compress_20240510_120336_6824.jpg

Aquilo são mirtilos???
  13. Colocado por: xiripitiAquilo são mirtilos???

Está ali um belo pitéu para os pássaros.

Assim que começarem a mudar de cor, pufffffff evaporam-se do dia para a noite.
    Concordam com este comentário: lmcaet
  14. Tenho a rede, só ainda não a coloquei. Preciso das estacas!
  15. No que é já um meio clássico, o Casa chega à Horta sexta de noite mas ainda vai levantar 2 ou 3 batateiras...
    Vai haver muita miúda mas também uma ou outra de encher olho e caixa. Entre amanhã e domingo tenho 20 kg de semente para tirar, se quiserem vir sujar a roupa não estejam com parcimónia 😜
      IMG20240510205923_copy_1620x3600.jpg
  16. Colocado por: Casa da HortaNo que é já um meio clássico, o Casa chega à Horta sexta de noite mas ainda vai levantar 2 ou 3 batateiras...
    Vai haver muita miúda mas também uma ou outra de encher olho e caixa. Entre amanhã e domingo tenho 20 kg de semente para tirar, se quiserem vir sujar a roupa não estejam com parcimónia 😜
      IMG20240510205923_copy_1620x3600.jpg

Isso é que é vontade vizinho.
    As minhas brancas já as apanhei quase todas, hoje também espreitei as vermelhas e espero ter sorte
    IMG20240510201713
    IMG20240510201707
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  17. As minhas só agora começam a espreitar. Bem, só vi uma...
  18. Colocado por: xiripiti

Isso é que é vontade vizinho.
    As minhas brancas já as apanhei quase todas, hoje também espreitei as vermelhas e espero ter sorte
    IMG20240510201713
    IMG20240510201707

Depois diz se gostas mais do sabor da Picasso ou da Laura...
    Não sei se posso dizer isto, se calhar é segredo, mas de tanto me ouvir falar da Laura, o nosso companheiro NT viu-as à venda e acabou por comprar umas poucas. Não é que gostou e já tem a filha a pedir aquela variedade! 😎

Colocado por: pcspinheiroAs minhas só agora começam a espreitar. Bem, só vi uma...

Ficaram muito enterradas? Estão na terra há 3 semanas, não é? Não se preocupe, acabam por nascer e o que conta é como desenvolvem depois.
  19. O que é muito enterradas? Uns 15 cm devem ter ficado...
  20. Hoje se o tempo deixar vou tirar a minha batata red Scarlett ... Vamos ver o que nos reserva uma saca de semente .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta

0.4370 seg. NEW