Colocado por: Soliva
Ora bolas … venham elas então para as podermos apreciar. O homem até aparentemente informou a sua empresa quando adquiriu o cargo público cumprindo a lei da transparência.
Se houvesse provas de algo, isto alguma vez iria dar origem a uma mera moção de censura … ??
Óbvio que não. Isto é puramente especulativo para desviar atenções .
Concordo …mas mais uma vez… não há provas.
Começam a surgir agora … mas o homem já morreu portanto já ninguém quer saber.
No entanto não podemos comparar PC com LM … a empresa só lucrou pouco mais de meio milhão em negócio lícito.
A percepção de conflito de interesses é puramente especulativo.
Pode haver ? … pode .
Há ? … até agora 0 provas
Uma coisa é certa já ninguém fala do ladrão de malas , pedofilos etc , portanto o objectivo foi cumprido.
Colocado por: spvale
so é a mesma coisa que afirmar que o costa não foi julgado, Sócrates, Salgado e afins...
Em Portugal a corrupção têm valores muito elevados, podíamos seguir o exemplo da Irlanda como lidaram com os roubos aos bancos.
os países nórdicos têm departamentos para investigar a corrupção e eles são eficazes.
Até em Inglaterra se alguém acusa outro de fuga ao fisco andam logo em cima.
Colocado por: AMG1
1. Tanto quanto sei, o Costa nem sequer é arguido, devia ser julgado com base en quê?
O Sócrates, se tivessemos uma justiça que funcionasse ja estaria julgado e condenado, assim esperemos que ao menos chegue a ser julgado.
Quanto ao Salgado, provavelmente não está atento às noticias, mas o julgamento dele (um dos) já decorre ha semanas. Levou tempo demais, mas está a acontecer.
Agora quanto aos "afins", ou seja, essa suspeita difusa que é lançada para cima de toda a gente, bem à moda do Chega, mas que verdadeiramente não diz nada. Salvo para os que aceitem como correto, que se possa dizer que qualquer dirigente do Chega é pedófilo ou ladrão, apenas porque se descobriram casos desses entre os seus dirigentes.
2. Ficámos sem saber o que foi o tal "roubo dos bancos". Não quer explicar?
3. Quanto aos nórdicos,sem saber a quem se refere não é fácil responder-lhe, até porque se vir bem a nossa situação geográfica quase toda a restante europa fica mais a norte.
Depois se há países na europa onde existem leis e instituições com o encargo de zelar pela prevenção e repressão da corrupção, Portugal é seguramente um deles, mas não é isso que evita a lenga-lenga continua, a maioria dela sem qualquer conteúdo, sobre a dimensao desse fenomeno entre nós. Claro que existe corrupção em Portugal, da mesma forma que também existe emnqualquer outro país, se o volume é maior ou menor,tambem era interessante saber, mas parece que o terceiro maior partido português, apesar de fazer da corrupção uma das suas bandeiras, na verdade sabe muito pouco sobre a situação.
Em portugal está estabelecida uma espécie de indústria anti-corrupcao, cujo objectivo, mais do que estudar, prevenir ou combater a sua ocorrencia, tem sobretudo em vista utilizar esses eventos para sobreviver politia e mediaticamente. Enfim "pobres de espirito" sempre houve, só que nunca tiveram tanto palco como hoje.
Ainda quanto aos nórdicos, eu conheço razoalvelmente um dos escandinavos e posso dizer-lhe que a diferença não esta nos "departamentos" e carregues de investigar a corrupção, mas numa cultura social e institucional de transparência e de escrutínio, que não existe por cá.
Dou-lhe um exemplo. Esta nova lei dos solos, cuja valia eu nao discuto, porque não tenho conhecimentos para isso, ainda não tinha sido aprovada e já estava a ser apontada como um veículo para fomentar a corrupção. Isto só acontece porque partimos do principio que os autarcas são corruptos. Obviamente que haverá autarcas corruptos, mas não serão a maioria, depois mesmo os que tenham propensão para a "coisa" até que o façam tem pelo menos o direito a serem vistos como inocentes, ou nem lhes vanos dar a oportunidades de cometerem o delito antes de os condenar?
Na verdade, cada vez estou mais convencido de que toda esta conversa da corrupção é valente "ganha pão" para muita gente e não é só para aqueles que corrompem ou são corrompidos.
Colocado por: spvale
1. Não é arguido por falta de coerência, porque se demitiu?
Sócrates vai acabar em nada o futuro dirá, e o salgado coitado têm demência, falei destes mas poderemos comparar Paulo portas e polémica dos submarinos é indiferente serem da esquerda ou direita.
2. Em 2019 saiu uma notica se quiser procuro o site que em 12 anos os bancos receberam ajudas de 23.8 mil milhões de euros, deve ser trocos para si claro.
Mais intervenção no BANIF, BES, BPP, tudo aconteceu porque não houve controlo das entidades competentes.
3. Para mim nórdicos são a Finlândia, Noruega, Suécia, Dinamarca e Islândia, mas se para si e a Holanda você é que sabe...
O CHEGA faz disso a sua bandeira e o PS? Criação subsidio dependentes e aumentar a reforma os velhotes?
Cada partido idealiza quais os seus princípios.
Só gostava de ver outro partido que não o PS ou PSD á frente do governo.
Para finalizar a lei dos solos já se sabe que vai existir muito aproveitamento de quem está á frente das câmaras e a gamela vai dar para esses mesmos oportunistas.
Colocado por: AMG1
Quanto ao Costa, ao Portas, ou qualquer outro, se você sabe mais do que aquilo que é público, o melhor é prestar um serviço ao país e dar essa informação aos procuradores. Caso não saiba coisa nenhuma, talvez seja melhor não confundir as suas efabulacoes com a realidade.
Sim, o Sócrates e o Salgado ja deveriam ter sido julgados há muito. Tal como disse lá atrás, isso deve-se às deficiências graves no funcionamento da justiça e que se reflectem em muitos aspectos das nossas vidas e não apenas no combate a corrupção. Mas que iniciativas parlamentares devemos ao Chega para resolver esses graves problemas da justiça, conhece alguma?
Quanto aos bancos, não confunda roubo com ajudas ao reforço de capital, que em muitos casos so foram necessarias proque o enquadramento regulamentar se alterou. Não soube que isso aconteceu na maioria dos bancos europeus?
Em Portugal, salvo o BES e BPP, que são claros casos de polícia e que assim foram tratados, os restantes ou foi má gestão, caso do BANIF, p.e.. Ora ser mau gestor é incompetencia e não crime. As ajudas aos restantes foram, como disse, resultado da alteração do quadro regulamentar. Depois essas ajudas também foram integralmente devolvidas com os juros devidos. Mesmo o valor injectado no BES está a ser pago pelos restantes bancos, atraves do Fundo de resolução de quem são devedores.
Disparates para o ar, sem qualquer conhecimento ou preocupação de rigor, até pode fazer sentido entre o povo Chegano, mas felizmente em Portugal o mundo não acaba aí.
Quanto aos nórdicos, o que mencionei é a situação existente na Suécia, que conheço por lá ter vivido. Se não percebeu eu repito: a diferença com Portugal não está nas leis nem nas estruturas de combate a corrupção, mas na cultura social e institucional de transparência e escrutinio das decisões, bem como numa sociedade civil organizada e vigilante em vez de viver entretida a debater conversa fiada veiculada por quem não dá mostras de ser diferente, a não ser para pior.
Depois misturar corrupção com subsidios dados pelo estado aos mais vulneráveis, lamento mas não consigo ver a relação. Se isso era o pretexto para afirmar que gostava ver no governo de Portugal outro Partido que não fosse o PS ou o PSD (esqueceu-se do CDS?), respeito a sua opinião, mas também lhe dou a minha. Se a ideia é susbstitui-los pelo Chega, lamento mas não consigo perceber o que se ganhava com isso, muito pelo contrário.
Ainda tenho uma curiosidade sobre a lei dos solos. Se o Chega assume que esta lei é um veículo para corromper autarcas, porque razão votou a favor da mesma no parlamento?
Foi por engano, porque estavam a dormir, ou apenas porque se estão nas tintas para as razões pelas quais aprovam ou rejeitam leis, porque o que querem é aproveitar os lugarzinhos parlamentares para outros fins?
Colocado por: Palhava
"Primeiro estranha-se depois entranha-se!"
Há pessoas que têm as costas quentes.
E mais não posso dizer.
Senão ainda apareço numa valeta.
Colocado por: AMG1Meu caro spvale, eu falei de propostas legislativas e não de programas eleitorais, aí todos são ótimos, mas isso nao é nada.
Que leis, ou alterações a leis ou códigos que enquadram o processo judicial é que o Chega ja apresentou?
Dizer que é contra a corrupção, creio que somos 10 milhões, até os corruptos o dizem.
Pois você gostava de ver toda a direita federada, mas ja percebeu que essa federação não é possivel, pelo menos para já, ou ainda não percebeu?
O PS levou 40 anos a conseguir isso a esquerda e você acha que isso se consegue a direita dum dia para o outro. Julgo que também ja percebeu que a questão também não esta na IL. Portanto meu caro spvale, o problema está mesno no Chega e no que ele representa, mesmo que por detras dele estejam um milhão de eleitores, nos restantes estao 4x mais.
Acha que o PSD podia fazer algum tipo de entendimento com o Chega sem que isso lhe custasse a perda de eleitores para o PS?
A unica possibilidade de isso acontecer seria com o Chega com 15 ou 20 deputados, mas para o "engolir", mas agora o Ventura já é demasiado grande para ser engolido e ele sabe isso melhor do que ninguém, tal como tambem sabe, que no actual contexto o tempo corre contra ele. Cada vez ser-lhe-á mais dificil aumentar o score eleitoral ou mesmo manter o actual e o eventual sucesso do Montenegro tornará isso ainda mais dificil.
A unica hipotese do Chega será um qualquer evento, não antecipavel, de que se possa aproveitar, caso contrário já está no pico e daqui para a frente o caminho muito dificilmente será a subir. Se no Chega não vêem isto, só pode ser por cegueira.
O facto é que a estrategia do 'não é não" do LM,apesar de todas as contradições até agora tem funcionado, para desagrado do Ventura.
Colocado por: spvale
Se as apresentou concretamente não sei ao pormenor admito mas tudo proposto pelo CHEGA é vetado, a última que li foi das tarifas dos elétricos...
Vejo duas situações para isso acontecer.
A primeira e menos provável é o Ventura ser afastado e ir para afrente do partido alguém mais moderado/polémico mas só acontece se ele fizer algo gravíssimo mesmo.
A 2 hipótese é nas próximas eleições ele ter os mesmos.votos ou mais e não poder ser ignorado, obrigando PSD e PS a uma coligação central ou PSD e CHEGA coligados.
Este governo não têm sido para já, muito capaz de resolver problemas e o PM não sabe articular.
Se a saúde/educação/habitação continuar igual o povo vai continuar a mudar o voto acredite.
Colocado por: AMG1
Spvale,
No parlamento ninguém tem poder de veto.
O Chega não fez, nesta matéria, qualquer proposta concreta (com sentido), tal como também não o fez em nada. Simplesmente o Chega não está no parlamento para fazer isso, mas para dar palco ao Ventura para que este possa transformar a casa da democracia, numa discussão permamente, onde se fala de tudo, menos do que é relevante.
O Chega não pretende participar no sistema, mas destrui-lo, pelo menos a avaliar pelo seu comportamento. Por isso não faz qualquer sentido imaginar uma coligação que o inclua.
Sem o Ventura, até podia ser uma possibilidade, só que sem o Ventura, também ninguém sabe o que vale o Chega, exactamente porque não há definição ideológica clara, mas apenas o culto de uma personalidade em volta de um conjunto de lugares comuns, que são o chão comum de toda a extrema direita.
Você dá como uma possibilidade uma subida futura do Chega, mas para isso ocorrer teria de ser à conta do PSD, que está no poder e a correr-lhe razoavelmente bem, por isso não há nada que permita antecipar isso, a não ser a fé de adepto e isso, como sabemos, ajuda no ambiente do estádio, mas não faz ganhar o jogo.
Eu até acho que casos como o do ladrão de malas ou mesmo o do pedófilo, afectam muito pouco o Chega, mas não vejo como é que o podem beneficiar.