Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Marcopomhttp://www.jbrodrigues.pt/agricultura.html

Mais uma empresa no norte! E ainda há quem se queixe que vem tudo para Lisboa...

Ontem a pesquisar por empresas que fabriquem e instalem estufas: Esposende, Póvoa de Varzim, Barcelos, Póvoa do varzim, Barcelos, Esposende... As repetições não são erros! Acabei por não pedir orçamentos a nenhuma porque só em deslocações era uma fortuna.

Estou muito virado para uma destas que terei de ser eu a montar. Parecem ser robustas o suficiente para aguentar uns 5 anos ou a passar. Estrutura em aço galvanizado e cobertura em policarbonato de 4 mm. Aqui não neva mas são feitas para suportar 130 kg/m2 e lidar com ventos de 72 km/h. Já deve ser uma coisa em condições.
      IMG_20250129_084710.jpg
  2.  # 2

Isso faz você próprio em casa com os seus ferros actuais. Compra os painéis policarbonato nas lojas de bricolagem e chumba-os à estrutura existente com uns varões em U ou mecanismo parecido.

"Herdei" uns tubos de estufa que o meu pai fez à medida, feita com tubos grossos rodados em arco numa única peça, e é o que tenho projectado fazer.
    Nunca a cheguei a montar porque sei as fortunas em plástico que ele gastou e estourar 100-200€ em plástico a cada 2-3 anos, dificilmente justifica a sua utilização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  3.  # 3

Colocado por: NostradamusIsso faz você próprio em casa com os seus ferros actuais. Compra os painéis policarbonato nas lojas de bricolagem e chumba-os à estrutura existente com uns varões em U ou mecanismo parecido.

"Herdei" uns tubos de estufa que o meu pai fez à medida, feita com tubos grossos rodados em arco numa única peça, e é o que tenho projectado fazer.
    Nunca a cheguei a montar porque sei as fortunas em plástico que ele gastou e estourar 100-200€ em plástico a cada 2-3 anos, dificilmente justifica a sua utilização.

em teoria o plástico dura 10 anos, embora estive a ver o preço atual e não vai lá com 200€
  4.  # 4

Colocado por: NostradamusIsso faz você próprio em casa com os seus ferros actuais. Compra os painéis policarbonato nas lojas de bricolagem e chumba-os à estrutura existente com uns varões em U ou mecanismo parecido.

Isso por acaso é bem pensado, não me tinha ocorrido. Só teria que inventar uma porta mas não é nada de complicado.
    Pergunto-me é se a estrutura atual aguenta depois o vento com a estanquicidade do policarbonato... é que com a cobertura de plástico, aquilo abana mas o ferro mal mexe por causa da folga que há. Com uma placa fixa ao tubos não sei se não voa tudo...
  5.  # 5

Terá de ser chumbado ao chão com uns bons blocos/poços de cimento. E Tem sempre de criar janelas no próprio carbonato. nada que umas dobradiças não resolvam.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  6.  # 6

Piada era fazer uma estufa destas, mas em ponto maior obviamente 🙃
    Nota: a construção da estufa demora uns 2-3 "episódios"

Concordam com este comentário: Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  7.  # 7

Mal tenho tempo para ver o vídeo desse projeto, quanto mais pensar em meter-me numa coisa dessas 😛
  8.  # 8

O que normalmente segura a estufa é o plástico enterrado nas laterais...
  9.  # 9

alguem tem videos de como podar uma laranjeira?

ainda estou a aprendar poda, mas a laranjeira é diferente das outras arvores, neste caso está muito baixo e cheia de folhas/ramos, não sei muito bem o que remover...
  10.  # 10

A poda da laranjeira deve ser feita de preferência entre a colheita dos frutos e a floração.
    Remover ladrões ou galhos chupoes,
    Depois é limpar o interior da copa de forma a que consiga ver alguem atravez dela mas não consiga reconhecer, ou seja arejar a copa de forma a permitir que o sol entre mas não em demasia pois isso favorece o aparecimento de galho chupoes,
    Se a intenção é que cresça em altura, corte os ramos baixos que a árvore vai compensar...
    Selar os cortes é aconselhável e caiar o tronco também sobretudo em zonas mais frias ou humidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231
  11.  # 11

Poda/limpeza dos carvalhos, ✅️
    Sem recuperador ou lareira fica para os assados...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fadadolar
  12.  # 12

Esses mais grossos não são bons para fazer brasas... Até os comprava se fosse mais perto!

Notei a excelente arrumação, sim senhor 👌
    E o muro de pedra é o sonho de qualquer casa no campo.
  13.  # 13

Colocado por: Casa da HortaEsses mais grossos não são bons para fazer brasas...

Os mais grossos são os melhores, são os que aquecem 2 vezes, a guardar e a rachar. Se forem para a lareira já aquecem 3 vezes 😂
    Concordam com este comentário: fadadolar
  14.  # 14

Os mais grossos dão para aquecer o pote... o muro está inacabado terá de continuar uns metros mais, mas realmente o pedreiro tem bastante gosto no trabalho!
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  15.  # 15

Boas! Já cá não vinha escrever nada há que tempos, embora vá acompanhando.

Já alguém começou as sementeiras para a primavera e verão? Ainda esta semana vou semear os tomateiros. O ano passado já estavam nascidos... E vou ver se dou segunda hipótese aos morangos. Se amanhã estiver o dia que está previsto vou lá passar de tarde e começar a arranjar terra. Estou mortinho.por ver coisas a crescer!!!😅
  16.  # 16

Aqui horta só depois do feriado de abril, antes disso o frio leva tudo...
  17.  # 17

Estava a falar em semear dentro de casa, em recipientes, para depois transplantar... Aqui tbm está frio, não nascia nada.
  18.  # 18

Normalmente os substratos de germinação são para isso mesmo, depois da semente germinar deve ser transplantada para uma terra mais fertil com nutrição para o crescimento... os substratos de germinação sao pobres de nutrientes, e limpos para evitar contaminação do broto... acho eu.
  19.  # 19

Este tópico continua Aqui!

1.1538 seg. NEW