Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Casa da Horta
    Ao sol não, fruta nenhuma.
    O meu óleo de neem vem da Amazon, em conjunto con o sabão de potássio.

O coração de boi tem estado tão bom que as p*t*s das galinhas pulam a cerca!
      IMG20240727113542_copy_1350x3000.jpg
      IMG20240727144715_copy_1350x3000.jpg
      IMG20240727115811_copy_3000x1350.jpg

Também nos aparecem alguns assim, mas são os melros... Atacam os que estão próximos do solo.

Neste momento já tenho mais tomate do que conseguimos comer... vou dando. O meu colega não este cá para tratar deles em maio/junho e, agora que estão a produzir, foi de férias... Hoje apanhei-lhe uns 15 kg variados (semeia sempre um arco-íris de tomates) e meti no frigorífico, a ver se aguentam até voltar. E semeei-lhe 3 regos de feijão verde de trepar enquanto esteve fora para ter quando voltasse, mas agora que estão a produzir 1 kg por dia, está de férias... Bem, visto por outro lado, estive a trabalhar para mim.
  2. Colocado por: Casa da Horta
    Nem é preciso. Já me disse para plantar o que quiser e depois partilhar com ele o resultado. Há coisa de 2 semanas disse-lhe que ía plantar batatas numa parte mais fértil do terreno dele, ficou contente!

👍
  3. Acho que devagarinho devagarinho, estão-se a midar definitivamente para a aldeia 😎
  4. 6 regos de princesa Amandine e 11 de Laura, uns bons 250 metros em linha. Espero que nasçam bem e dêem muito, pelo menos trabalho já deram e com fartura! Estou acordado desde as 5 e meia, vou fazer uma sestinha de verão 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
      IMG20240728110512_copy_2000x900.jpg
      IMG20240728110648_copy_2000x900.jpg
      IMG20240728110624_copy_2000x900.jpg
  5. Colocado por: marizeAcho que devagarinho devagarinho, estão-se a midar definitivamente para a aldeia 😎

Foi o melhor que fizemos, já há 6 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  6. Colocado por: Casa da Horta6 regos de princesa Amandine e 11 de Laura, uns bons 250 metros em linha. Espero que nasçam bem e dêem muito, pelo menos trabalho já deram e com fartura! Estou acordado desde as 5 e meia, vou fazer uma sestinha de verão 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires
      IMG20240728110512_copy_2000x900.jpg
      IMG20240728110648_copy_2000x900.jpg
      IMG20240728110624_copy_2000x900.jpg

Gosto 💪🏻
  7. Boas, uma vez que há aqui agricultores para todos os gostos, queria ver se alguém me dá uma ajuda.

Tenho furo e obviamente, bomba para puxar agua, como supostamente aquilo consome mais quando dispara, acabei por comprar uma cisterna de 7000lts, sei que o ideal é encher 5/6.000lts de uma vez e não de cada vez que se gastam 200 ou 300lts.

Colocou se uma daquelas boias, para que a bomba do furo trabalhe quando o nível da cisterna baixa.

Há de ser possível, colocar a bomba do furo a trabalhar quando já só tenho na cisterna uns 1500lts e encher até aos 7000lts e desligar se?

Neste momento consigo isso, manualmente (desligando a eletricidade da bomba e só ligando quando a cisterna já se encontra com pouca agua e ela enche até aos 7000lts e desliga-se automaticamente), caso contrario de cada vez que a boia baixa um bocado, ouço a bomba a disparar e a encher os poucos lts que se gastaram.
  8. Se fosse para mim, ou comprava um kit de sondas (se quisesse uma coisa mais barata) ou um nível de radar (se quisesse uma coisa mais tecnológica e com controlo à distância).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, diouf_matos
  9. E para um furo tirar 5 ou 6 mil litros de uma vez não é demasiado?
    Claro que nem todos são iguais, mas acautele isso, dependendo da capacidade de regeneração/profundidade/diâmetro.... É que um furo por norma n tem muita água acumulada.
  10. Colocado por: NTORIONE para um furo tirar 5 ou 6 mil litros de uma vez não é demasiado?
    Claro que nem todos são iguais, mas acautele isso, dependendo da capacidade de regeneração/profundidade/diâmetro.... É que um furo por norma n tem muita água acumulada.

Há furos que pode tirar água sem parar durante dias.
  11. Colocado por: NTORIONE para um furo tirar 5 ou 6 mil litros de uma vez não é demasiado?

Tenho agua a 20mts de profundidade... nunca tive qualquer problema nos ultimos 3 anos, em tirar isso...
  12. Colocado por: rjmpiresHá furos que pode tirar água sem parar durante dias.

Claro, basta ter uma uma várias nascentes com caudal. O meu furo qdo foi feito teve de levar um tubo ladrão PQ estava continuamente a deitar água por fora, o que sucedeu por alguns anos, agora só o posso por a trabalhar 15 ou 20 minutos, dependendo da altura.
  13. Colocado por: NTORION
    Claro, basta ter uma uma várias nascentes com caudal. O meu furo qdo foi feito teve de levar um tubo ladrão PQ estava continuamente a deitar água por fora, o que sucedeu por alguns anos, agora só o posso por a trabalhar 15 ou 20 minutos, dependendo da altura.

Por aqui apanham-se lençóis freáticos
  14. A maneira mais prática e barata para o que quer é usar um sensor de nível flutuante (eu escrevi bóia anteriormente, mas isso é mais para "cenas" completamente mecânicas).

Veja este que até tem o esquema de uso e o de instalação. Pode comprar noutros sítios. É só para dar uma ideia.

Se tiver bi-horário, acrescente também um relógio para encher o depósito de noite.

Caso queira algo mais tecnológico, siga o conselho do rjmpires.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diouf_matos
  15. Colocado por: CaravelleA maneira mais prática e barata para o que quer é usar um sensor de nível flutuante (eu escrevi bóia anteriormente, mas isso é mais para "cenas" completamente mecânicas).

Vejaesteque até tem o esquema de uso e o de instalação. Pode comprar noutros sítios. É só para dar uma ideia.

Se tiver bi-horário, acrescente também um relógio para encher o depósito de noite.

Caso queira algo mais tecnológico, siga o conselho do rjmpires.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:diouf_matos

Acho que foi algo deste genero que me montaram, mas nao deve ter ficado bem instalado sendo assim.
    Hoje ver se olho melhor para a coisa. Obrigado a todos
  16. O lanche dos campeões 😋
      IMG20240730143054_copy_3600x1620.jpg
  17. A princesa Amandine anda a dar air fryers e eu andava aborrecido porque perdia sempre os talões para poder concorrer. Ontem à tarde, no Lidl, até foi a minha filha que viu um saco todo bem grelado e trouxemos. Dois. E não perdi o talão.

A air fryer ia direitinha para o olx, mas ainda assim sabia bem ter ganho...
      Screenshot_2024-07-30-15-33-13-79_40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.jpg
      Screenshot_2024-07-30-15-31-54-89_40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.jpg
  18. Boas
    Tenho sempre problemas com a traça da batata.
    Este ano optei por semear a batata num bocado de terreno onde nunca tinha sido plantada, mas não resultou, na colheita algumas batatas apresentavam indícios de borboleta/traça.

Tenho de utilizar algo para combater esta praga, nas batatas que colhi.

O que aconselham?

Por norma não utilizo químicos, mas para não perder tanto trabalho e custos durante a sementeira, já estou por tudo...
  19. Colocado por: diouf_matosHoje ver se olho melhor para a coisa

Aquele contrapeso a meio é importante para obrigar a boia a ficar quase vertical quando tem o tanque cheio. Ajuste-o. Se não o montaram faça peso com qualquer coisa do género.

A maioria das instalações é feita, prendendo-se o cabo na parede do tanque de tal maneira que quando a bóia flutua o suficiente, pára o sistema. Se instalar como no link, consegue definir uma quantidade mínima no tanque e uma quantidade máxima com a flutuação do cabo e o posicionamento do contrapeso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diouf_matos
  20. Colocado por: ToinoBoas
    Tenho sempre problemas com a traça da batata.
    Este ano optei por semear a batata num bocado de terreno onde nunca tinha sido plantada, mas não resultou, na colheita algumas batatas apresentavam indícios de borboleta/traça.

Tenho de utilizar algo para combater esta praga, nas batatas que colhi.

O que aconselham?

Por norma não utilizo químicos, mas para não perder tanto trabalho e custos durante a sementeira, já estou por tudo...
    coragen Bayer , com coragem consegue limpar um terreno completo , não é amigo do ambiente mas um dia será ,tido o que é praga vai-se .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Toino

0.9523 seg. NEW