Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Casa da HortaJá tirei o rego Marise todo, deu 31 kg. Estava à espera de melhor, confesso. Bastantes comidas das toupeiras e algumas estragadas do sol (erro meu, que as plantei poucos profundas).

Está feito, fechou-se este ciclo. Tenho umas a fazer 2 meses e no próximo fds vou plantar mais.

Agora é ver se o sol baixa um pouco que tenho ali 3 ton de estrume para espalhar e a técnica das análises não apateceu 😛

Ah, por falar em análises. Aproveitei hoje e, depois da colheita, consegui convencer a minha mulher a almoçarmos leitão... É que se o colesterol volta a estar nos 200 não me volta a deixar prová-lo! Assim até saber o resultado não é pecado 😜
  2.  # 2

Eu nunca tive o colesterol elevado até fazer análises... 🫣
    Concordam com este comentário: NTORION, Casa da Horta, Dacepa, marize
  3.  # 3

Colheita de hoje
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      Compress_20240720_174914_4436.jpg
  4.  # 4

Colocado por: pcspinheiroEu nunca tive o colesterol elevado até fazer análises...

Concordo totalmente.......
  5.  # 5

Colocado por: pcspinheiroColheita de hoje
      Compress_20240720_174914_4436.jpg

Rica caixa 👍
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  6.  # 6

Tirei duas fotos engraçadas. Uma caixa de batata Laura apanhada por mim no final de março. Guardada para plantar agora, altura em que começa a grelar. Está rija, sem rugas, impecável para consumir mesmo depois de 4 meses!

Na outra caixa, 8 kg de Princesa Amandine que comprei nos últimos dias também para plantar. Está à venda a 2 €/kg e se fizerem zoom podem ver as zonas podres, greladas e descoradas.

É só mais um exemplo, pronto. Agora estou é mortinho que chegue o fds para meter isto tudo na terra que já deixei amanhada 😉
      IMG20240721140100_copy_3600x1620.jpg
      IMG20240721141459_copy_3600x1620.jpg
  7.  # 7

Colocado por: lmcaetEm agosto ao ir para o Algarve era bem capaz de fazer um pequeno desvio para ir buscar alguns, também para semente.

Para quê? Estas variedades industriais não valem a pena nos nossos quintais particulares.

Essas sementes são variedades de pele rija para aguentarem todo o manuseio dos tractores e restante maquinaria, desde a colheita até à fabrica. Esta característica é a principal porque sem ela não há produto. Depois é que vem o sabor e o equilíbrio dos açucares com a acidez.

No final é um produto para ter alta rentabilidade, de sabor medíocre/satisfatório com uma acidez superior às variedades mais tradicionais.

Existem no mercado outras variedades de sementes mais propicias à conservação e molhos caseiros: Costoluto di Parma, Costoluto Fiorentino, San Marzano (o grande clássico dos molhos italianos), e até mesmo o tradicional coração de boi.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, lmcaet, jg231
  8.  # 8

Colocado por: NostradamusEstas variedades industriais não valem a pena nos nossos quintais particulares.

Claro que valem. Produzem que e um disparate! Houve 1 ano que não consegui encontrar uns pés desperdiçados pelos campos e fui "mendigar" diretamente ao viveiro (não há à venda - para particular - nem tomate nem em planta). O rapaz ficou sensibilizado e deu-me meio tabuleiro. Fiquei com o congelador a abarrotar e só aproveitei os melhores!

Tudo depende do gosto, claro. A pele sai muito bem depois de descongelar e a acidez é perfeita para um bom arroz. Li que o melhor arroz de tomate em Portugal é num restaurante que usa o coração de boi. Eu não aprecio, não gosto tanto. Mas lá está, são gostos.

Depois uma coisa boa deste tomate (que é igual ao chucha) é o tamanho para congelar (único fim que lhe dou). Coração de boi congelado tem de ser partido aos bocados e é o cabo dos trabalhos para separar. As outras variedades de nome bonito nunca vi à venda pelo menos assim identificados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  9.  # 9

O coração de boi é bom é para comer fresco, bem maduro e frutado (mas não mole). E se congelado deve ser inteiro para a pele proteger da desidratação.
    Hoje passei na horta às 15h para colocar rede de sombra nos tomateiros. Foi relativamente barata e é reutilizável. Estavam 38ºC... Mas sentiu-se bem a diferença por baixo dela!
  10.  # 10

Colocado por: pcspinheiroO coração de boi é bom é para comer fresco, bem maduro e frutado (mas não mole). E se congelado deve ser inteiro para a pele proteger da desidratação.
    Hoje passei na horta às 15h para colocar rede de sombra nos tomateiros. Foi relativamente barata e é reutilizável. Estavam 38ºC... Mas sentiu-se bem a diferença por baixo dela!
    Concordam com este comentário:marize
    boa experiência !
  11.  # 11

Colocado por: Casa da HortaA pele sai muito bem depois de descongelar

Prefiro tirar a pele do tomate congelado, só meter na água uns segundos e apertar o tomate que a pele sai toda.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  12.  # 12

Rafael, qual é a altura ideal no crescimento do feijão para dar o Turex? Andei a ler e não é claro. Dá quando tem a vagem formada, quando ainda não tem vagem ou só quando vê sinais da lagarta na vagem?
  13.  # 13

Colocado por: pcspinheiroO coração de boi é bom é para comer fresco, bem maduro e frutado (mas não mole). E se congelado deve ser inteiro para a pele proteger da desidratação.
    Concordam com este comentário:marize

Eu fiz polpa de tomate, estava um pouco líquida, mas era boa. Nada de congelar
  14.  # 14

Colocado por: Casa da HortaRafael, qual é a altura ideal no crescimento do feijão para dar o Turex? Andei a ler e não é claro. Dá quando tem a vagem formada, quando ainda não tem vagem ou só quando vê sinais da lagarta na vagem?
    sempre que há praga , porque é um produto que sai com a chuva ... O que é importante é dar na cultura e arredores ao mesmo tempo .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  15.  # 15

Ontem esqueci-me de anexar a foto dos tomateiros protegidos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      IMG_20240722_160535.jpg
  16.  # 16

Colocado por: rafaelisidorosempre que há praga , porque é um produto que sai com a chuva ... O que é importante é dar na cultura e arredores ao mesmo tempo .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Obrigado. Confirmo que funciona. Andei a apanhar um bocado de feijão seco no fds e está muito menos comido que o meu normal. Algumas vagens tinham lagartas mortas dentro e uma ou outra estava viva. Dei só uma única vez na dose de 10 gr/litro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
      IMG20240720200252_copy_3600x1620.jpg
  17.  # 17

Que fungicida usam em agricultura orgânica/biológica agora no Verão para tratar do oídio/míldio em tomateiros, curgetes?

Vi uns sites a dizer que se podia usar calda bordalesa diluída mas tenho a sensação que vai é queimar tudo :)
  18.  # 18

Colocado por: jo.sanQue fungicida usam em agricultura orgânica/biológica agora no Verão para tratar do oídio/míldio em tomateiros, curgetes?

Vi uns sites a dizer que se podia usar calda bordalesa diluída mas tenho a sensação que vai é queimar tudo :)

Eu tenho usado o que me foi recomendado pelo camarada CasaDaHorta: leite meio gordo + bicabornato de sódio + água (0.2L + 20 ou 25gr + 0.8L). Ainda só apliquei uma vez mas tive melhorias muito rápidas! Hoje será a segunda, quando o sol se esconder :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, jo.san
  19.  # 19

Colocado por: Casa da Horta
    Obrigado. Confirmo que funciona. Andei a apanhar um bocado de feijão seco no fds e está muito menos comido que o meu normal. Algumas vagens tinham lagartas mortas dentro e uma ou outra estava viva. Dei só uma única vez na dose de 10 gr/litro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tgferreira
      IMG20240720200252_copy_3600x1620.jpg
    este inseticida tem que ser ingerido para ser eficaz , a sua eficácia é avassaladora , ja me aconteceu ter batateiras invadidas por milhões de lagartas , tipo se ficas 5 minutos a olhar a batateira fica sem folhas , lagartas provenientes de pastagens aonde até a propria erva fica toda comida , uma pessoa mete turex e 30 minutis depois elas estão caindo sozinhas com um tom avermelhado 🤣 , mas mesmo com o turex tive que catar tudo porque em meia hora eu ficava sem batatas , a solução foi passar a dar na pastagem do vizinho depois de pedir como é obvio uns bons m2 para então dar na nossa para prevenir e matar as mais resistentes da maratona !
  20.  # 20

muito obrigado, vou experimentar ;)
    O bicarbonato de sódio é aquele das limpezas ou o alimentar?

1.0093 seg. NEW