Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: marizeSe há coisa que nunca sobra cá em casa é puré e é do mais simples que há! Literalmente passar a batata cozida em sal com a varinha mágica.
    Cresci a comer puré amassado naquele dispositivo das avós, e depois adornado com um fio de leite, natas ou de colher de manteiga e quando provei assim simples, nunca mais quis outra coisa. Fica com uma textura elástica que gosto muito, parece funge da muamba.

    O puré não leva 1 colher de manteiga, leva meia caixa! :-P
    Tenho para mim que se provasse o meu deixava logo de parte a ideia do assim simples ;-)

    Por falar nisso, já plantou as batatas?
  2.  # 2

    Colocado por: Casa da HortaAcho que se já tem silvas pois já tem sarna suficiente. É a minha opinião.


    Pois, a ideia era precisamente a de "esconder" ou competir com as silvas nesse canto, onde nem cultivo nada. Tanto quanto sei, as canas de açúcar produzem em agregados a partir da planta ou raiz original, mas não são invasivas como muitos bambus, por exemplo.
  3.  # 3

    Colocado por: pcspinheiro

    Pois, a ideia era precisamente a de "esconder" ou competir com as silvas nesse canto, onde nem cultivo nada. Tanto quanto sei, as canas de açúcar produzem em agregados a partir da planta ou raiz original, mas não são invasivas como muitos bambus, por exemplo.

    É só uma opinião Pinheiro, uma visão diferente. Nada compete com as silvas, plantar seja o que for junto delas é complicar a tarefa de as arrancar e cortar. Ainda ontem o NT se queixava de ter silvas no meio de flores. Não pode chegar lá o corta mato para não as estragar (flores) e dá cabo do corpo e mãos para arrancar as malditas.
  4.  # 4

    Colocado por: Casa da Horta
    Já alguma chocou?

    Há dias falávamos sobre a melhor forma de ter manjericão. Para mim é isto tirado do vaso e mentido diretamente na terra... No Lidl.
      IMG20240513171825_copy_1620x3600.jpg


    Já tive. Plantei logo, ficou muito bonito com grandes folhas e com pinhões da zona, fizemos uns pestos muito bons. Depois secou e nunca mais recuperou, até hoje nunca percebi a razão.
  5.  # 5

    Colocado por: Casa da Horta
    É só uma opinião Pinheiro, uma visão diferente. Nada compete com as silvas, plantar seja o que for junto delas é complicar a tarefa de as arrancar e cortar. Ainda ontem o NT se queixava de ter silvas no meio de flores. Não pode chegar lá o corta mato para não as estragar (flores) e dá cabo do corpo e mãos para arrancar as malditas.


    Pois, pode complicar a limpeza, sim...
    A prioridade agora é colocar estacas altas para os kiwis, que aquilo cresce depressa. Depois vou pensando nestes pormenores.

    Plantas de ruibarbo é que ainda não encontrei, mas há sementes no Leroy Merlin... de Aveiro... Parece que dá para encomendar no daqui e eles mandam vir, mas são mais 15 dias a juntar aos 30 que já passei a procurar as plantas. Nem no OLX, onde aparece tudo e mais alguma coisa (plantas exóticas, tropicais, tudo), não há quem venda! Em toda a verdade, ainda não passei no horto gigante a caminho da Figueira. A ver se hoje faço o desvio; se não houver mando vir as sementes. Quando vivi em França comprava nos mercados e fazia tarde de ruibarbo!

    As acelgas já estão em ponto de colher as folhas maiores, mas ainda me estou a preparar mentalmente para a desilusão geral que vai haver quando fizer um arroz daquilo. Mas pode ser que me engane...
  6.  # 6

    Parece que o ruibarbo quer escuridão para crescer mais depressa.
  7.  # 7

    Cresce depressa e mais vermelho e doce, mas isso é uma técnica de "forçar" o ruibarbo (muito popular em Inglaterra). Nada que uns plásticos(cestos e cobertura de palha (por causa do calor) não resolvam :-)
  8.  # 8

    Primeiras acelgas. Belo arroz que deram 🤤

    Arranquei as favas e ainda apanhei uns 2 kg delas lá pelo meio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Casa da Horta
      IMG-20240514-WA0008.jpg
  9.  # 9

    Colocado por: pcspinheiroPrimeiras acelgas. Belo arroz que deram 🤤

    Arranquei as favas e ainda apanhei uns 2 kg delas lá pelo meio.
      IMG-20240514-WA0008.jpg
    aqui usamos elas mais para o verão para substituir as couves nas sopas ...
  10.  # 10

    🩷
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, pcspinheiro, Jorge_Gonçalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
      Screenshot_20240515_084806_Instagram.jpg
  11.  # 11

    Ontem lá consegui meter 50 pés de batata doce na terra, não consegui fazer o combro tão alto como queria e fiz o ano passado, mas à mão dá um bocado trabalho e demora. Agora é esperar 5 a 6 meses
      Screenshot_2024-05-15-09-16-23-042_com.miui.gallery.jpg
  12.  # 12

    Os pés de batata doce que comprei na feira para o meu colega (em molho) pegaram super mal... provavelmente vai perder metade. Ainda que não seja culpa minha, estou chateado com a situação. Os pés das amarelas até estavam bonitos, mas os das roxas já vinham algo fracos e acho que morreu tudo.
  13.  # 13

    Colocado por: NTORIONOntem lá consegui meter 50 pés de batata doce na terra, não consegui fazer o combro tão alto como queria e fiz o ano passado, mas à mão dá um bocado trabalho e demora. Agora é esperar 5 a 6 meses
      Screenshot_2024-05-15-09-16-23-042_com.miui.gallery.jpg

    Escolheste bem as plantas, estão grandes e bem verdinhas. Às vezes é só um pauzinho. É da roxa e amarela por dentro?
    O tubo está escondido pela terra ou ainda não puseste?
    Há dias no FB andávamos numa conversa sobre se o tubo com gotejadores pode levar terra em cima ou não... Os meus chegam a estar aos 3 meses com 10 cm de terra e nunca nenhum entupiu!
  14.  # 14

    qual a frequencia de rega para a batata doce? Plantei pela primeira vez batata doce há duas semanas atrás...
  15.  # 15

    Colocado por: NTORIONAgora é esperar 5 a 6 meses


    Eu este ano vou experimentar a batata doce branca da variedade Lira, aquela IGP de Aljezur, e eles falam em 110-120 dias até colheita. 5 a 6 meses parece demasiado pela literatura que li na altura.
    No ano passado a minha batata doce apodroceu toda ainda na terra, completamente pretas por dentro. A pouca que se salvou, acabou por adoecer logo poucas semanas depois. Penso que tenha sido por terem ficado demasiado tempo na terra, e também devido a zona, que acumulava as aguas todas vindas do terreno a montante.

    Ntorion, estou a ver esses gansos ao fundo, por acaso vocês comem os ovos? Qual o sabor?

    E em relação à chocadeira, depois de eclodirem, os pintos ficam as primeiras semanas onde?

    Tenho também ovos na chocadeira, estava na duvida se valia a pena ou não um sistema de aquecimento (lâmpadas, tapetes) para as primeiras semanas, mas acabei por comprar na mesma, tendo em conta que as noites ainda estão relativamente frias e os bichos estão previstos eclodir daqui a 1 semana. Ainda fiquei 2 semanas no "compro ou não compro aquecedor para os bichos?"
  16.  # 16

    Colocado por: pcspinheiroOs pés de batata doce que comprei na feira para o meu colega (em molho) pegaram super mal

    Normalmente têm muito pouca raiz, se forem logo plantadas e vier sol forte...eu gosto de deixar uns dias em água para desenvolver mais alguma raíz. De notar que é apenas o segundo ano que plantei, mas o ano passado foi uma loucura de qualidade e quantidade.



    Colocado por: Casa da HortaEscolheste bem as plantas, estão grandes e bem verdinhas. Às vezes é só um pauzinho. É da roxa e amarela por dentro?

    Sim, este ano tinham uma rama longa, com 3 nós de raíz, parece que há escolha, PQ ela perguntou-me se queria das curtas ou das longas.
    Sim, espero que seja da roxa e amarela, pelo menos assim foi vendida. Falou-me muito numa variedade q tinha este ano "3 bicos" (a folha faz mesmo o formato em 3 bicos), que era uma variedade antiga portuguesa, mas n arrisquei... Mas ainda vou fazer outro combro igual e vai levar mais 50 pés, sendo que só tenho aqui mais 25... Pelo q tenho de comprar alguns mais, n sei se arrisque nesses.



    Colocado por: SCCorreiaqual a frequencia de rega para a batata doce? Plantei pela primeira vez batata doce há duas semanas atrás...

    Agora e até estar bem pegada 2x ao dia 8 minutos. Depois e durante o verão 1x ao dia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  17.  # 17

    Colocado por: Casa da HortaO tubo está escondido pela terra ou ainda não puseste?
    Há dias no FB andávamos numa conversa sobre se o tubo com gotejadores pode levar terra em cima ou não... Os meus chegam a estar aos 3 meses com 10 cm de terra e nunca nenhum entupiu!

    Está dentro da terra, tb nunca tive problema.



    Colocado por: Nostradamus5 a 6 meses parece demasiado pela literatura que li na altura.
    No ano passado a minha batata doce apodroceu toda ainda na terra, completamente pretas por dentro.

    As minhas só começaram a ter calibre e sabor a partir dos 5 meses, as q apanhei antes eram pequenas e pouco doces. A grande parte apanhei com 6 meses ou mais e foi PQ estava sempre a chover que não tinha tempo de as apanhar, mas a terra drena bem e este método de as plantar elevadas tb deve ajudar a drenar, nada de podres e ainda tenho algumas das maiores q foram ficando por serem demasiado grandes.


    Colocado por: NostradamusNtorion, estou a ver esses gansos ao fundo, por acaso vocês comem os ovos? Qual o sabor?

    Têm comido alguns estrelados, eu por acaso ainda nem provei, com os de peru e pato mudo à mistura para estrelar tenho deixado os outros para os mais curiosos. Quanto ao sabor é bom, mas o tamanho é demasiado generoso para uma pessoa.
    Uma gansa tirou uma ninhada no início de março e ainda n tornou a por, a outra põe dia sim dia não 1 ovo, que vou tirando. A ninhada de março já está do tamanho da mãe (estão alguns na foto), mas n consigo distinguir o sexo deles.



    Colocado por: NostradamusE em relação à chocadeira, depois de eclodirem, os pintos ficam as primeiras semanas onde?


    Uso umas caixas de cartão e deixo na garagem com uma lâmpada de aquecimento (daquelas vermelhas), não só pela temperatura mas tb por medo de predadores.... primeira semana deixo sempre ligada, depois uns dias só de noite, depois retiro d vez e passado 2 ou 3 dias mudo para uma gaiola que meto no abrigo dos animais mais umas semanas. Antes de soltar noutra zona. Mas tudo depende do tempo/temperatura.

    A minha chocadeira não era grande coisa, e na segunda tentativa deste ano avariou de vez, até pensei q não nascia nada, mas ainda salvei 2. Esta agora é nova... Custa 130€ na Amazon, mas no eBay ficou por 80€ com portes de 15€ incluídos e queria testar, caso precise de a devolver, mas n sei se vou ter muito sucesso que o galito já tem 15 concubinas....

    Já agora, os pintos da chocadeira, mesmo misturados com os de compra não adoecem, já os de compra é uma miséria, tenho alguns q morrem de 1 dia para o outro sem perceber PQ.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
  18.  # 18

    São fotos da produção individual de cada pé, acho q as coloquei na altura
      Screenshot_2024-05-15-12-01-02-971_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2024-05-15-12-00-53-513_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2024-05-15-12-00-44-564_com.miui.gallery.jpg
  19.  # 19

    A ultima vez que usei uma chocadeira (emprestada) foi há uns 20 anos na casa dos meus pais. Foi para ovos de perus, precisamente porque comprávamos perus pequenos nas feiras e acabavam todos por morrer. Na altura custavam a volta dos 3 ou 4€ por cabeça, era literalmente mandar dinheiro ao lixo.
    Nessa época depois de eclodir, ficavam em casa dentro de uma caixa as primeiras semanas, dai nunca ter tido experiência com sistemas de aquecimento.

    Agora também decidi investir em algo de jeito e comprei uma da Novital de capacidade 24. Com o sistema de aquecimento, ficou-me uma nota, mas é para criar galinhas autóctones portuguesas (não há nas feiras) além de ser sempre um divertimento para a descendência.
  20.  # 20

    Pesquisando no Google as q me aparecem são iguais à q eu tinha? Se for não tenho boas notícias... nunca consegui taxas de eclosão superior a 70%, o normal é mesmo os 50/60%. É verdade que já devia ter uns 15 anos e pode ter melhorado qq coisa. 1º gosto do sistema de viragem dos ovos, é preciso que sejam do mesmo diâmetro para a viragem ser uniforme, se ficarem apertados nas grelhas não rodam, se ficarem soltos demais rodam pouco (faço marcas a lápis para controlar), a humidificação sempre me pareceu suficiente. Os melhores resultados que tive foi qd fiz a viragem manual/diária e nos últimos dias borrifei os ovos com água morna...

    As que indicam como melhores marcas e com taxas de nascimentos acima de 90%, chegando mesmo aos 100%, são a Brinsea e a Rcom...
      Screenshot_2024-05-15-14-21-50-046_com.miui.gallery.jpg
 
0.4641 seg. NEW