Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: dandtenho falado com empresas que instalam alarmes e houve um que me chamou a atenção de obrigatoriedade de comunicação as autoridades da instalação

Se tiver sirene, sim, confirma-se que tem de informar as autoridades.

Existem já alguns tópicos por aqui onde se debate esse assunto.
    • dand
    • 24 agosto 2025

# 2

Colocado por: Ruikode
    Se tiver sirene, sim, confirma-se que tem de informar as autoridades.

Existem já alguns tópicos por aqui onde se debate esse assunto.

mas essa comunicação apenas pode ser feita por empresa certificada?
  2.  # 3

3.  # 4

Colocado por: dand

mas essa comunicação apenas pode ser feita por empresa certificada?

Boas,

A comunicação é feita por si (proprietário do sistema) na esquadra/posto da zona.
    Agora para fazer essa comunicação tem de levar uma declaração de instalação, lista de equipamento que certifica que o sistema foi instalado de acordo com as normas e é certificado pela norma EN50131 bem como o certificado do equipamento e formulário de registo de alarme.

Esses documentos só uma empresa certificada ou instalador com registo prévio podem fornecer.
    • dand
    • 25 agosto 2025

# 5

ou seja mesmo que eu consiga facilmente fazer a instalação não a posso fazer devido a essa comunicação, logo tem de se gastar muito mais euros.
  4.  # 6

Colocado por: dandou seja mesmo que eu consiga facilmente fazer a instalação não a posso fazer devido a essa comunicação, logo tem de se gastar muito mais euros.

Também qualquer um instala um termoacumulador, até necessitar da garantia ou haver um acidente.

O mesmo serve para carta de condução, muitos conduzem sem carta, até serem apanhados ou haver um acidente.

Substituição de esquentador a gás, carece de técnico credenciado e muitos compram e trocam eles próprios porque é fácil, se houver uma explosão, o seguro põe logo o rabinho de fora.
  5.  # 7

Colocado por: dandou seja mesmo que eu consiga facilmente fazer a instalação não a posso fazer devido a essa comunicação, logo tem de se gastar muito mais euros.
    E precisa mesmo de uma sirene? É porque se esquecer esse detalhe, deixa de ter a limitação da comunicação.
    Atualmente as centrais de alarme permitem fazer muita coisa, incluindo enviar-lhe alerta no momento de um disparo para o telefone.
    Se adicionar umas camaras, tem a possibilidade de verificar na hora se se trata de um falso positivo ou se é algo mais.
    Para além disso pode utilizar outras alternativas de dissuasão, utilizar a iluminação, etc.
    • dand
    • 25 agosto 2025

# 8

Colocado por: Varejote

Também qualquer um instala um termoacumulador, até necessitar da garantia ou haver um acidente.

O mesmo serve para carta de condução, muitos conduzem sem carta, até serem apanhados ou haver um acidente.

Substituição de esquentador a gás, carece de técnico credenciado e muitos compram e trocam eles próprios porque é fácil, se houver uma explosão, o seguro põe logo o rabinho de fora.

Tudo certo, mas um alarme não coloca em risco a vida de ninguém, até pelo contrario.
    • dand
    • 25 agosto 2025

# 9

Colocado por: RuikodeE precisa mesmo de uma sirene? É porque se esquecer esse detalhe, deixa de ter a limitação da comunicação.
    Atualmente as centrais de alarme permitem fazer muita coisa, incluindo enviar-lhe alerta no momento de um disparo para o telefone.
    Se adicionar umas camaras, tem a possibilidade de verificar na hora se se trata de um falso positivo ou se é algo mais.
    Para além disso pode utilizar outras alternativas de dissuasão, utilizar a iluminação, etc.

ainda ontem me estava a lembrar disso mesmo e ás tantas é o que vou experimentar. é que estão-me a pedir 1500€ por um alarme ajax (simples de instalar na minha opinião) e vídeo vigilancia (3 câmaras)
  6.  # 10

ainda ontem me estava a lembrar disso mesmo e ás tantas é o que vou experimentar. é que estão-me a pedir 1500€ por um alarme ajax (simples de instalar na minha opinião) e vídeo vigilancia (3 câmaras)

Mais que isso, custou o meu AJAX, só material.

AJAX não é barato, mas depende sempre do tipo e quantidade de equipamentos.

Quanto ao ser fácil instalar, a lei determina que a instalação de alarmes de intrusão, carecem de entidade credenciada.

Se tiverem sirene interna ou externa, audível do exterior tem de ser comunicado à polícia local.
  7.  # 11

Podes ter sirene em casa, desde que não se oiça na rua.
    Ter sirene no exterior vale o que vale, hoje em dia quem é que ouve uma sirene e vai avisar seja quem for? Infelizmente é como estamos.
    Já o fiz com vizinhos meus, avisei-os mas já aconteceu comigo e ninguém me avisou.
  8.  # 12

Colocado por: VarejoteQuanto ao ser fácil instalar, a lei determina que a instalação de alarmes de intrusão, carecem de entidade credenciada.

Não.
  9.  # 13

Colocado por: Ruikode
    Não.

Portaria n.º 273/2013, de 20 de agosto

Artigo 107.º

Requisitos técnicos dos equipamentos

1 - São aplicáveis aos equipamentos de alarme os requisitos técnicos previstos na presente portaria.

2 - O instalador autorizado de material e equipamento de segurança deve emitir um certificado de instalação garantindo a conformidade com as normas referidas no número anterior.

3 - Todas as intervenções de manutenção e assistência técnica de material e equipamento de segurança devem ser anotadas no livro de registos relativo ao sistema instalado.
  10.  # 14

Varejote, isso já foi mais que esmiuçado por aqui.
    Eu próprio já coloquei cá informação com o historial e revisões das leis e portarias (que até está listado no link que foi postado mais acima por outro user).
    Essa obrigatoriedade aplica-se quando se trata de espaços comerciais / industriais, ou até mesmo residenciais CASO a instalação seja feita por um técnico / empresa credenciada.
    MAS nada obriga a que uma instalação de um alarme residencial seja efetuada por uma qualquer entidade credenciada. DESDE QUE não seja instalada nenhuma sirene audível no exterior ou botão de pânico, por motivos óbvios.
    Nem faria nenhum sentido que fosse de outra forma. Isso era o mesmo que fosse necessário uma entidade credenciada para lhe ligar uma TV em casa.
    Onde eu julgo que a interpretação dessas leis falha, é que muitas dessas regras e informação se destina a quem exerce a atividade de segurança privada.
  11.  # 15

Colocado por: RuikodeVarejote, isso já foi mais que esmiuçado por aqui.
    Eu próprio já coloquei cá informação com o historial e revisões das leis e portarias (que até está listado no link que foi postado mais acima por outro user).
    Essa obrigatoriedade aplica-se quando se trata de espaços comerciais / industriais, ou até mesmo residenciais CASO a instalação seja feita por um técnico / empresa credenciada.
    MAS nada obriga a que uma instalação de um alarme residencial seja efetuada por uma qualquer entidade credenciada. DESDE QUE não seja instalada nenhuma sirene audível no exterior ou botão de pânico, por motivos óbvios.
    Nem faria nenhum sentido que fosse de outra forma. Isso era o mesmo que fosse necessário uma entidade credenciada para lhe ligar uma TV em casa.
    Onde eu julgo que a interpretação dessas leis falha, é que muitas dessas regras e informação se destina a quem exerce aatividade de segurança privada.

De facto a lei é algo confusa, além de ter vários decretos para a mesma coisa.
  12.  # 16

Julgo que já foi tudo dito pelo Ruikode e pelo Varejote.
    Do que tenho lido, também vai encontro do que foi falado mais acima, ou seja tudo depende se pretende ter alguma sirene exterior ou interior audível do exterior.

Ainda assim porque não pede cotação para o que pretende ao user mnptbrag, pode ser que ele lhe consiga um preço mais simpático para o que pretende?
  13.  # 17

Esse valor depende de muita coisa. Podem-lhe ter pedido 1500 euros e estar muito barato ou estar muito caro, tudo depende em primeiro lugar do modelo do Hub, depois de quantidades e tipos de sensores, acessórios, etc e também referiu 3 cameras, logo depende de modelos de cameras, há gravador ou não, tamanho do disco, complexidade da instalação, é necessário passar cabos, etc....

Se me disser são 1500 por um kit básico Ajax e 3 cameras wifi de marca duvidosa é caro.

Agora se estivermos a falar de um sistema Ajax com alguns componentes, sirenes, teclados e videovigilância cablada não me parece um valor descabido.
  14.  # 18

Façam como eu, instalação feita por empresa credenciada e zero comunicação à polícia...assim toda a gente fica contente.

Um alarme (então AJax) é ligar um hub à rede, keypad, sensores e até unidade exterior tudo wireless e sem alimentação e configurar. Uma dificuldade enorme e riscos para a saúde superlativos.

A lei é estúpida. O único requisito deveria ser comunicação à autoridade local, seja por parte de empresa credenciada ou a título individual.

Sirene é importante e como muita coisa na vida nem todos usamos as coisas para o mesmo. O meu alarme funciona a esmagadora maioria das vezes comigo lá dentro, a dormir
  15.  # 19

Colocado por: ALCLCFFaçam como eu, instalação feita por empresa credenciada e zero comunicação à polícia...assim toda a gente fica contente
    Não percebi nada.

Colocado por: ALCLCFA lei é estúpida. O único requisito deveria ser comunicação à autoridade local, seja por parte de empresa credenciada ou a título individual.
    E então, onde está a dúvida? E porquê que a lei é estupida?
  16.  # 20

Colocado por: RuikodeNão percebi nada.

E então, onde está a dúvida? E porquê que a lei é estupida?

"alarme instalado por uma empresa certificada e sem comunicação feita" Claro como a água.

Porque aparentemente a título individual e com sirene exterior (ou audível), não é possível fazer a comunicação do mesmo às autoridades.

Este país tem leis sem qualquer sentido para equipamentos com nenhum risco

0.0234 seg. NEW