Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 4 junho 2007 editado

     # 1

    Dentro de dois anos todas as casas passam a ser obrigadas a ter uma certificação de eficiência energética para poderem ser vendidas ou arrendadas. Antes de qualquer transacção os proprietários terão de pedir a um perito que certifique a habitação. Se a casa não cumprir os regulamentos exigidos sobre o gasto de energia, o proprietário é obrigado a fazer obras para obter o certificado energético e só então vender. A climatização dos edifícios é um dos pontos que mais falha nas construções. Isolamento eficaz, vidros duplos e outras formas de retenção de calor são alguns melhoramentos que os edifícios mais antigos deverão necessitar. A nova legislação começa a ser implementada em Julho. Nesta primeira fase, aplica-se apenas aos edifícios novos com mais de mil metros quadrados.
    Os edifícios mais pequenos só são obrigados a apresentar esta certificação em 2008.

    Dentro de dois anos todas as casas vão ter de cumprir regras de poupança energética para poderem ser vendidas ou arrendadas, seja qual for idade do prédio. A
    nova legislação começa a ser introduzida dentro de um mês. Nesta primeira fase, estão abrangidos todos os novos edifícios de residência ou de serviços, com mais de mil metros quadrados. Os edifícios mais pequenos só são obrigados a apresentar esta certificação em 2008. E em 2009 a exigência de um certificado energético passa a abranger todos os edifícios, mesmo os mais antigos. Cumprir estes prazos não vai ser uma tarefa fácil: “Para conseguir certificar os edifícios já existentes os prazos são muito apertados. Nos novos, a certificação só agora vai arrancar, mas já há muito pouco tempo para conseguir cumprir até 2009, que
    todos os edifícios cumpram as regras de eficácia energética”, disse ao METRO a arquitecta Aline Delgado, da Quercus. O número de técnicos formados para conceder este certificado de eficiência energética também pode ser insuficiente. A Agência para a Energia (Adene) é quem está a formar os peritos de avaliação
    de gastos energéticos dos edifícios que decidem a concessão do documento. Até Julho a Adene garante que haverá 120 formadores de peritos, mas estes vão ter de desempenhar funções de peritagem. Só em Julho é que começam a ser formados os primeiros técnicos de avaliação de desempenho energético. Ou seja, uando a nova lei entrar em vigor haverá apenas 120 profissionais aptos a cumprir esta função e que terão simultaneamente de formar novos técnicos. A nova legislação pretende que se trave o gasto excessivo de energia. “Os peritos vão avaliar o consumo médio das habitações e indicar o que é preciso ser alterado”, explica ainda a arquitecta. A construção “deve responder às características da região em que o edifício está integrado”, diz ainda Aline Delgado. O isolamento do edifício, a aplicação de vidros duplos e a instalação de fontes de energia alternativa, como a solar, são algumas hipóteses para economizar energia nas habitações, nomeadamente no aquecimento das casas, em que se gasta mais energia durante o Inverno.
    SÓNIA LAMY

    http://metropoint.metro.lu/20070601_Lisbon.pdf
  1.  # 2

    Será que está mesmo em vigor??? se quiser comprar uma ruína pra reconstruir terá de se aplicar os páineis antes???
  2.  # 3

    Esta gente deve estar louca. Com o parque habitacional no estado em que está, isto significará a impossibilidade de vender.

    Há quanto tempo esta gente não entra num edifício nas grandes cidades? Ninguém se preocupa com as condições em que as pessoas vivem nas nossas casas, em condições que envergonham qualquer ser humano, os apoios apara as reabilitações foram, (além duma fonte de corrupção nas câmaras) apenas feitos para as partes comuns dos edifícios (Coberturas, exteriores e caixas de escadas), deixando aquilo que interessa (os apartamentos) nas mesmas condições miseráveis que tinham antes, descapitalizaram os donos ao congelar as rendas, há imensos prédios a ruir e preocupam-se com eficiência energética?

    Saloiice em estado puro, parece aquela de termos portáteis e quadros interactivos ao lado de baldes para apanhar pingos em salas de aulas degradadas.

    “Estes peritos comecaram a ser formados em Junho.
    Os peritos vão avaliar o consumo médio das habitações e indicar o que é preciso ser alterado”, explica ainda a arquitecta

    Então alguém tinha um curso e já é perito? E eu que sempre pensei que era um estagiário. Estou a ficar velho ou as novas tecnologias formam esta malta muito rápido?

    Colocado por: edgosofeSerá que está mesmo em vigor??? se quiser comprar uma ruína pra reconstruir terá de se aplicar os páineis antes???

    E pedir (pagando ora essa) o certificado energético.

    Cumps
  3.  # 4

    Edição mal feita :)
  4.  # 5

    Então esses peritos onde andam?? que não se pronúnciam... :)
  5.  # 6

    Caros

    Não sou perito mas já fiz a primeira parte do curso (e não foi pêra doce)

    Relativamente à questão da certificação energética, o que se fala, porque ainda não existem certezas, é que existirá uma avaliação de cada casa mas não nos moldes apresentados pelo artigo acima. As casas serão avaliadas de A+ a G, como os electrodométicos, não sendo necessário proceder a melhorias. A construção nova é que não pode ter menos do que B. Caso em obra sejam feitas alterações, o perito que no final for emitir o certificado vai verificar TUDO e se a casa não obter no mínimo classifcação B, então ai sim é que é necessário proceder a alterações.

    De qualquer forma, a certificação propõe sempre medidas de melhoria para aumentar a eficiência energêtica da construção e dos sistemas de águas quentes.
  6.  # 7

    «. Caso em obra sejam feitas alterações, o perito que no final for emitir o certificado vai verificar TUDO e se a casa não obter no mínimo classifcação B, então ai sim é que é necessário proceder a alterações.»

    Desde já agradeço a explicação... :) A minha duvida recái mais sobre as casas usadas e mais antigas.

    Pra comprar em 2009 já teram de ter o certificado?? E se depois de comprar quiser fazer obras de reconstrução simples?? Qual a classificação minima???
    CUMPS...
  7.  # 8

    Para construções novas
    Uma construção nova necessita de um projecto que verifique o RCCTE. Este projecto atribui uma classificação energêtica temporária à casa. Com o fim da construção, é necessária uma vistoria de um Perito Qualificado (PQ) que vai verificar se a construção e se o sistema de águas quentes sanitárias (AQS) cumpre o estipulado em projecto. Se existirem alterações, o PQ irá efectuar a verificação novamente e a casa deverá cumprir o RCCTE. Caso não cumpra, será necessário alterar a casa para esta cumprir.

    Exemplos:
    O projecto prevê uma caldeira a gaz. Quando o PQ vai à obra não está nada instalado, o PQ refaz os cálculos considerando um esquentador a gás o que piora a performance energética da casa.
    Os paineis solares estão instalados e toda a rede de tubagem está de acordo com o projecto, mas não existe contrato de manutenção válido por 6 anos, os paineis solares não contam e imediatamente a casa é "chumbada".

    Casas antigas
    Vai ser publicado um regulamento específico para os edifícios existentes que necessáriamente será mais permissivo que o das casas novas.
    Este apenas servirá (sujeito a correcção) para avaliar a eficiência energêtica da casa, não sendo necessário proceder a alterações (só após a publicação do regulamento será possível ter a certeza do que escrevo).
    Com a avaliação, o PQ sugere sempre várias alterações com o objectivo de melhorar a eficiência da casa, alterações acompanhadas do respectivo custo e do tempo que demorará até ser vantajoso.

    Para 2009 está previsto que todas as casas para serem transacionadas, necessitarão de certificação energética.
    Quanto às obras sugiro que leia esta discussão

    https://forumdacasa.com/discussion/916/paineis-solares-em-alteracao-de-moradia/#Item_6
    • HMRF
    • 4 dezembro 2008

     # 9

    Caros amigos do forum,

    Alguém me pode esclarecer num ponto: Eu estou a comprar casa para arrendamento. O arrendamento esta assegurado mesmo antes de comprar a casa, mas a questão da certificação energética levanta-me uma questão.

    Uma vez que vou alugar em Janeiro, e a pessoa que vai alugar não se importa nada se tem ou não tem certificado, quem é que vai controlar se eu tenho esse certificado?????

    Pelo que percebi do que tenho lido, o certificado no arrendamento serve para que quem arrende possa comparar a oferta existente/preço...

    São as finanças que controlam quando eu for depositar o contrato de arrendamento?? Alguém me pode explicar isto????

    Obrigado
    HF
  8.  # 10

    Se tudo correr bem e se os Deuses estiverem do meu lado também para o ano vou vender o meu apartamento.

    Em relação à classificação energética, alguém sabe dos valores que os técnicos irão cobrar para procederem à dita classificação?

    Um abraço

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  9.  # 11

    Colocado por: f_ribeiroOs paineis solares estão instalados e toda a rede de tubagem está de acordo com o projecto, mas não existe contrato de manutenção válido por 6 anos, os paineis solares não contam e imediatamente a casa é "chumbada".

    Claro... Tinha de haver algo do género... :S Este país não pára de me surpreender.
    Obrigam a instalar, obrigam a um contrato por 6 anos... E depois dos seis anos? Já podemos atirar os painéis para o lixo que já não faz mal?
    Enfim...
  10.  # 12

    Para quem quiser ter uma ideia, os valores das certificações rondam os seguinte:

    T1 - 234,00€
    T2 - 261,00€
    T3 - 261,00€
    T4 - 302,00€

    O valor já conta com os custos para a ADENE e deverão incluir o IVA à taxa legal em vigor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afsantos
    • ssmf
    • 4 fevereiro 2009

     # 13

    Podiam-me explicar uma coisa?

    Eu vou comprar uma casa a cair aos bocados, pois ela não tem quase arranjo. Tambem vai ser necessario que o proprietario a quem eu vou comprar ter esse certificado mesmo a casa estando neste estado.

    Agradeço as vossas respostas.
  11.  # 14

    Colocado por: ssmfPodiam-me explicar uma coisa?

    Eu vou comprar uma casa a cair aos bocados, pois ela não tem quase arranjo. Tambem vai ser necessario que o proprietario a quem eu vou comprar ter esse certificado mesmo a casa estando neste estado.

    Agradeço as vossas respostas.


    Sim, mesmo que a casa esteja em ruínas e com desabamento iminente terá de obter o certificado. Infelizmente assim a lei o dita...
  12.  # 15

    Colocado por: marcoaraujo

    Sim, mesmo que a casa esteja em ruínas e com desabamento iminente terá de obter o certificado. Infelizmente assim a lei o dita...


    A lei.... não... é a ganância que fala mais alto! Há coisas absurdas e aberrantes e esta é uma delas!
    •  
      FD
    • 6 fevereiro 2009

     # 16

    Colocado por: ssmf
    Eu vou comprar uma casa a cair aos bocados, pois ela não tem quase arranjo. Tambem vai ser necessario que o proprietario a quem eu vou comprar ter esse certificado mesmo a casa estando neste estado.

    Leia: https://forumdacasa.com/discussion/2550/certificacao-energetica-venda-de-apartamento/?Focus=19813#Comment_19813
  13.  # 17

    Olá, bom dia a todos no forum.

    Eu estou a comprar uma moradia, com 10 anos, atraves da casa pronta de torres vedras, e o que acontece, é que nunca me foi exigido o tal certificado, e a escritura é já para a semana. Por isso não sei, qual será o desfecho possivel.
    Verdade seja dita, tambem não perguntei, para não levantar ondas.
 
0.0232 seg. NEW