Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jo.sanmuito obrigado, vou experimentar ;)
    O bicarbonato de sódio é aquele das limpezas ou o alimentar?

O leite deve ser gordo, o Ferreira percebeu mal. O bicarbonato é alimentar, já usei com bons resultados os saquinhos de 60 gr da Margão (99 cts), este da foto azul e agora estou a dar o da Vatel. Sempre sem sol e pode dar na floração que não tem problema.

Uma bordalesa fraquinha não queima o tomate, pode dar à confiança. Quando estão em flor é que já não gosto de dar. Aliás, como o leite/bicarbonato tem funcionado, tenho a calda bordalesa quase de lado. Uma dose fraca é até uns 100 gr para 10 litros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
      1694076255_96f24d4bfc600f9a8af8ac6668708ab2.jpg
      6245723-cima.jpg
  2.  # 2

e qual é a dosagem do leite gordo + bicarbonato de sódio + água?
  3.  # 3

Colocado por: primaverae qual é a dosagem do leite gordo + bicarbonato de sódio + água?

Colocado por: tgferreiraCasaDaHorta: leite meio gordo + bicabornato de sódio + água (0.2L + 20 ou 25gr + 0.8L).

esqueçam já vi
  4.  # 4

Colocado por: Casa da Horta1 litro leite gordo + 125 gr bicarbonato sodio alimentar + 10 litros água. Sempre ai final do dia. Receita do Mica Ventura do FB.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize,lmcaet
      IMG20240601073736_copy_900x2000.jpg
      IMG20240601073703_copy_900x2000.jpg

Dosagens sugeridas pelo CdH
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera, Casa da Horta
  5.  # 5

Ora se há uns dias vinha aqui perguntar se devia eliminar algumas das maçãs que estavam apertadas, hoje removi uma catrefada delas que estava bichada (deixei as que os pássaros estão a comer, na esperança de que continuem a comer as mesmas 😅)

Quando fui lavar o balde onde as trouxe, deparei-me com esta colónia que os amigos saberão melhor que eu do que se trata 🤔

Estão activos e de pipo cheio! E ainda saem de capinha dourada 😎 há solução para reduzir o número de residentes?
      Screenshot_20240725_074615_Gallery.jpg
      Screenshot_20240725_073319_Gallery.jpg
      Screenshot_20240725_073313_Gallery.jpg
  6.  # 6

Bem, isso está mesmo uma lástima. Para esta colheita já não há nada a fazer. Na próxima primavera vou testar a receita do Mica Ventura e juntar algumas armadilhas da mosca. Sugiro que faça o mesmo. Se não se importar de usar inseticidas de síntese, é pesquisar e escolher. Ouço muita gente falar no epik.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      Screenshot_2024-07-23-13-17-02-53_a23b203fd3aafc6dcb84e438dda678b6.jpg
  7.  # 7

Fui lá fora ao compostor e venho com estas pérolas.

O feijão vai já fazer companhia a umas batatas😁
      compressed_1722018965224.jpg
  8.  # 8

Colocado por: Casa da HortaBem, isso está mesmo uma lástima. Para esta colheita já não há nada a fazer. Na próxima primavera vou testar a receita do Mica Ventura e juntar algumas armadilhas da mosca. Sugiro que faça o mesmo. Se não se importar de usar inseticidas de síntese, é pesquisar e escolher. Ouço muita gente falar no epik.
      Screenshot_2024-07-23-13-17-02-53_a23b203fd3aafc6dcb84e438dda678b6.jpg

Detergente da loiça!? A maior parte deles é prejudicial às árvores. Mais vale usares o sabão de potássio que já tens.

Outras opções são as armadilhas ou as placas amarelas.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Casa da Horta
  9.  # 9

Colocado por: NTORION

Detergente da loiça!? A maior parte deles é prejudicial às árvores. Mais vale usares o sabão de potássio que já tens.

Outras opções são as armadilhas ou as placas amarelas.
    Concordam com este comentário:Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

A Isabel também torceu logo o nariz ao detergente da loiça. Sim, tinha pensado substituir pelo sabão de potássio e até um pouco de óleo de neem. Os pessegueiros estão a dar mostras de se darem bem por aqui, no próximo ano vou dar-lhes mais atenção. O mais provável é dar a mistura do Mica e colocar também armadilhas da mosca.
  10.  # 10

Vou apostar cada vez mais na batata. Já não se trata só do prazer de a cultivar, entra também a satisfação de ver o sucesso das vendas. De ver os colegas que compraram a pedir cada vez mais, de ouvir os elogios ao sabor da Laura e do reconhecimento por lhes proporcionar uma batata livre de pesticidas. É mesmo muito bom.

O reverso da medalha é não ter capacidade para ter sempre produto disponível (não sei quanto vai dar a que tenho agora quase a fazer 2 meses, mas espero-as boas porque 90 e tal quilos já estão reservados). Quer dizer, reverso da medalha ou então não, que a escassez torna-a mais desejável, exclusiva.

De maneira que estou para comprar uma geringonça destas para facilitar o trabalho da colheita. Recebi agora juros dos certificados de aforro e vão ser destinados ao arrancador de batatas. A esposa está praticamente decidida a dar o aval. Mas não foi nada fácil. Se tiverem paciência de espreitar o vídeo, digam lá se não dá mesmo vontade de ter ;-)

https://adelinolopes.com/wp-content/uploads/2021/04/IMG_4777.mov
    Concordam com este comentário: marize
      Sem título3.png
  11.  # 11

bicheza e detergente da loiça> uso o nosso que só tem sabão natural. Luis onde compram o óleo de neem?! Ainda não encontrei nenhum biológico que não custasse um rim, tenho em pó para a pasta de dentes, mas para a bicharada preferia em óleo.
  12.  # 12

Entretanto ontem subi duas peras rocha, que eram as únicas que os pássaros não traçaram, mas ainda estão com coloração esverdeada.. deixo perto das maças na fruteira? ou ponho ao sol?
      Screenshot_20240727_064207_Gallery.jpg
  13.  # 13

Entretanto uma conta que sigo no instagram partilhou uma maneira como matam os ovos das lagartas que encontram debaixo das folhas (neste caso de corgetes): com um maçarico pequenino 😳 fica a dica se alguém quiser experimentar
      Screenshot_20240727_075442_Instagram.jpg
  14.  # 14

Eu esmago tudo com os dedos quando encontro...
  15.  # 15

🤮
  16.  # 16

Colocado por: pcspinheiroEu esmago tudo com os dedos quando encontro...

se as vejo também as faço sofrer..
  17.  # 17

Colocado por: Casa da HortaVou apostar cada vez mais na batata. Já não se trata só do prazer de a cultivar, entra também a satisfação de ver o sucesso das vendas. De ver os colegas que compraram a pedir cada vez mais, de ouvir os elogios ao sabor da Laura e do reconhecimento por lhes proporcionar uma batata livre de pesticidas. É mesmo muito bom.

O reverso da medalha é não ter capacidade para ter sempre produto disponível (não sei quanto vai dar a que tenho agora quase a fazer 2 meses, mas espero-as boas porque 90 e tal quilos já estão reservados). Quer dizer, reverso da medalha ou então não, que a escassez torna-a mais desejável, exclusiva.

De maneira que estou para comprar uma geringonça destas para facilitar o trabalho da colheita. Recebi agora juros dos certificados de aforro e vão ser destinados ao arrancador de batatas. A esposa está praticamente decidida a dar o aval. Mas não foi nada fácil. Se tiverem paciência de espreitar o vídeo, digam lá se não dá mesmo vontade de ter ;-)

https://adelinolopes.com/wp-content/uploads/2021/04/IMG_4777.mov
    Concordam com este comentário:marize
      Sem título3.png

Daqui a dois anos compra o terreno ao vizinho 🤣
    Concordam com este comentário: marize
  18.  # 18

Eu sei... mas nunca fui de esquisitices... Desde ajudar a matar frangos em criança, até ao trabalho de investigação que envolve remover cérebros a murganhos, etc. É o que é.
  19.  # 19

Colocado por: marizeEntretanto ontem subi duas peras rocha, que eram as únicas que os pássaros não traçaram, mas ainda estão com coloração esverdeada.. deixo perto das maças na fruteira? ou ponho ao sol?
      Screenshot_20240727_064207_Gallery.jpg

Ao sol não, fruta nenhuma.
    O meu óleo de neem vem da Amazon, em conjunto con o sabão de potássio.

O coração de boi tem estado tão bom que as p*t*s das galinhas pulam a cerca!
      IMG20240727113542_copy_1350x3000.jpg
      IMG20240727144715_copy_1350x3000.jpg
      IMG20240727115811_copy_3000x1350.jpg
  20.  # 20

Colocado por: Dacepa

Daqui a dois anos compra o terreno ao vizinho 🤣

Nem é preciso. Já me disse para plantar o que quiser e depois partilhar com ele o resultado. Há coisa de 2 semanas disse-lhe que ía plantar batatas numa parte mais fértil do terreno dele, ficou contente!

1a fase concluída. 8 kg de princesa Amandine nos primeiros 6 regos. Sobraram duas ou 3 e, como não as tinha provado, cozi-as com as sardinhas e realmente são brutalmente saborosas. Uma delícia mesmo. Se puderem provem. Tão boas que decidimos vendê-las a 2,20 €/kg 😎
      IMG20240727105537_copy_2000x900.jpg

0.9724 seg. NEW