Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguém me pode elucidar como funciona a drenagem da chuva numa cobertura plana invertida.
    Se souberem de algum pormenor da saída de água a atravessar a platibanda agradecia.
  2.  # 2

    Desenho da platibanda e constituição do sistema de impermeabilização e isolamento da cobertura?
    Em função disso é que se define o pormenor.
    Essa é daquelas coisas que mesmo não existindo projeto de execução deve estar no pormenor de execução que acompanha a arquitetura
  3.  # 3

    O pormenor que tem no projeto não reflete a realidade total e não vai existir projeto de execução.

    Vou ter ETICS em toda a volta da platibanda, e na cobertura pormenor está coerente.

    Sei que vou ter de colocar um tubo a atravessar a platibanda e ETICS, mas na parte de dentro o XPS tem de ficar recuado no ponto de drenagem? ou pode ficar a "tapar" o dreno?

    Queria ver se tenho ali alguma ponte térmica e de que maneira a posso minimizar.
      Captura de ecrã 2024-01-24 134751.png
  4.  # 4

    Vai ter palas? Se sim, a cobertura continua para cima da pala ou tem platibanda a separar?
  5.  # 5

    Colocado por: jpmassenaVai ter palas? Se sim, a cobertura continua para cima da pala ou tem platibanda a separar?
    Vou ter palas a mas a localização dos drenos não é nas palas, e a platibanda anda por cima das palas.
      Captura de ecrã 2024-01-24 135853.png
  6.  # 6

    Colocado por: tiagodiafQueria ver se tenho ali alguma ponte térmica e de que maneira a posso minimizar.

    Vão existir tetos falsos?
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilva
    1. Vão existir tetos falsos?
    Só se for necessário, estamos a pensar colocar o ETICS direto na laje.
  8.  # 8

    Colocado por: tiagodiafSó se for necessário, estamos a pensar colocar o ETICS direto na laje.

    A fazer de teto falso?
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilva
    A fazer de teto falso?
    colado e aparafusado na laje, não sei se isto se considera teto falso, mas os drenos não são na mesma nas palas logo têm de sair na horizontal.
  10.  # 10

    Como tenho projetado também é com cobertura em cima das palas e platibanda no perímetro todo.

    Relativamente à drenagem, o que tenho projetado é no alinhamento vertical do fim do Etics, já na pala, tenho um ralo que "fura" as camadas da cobertura e que acaba por sair na vertical da parede com aquelas caleiras metálicas. Como está alinhado com o etics, penso que não haja pontes térmicas.

    Isto obriga a uma mini-pendente para trás na pala. A minha casa não é em L
  11.  # 11

    Colocado por: tiagodiafcolado e aparafusado na laje, não sei se isto se considera teto falso

    termicamente é uma boa solução, na prática vai acabar por ser uma bela ...
    Por muito excelente que seja o aplicador desse teto, nunca lhe vai conseguir deixar um acabamento completamente desenpenado.
    Basta que tenha uma situação de luz rasante e vai ver o teto todo às ondas.
  12.  # 12

    Colocado por: jpmassenaRelativamente à drenagem, o que tenho projetado é no alinhamento vertical do fim do Etics, já na pala, tenho um ralo que "fura" as camadas da cobertura e que acaba por sair na vertical da parede com aquelas caleiras metálicas.
    Pode colocar aqui o pormenor? Para tentar perceber melhor
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilva
    termicamente é uma boa solução, na prática vai acabar por ser uma bela ...
    Por muito excelente que seja o aplicador desse teto, nunca lhe vai conseguir deixar um acabamento completamente desenpenado.
    Basta que tenha uma situação de luz rasante e vai ver o teto todo às ondas.
    O instalador vai ser o meu pai, logo terá o max de cuidado possível, a iluminação vai ser feita como na imagem do 3d com perfis em downlight.

    No entanto se fizer teto falso como seria a solução tendo eu que isolar por baixo a laje?
  14.  # 14

    A solução será algo assim com aquela peça a fazer a vedação junto às telas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
      bocal.jpg
  15.  # 15

    Podia ter previsto a canalização passar em couretes ou por trás de armários.
    Assim dessa forma nem sei, se não executado como deve ser pode ficar manhoso
  16.  # 16

    Tem ali uma zona de ponte térmica que pode anular com um simples teto falso em pladur.
    Se quiser ser extremista, na zona da ponte térmica cola então ao teto um pedaço de xps
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  17.  # 17

    Colocado por: powerPTPodia ter previsto a canalização passar em couretes ou por trás de armários.

    2 problemas
    1 quando der problema só vou descobrir quando for vestir as calças e elas estiverem ensopadas
    2 Mesmo isolando os tubos, há sempre algum som que pode ser incomodativo
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  18.  # 18

    Eu compreendo mas tenho de assumir o risco, não gostaria de ver os tubos no exterior na minha casa.
  19.  # 19

    Colocado por: powerPTnão gostaria de ver os tubos no exterior na minha casa.

    É daquelas coisas que sendo pensadas podem ser um elemento estético e não como é comum um apêndice na arquitetura.
  20.  # 20

    Colocado por: tiagodiafPode colocar aqui o pormenor? Para tentar perceber melhor


    O pormenor que tenho em CAD está desatualizado, mas deixo aqui um esboço rápido (não consegui anexar a foto diretamente)

    Por fora ficará a ver-se algo deste género
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
 
0.0215 seg. NEW