Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Tenho estado a pedir propostas para trocar 6 janelas de correr em alumínio com 23 anos, por umas mais modernas em PVC e com sistema oscilo batente.

    Estive a estudar as diferentes opiniões do "alumínio vs PV"C, aprendi que existem PVCs diferentes, etc, e que depois há vidros duplos de diferentes qualidades, o que pode ter alguma relação com o tamanho da câmara de ar, e de uma forma geral penso que já estou mais consciente das soluções com uma boa relação qualidade/preço e consigo comparar as diversas propostas.

    Neste momento tenho uma potencial solução que me parece adequada, mas onde tenho aquelas dúvidas existenciais tipo: será que vale a pena meter um vidro 'melhor'? (mais espesso, com maior isolamento acústico, com melhor isolamento térmico).

    Sei que isso depende da zona, do gosto, etc, mas se alguém me pudesse dar umas dicas mais específicas era ótimo!

    Resumo da proposta em análise: 6 janelas (2* 120x107 + 4* 120x200) com perfil A70 AbisaGrada, ferragens ENDOW e vidro ClimaGuard 4 - 18 - 6. Uma das faces é verde e tem quadriculas interior, e o valor total é 3.900 €

    Dúvidas/pensamentos:
    1) Ao trocar as janelas antigas de correr por algo tipo estas, sejam estas desta proposta ou outras parecidas, será notória a mudança de qualidade? (daí que os meus pensamentos abaixo poderão estar a ser picuinhes que eu nem devia estar a pensar)

    2) O apartamento fica na região de Mafra/Malveira, está virado a nascente e só apanha sol de manhã (e por isso é algo frio, e no inverno ainda é pior). O meu problema é o frio/humidade, e para efeitos de referência, nestes dias mais frios de inverno é normal ter a temperatura exterior durante a noite que estão entre os 0 e o 10 graus e a humidade relativa de noite é sempre acima de 70%-80%. Posso acrescentar que no verão nunca tive problemas com calor pelo que isso não me preocupa.

    Perante este cenário, será que se justifica optar por um outro vidro mais adequado para melhorar o aquecimento? Tenho a possibilidade de usar um Guardian Sun (ou posso pedir outras propostas), mas até fiquei com a ideia o ClimaGuard até era melhor a "reter" o calor (o Guardian Sun era mais útil para impedir a entrada do calor, o que não é o meu problema).

    3) O apartamento fica para as traseiras de um bloco ao lado de uma estrada nacional com pouco movimento. O meu lado fica virado para um pavilhão desportivo e próximo de uma escola primária. Ao longo dos anos nunca senti grandes problemas com o ruído, mas com vista a melhorar a solução em termos acústicos.

    Para isso pedi uma proposta para ter eventualmente uma combinação de vidros "com melhor isolamento acústico", sendo que recebi uma sugestão de vidro LaminadoSilence 44.1 - 12 - 4 GuardianSun, com um aumento de custo de cerca de 600€ (passou de 3,900€ para 4,500€)

    Noto que esta solução vai reduzir a caixa de ar de 18 para 12 (o que tanto quanto percebo, é "pior"), mas por outro lado tem um vidro com maior isolamento acústico e um "brutal aumento de preço". Será que vale a pena pensar numa solução mais cara/elaborada (seja esta o outra), ou a versão base de um vidro com isolamento térmico e o segundo vidro "simples" é mais que suficiente para esta localização?

    Ficaria grato por eventuais comentários a estas minhas perguntas filósficas e/ou outros comentários que me possam ajudar a decidir a melhor solução.

    Obrigado
  2.  # 2

    Ao invés do vidro laminado ( para a acustica).. eu investia esse dinheiro extra no isolamento térmico e acustico das caixas de estore e se conseguir meter estores elétricos, melhor. Presumindo que tenha estores sobre esses caixilhos.
    Em temos e vidro, não meta vidros de controlo solar.
    Depois não se esqueça que com os novos caixilhos terá MUITO menor permeabilidade ao ar, pelo que podem ocorrer fenómenos de condensação por falta de ventilação. Deve ponderar um asoução de ventilação nos quartos/ sala, por exemplo com a instalação de ventiladores auto-reguláveis.

    A ideia é manter o equilíbrio de soluções face o desmepenho geral dessa construção.

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui2024
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasAo invés do vidro laminado ( para a acustica).. euinvestia esse dinheiro extra no isolamento térmico e acustico das caixas de estoree se conseguir meter estores elétricos, melhor. Presumindo que tenha estores sobre esses caixilhos.
    Em temos e vidro,não meta vidros de controlo solar.
    Depois não se esqueça que com os novos caixilhos terá MUITO menor permeabilidade ao ar, pelo que podem ocorrer fenómenos de condensação por falta de ventilação. Deve ponderar um asoução de ventilação nos quartos/ sala, por exemplo com a instalação de ventiladores auto-reguláveis.

    A ideia é manter o equilíbrio de soluções face o desmepenho geral dessa construção.

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui2024


    Obrigado pelos comentários. Os estores tem desde sempre uns motores electricos. Que tipo de coisas é que devo ter ter em atenção nesses isolamentos?

    Em relação ao "não meter vidro de controlo solar" quer dizer que devo manter o ClimaGuard ou devo mudar o Guardian Sun? Peço desculpa pela ignorância da pergunta....
  4.  # 4

    Se necessita de ganhos solares, não pode meter vidro com controlo solar. deve aplicar um vidro com o maximo de luminosidade, ou seja com factor solar elevado....
  5.  # 5

    leia aqui:
    https://www.guardiansun.pt/tipos-de-janelas-e-vidros/vidro-isolante-termico-o-que-e-e-como-funciona

    Desses vidros o climaGuard, existem diversas versões.

    Proponho que escolha um vidro de baixa emissividade, com factor solar acima dos 80%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui2024
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradasleia aqui:
    https://www.guardiansun.pt/tipos-de-janelas-e-vidros/vidro-isolante-termico-o-que-e-e-como-funciona

    Desses vidros o climaGuard, existem diversas versões.

    Proponho que escolha um vidro de baixa emissividade, com factor solar acima dos 80%
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui2024


    Pedro, aproveitando este post, queria pedir o seu contributo ao meu post de hoje se possível - https://forumdacasa.com/discussion/95579/pvc-marca-winbel-aluplast-ou-kommerling/#Item_1
    No fundo, também resido na Venda do Pinheiro, com exposição a Norte/Nascente, e também preciso de encontrar a melhor solução possível, desde os perfis até ao vidro...
 
0.0135 seg. NEW