Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,desde já obrigado a todos os que de alguma forma me tentem elucidar.
    Tenho em vista um terreno rústico a questão é que o vendedor diz que vai por na escritura que não tem propriedade confinantes..e não entendo porque..
    Importante:
    -o vendedor comprou a 1 ano e é o presidente da junta..
    -pretendia escriturar abaixo..
    -nao vejo grande margem de lucro no vendedor..
    -estarei a fazer isso uma tempestade num copo de água?ou algo se passará que posso ser um péssimo negócio..

    Ps:terreno rústico mas pelo atual PDM,passível de contrução.
  2.  # 2

    Oh marques explique-se lá melhor…
    Isso não está com grande nexo…?!!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marqueso
  3.  # 3

    Realmente está confuso..tenho um terreno rustico em vista,pelo PDM é passível de contrução.
    Mas promotora do imóvel diz que já escritura vai constar que o vendedor "não tem prédios confiantes"
    O que pelos vistos não corresponde a verdade..a questão é que o vendedor descobri agora ser o presidente..e que comprou apenas a 1 ano.
  4.  # 4

    Ser rústico permite construção sim dependendo do PDM.

    Ser presidente de pouco interessa.
    Os confinantes não são opção.
    Ou tem ou não tem.

    O que ele quer talvez é que os confinantes não exerçam direito de preferência.
    Mas isso também não tem grande história.
    Um confinante tem salvo erro 6 meses depois da escritura para exercer essa preferência e impugnar a escritura ficando ele com o terreno pelo valor que tiver sido escriturado.

    Ele ter comprado à 1 ano e agora vender…
    É ou investimento ou poderá ser só porque sim.

    Tem a certeza que não nenhuma condicionante no terreno?…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marqueso
  5.  # 5

    o terreno pode ter estradas, caminhos, ribeiros a fazer de extremas e realmente não confinar com ninguem. é improvável, mas possivel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marqueso
  6.  # 6

    Colocado por: pauloagsantosé improvável, mas possivel.
    nem mais.

    Mas pela conversa do user deve haver ali uma qualquer segunda pretensão…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marqueso
  7.  # 7

    Colocado por: gil.alvesSer rústico permite construção sim dependendo do PDM.

    Ser presidente de pouco interessa.
    Os confinantes não são opção.
    Ou tem ou não tem.

    O que ele quer talvez é que os confinantes não exerçam direito de preferência.
    Esta questão é que me intriga..o porquê querer que conste algo que não corresponde..
    Mas isso também não tem grande história.
    Um confinante tem salvo erro 6 meses depois da escritura para exercer essa preferência e impugnar a escritura ficando ele com o terreno pelo valor que tiver sido escriturado.

    Ele ter comprado à 1 ano e agora vender…
    É ou investimento ou poderá ser só porque sim.

    Tem a certeza que não nenhuma condicionante no terreno?



    Colocado por: gil.alvesSer rústico permite construção sim dependendo do PDM.

    Ser presidente de pouco interessa.
    Os confinantes não são opção.
    Ou tem ou não tem.

    O que ele quer talvez é que os confinantes não exerçam direito de preferência.
    Mas isso também não tem grande história.
    Um confinante tem salvo erro 6 meses depois da escritura para exercer essa preferência e impugnar a escritura ficando ele com o terreno pelo valor que tiver sido escriturado.

    Ele ter comprado à 1 ano e agora vender…
    É ou investimento ou poderá ser só porque sim.

    Tem a certeza que não nenhuma condicionante no terreno?
    Isto é que me intriga logicamente tem informação privilegiada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando R
  8.  # 8

    Colocado por: pauloagsantoso terreno pode ter estradas, caminhos, ribeiros a fazer de extremas e realmente não confinar com ninguem. é improvável, mas possivel.

    Não entendo qual o interesse de não constar um fato,oi seja porque "mentir" como o acordado é um valor mais alto que a escritura deixa-me apreensivo..
  9.  # 9

    Colocado por: marqueso-pretendia escriturar abaixo..




    Colocado por: gil.alvesUm confinante tem salvo erro 6 meses depois da escritura para exercer essa preferência e impugnar a escritura ficando ele com o terreno pelo valor que tiver sido escriturado.


    Não percebendo nada do assunto, e lendo estas duas frases, veja lá o que poderá correr mal...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marqueso
    • hangas
    • 23 janeiro 2024 editado

     # 10

    Colocado por: gil.alvesSer presidente de pouco interessa.


    Colocado por: marqueso-o vendedor comprou a 1 ano e é o presidente da junta..
    -pretendia escriturar abaixo..


    Tem alguma relevância.
    Eu também ficava apreensivo em comprar um terreno ao presidente da Junta, quando este (logo este) quer escriturar por um valor abaixo do da transação, falseando informação na escritura referente aos confinantes.

    Provavelmente e algo tão simples como ele vai declarar um valor muito baixo, e para evitar ter que apresentar declarações dos confinantes relativamente ao nao exercicio do direito de preferência, faz constar que não ha confinantes.

    Sei lá se depois um "amigo" dele, confinante, não vai mais tarde impugnar a escritura e ficar com ele pelo valor declarado?

    Por outro lado, também teria quase a certeza que se lhe dissesse "Sr Presidente, eu compro-lhe isso mas tudo declaradinho" e ele até aceitasse, que depois me iria fazer passar por um calvário quando fosse para aprovar o projecto. - Ai queres tudo direitinho.. vais ver o que é direitinho :)
    Concordam com este comentário: marqueso
  10.  # 11

    As confrontações estão escritas no documento da conservatória e finanças. “Não se inventam”!
    Convém que estejam já compatibilizadas.
    Assim como as áreas.

    Quanto a escriturar por valor inferior lá está….
    Tenha atenção porque lá está um confinante/confrontante pode exercer direito de preferência e anular a sua compra pelo montante escriturado.

    Um vendedor de terreno rústico tem de ter um documento assinado por todos os confrontantes que não tem interesse pelo terreno pelo montante que vai ser escriturado.
  11.  # 12

    Colocado por: hangasquando fosse para aprovar o projecto. - Ai queres tudo direitinho..
    é um presidente da junta.
  12.  # 13

    Colocado por: gil.alves
    Um vendedor de terreno rústico tem de ter um documento assinado por todos os confrontantes que não tem interesse pelo terreno pelo montante que vai ser escriturado.
    pode publicar no jornal.
  13.  # 14

    Se segundo o PDM dá para construção.
    Passe-o a urbano ou só uma parte antes da escritura. Assim já ninguém pode pedir direito de preferência.
  14.  # 15

    Colocado por: DR1982é um presidente da junta.


    Ok certo.. Junta não é a camara.. mas ainda assim...
  15.  # 16

    Eu não percebo você sabe se o terreno tem confiantes e ele quer colocar que não? Ou não faz ideia? Se souber diga que não aceita exactamente pela questão referida acima, senão souber informe-se e depois logo veja.
  16.  # 17

    Um déspota no seu pequeno "reino".
    Na escritura no Notário, vão aceitar isso sabendo que não corresponde à verdade?
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marqueso
  17.  # 18

    mais um que foi para presidente apenas para se tratar e fugir aos impostos.
  18.  # 19

    Pedi um "Direito à informação" na Câmara Municipal e consegui, apresentando esse documento nas Finanças, mudar a afectação de um terreno, pois o que constava antes já não correspondia ao enquadramento no PDM em vigor.
    Passou de não permitir construção a permitir SIM.

    Que o proprietário actual faça essa mudança antes de lhe vender.


    A aquisição por confinantes rústicos não sei se também é tão fácil.
  19.  # 20

    Colocado por: marco1mais um que foi para presidente apenas para se tratar e fugir aos impostos.
    Só mais um:)
    Porque pelo menos os que conheço não vão para lá pelo bem da freguesia ou pelo ordenado de presidente:)
 
0.0231 seg. NEW