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    • ZMur
    • 31 janeiro 2024

     # 1

    Boa tarde,

    Não sei se aqui no fórum é possível discutir estas situações embora não ache que seja off-topic, mas se for o caso peço desculpa.

    Onde moro não é pouco frequente, principalmente nesta altura do ano, acontecer algo que eu como leigo no assunto, chamo de quebras de tensão na rede eléctrica. Um fenómeno que se descreve pela quebra na rede eléctrica, as luzes apagam e voltam a acender, etc.
    Há cerca de 15 dias atrás, no seguimento de uma dessas quebras, a máquina de lavar a roupa cá de casa estava a meio de um programa de lavagem, desligou e não voltou a ligar.
    Contactei a e-redes no sentido de submeter uma reclamação e pedir a intervenção deles.
    Hoje recebi resposta negativa da parte da e-redes, dizendo que não detectaram nenhuma anomalia na rede durante esse período e aconselhando a chamar um electricista cá a casa para verificar o estado da instalação eléctrica. Algo que considero anedótico pois como descrevi, a situação acontece com alguma frequência e assumo que qualquer entendido no assunto, ao ouvir esta descrição irá perceber que o problema está a montante da minha instalação eléctrica.
    Posto isto, a minha pergunta é se alguém aqui no fórum já lidou com este tipo de situação e sabe como deverei proceder agora.
    Muito obrigado desde já pela atenção prestada.
    Há cerca de 15 dias atrás, no seguimento de uma dessas
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    • 31 janeiro 2024

     # 2

    Tem que lidar com a E-Redes com forma mais concreta/justificativa.
    - Justificação de que tal ocorrência de oscilação da corrente ocorreu, não apenas na sua habitação, mas, também nos vizinhos
    - Prova que o electrodoméstico ficou mesmo avariado.
    • ZMur
    • 1 fevereiro 2024

     # 3

    Colocado por: sizeTem que lidar com a E-Redes com forma mais concreta/justificativa.
    - Justificação de que tal ocorrência de oscilação da corrente ocorreu, não apenas na sua habitação, mas, também nos vizinhos
    - Prova que o electrodoméstico ficou mesmo avariado.


    Muito obrigado pela resposta!

    Penso que a prova de que esteja avariado não deveria ser necessário. Segundo percebi, a e-redes é suposto enviar um especialista para avaliar o equipamento, se tem arranjo, quanto fica, etc
  1.  # 4

    Se já deram essa resposta, não vão pagar nada.
  2.  # 5

    Onde moro a luz está sempre, constantemente, diariamente, há muuuuiiiito tempo, aos tremeliques. Tipo vai abaixo, nota-se que a luz perde luminosidade, vai acima, mais forte. Lâmpadas é tudo led mas antes eras igual. mas para a E_redes, no pasa nada.
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    • 1 fevereiro 2024

     # 6

    Colocado por: luisrdsOnde moro a luz está sempre, constantemente, diariamente, há muuuuiiiito tempo, aos tremeliques. Tipo vai abaixo, nota-se que a luz perde luminosidade, vai acima, mais forte. Lâmpadas é tudo led mas antes eras igual. mas para a E_redes, no pasa nada.


    Mas, isso é apenas na habitação onde mora, ou é, simultaneamente, nos vizinhos ?
  3.  # 7

    Colocado por: size

    Mas, isso é apenas na habitação onde mora, ou é, simultaneamente, nos vizinhos ?

    Pessoas que moram nas imediações é igual
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    • 1 fevereiro 2024

     # 8

    Reclamem a situação junto da ERSE.
  4.  # 9

    Para quê de certeza que sabem as anomalias que há na rede, por vezes nem aos 200V chega a corrente nas tomadas, mas isto há looongos anos.
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    • 1 fevereiro 2024 editado

     # 10

    Colocado por: luisrdsPara quê de certeza que sabem as anomalias que há na rede, por vezes nem aos 200V chega a corrente nas tomadas, mas isto há looongos anos.


    Como assim ?
    A ERSE é o orgamismo que controla, supervisiona, fiscaliza, os procedimentos da E-REDES, distribuidora da energia eléctrica aos cidadãos. E E-redes está obrigada a ter que prestar serviços de qualidade aos cidadãos, nunca com a deficiência grave que relata.

    Recorram ao Livro de Reclamações, que vai irá ser recepcionado pela ERSE.
  5.  # 11

    Para reclamar, só com provas. Tinha de ter um multímetro certificado e tirar fotos das medições. Não iam aceitar medições de um multímetro qualquer.
  6.  # 12

    luisrds> se é "para quê", nem sei porque se dá ao trabalho de o descrever aqui.
    Se todos os vizinhos se puserem com denúncias por escrito e telefonemas todos os dias, acha mesmo que não faziam nada?

    Para mim ter uma luz a piscar, é tortura!!! a menos que não lhe incomode a si, se não incomoda está tudo bem!
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    • 2 fevereiro 2024 editado

     # 13

    Colocado por: luisrdsPara reclamar, só com provas. Tinha de ter um multímetro certificado e tirar fotos das medições. Não iam aceitar medições de um multímetro qualquer.


    Chiça, tanta burocracia, passividade na queixa de falta de qualidade de serviços públicos !!!
    O conjunto de reclamações de vários consumidores sobre o mesmo problema na localidade, constitui, por si só, algo a ter que ser considerado, quer pela E-REDES, quer pela ERSE.

    E porque não apresentar prova fotográfica/video da voltagem defeituosa da rede ?
    É só instalar no quadro um pequeno voltímetro para colher essa prova.

    https://www.aquario.pt/pt/product/velleman-voltimetro-analogico-painel-300v-ac-70x60mm-avm70300?gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMIo6aDraSLhAMVBVaRBR3XTgCbEAQYASABEgICo_D_BwE

    DENUNCIAR: https://www.erse.pt/consumidores-de-energia/eletricidade/apresentar-reclamacoes-ou-pedidos-de-informacao/
  7.  # 14

    Reclame junto da ERSE.

    Ainda há pouco tempo tive um desentendimento com a E-Redes, uma situação que se arrastava há vários meses e que a E-Redes teve a infelicidade de me dizer que não tinha prazo para a resolver (quando estão obrigados a niveis de serviço, que, neste caso particular exigia resolução em 20 dias).

    Queixa na Erse e ficaram logo prestáveis e a situação resolvida.
    • SACS
    • 2 fevereiro 2024

     # 15

    Colocado por: AlexRibeiroReclame junto da ERSE.

    Ainda há pouco tempo tive um desentendimento com a E-Redes, uma situação que se arrastava há vários meses e que a E-Redes teve a infelicidade de me dizer que não tinha prazo para a resolver (quando estão obrigados a niveis de serviço, que, neste caso particular exigia resolução em 20 dias).

    Queixa na Erse e ficaram logo prestáveis e a situação resolvida.


    Pois eu tenho uma reclamação feita diretamente na erse por causa de umas leituras que a e-redes teima em não corrigir. Já passou quase a um mês e nada de resposta.
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    • 2 fevereiro 2024

     # 16

    Colocado por: SACS

    Pois eu tenho uma reclamação feita diretamente na erse por causa de umas leituras que a e-redes teima em não corrigir. Já passou quase a um mês e nada de resposta.


    Eu cansei de reclamar junto da E-REDES anomalia de falta de registo diário das leituras do contador inteligente, pelo que recorri à reclamação junto da ERSE pela falta de acção da distribuidora.
    Só, assim, é que o contador foi substituído e, sem esperar, foi-me creditado o valor de € 20,00 pela falta de qualidade do serviço prestado pela E-REDES.
    • SACS
    • 2 fevereiro 2024

     # 17

    Colocado por: size

    Eu cansei de reclamar junto da E-REDES anomalia de falta de registo diário das leituras do contador inteligente, pelo que recorri à reclamação junto da ERSE pela falta de acção da distribuidora.
    Só, assim, é que o contador foi substituído e, sem esperar, foi-me creditado o valor de € 20,00 pela falta de qualidade do serviço prestado pela E-REDES.


    E quanto tempo demorou até ter resposta.?
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    • 2 fevereiro 2024

     # 18

    Colocado por: SACS

    E quanto tempo demorou até ter resposta.?


    Da E-Redes, durante cerca de 4 meses, existiram resposta sem nexo, (de embalar), sem a resolução concreta do problema.
    Após reclamação à ERSE, em 15 dias, foi solucionado o problema, com a substituição do contador.
  8.  # 19

    Mas essa resolução não tem nada a ver com o problema do tópico.

    Com a insistência e eredes vai dizer que coloca um analisador de rede com encargo pelo cliente que o serviço custa mais de 250€, só caso tenha razão é que pode ser ressarcido desse valor.

    Já tive dentro de processos com avarias na rede reais, uns não pagaram porque alegaram que o corte de energia não avariava equipamentos, outros pediram faturas e viram a desvalorização anual em que equipamentos com mais de 10 anos a indemnização é zero.
    • SACS
    • 2 fevereiro 2024

     # 20

    Colocado por: size

    Da E-Redes, durante cerca de 4 meses, existiram resposta sem nexo, (de embalar), sem a resolução concreta do problema.
    Após reclamação à ERSE, em 15 dias, foi solucionado o problema, com a substituição do contador.


    Fonix...
    Eu da e-redes também expôs o problema e a resposta foi só gênero a dizer que na próxima semana iria chover. Resposta tipo só para empatar....
    A reclamação foi feita mesmo na erse ou no livro de reclamações deles?
 
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