Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: pcspinheiroAs minhas nunca mais nascem... começo a desconfiar que apodreceram com tanta chuva. Das que estavam greladas, apenas nasceram umas 4 ou 5; das outras, népias... Hoje, se tiver tempo, vou escavar um cantinho e procurar a planta ou eventual batata podre. Sobretudo as greladas, já tiveram bem tempo, caramba!

A semente de batata não gosta de agua na primeira/segunda semana, apodrecem mesmo, já passei por isso
  2. Vai saber tão bem 😋
      IMG20240518124834_copy_1620x3600.jpg
  3. As mimhas batatas, sem grande surpresa, estão todas podres na terra... 😭
    Amanhã na feira vou ver se há mudas de batata doce com bom aspecto e vou meter isso. Cá em casa não se costuma comer, mas os costumes mudam-se 😉. Vou talvez manter o rego onde nasceram algumas, não sei.

Fora isso, é um tapete de erva por todo o lado que é preciso arrancar repetidamente.
  4. Colocado por: pcspinheiroAs mimhas batatas, sem grande surpresa, estão todas podres na terra... 😭
    Amanhã na feira vou ver se há mudas de batata doce com bom aspecto e vou meter isso. Cá em casa não se costuma comer, mas os costumes mudam-se 😉. Vou talvez manter o rego onde nasceram algumas, não sei.

Fora isso, é um tapete de erva por todo o lado que é preciso arrancar repetidamente.
    aqui comemos muita batata doce. De preferência aquela laranja por dentro. Mas trago dos meus pais que cultivam imensa.. só a erva não há praga que a leve 😫
    Durante a tarde vou fazer umas experiências
      IMG_1928.jpeg
  5. Força com essas experiências, depois queremos relatos ;-) Até agora, melão e melancia morreu-me tudo...

Esqueci há pouco de perguntar: estive a rarear os nabos porque, esses sim, nasceram aos montes. Alguém tem sugestão do que fazer com esses rebentos que removi? Já estão lavados e prontos a ir para uma panela (deixei a raiz, é só um fiozinho) e estou tentado em, ou meter num arroz, ou numa sopa.
  6. Colocado por: pcspinheiroAs mimhas batatas, sem grande surpresa, estão todas podres na terra... 😭

Eu mantinha pelo menos o rego onde nasceram algumas. Nas falhas replantava umas quaisquer que encontrasse à venda (olhe as Ágata do peper...). Quanto à erva é o mesmo por todo o lado. Ou se desiste ou se arranca!

Sentei-me aqui 2 min com vocês, estou para lá de farto de andar de volta dos tomateiros. Até que melhoraram bastante de cara, já não vejo míldio (os muito atacados tirei-os os plantei novos) e alguns coração de boi já chegam à 2a travessa da estrutura 😎

Estou muito tentado a considerar que o leite gordo com bicarbonato de sódio lhes fez bem. Mais daqui a nada levam outra vez.
      IMG20240518154636_copy_900x2000.jpg
      IMG20240518154732_copy_900x2000.jpg
      IMG20240518154814_copy_2000x900.jpg
  7. Colocado por: pcspinheiroForça com essas experiências, depois queremos relatos ;-) Até agora, melão e melancia morreu-me tudo...

Esqueci há pouco de perguntar: estive a rarear os nabos porque, esses sim, nasceram aos montes. Alguém tem sugestão do que fazer com esses rebentos que removi? Já estão lavados e prontos a ir para uma panela (deixei a raiz, é só um fiozinho) e estou tentado em, ou meter num arroz, ou numa sopa.
    nunca semeie nabos, o meu pai todos os anos o faz, mas não nesta altura. Ele nunca os rareia.. quanto mais nascerem melhor, diz ele. E diz que têm de ser semeados por um doido para nascerem bem 😅. Gosto bastante de nabos, e de umas belas papas de nabo com uma sardinha assada.. 😋😋
    Uma sopa de nabo também é boa!
    Concordam com este comentário: Honda
  8. Eu semeei em linhas (talvez afastadas um pouco demais...) mas nasceram mesmo aos montes. Rareei para deixar um a cada ~10-15cm. Se cresceram como deve ser já vai ser muito nabo :-)

Os que arranquei são muito pequeninos, 3-4 folhas, tipo alface de tabuleiro da feira. Se não tiver melhor ideia, dão um arroz de rama de nabo.
  9. Colocado por: Casa da Horta
    Eu mantinha pelo menos o rego onde nasceram algumas. Nas falhas replantava umas quaisquer que encontrasse à venda (olhe as Ágata do peper...). Quanto à erva é o mesmo por todo o lado. Ou se desiste ou se arranca!

Sentei-me aqui 2 min com vocês, estou para lá de farto de andar de volta dos tomateiros. Até que melhoraram bastante de cara, já não vejo míldio (os muito atacados tirei-os os plantei novos) e alguns coração de boi já chegam à 2a travessa da estrutura 😎

Estou muito tentado a considerar que o leite gordo com bicarbonato de sódio lhes fez bem. Mais daqui a nada levam outra vez.
      IMG20240518154636_copy_900x2000.jpg
      IMG20240518154732_copy_900x2000.jpg
      IMG20240518154814_copy_2000x900.jpg

Belos... tudo! Esses tomateiros explodiram! Por aqui também cresceram muito, mas podia ter diso melhor se o tempo tem ajudado. Com noites de temperaturas inferiores a 10ºC e dias onde não passava dos 20ºC, é difícil...

As cebolas estão como as minhas, bem viçosas. Já as vermelhas que plantei mais tarde, vamos ver... já vinham com um cabecinha de cebola, mas era isso ou umas tão fininhas e longas que pareceiam cebolinho.

As cenouras também não vejo nada de jeito, nem das beterrabas que semeei... O plano futuro vai ter que passar por semear em tabuleiros e transplantar. Ou comprar na feira e pronto, mas fica mais caro.
  10. Colocado por: pcspinheiroo leite gordo com bicarbonato de sódio lhes fez bem

Leite diluído ou não? Quanto bicarbonato por litro? Estou curioso porque já li e ouvi sobre o uso de leite como antifúngico.
  11. Colocado por: pcspinheiro

Leite diluído ou não? Quanto bicarbonato por litro? Estou curioso porque já li e ouvi sobre o uso de leite como antifúngico.

1 l de leite gordo, 125 gr de bicarbonato sodio em 10 litros de água. Confesso que gostei, mas também pode ter sido coincidência. O Mica Ventura (experiente agricultor caseiro) só usa isto nos tomateiros.

Uma miséria este ano os alhos. Já os comecei a tirar porque estão a espigar. Ficam a secar à sombra umas semanas antes de os guardar. E os seus?
      IMG_20240518_180536_copy_2000x900.jpg
  12. Os meus foram arrancados há umas 2 semanas. Cabeças minúsculas... Foi pena mas já tinham tanto tempo que não estava a contar que desenvolvessem mais... É o que é.
  13. A minha mulher é muito esperta. Andou a semear uns feijões em tabuleiro e, como cresceram bem, andou atrás de mim para lhe arranjar um sítio com rega onde os plantar na terra. Não gostou da sugestão, que não era local fértil, e foi plantar o feijão no meio da batata doce! E ainda preencheu todos os espacinhos junto a umas abóboras que andei a semear há 2 semanas. E ainda juntou à festa milho. Bem sei que é um clássico (abóbora, feijão trepar e milho), mas para mim está muito cheio, tudo muito junto. Fui lá hoje tirar erva e deparei-me com esta salganhada... Já lhe disse: o teu feijão que se mexa, que a batata doce está a ir bem e não tarda vai abafá-lo 😛
      IMG20240518183527_copy_2000x900.jpg
      IMG20240518185409_copy_900x2000.jpg
      IMG20240518185451_copy_900x2000.jpg
  14. A batata doce estão bonita, sim senhor. Só me dá mais vontade de plantar. Amanhã está próximo 😁
  15. Estava a voltar de Coimbra da festa de aniversário da minha filha com as amigas, e vimos o meteorito (ou lá o que foi) que cruzou os céus por volta das 23:50. De repente ficou quase dia mas, azul esverdeado. Épico.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, Pereira_89
  16. Colocado por: pcspinheiroOs meus foram arrancados há umas 2 semanas. Cabeças minúsculas... Foi pena mas já tinham tanto tempo que não estava a contar que desenvolvessem mais... É o que é.

Nada do que lhe sugiro tem sucesso 😭
    Desilusão com os alhos, batatas no mesmo caminho...

A batata doce ocupa bastante espaço, tenha isso em consideração.
  17. De manhã aproveitei a lua crescente e andei a brincar aos enxertos. Este é o meu limoeiro sacrificado! Já vai com 7 ou 8 enxertos de borbulha e hoje fiz também um de estaca. Queria-o a dar laranja boa ao invés de limões. Estou sempre a cortar-lhe todos os rebentos originais, para ver se a força é canalizada para os enxertos. Já tinha 2 mesmo bonitos mas não vingaram 🤔
      IMG20240518102047_copy_1350x3000.jpg
      IMG20240518102130_copy_1350x3000.jpg
      IMG20240518102036_copy_1350x3000.jpg
  18. Dia de limpeza do quintal que as ervas daninhas com o efeito sol chuva estão a dar melhor do que ponho na terra.

Apanhar as favas que o feijão precisa de ser semeado.

Já tenho o dia programado.
  19. Eu também tinha, já não tenho... Não há feira 😭
  20. Bonita está a cenoura. Já a ando a vender a 2 €/kg para as colegas do trabalho. Paga a semente e o que gastei para as criar. As da semente em fita do Lidl são mais pequenas que as do bricomarche, mas mais doces.🥕
      IMG20240519111613_copy_3600x1620.jpg

0.6550 seg. NEW