Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: pcspinheiroAinda!?? Já arranquei tudo há 2 meses...
    os tempos estão todos mudados , não tenho pimentões mas não falta araçás que não tenho foto mas os meus piripiris estão a bombar com fartura ainda , tenho com flor , verdes , vermelhos e amarelos !
      IMG_20241126_150323_QVOGqxUl7X.jpeg
  2.  # 2

    Aqui ainda a semana passada colhi uns quantos pimentos de padrão, já não tem aquele sabor de época mas estavam muito bons...
    Continuam com flor.🤷‍♂️
    Concordam com este comentário: barreira
  3.  # 3

    Já não se devem lembrar que em setembro encontrei este tabuleiro caído no chão. Trouxe e plantei sem saber ao certo o que era mas a apontar para brócolos... Apontamos bem 😎
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fadadolar
      IMG20240911100145_copy_3600x1620.jpg
      IMG20240913184243_copy_1080x2400.jpg
      IMG20241206185604_copy_3264x1836.jpg
  4.  # 4

    Que bonitos bróculos! Nunca tive nada de jeito na minha terra. Nesta altura até a couve galega adulta está a sofrer, deve ter bicho na raiz...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  5.  # 5

    Colocado por: pcspinheiroQue bonitos bróculos! Nunca tive nada de jeito na minha terra. Nesta altura até a couve galega adulta está a sofrer, deve ter bicho na raiz...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

    Tenho pena que o Pinheiro não consiga cultivar produtos como os que tenho aqui. É tão ou mais empenhado que eu. O problema deve estar na terra, só pode. Talvez muito usada, sem hipótese de a deixar em pousio. Não há muito mais em que consiga ajudar, quando até rigorosamente a mesma semente tem comportamento diferente aqui e aí!

    O bom de termos os nossos brócolos é apanhá-los e metê-los no tacho. O caule não tem tempo de ficar rijo e marcha na mesma. Aliás, foi a minha parte. Foi todo e era bem grande 😋
  6.  # 6

    Bróculos e couve flor também não vinga no meu. Romanesca deu couve normal. São coisas que não volto a repetir.

    Entretanto imagem matinal de ontem. Começou a apanha da azeitona. Estão grandes e são bastantes. Vamos ver se funde bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, bluthunder82
      compressed_1733551894071.jpg
  7.  # 7

    Este foi o menino em que estive a tirar a formação COTS (condução e operação de tratoes em segurança). Cooperativa agrícola estava a dar e aproveitei. Sempre fiquei com mais uns conhecimentos e em Agosto 2025 não perco a oportunidade de conduzilos se vier a ser necessário.
      compressed_1733437147205.jpg
  8.  # 8

    Não há que ter pena, CasadaHorta! É o que é. Por alguma razão praticamente ninguém lá põe põe os pés até à primavera... O terreno é talvez um pouco sombrio, demasiado húmido, demasiado infestado por certas ervas (trevo) e por pragas (caracóis, lesmas e larvas) que levam quase tudo. Tenho alguma esperança nas favas e ainda colhi 3 bons molhos de grelos. E vou tentar de novo os morangos; não fosse o ataque dos ratos por baixo da terra e estavam lindos! Vou ver se começo a deixar raticida pelos cantos porque mesmo dentro dos galinheiros aquilo parece um habitat de ratos, cheio de saídas de tocas. Nem imagino a quantidade de ratazanas que lá devem estar pelos cantos!
  9.  # 9

    Apanhada e agora é limpar. Menos produção mas como são mais oliveiras deu a parecido ao outro terreno. Se chegarmos às 2 toneladas é a meta que se quer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, bluthunder82
      compressed_1733590582219.jpg
      compressed_1733590583070.jpg
  10.  # 10

    Colocado por: DacepaEntretanto imagem matinal de ontem

    A minha imagem matinal de hoje...

    Fui ao estrume para começar a preparar as estufas. Vão ser cheias com batata quando chegar semente. Dica da forma mais rápida de meter estrume numa estufa com cobertura já colocada: despejar do balde para o carrinho de mão. Espalhar do balde com a forquilha leva 3 vezes mais tempo e cansa muito mais 😉
      IMG20241207083220_copy_3264x1836.jpg
      IMG20241207104849_copy_2448x1377.jpg
      IMG20241207144958_copy_3264x1836.jpg
  11.  # 11

    Colocado por: DacepaEste foi o menino em que estive a tirar a formação COTS (condução e operação de tratoes em segurança). Cooperativa agrícola estava a dar e aproveitei. Sempre fiquei com mais uns conhecimentos e em Agosto 2025 não perco a oportunidade de conduzilos se vier a ser necessário.
      compressed_1733437147205.jpg

    Esse foi só para engatar alfaia ou também fez com ele a manobra com reboque? Quando fiz o meu, há uns 2 anos, a parte do reboque era obrigatório ser ser feita com trator equipado com frontal.

    Isso do prazo 31 de agosto é já um clássico, é sempre adiado por mais um ano. Mas mesmo podendo usar tratores sem o curso, é extremamente importante fazê-lo sobretudo pela parte da segurança, prevenção de acidentes.
  12.  # 12

    Colocado por: DacepaApanhada e agora é limpar. Menos produção mas como são mais oliveiras deu a parecido ao outro terreno. Se chegarmos às 2 toneladas é a meta que se quer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta
      compressed_1733590582219.jpg
      compressed_1733590583070.jpg

    Na minha aldeia já é praticamente toda apanhada com máquina. Estive há bocado a falar com o meu pai e falamos sobre isso. Já não têm capacidade para os 2 sozinhos apanharem tanta azeitona. Abençoadas máquinas!

    Os alhos já lá vêm. 15 dias.
      IMG20241207111546_copy_3264x1836.jpg
  13.  # 13

    Colocado por: Casa da Horta
    Esse foi só para engatar alfaia ou também fez com ele a manobra com reboque? Quando fiz o meu, há uns 2 anos, a parte do reboque era obrigatório ser ser feita com trator equipado com frontal.



    Com reboque com reboque. Mas alfaia também.



    Colocado por: Casa da HortaIsso do prazo 31 de agosto é já um clássico, é sempre adiado por mais um ano. Mas mesmo podendo usar tratores sem o curso, é extremamente importante fazê-lo sobretudo pela parte da segurança, prevenção de acidentes.



    Eu sei também foi lá dito que adiam sempre o prazo. Mas também diziam que era por não haver cursos pagos pela CE. Desde o verão já deram alguns 5 e continuam a pedir.

    Além de outras temáticas fiz a de aplicação de produtos fito farmacêuticos que também tirei. Sem ideia de o colocar no quintal de casa mas nos terrenos pode vir a ser necessário.

    A parte de segurança é importantíssima. Aliás pessoal com reboque próprio teve lá para perder os vícios.



    Colocado por: Casa da HortaNa minha aldeia já é praticamente toda apanhada com máquina.


    Quem me dera ... Tenho os bracinhos que nem sei. São de difícil acesso. Vá lá ir o reboque pequeno com caixa lá abaixo buscar as sacas 👏. Quando era a subir com elas ...


    Ver as suas fotos de terreno lembrame que tenho o quintal cheio de erva. Quando voltar já tenho que fazer 🤣.
  14.  # 14

    Colocado por: Casa da Horta
    Os alhos já lá vêm. 15 dias.


    Apareceram me 6pes de o ano passado que não tinham vingado 🤣.
  15.  # 15

    Belas culturas que se vão vendo por aqui! Muitos parabéns a todos!

    Aqui por casa anda tudo parado no que toca à horta: meti 50 pés de cebola numa cama elevada e tenho intenções de construir outra cama e meter-lhe uma estrutura a servir de estufa por cima. Vamos a ver se ainda faço acontecer em Dezembro!

    O que vai andando são as árvores: há pouco tempo encomendei 10 carvalhos e 4 sobreiros já com cerca de metro e meio a dois metros de altura. A diferença de preço é pouca (quando não se trata de plantação em massa): 70 centimos para os típicos pés de "cuvette" e 4 euros e pouco para cada um destes.

    Agora tenho é de resolver um problema com urgência: tenho a mangueira e o abacateiro na rua (em vaso) e com as temperaturas frias, duvido que durem muito tempo. Alguém tem uma sugestão de estufa fácil e rápida de se fazer para árvores nesta situação? Obrigado!
  16.  # 16

  17.  # 17

    Acho que já têm mais do que os 157cm da estufa, sim. Acima de tudo, são mais largas :)

    Para já, coloquei-as encostadas à casa e numa zona mais abrigada. Continua fria mas deve ter mais uns graus extra do que estando expostas ao vento.

    Tenho um anexo na rua que talvez fosse o local ideal para estas árvores mas não recebe luz solar directa. Tenho mesmo de arranjar uma estufa como deve ser!

    Não arranjando mais nada, estou a pensar cravar 4 ou 5 estacas no vaso e enrolar com plástico.
  18.  # 18

    Hoje foi dia de tirar batata , lavrar e semear 2 regos da mesma semente que sobrou desta colheita , toda esmirrada mas com um bom grelo não se espera farturas mas não há que colocar na da na terra com este tempo ...plantou-se bróculos e couve flor como repolho roxo ... Semeamos na altura +- 30kg de semente nossa tornado e colhemos cerca de 220kg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, Marcopom, fadadolar
      IMG_20241214_163618_llMMDgWq8P.jpeg
      IMG_20241214_152913_y1dMBRbi8K2.jpeg
      IMG_20241214_152922_1_vTA0499M4B2.jpeg
      IMG_20241214_163625_tEE0h9qh8U.jpeg
      IMG_20241214_152922_GOJUBMQk0c2.jpeg
      IMG_20241214_152933_tkz40El47k.jpeg
  19.  # 19

    Estão boas! Nota-se pelas pequenas esfoladelas que ainda não têm a pele completamente formada. Há quem considere ser um sacrilégio tirá-las tão cedo da terra, mas às vezes as condições assim obrigam e na minha opinião a pele acaba de se fazer cá fora. Concorda ou da sua experiência considera que a batata depois não fica igual?
  20.  # 20

    Colocado por: Casa da HortaEstão boas! Nota-se pelas pequenas esfoladelas que ainda não têm a pele completamente formada. Há quem considere ser um sacrilégio tirá-las tão cedo da terra, mas às vezes as condições assim obrigam e na minha opinião a pele acaba de se fazer cá fora. Concorda ou da sua experiência considera que a batata depois não fica igual?
    o que estás a ver é terra colada no processo de secagem , esta terra não é como a tua 😉está é uma terra barrenta , tem chovido e ontem choveu mas como estava tempo Norte e ventoso também seca muito ,ela estava esfolando mas manuseamos com cuidado e não levei batata esfolada vá uma ou duas mas sempre acontece , os últimos 15 dias serve para endurecer a pele da batata mas o sabor não altera em nada ... Portanto muito seca , meia suja mas com pele, ótima produção já a comi hoje está uma delícia .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
 
1.4355 seg. NEW